segunda-feira, 22 de junho de 2020

O selo do Espirito e o discipulado em chamas

                      O SELO DO ESPIRITO E O DISCIPULADO EM CHAMAS

 "A mão do Senhor" é um termo muito comum no Antigo Testamento para expressar a ideia de alguém revestido pelo Espirito.

Em Esdras 7:6,quando Deus deu a Esdras a visão e a preocupação por Jerusalém,ele foi a Atarxerxes com seus pedidos,e o imperador dera tudo que pedira pois "A mão do Senhor estava sobre ele", confirmando isso em 8:2 e em 8:31 quando convoca o povo a orar e jejuar em sua difícil viagem da Mesopotâmia para Jerusalém com uma caravana carregada de ouro sem proteção armada.

Um deserto na bíblia é quando passamos demorados períodos sem nenhuma evidência da presença de Deus conosco e de uso de nós para a sua glória. Um deserto é uma vida sem capacitação,renovação e frutificação.(SEM O SELO)

Não é necessário exigir manifestações para saber que estamos dentro da vontade de Deus,às vezes,como Jacó só percebemos depois do evento acontecido ( Gênesis 28:16),mas podemos ter expectativas.( Na sociedade cética em que vivemos esses sinais são necessários para a salvação dos perdidos e confirmar a realidade de Cristo como o Deus vivo )

Neemias nos dá um testemunho parecido ( 2:18 ) Quando ele conta que a "mão de Deus estava com ele",isso motivou os outros a participarem da tarefa a qual Deus os chamara.

Não há nada tão eficiente para juntar um grupo ao seu líder.Quem tem discernimento espiritual consegue ver a presença ou ausência dessa "mão divina",que pode levar esse grupo de discípulos tornarem-se mais decididas em lealdade e zelo ao lado desse líder.

Os liderados precisam ver Deus em você e Deus usando você. Quando a "mão de Deus" veio sobre Elias,dando-lhe forças sobre humanas (1 Reis 18:46)é uma outra prova dessa "mão sobre"

Ezequiel relata que por 8 vezes que a "mão do Senhor" estava sobre ele,sete vezes ele mostra como o Espirito o ergueu e o levantou e 24 vezes como O Espirito o guiou,o levou e o trouxe .

Independente de parte disso ter sido uma visão,o que vale era a consciência de Ezequiel de que Deus estava tocando,falando,liderando-o e usando-o. Ele conhecia a "mão de Deus" sobre seu ministério
.Será que temos essa consciência da "mão de Deus sobre nós? 
.Será que é intenção de Deus que seu toque consciente fosse de nossa experiência como líderes? .Não usamos mais essa expressão hoje,porém essa realidade estaria disponível à nós hoje? .Quando você lidera e ministra você tem essa consciência de que a "mão do Senhor" está sobre você? 

Em Lucas 1:66 João Batista era muito consciente de que a "mão do Senhor" era com ele,mesmo em sua infância,sinal percebido por todos. 

Em Atos 11:21 essa "presença" nos primeiros cristãos fez com que um grande número cresse e se convertesse ao Senhor. 
Será que nosso mal resultado não seria a falta da "mão do Senhor" sobre nossa vida e ministério? 

Quanto dessa expectativa deveríamos ter dessa expressão hebraica "a mão do Senhor" em nossa vida?

Essa expressão mostra o quanto de disponibilidade de poder de Deus pode estar sobre nós e nossa liderança. Essa é uma ênfase totalmente bíblica e sem perigo de levarmos ao fanatismo. 

O único risco que corremos é de ministrarmos contentes em um nível completamente humano.

Você consegue perceber um sermão com ou sem a "mão do Senhor" sobre o pregador? 

A diferença de um cantor com talento meramente humano com perfomance de qualidade e um solo realizado com a mão do Senhor? 

Há mensagens que são mortas,algo secular... com certeza pode ser um pregador que não recebeu a mensagem do Senhor,ou o pregador não acredita na mensagem que lhe foi dada,mas você percebe isso: 
.Um sermão com fé e entusiasmo e um sermão com a mão do Senhor sobre o pregador?

.Um discipulado em chamas visa mostrar isso: 

- Deus deseja que recebamos uma experiência renovada da sua mão sobre nós,acrescentando sua dimensão divina sobre o nosso melhor do ponto de vista humano. 
- Deus deseja que aprendamos uma nova capacitação de seu poder e de sua presença 

A nossa cultura tende a nos fazer auto suficientes,assim realizamos muito do nosso ministério sem a consciência da presença da "mão de Deus"e essa dimensão espiritual 

.Deus quer acrescentar ao nosso ministério e à vida da nossa liderança. 
. Se é para brilhar para Deus precisamos cultivar uma nova dependência de Deus,uma nova consciência dele e um novo viver imbuído por Ele. 
.Precisamos estar "vivos para Deus" e para todas as suas santas influências e capacitações.

1. O SELO DO ESPIRITO

1. Uma ala do puritanismo reformado, da qual Martyn Lloyd Jones foi herdeiro, defendeu que um discipulado em chamas seria sinônimo ao “selo do Espírito” mencionado pelo apóstolo Paulo em Efésios 1.13. 
.Tal experiência representaria uma segurança direta, íntima e profunda da salvação em Cristo, por intermédio do testemunho interno do Espírito Santo, acompanhada de poder para o testemunho e o serviço cristão. 
.É importante observar nessa interpretação que não existe um vínculo necessário dessa experiência com os dons carismáticos citados por Paulo em 1 Coríntios 12-14. 
.Jones defende que segundo Efésios 1:3 "que fomos abençoados com toda sorte de benção espirituais nas regiões celestes em Cristo ",sendo esta uma benção para os judeus cristãos,gentios cristãos e para cada um de nós que forma a Igreja de Jesus.

.O que ele chama de infinidades e imensidões de Paulo aos efésios,bençãos somente recebidas devido nossa vocação em Cristo?

. A ordem é de suma importância :

1. Ele começa com o louvor a Deus
2. A aliança do propósito eterno 
3. Aí ele desce ao nosso nível e passa a tratar das bençãos que concretamente desfrutamos

Nosso subjetivismo,quando queremos algo para nós mesmos,sempre nos leva imediatamente para as bençãos,mas devemos começar com Deus e com o culto que devemos prestar a Ele.(respeitamos homens,mas não respeitamos a Deus e vamos logo pedindo)

Somente quando obedecemos essa ordem apostólica desfrutamos das bençãos.
Quanto mais O cultuamos,mais desfrutamos.O homem prático não é o que corre atras das bençãos,mas o que considera a fonte delas e se mantém em contato com ela.

1. As bençãos nos vem "em Cristo",então fora de Cristo não tem benção nenhuma
Há certas bençãos comuns a todos,mas há certas bençãos que é somente para aqueles que estão em Cristo e se comportam como tal.
. As bençãos "por Ele"
Ele não tem assistentes ( Atos 4:12 ),ou não "ha um segundo nome"(1 Timóteo 2:5),acrescentar outro nome é diminui-lo ou desprezá-lo e iludir as pessoas.(Colossenses 1:19)(Colossenses 2:19)

2. As bençãos são espirituais ( verso 3 "bençãos espirituais" )
Elas vem de Cristo por meio do Espirito,através do qual elas passam a ser nossa,e como o propósito do Espirito é glorificar o Filho,Ele possibilita que recebamos tudo

Em João 3:34 narra-se que o Espirito não é dado por medida,assim Jesus como homem recebeu o Espirito em toda a sua necessidade,para habitar nele e capacitá-lo para a obra que lhe estava proposta.
O mesmo Espirito que O habilitou nos habilita também.Traz a vida do próprio Cristo a nós e nos enche.Essa a qualidade de vida que se espera de alguém que se diz estar em Cristo.(1 João 4:17)

O Espirito vem "nos vivificar",então as primeiras bençãos são apenas para nos preparar para recebermos o selo do Espirito (graça sobre graça,graça pós graça,de glória em glória)

3. Elas estão nas "regiões celestes"

. Aqui Paulo fala de Deus como Pai do Senhor Jesus e não de Abraão,Isaac ou Jacó.
. As alianças são diferentes,logo as bençãos são diferentes.
. No Velho Testamento as bençãos eram materiais e temporais e assim um homem abençoado era analisado,era um período que eu chamo infantil ( como fazemos com nossos filhos).
. No Novo Testamento as "bençãos" estão nas "regiões celestes",não é no "aqui e agora",isso exige que tenhamos uma correta visão deste mundo ( Filipenses 3:20),nossa cidadania não é daqui ( 1 Pedro 2:11 )

4. As bençãos são "todas"

Uma pequena palavra mas poderosa,pois inclui tudo que precisamos,desde as coisas mais simples à plenitude de Deus,agora somos família de Deus. (Efésios 2:13,19),bençãos todas que já nos foi concedida,isso vem progressivamente,pois se tudo que Deus nos deu viesse de uma vez,nós racharíamos,não suportaríamos.

Agora vamos para os versículos 13 e 14 depois dessa rica introdução para entendermos o que é estar em Cristo ( selados)

Esse selar é uma prelibação dos tempos vindouros.
Uma grande maioria dos membros das igrejas são bons religiosos e para muitos dessa maioria é uma vida de alto nível,mas não é essa a proposta de vida que Deus tem para nós,diria que nem se pode afirmar que ela é cristã,uma situação bem longe do que tem para os seus,pois esta posição é muito farisaica ou talvez pior,pois o fariseu não misturava a Lei com a graça.(jejuavam,davam esmolas,dizimavam...)

Para com os não cristãos temos de dizer: Evangelho não é ter que servir a Deus e agradá-lo,mas o que Deus fez em Cristo por nós. E para com os fariseus dizer: não é apenas ser um bom religioso mas ser "pleno e selado pelo Espirito".

A obra do Espirito é uma doutrina essencial para a Igreja. Ela determina a diferença,pois somente através da operação dele as coisas podem acontecer,pois além de ser Ele quem aplica a obra de Cristo em nós,é Ele quem nos capacita a realizar a obra que Deus tem para que nós realizemos.
Essa operação não é mecânica,Ele persuade a vontade,torna a vida cristã atraente e sem percebemos Ele vai vai fazendo uma mudança em nós,através de um dispositivo que vai nos conduzindo e  mudando tudo dentro de nós,revelando a palavra e abrindo-nos para recebê-la .

Mas aí o Espirito nos chama a ação,pois a vida cristã não é apenas "ouvir e crer" ( lembrei-me de uma denominação com este nome),a vida cristã passa pela santidade com um propósito, propósito esse que só poderá ser realizado se formos "SELADOS".

Paulo muda a expressão "em quem temos" para "em quem também depois que crestes fostes".
Paulo vai desvendando as bençãos que começam no versículo 3 e vai até o versículo 14 falando delas,mas o "selo" é algo mais,apresentando pela primeira vez na carta.O Espirito Santo, mesmo envolvido em todo processo,aqui Ele é apresentado de forma oficial.

Aqui deveria começar um novo capítulo,pois aqui ele mostra a verdade que pode nos levar a usurfruir de todas essas bençãos,e é aqui o que diferencia um discipulado em chamas de um não discipulado(porque um discipulado que não é em chamas,não é discipulado) que tanta letargia traz aos cristãos em suas denominações.

Essa afirmação é o segredo que nos leva a penetrar na plenitude que deveríamos experimentar "em Cristo".Toda falta de paz e alegria no cristão vem do não compreender o que é "estar selado"pelo Espirito Santo,que aviva e desperta a Igreja.

A palavra "selo" tem 3 sentidos:

1) Autentica ou veicula autoridade.

Uma metáfora para entendermos : " Dois homens fazem um acordo,concordam nos termos s a serem lavrados,mas enquanto esse documento não for assinado e selado,ele não é autêntico.Assim um selo transmite autoridade ou estabelece autenticidade,validade,veracidade de um documento.

2) Sinal de propriedade.

Quando se compra um animal,coloca-se uma marca ou o selo para indicar de quem pertence,com uma posse faz-se novos documentos,mostrando a quem pertence por direito a propriedade.

3 ) Sinal de segurança

Se desejamos que uma encomenda chegue ao seu destino,embalamos,amarramos,lacramos e selamos,caso este seja rompido,é sinal de que foi violado(Isso aconteceu no sepultamento de Jesus,com medo com que os discípulos pudessem fazer com o corpo,rolaram uma pedra a boca do sepulcro e a selaram por medida de segurança.

Então o selo significa: Autoridade,Propriedade e Segurança,mas o que é sermos "selados com o Espírito da promessa"?

João 3:33 Quando alguém ouve ,crê e recebe o evangelho,ele está por assim dizer,o seu acordo e autenticando que este realmente é a verdade de Deus,e o que Deus diz é verdade.
1 João 5:10 Apesar de não parecer a palavra "selo",João está dizendo que crer é colocar o selo nele e dizer que Ele é verdadeiro,não crer é dizer que Ele é mentiroso.
João 6:27 Na multiplicação dos pães em que Jesus alimenta os 5 mil,Jesus coloca os discípulos no barco e pede que eles atravessem o mar,mas Ele subiu ao monte para orar.Mais tarde à noite juntou-se a eles e chegaram do outro lado do mar (lago).Outras pessoas tomaram barcos pequenos e o seguiu até o outro lado e no versículo 27 Ele diz: "Trabalhem não pela comida que perece mas pela que não perece,pois o Pai a selou"
Jesus estava dizendo que as pessoas deveriam ouvi-lo porque o Pai O havia selado.
Eles não entenderam e perguntaram à Ele que obras deveria fazer,ao que Ele responde:"a obra do Pai é esta : que creiais naquele que Ele enviou",mas eles perguntaram:que sinais para que vejamos e creiamos em Ti"?"Nossos pais comeram do maná no deserto como está escrito,e Tu que sinal nos dá"?
Jesus já tinha respondido anteriormente "estou selado": na ocasião do batismo enviou o Espirito como pomba e o mesmo João diz que Deus não dá o espirito "por medida"(3:34).O Espirito foi enviado à Jesus em "toda plenitude"que o capacitou a realizar a obra e desse modo "Deus O selou".

Além disso em houve 3 ocasiões em que uma voz O autenticou e O selou (Mateus 3:17) e em João 4 o próprio Jesus reconhece essa autenticação,pois expunha as Escrituras mesmo sem ter recebido instrução para isso.(João 7:46),pois Ele falava na plenitude do Espirito ("em chamas")
Em João 10:38 Ele desafia "não credes em mim,credes nas minhas obras"que O autentificava e foi esse argumento que Ele usou para com João Batista (Lucas 7:22).

O Pai "O selou" ou seja : solenemente separado para uma tarefa e autenticado com sinais inteligíveis ( milagres,obras e as palavras ). Ele fora "selado" pois recebera o Espirito Santo em toda a sua plenitude,logo nada poderia impedir a obra que ele veio fazer.

Paulo diz que fomos "selados por seu Espirito",o que Ele quis dizer?
Como essa "selagem" acontece na nossa vida?

Quando a pessoa crê ou depois?

O texto há várias traduções :   πιστεύσαντες ἐσφραγίσθητε τῷ Πνεύματι τῆς ἐπαγγελίας τῷ Ἁγίῳ

A questão aqui é ver a tradução correta : "Depois que creste fostes selados" ou "Em quem também tendo crido fostes selados"
Pelo texto é algo que ocorre seguindo depois do crer,algo distinto?
Um cristão que não tem este selo pode ser chamado cristão?

Thomas Goodwin,John Owen,Charles Simeon,Charles Hodge considerados mestres,traçam uma distinção aguda entre "crer"(ato de fé) e a selagem do Espirito.Segundo eles,sabemos que ninguém crê sem a ação do Espirito,mas não é a mesma coisa que "ser selado" e nem sempre acontece no momento em que a pessoa crê. Que é possível a pessoa crer e não ter o selo.

Martin Lloyd Jones acredita,que mesmo que o texto não tenha a palavra "depois" e a tradução seja "tendo crido",é muito claro que o texto mostra que são duas coisas distintas,mas que o selo deve acompanhar o ato de crer.

Isso nos traz uma implicação ao discipulado em chamas:"que todo discípulo necessita desse "selo",por ele ser a autenticação,o credenciamento e a autoridade do cristão."
Isso acontece na esfera da consciência e na experiência em todos os cristãos inconsciente.
Mas como muitos defendem que não é na consciência e nem na experiência,muitos não o buscam e por não buscarem não experimentam e assim vivem uma vida cristã "sem chamas",num estado de fideísmo ou credeísmo,afirmando que tem e receberam e vão vivendo sem jamais experimentarem do que foi experimentado pelos cristãos do Novo Testamento e pelos cristãos da História da Igreja.

João 14 o próprio Jesus afirma que o Espirito lhes seria dado como "outro" Consolador
João 16 o mesmo Jesus afirma que a vinda do Espirito era uma grande benção que eles deveriam aguardar ( é claro essa benção adicional)
João 20:22 mostra que Jesus estava falando com homens que já tinha recebido o "sopro" do Espirito,e Ele ordena a estes que não saíssem de Jerusalém até que do alto fossem revestidos do poder do Espirito(já criam,já tinham recebido o Espirito),pois mais alguma coisa haveria de acontecer e em Atos 2 narra-se o que aconteceu,e eles já eram crentes.
O Pentecoste foi um "selo"(autenticação) e ai inicia-se o ministério deles

Em Atos 8 ,Filipe evangelizara os samaritanos e muitos deles creram e Filipe os batizou,mas no versículo 16,afirma-se que sobre nenhum deles havia descido o Espirito Santo.Pedro e João descem de Jerusalém ate Samaria e oraram para que eles recebessem o Espirito Santo.Creram e receberam por obra do Espirito mas ainda não tinham sido selados.

Em Atos 9 está registrado o mesmo fato com o considerado ícone pós Jesus,ele creu em Jesus como resultado do que aconteceu na estrada de Damasco e apenas 3 dias depois,recebeu o selo do Espirito.

Em Atos 15 Pedro está se defendendo por ter recebido Cornélio na sua família cristã e  por batizar gentios,Pedro se levanta e afirma que "Deus o havia levantado para que os gentios ouvissem da sua boca o Evangelho e cressem,e que Deus que conhecia os corações,testemunhou (autenticou) dando-lhe(selando) o Espirito Santo,assim como também à nós "

Ainda em Atos 19 Paulo chega à Éfeso e "achando alguns discípulos" perguntou-lhes "já recebestes o Espirito Santo quando crestes?"

Esse texto não quer dizer que é possível crer e só mais tarde ou depois receber o selo,mas uma coisa é certa que Paulo discerniu que eles não tinham o selo do Espirito.Paulo continua a indagação e eles afirmam que foram batizados no batismo de João ( batismo de arrependimento),por terem crido e aceitado Paulo os batizou  e no versículo 6 eles são selados.Sempre há uma autenticação do ocorrido,se imediatou ou num intervalo grande ou pequeno,não vem ao caso,mas que há há.

A NATUREZA DESSA SELAGEM ( Efésios 1:13 )

O grande problema da Igreja Cristã hoje é não entender essa passagem e consequentemente ter um discipulado apenas de arrependimento e não "em chamas"(selo).

É nítido que a falta de um discipulado em chamas mostra como a Igreja está sem autoridade no testemunho,fazendo-a recorrer à métodos que não são coerentes com a Palavra.
Porque o mundo deixou de interessar-se pelo cristianismo?
Com certeza porque a vida apresentada não tem autoridade ( selo ) ou chamas.
Os avivamentos foram frutos de um despertamento da Igreja no seio do Povo de Deus,sempre começando dentro da Igreja e se espalhando.
Uma igreja moribunda,sem autoridade,sem vitalidade não faz nada que perdure ou que seja duradoura,mas quando essa igreja está em chamas,o mundo fica sabendo,sua curiosidade despertada e como no Pentecostes começa a perguntar : o que significam certos fenômenos?

É assim que Deus age: primeiro incendeia a Igreja e o seu povo e depois o mundo.
Para que isso aconteça,precisamos estabelecer nossa doutrina,pois se não estamos bem quanto a ela.jamais a experimentaremos.

Por não termos um discipulado em chamas ( selo de autoridade ) nos falta essa experiencia.
Quando Paulo nos dá essa frutuosa sugestão,afirmando que os efésios tinham sido "selados com o Espirito",frisando que era o Espirito da Promessa,o Espirito daquela promessa que é santa.

Ele frisa "aquela promessa",daquele Espirito prometido.Em toda Escritura há provas dessa promessa da maneira particular como aconteceu em Jerusalém.

Isaías 40 em que frisa que o Espirito seria derramado e que fosse aguardado.
Ezequiel 36 e 37 com promessas do Espirito vivificante ,onde o coração de pedra seria tirado e seria dado um coração de carne.
Joel 2 é o mais explícito,passagem citada por Pedro no dia de Pentecostes,logo que ele e os outros foram selados,e ele é claro em frisar que era o "Espirito da Promessa"

Quando chegamos no Novo Testamento,vemos que essa era a essência da mensagem de João Batista.... "Ele (Jesus) vos batizará com o Espirito Santo e com fogo"(Lucas 3:16-17)

Em Lucas 11:13 o próprio Jesus declara essa dádiva,estando essa promessa no contexto da oração.O Espirito foi dado para capacita-los a obedecerem suas ordens

Em João 7:37-39 ,onde trata especificamente desta matéria,principalmente o comentário de João após o convite de Jesus do "fluir"," e Ele disse sobre o Espirito Santo que iriam receber quem cresse n'Ele,"porque o espirito Santo ainda não fora dado,pois Jesus ainda não tinha sido glorificado."

No capítulo 14,isso já fazia parte das evidencias sobre a questão e diante de toda a aflição,Jesus declara que viria outro consolador.

Atos 1:4-8 Jesus ordena que não saíssem de Jerusalém e que aguardassem a promessa do Pai,o Espirito santo da promessa,benção ensinada por João Batista e pelo próprio Jesus,confirmada por Pedro em Atos 2:33.

Gálatas 3:14 onde é declarada que a promessa chegaria aos gentios por meio de Jesus e que pela fé seria recebido o Espirito da promessa.O apóstolo não estava afirmando que ninguém tinha o Espirito,pois mesmo os irmãos do Velho Testamento O tinha. O que Davi mais temia após ter cometido os pecados de adultério e homicídio,era que o Espirito lhe fosse tirado ou retirado (Salmo 51:11),assim interpretamos João 7:39 é que eles tinham o Espirito,mas não de forma tão particular ou especial,a qual Paulo chama de "selo".

Este "selo" não é a obra do Espirito na justificação e na regeneração,no arrependimento e na fé.

Este "selo" não é a iluminação para o entendimento espiritual (1 Coríntios 2,1 João 2:20,27),podemos ter unção e não ter esse selo

Este "selo" não é a obra da santificação,pois não há brecha entre a justificação,a regeneração e a santificação,mas é algo completamente distinto e separado.Paulo fala que este "selo" foi algo que aconteceu no passado,ao contrário da santificação que é um processo.

O "selo" é algo que Deus faz e nós ficamos sabendo,diferente da santificação que acontece de maneira interna,nas profundezas da alma e parece que há um intervalo entre o crer e o "selo".Um cristão pode até ter esse fruto sem ter esse "selo",pois esse fruto faz parte da obra do Espirito dentro de nós,resultado de um processo.

Este "selo" não é a certeza da salvação resultante da fé na palavra,a qual afirma isso.O "selo" é mais que essa certeza,mas uma capacitação para realizar,algo a mais que é feito em nós.

Não é uma plenitude do Espirito,pois mais a frente Paulo dá uma ordem "Deixei-vos encher do Espirito" (5:18),e isso na visão de Paulo é algo que controlamos,"não O entristecendo","não o extinguindo",mas na passagem do "selo",Paulo fala de algo que já aconteceu "fostes selados",algo que foi feito a vocês e não que vocês fizeram,logo há uma distinção entre "ser selado" e "ser pleno".

Em Atos 1 o Senhor promete que eles seria batizados,em Atos 2 o que aconteceu é chamado não como  "batismo com o  Espirito",mas como "cheios do Espirito",sendo este evento o cumprimento da promessa do Senhor, em Atos 2 não se usa a palavra "batizados",mas a palavra "cheios".

O batismo com o Espirito é a primeira experiencia da plenitude do Espirito,é o Espirito derramado numa plenitude excepcional.Quando uma coisa notável acontece,ela é única,como foi com os irmãos do Novo Testamento e na História da igreja.

O batismo com o Espírito é o "selo".

Pneumatologia que é uma das teologias,a qual trata do Espirito Santo e quando se trata do "selo do Espirito",existe um tema "O selo do Espirito não experimental",um ensino comum no século passado e no atual de que o batismo com o Espirito não é nada experimental.

Há teólogos que creem que esse batismo é o que Paulo fala em 1 Corintios 12:13 ou seja nossa inclusão no Corpo de Cristo,sendo esse evento algo alheio à nossa inconsciência e a esfera da experiência da pessoa.

O "batismo" é aplicado de muitas maneiras nas Escrituras :

Lucas 12:50 Ele se refere à sua provação e à sua morte,logo o de 1 Corintios é apenas um dos sentidos.

O "selo" se é algo que se dá fora da esfera da nossa consciência,não é algo não experimental e algo com que não devemos nos preocupar,não é o que Paulo deseja,pois ele nos quer dar consciência dessa promessa ou herança.Paulo já tratara desse assunto no capítulo 1,logo não é disso que ele trata em 1:13 e nos traz para algo no caráter "experimental",uma benção adicional,logo batismo e selo não são as mesmas coisas,e lembrando Atos 1,Jesus fala de "uma promessa"que Ele falara,e foi algo experimental e na esfera da consciência.Algo tão forte que estavam quase que irreconhecíveis (Atos 15:8 Pedro frisa mais uma vez essa forma adicional de benção:selo,uma evidência externa tangível,experimental.

Quando temos este "selo" ficamos sabendo disto e os outros também,pois é a mais elevada e grandiosa experiencia deste mundo,pois é "Deus dando testemunho",pois é Deus nos colocando o "selo".Pedro disse:"Como eu poderia negar batizá-los com água,se Deus já tinha colocado neles o selo" ou seja as manifestações externas e claras o havia convencido.

Assim o foi em Atos 19,onde paulo discernira que lhes faltava algo em sua experiência e isso em todo livro de Atos.

Gálatas 3:2 "Recebestes o espirito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?".

Como seria isso se fosse de caráter não experimental? 

Segundo João Wesley,George Whitefield o "selo " é experimental e existencial.








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