A VIDA NA CARNE ( Gálatas 5:16-21 )
O post sobre fornicação rendeu irmãos(ãs),só que ali foi apenas um texto de Paulo aos corintios,respondendo algumas perguntas sobre o assunto.
Na carta aos gálatas Paulo nos traz mais subsídios para refletirmos,e eu creio que esse capítulo nos traz maravilhosas argumentações para padronizarmos essa área tão complicada da nossa vida,que aqui vamos chamá-la de "carnal".
Sabemos muito bem,não apenas pelo texto bíblico,mas pela lógica que existe uma guerra entre a carne e o espírito no cristão,por isso Paulo nos convida a "andarmos no Espirito,que no contexto imediato não são coisas espirituais em contraste com as carnais,mas "ao Espirito".
Comparar a vida cristã com um "andar" é muito comum no Novo Testamento,lembrando que o termo andar nos remete ao comportamento,à ética e ao caráter e claro à uma ação continua e diária.
De acordo com Paulo,quem obedece o seu imperativo (presente),usufruirá(futuro) da vida no Espirito.Se não "desejamos" coisas proibidas( concupiscência,carne,paixão ),certamente temos grandes chances de usufruirmos das coisas do Espirito.
Carne no 17 é diferente de carne no 16,por causa do verbo usado ( epithumeo),ressaltando o lado mais ativo da carne:milita.Mostra a hostilidade que existe,devido o parâmetro radical dos dois adversários,os quais não tem como reconciliar.
Essa guerra tem um objetivo:evitar a prática dos nossos desejos maus,pois o Espírito refrear esses desejos carnais.Porém como a oposição é mútua a carne também quer e pode refrear os desejos bons,porém menos provável,pois a convicção de Paulo mostra que o Espírito é mais poderoso que a carne,assim onde há um conflito a perda de liberdade de ação é inevitável.
Se somos guiados pelo Espirito (submetermos),a Sua atividade é mais eficiente e pessoal.
A distinção aqui não é entre o Espirito e a carne,mas entre o Espirito e a Lei.Se olharmos o contexto imediato,Paulo receava que os gálatas fossem a 2 alternativas:
1. Rejeição ao legalismo que os levasse ao antinomianismo (licenciosidade)
2. O Espírito é antítese tanto da lei como da carne,não estão no mesmo patamar mas em algo em comum:oposição à vida no Espirito.logo as duas não se misturam.
Paulo faz uso da expressão "obras da carne" (19) e antes usava a expressão referindo-se à Lei.(18),refere-se a atitudes ou atos públicos,conforme mostrará na lista à frente,mostrando a diferença entre "obras da carne" e "obras da Lei"(obediência a estatutos).Essas obras são bem conhecidas,pois a libertinagem não se leva em segredo.
A lista inicia por um relativo "hatina",que mostra a intenção de Paulo de uma lista no aspecto qualitativo,que pode esperar mais ou menos a atividade da carne.
Os 3 primeiros estão ligados a sensualidade,devido a predominância e a prática aberta nos dias de Paulo.O ambiente pagão que vivia os gálatas,sendo até aprovados nos ritos da adoração pagã.
PROSTITUIÇÃO( porneia)
Refere-se à impureza
IMPUREZA ( akatharsia )
Refere-se a impureza moral
LASCÍVIA ( aselgeia )
Significa literalmente "libertinagem",mas aqui ligada à relação sexual.
O aumento desse pecado nos nossos dias nem precisam ser ilustrados.
O movimento chamado "Nova Moralidade" sanciona estes pecados classificados por Paulo como opostos ao Espírito ( como entender os biquinhos nas fotos para redes sociais por homens e mulheres cristãs???)
A ligação entre imoralidade e idolatria na mente de Paulo é simples de explicar,pois a duas estavam ligadas ao paganismo da época nos cultos pagãos.
IDOLATRIA E FEITIÇARIA ( pharmakeia )
Uso de remédios ou drogas com propósitos mágicos.Naqueles dias a medicina e a magia tinham uma linha divisória muito tênue.Paulo enfrentou algumas vezes a magia (Atos 13)
A idolatria fornecia um substituto inadequado para Deus e a feitiçaria simulava as obras do Espirito.
As 8 obras da carne que se segue formam um grupo completo de males sociais,numa escala ascendente de intensidade depois do termo geral "inimizades"dando inicio à lista.Quatros palavras descrevem rixas.
INIMIZADES refere-se a hostilidade em geral.
As PORFIAS as mais abertas (altercação)
DISSENÇÕES(dichostasia) significa colocar-se à parte ou formação de grupos separatistas hostis
FACÇÕES seria o espirito partidário,originária da mesma palavra "heresia" (hairesis) ou opiniões conflitantes ( isso acontece no nosso grupo),o que dá a idéias de caos.
As outras 4 palavras sobre "obras da carne" são atitudes mentais,que resultam em ações que envolvem pessoas de uma comunidade:
CIÚMES que é um zelo pervertido
INVEJAS formam um par terrivelmente formidável ( kkkk ),sendo as duas os inimigos mais mortíferos da vida em comunidade.
IRA E DISCÓRDIAS são falhas generalizadas: IRA ( thumoi) descreve crises de ira mais do que uma atitude permanente,DISCÓRDIAS(eritheia),denota ambição,atitude interesseira,uma forma anti-social de orgulho.È como aquele membro que quer todos os rivais e conseguir adeptos sem se importar com os meios utilizados,muito confinada à liderança.
Quatro dos pecados mencionados na lista de oito,ocorre também em 2 Coríntios 12:20,onde também existia esses pecados.
BEBEDICES E GLUTONARIAS
A lista de paulo termina com pecados de intemperança,que predominavam nas várias formas pagãs de adoração (Romanos 13:3).
Aqui Paulo exorta aos gálatas a não fazerem provisão para a carne para satisfazerem às suas concupiscências formando um paralelo na passagem.assim escrevendo à Timóteo ele exorta que um bispo não pode ter tal qualificação negativa.(1 Timóteo 3:3).
Paulo foi seletivo intencionalmente "e coisas semelhantes a estas",as quais ja havia mencionado em sua estadia na Galaxia com uma advertência severa: " não herdarão o reino de Deus".
Os judeus entenderam mais a exortação já que seus padrões éticos eram mais altos do que dos gentios,assim da um padrão ético para todos : Vida no Espírito.
A palavra "reino" refere-se ao que deveria acontecer no fim da era presente a de Paulo.mas também pode referir-se ao fim da nossa era,como o Senhor referiu-se.Apesar de Paulo não dar muita ênfase ao ensino do "reino" em seus ensinos,ele valorizava em seu pensamento:éticas do reino ( 1 Corintios 6:9-10,Efésios 5:5)
O FRUTO DO ESPÍRITO ( 22-24 )
A mudança de "obras" para "fruto é importante porque remove a ênfase em "nosso esforço"( Quando estudamos a Biblia numa ótica geral e não em textos isolados,vamos descobrindo muitas heresias,como aquela de que o "reino é tomado por esforço",quando quem faz uso da força não são os cristãos mas satanás ).A linguagem figurada é sugestiva para a idéia de crescimento espiritual,em contraste com a deterioração das atividades da carne.
A palavra "fruto" é significativo,pois aparece singular e não plural,pois não são produtos diversos,mas de uma única colheita.
Essas qualidades não podem ser isoladas e tratadas como uma finalidade em si mesma.A metáfora do fruto,muito usada por Jesus,foi incluída em outras ocasiões por Paulo como em Efésios 5:9,vindo logo após a referência ao caráter ético do reino.
Para Paulo há uma nítida entre "Fruto do Espirito" e "Dons(charismata) do Espirito",mencionados em 1 Coríntios ,onde esses charismas são para tarefas especiais,não sendo compartilhadas por todos igualmente,mas o "fruto" é o produto normal de todo crente guiado pelo Espirito.
Essa lista tal qual a lista das obras da carne é impossível demasiadamente a ordem exata de cada item individual,mas algumas observações podem ser feitas:
. Os três primeiros itens foram colocados numa ordem de importância.
. Os três tratam de qualidades interiores que afetam o "ego"
. Os seis últimos são mais socialmente orientados
AMOR (agape)
Em grego há
quatro termos para amor.
(a) Eros é o amor de um homem a uma mulher; é o amor imbuído
de paixão. O termo não se emprega no Novo Testamento.
(b) Filia é o quente amor para com nossos próximos e familiares; é
algo do coração e seus sentimentos.
(c) Storge significa, antes, afeto, e se aplica particularmente ao
amor de pais e filhos.
(d) Ágape é o termo cristão, e realmente significa benevolência
invencível. Significa que nada que alguém possa nos fazer por meio de
insultos, injúrias ou humilhações nos forçará a buscar outra coisa senão o
maior bem do mesmo. Portanto, é um sentimento tanto da mente como
do coração; corresponde tanto à vontade como às emoções. O termo
descreve o esforço deliberado — que só podemos realizar com a ajuda
de Deus — de não buscar jamais outra coisa senão o melhor, até para
aqueles que buscam o pior para nós.
Poucos disputariam a escolha que Paulo fez do amor como sendo primário,em harmonia com seu grande hino de 1Corintios 13.Ele se encontra no coração do Evangelho.Paulo teve algo a dizer sobre esse assunto tanto no que diz respeito do amor de Cristo para com os homens(2:20) quanto do amor dos próprios seres humanos ( 5:6).O amor cristão difere imensamente
da noção moderna em que o amor liga-se inextricavelmente à paixão carnal,pois ele segue o padrão de Cristo em relação aos homens.Tanto o amor de Cristo quanto o nosso são produtos do mesmo Espirito.
ALEGRIA( cara ) E PAZ ( eirene )
Na maioria das vezes descreve a alegria que tem sua base na religião e cujo
fundamento real é Deus. (cf. Salmo 30:11; Romanos 14:17; 15:13;
Filipenses 1:4,25). Não é a alegria que provém de coisas terrenas ou
triunfos fúteis; muito menos o que tem sua fonte no triunfo sobre alguém
com quem se esteve em rivalidade ou competição. É, antes, a alegria que
tem Deus como fundamento
A alegria caracteriza a carta de Paulo aos filipenses,mas também em outras cartas.Na carta aos gálatas só é mencionada aqui.Paulo usa muito a expressão "o Deus de paz",que indica o tipo de paz procurado por ele (1 Corintios 7:15 aplicando-a nos relacionamentos domésticos ).
Essa paz é diferente da noção geral de paz,pois é uma possessão interna que traz serenidade mental,que contrasta com as obras da carne tão caóticas.
No grego coloquial contemporâneo esta palavra (eirene) tem
dois usos interessantes.
. Aplica-se à tranqüilidade e serenidade que goza
um país sob o governo justo e benéfico de um bom imperador.
. E se usa
para a boa ordem de um povoado ou uma aldeia. Nas aldeias havia um
funcionário chamado superintendente da eirene da aldeia; este era o
guardião da paz pública. No Novo Testamento o termo eirene
ordinariamente representa o hebraico shalom, e não significa
simplesmente liberdade de dificuldades, mas sim tudo aquilo que faz o
bem supremo do homem.
Aqui significa essa tranqüila serenidade do
coração proveniente da plena consciência de que nosso tempo está nas
mãos de Deus. É interessante advertir que tanto cara como eirene
chegaram a ser nomes muito comuns na Igreja.
Essas 3 primeiras são completamente desconhecidas e estranhas a atmosfera da carne.
BENIGNIDADE ( crestotes ) E BONDADE ( agathosyne )
São termos muito ligados entre si. Por
benignidade é o termo crestotes. Com muita freqüência se traduz
também por bondade (Tito 3:4; Romanos 2:4; 2 Coríntios 6:6; Efésios
2:7; Colossenses 3:12; Gálatas 5:22). É um termo positivo. Plutarco diz
que é muito mais difundido que a justiça. Um vinho antigo se chama
crestos, suave. O jugo de Cristo é crestos (Mateus 11:30), quer dizer,
não roça nem incomoda nem mortifica.
A idéia geral é a de uma amável
bondade. O termo que Paulo usa para bondade (agathosyne) é peculiar
da Bíblia; não ocorre no grego comum (Romanos 15:14; Efésios 5:9; 2
Tessalonicenses 1:11). É a mais ampla expressão da bondade; define-se como "a virtude equipada para cada momento". Qual é a diferença?
A bondade poderia — e pode — reprovar, corrigir e disciplinar; a
crestotes só pode ajudar.
Trench diz que Jesus mostrou agathosyne
quando purificou o templo e expulsou os que o transformavam num
mercado, mas manifestou crestotes quando foi amável com a mulher pecadora que lhe ungia os pés.
O cristão necessita de uma bondade
que seja ao mesmo tempo amável e enérgica.
Benignidade pode denotar bondade,mas no Novo Testamento sempre significa benignidade.
Bondade pode indicar tanto bondade como benignidade,parecendo não haver tanta distinção entre elas,mas não seria do feitio de Paulo isso,assim bondade é algo mais ativo do que benignidade
FIDELIDADE
("fé"). No grego popular esta palavra é comum
para confiança. É a característica do homem digno de confiança.
MANSIDÃO ( praotes )
No
Novo Testamento tem três significados principais,
(a) Significa submisso à vontade de Deus (Mateus 5:5; 11:29; 21:5).
(b) Significa dócil: o homem que não é muito soberbo para
aprender (Tiago 1:21).
(c) Com maior freqüência significa considerado (1 Coríntios 4:21;
2 Coríntios 10:1; Efésios 4:2).
Aristóteles definiu a praotes como o
termo médio entre a ira excessiva e a mansidão excessiva; como a
qualidade do homem que está sempre irado mas só no momento devido.
O que lança maior luz no significado da palavra é que o adjetivo praus
aplica-se a um animal domesticado e criado sob controle; o termo fala do
domínio próprio que só Cristo pode dar. Praotes refere-se ao espírito
submisso a Deus, dócil em todo o bom e considerado para com seu
próximo.
DOMÍNIO PRÓPRIO ( egkrateia ) "TEMPERANÇA"
Platão
a aplica ao domínio próprio. É o espírito que dominou seus desejos e
amor ao prazer. Aplica-se à disciplina que os atletas exercem sobre o
próprio corpo (1 Coríntios 9:25) e do domínio cristão do sexo (1
Coríntios 7:9).
No grego corrente aplica-se à virtude de um imperador
que jamais permite que seus interesses privados influam no governo do
povo. É a virtude que faz ao homem tão dono de si, que é capaz de ser
servo de outros.
Paulo cria e experimentava por si mesmo a morte do cristão com
Cristo e sua ressurreição a uma vida nova e pura em que tinha
desaparecido todo o mau, da antiga existência, enquanto todo o amável e
belo do espírito tinha alcançado sua fruição.
"E OS QUE SÃO DE CRISTO JESUS "
O nosso novo relacionamento com Cristo,onde a carne foi vencida por uma nova lealdade e um novo senhorio.Há um artigo definido antes "Cristo Jesus",chamando a atenção para o título "o Messias",que seria de relevância específica na discussão de paulo e os judaizantes
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