segunda-feira, 8 de junho de 2020

casamento 1 Corintios 7:1-40

                                                       CASAMENTO ( 1 Coríntios 7:1-40 )

PRINCÍPIO

Nesta seção,Paulo volta-se para assuntos específicos sobre os quais os coríntios tinham escrito.

O primeiro é sobre "casamento"

Para avaliar o que Paulo diz,é necessário ter em mente a situação.
Havia na antiguidade uma generalizada admiração por práticas ascéticas,isso incluia o celibato,e alguns dos coríntios partilhavam dessa admiração.Paulo concorda que o celibato é bom e até expõe umas vantagens,mas considera o casamento algo normal na vida do homem,onde o homem se completa mais,pois o celibato na ótica paulina é um dom(uma capacidade especial de Deus).
Em Corinto o baixo padrão da moralidade sexual pagã é relembrada por ele.(26,29,30)e isso não combinava com o celibato,apesar dele o preferir,jamais o considera superior ao casamento,e apenas alguns aos quais Deus concedeu o dom devem permanecer solteiros.

Quando Paulo diz "é bom",ele não está dizendo "necessário ou moralmente melhor",que o homem não toque em mulher ( tocar aqui é casar).O conceito de Paulo é que os solteiros estão livres para servir o Senhor sem preocupações subordinadas ao estado de casado (32),mas isso não implica que o estado de casado não seja bom.

A regra é que os homens se casem.Celibato é bom mas a tentação é farta,é inevitável.A solução é que cada um se case,pois a fornicação (como já postamos) era uma prática reinante em Corinto.( a palavra aparece no plural,logo havia muitas práticas imorais).Paulo não está expondo seu conceito do estado dos casados ( Efésios 5:28),mas trazendo luz à uma situação histórica.

Segundo Calvino,a questão  quanto às razões pelas quais o casamento foi instituído,mas às pessoas às quais ele é necessário.

Paulo mostra que o casamento tem suas obrigações,pois cada parceiro tem seus direitos:ten opheilen não é a "devida benevolência",mas "débito"( o que lhe é devido),ou seja cada um deve obrigações ao outro,colocando um ao lado do outro como um dever habitual.

Paulo torna isso mais explícito : ouk exousiazei "não tem poder" ou autoridade (Lucas 22:25)nem as esposas e nem os esposos tem o direito de usar seus corpos como queiram,mas obrigações um para com o outro.

Abster-se sexualmente pode ocorrer mas por pouco tempo para se entregarem à oração ou jejum,mas isso não é uma regra,que ele pode chamar até de "fraude"caso seja uma regra normal. ( " não vos defraudeis" ) e mesmo a oração sendo básica para casados tem que ser por mútuo consentimento,pois pode dar lugar ao diabo.

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