SALMO 1 : "QUEM SÃO OS BEM AVENTURADOS"
INTRODUÇÃO
Salmo que sabíamos decorado,devido sua importância na vida
O Livro de Salmos,visto somente poeticamente já é considerado como:
. “Na própria arte
crítica da composição, eles podem facilmente ser realçados
acima de todos os gêneros de poesia lírica como sendo algo
incomparável.”
. “Em sua fluência e inspiração líricas, em sua
força e majestade esmagadoras, as quais parecem ainda ecoar
os terríveis sons uma vez ouvidos sob as trovejantes nuvens do
Sinai, a poesia das antigas e sacras Escrituras é a mais esplêndida que já incandesceu o coração humano.”
Essa excelência exige de nós a mais vivaz atenção
. Em geral contém a história nacional do povo judeu
. Registros de experiências pessoais e predições do futuro
São ilustrações de conflitos que podemos enfrentar e de como Deus pode se manifestar nessas situações.
Exercícios de oração para a alma oferecendo súplicas a Deus e celebrando a perfeição e obras de Deus
ELUCIDAÇÃO
O Salmo 1 foi colocado propositadamente no início para inculcar o dever de meditar na lei de Deus.
Ele pode ser resumido na bem aventurança do coração que busca a sabedoria celestial e a contrapartida daqueles que a desprezam,que acham que são felizes,mas seu fim é a morte eterna.
"A FELICIDADE DO CORAÇÃO QUE BUSCA A SABEDORIA CELESTIAL"
1,2 " Bem-aventuranças do homem "
Incansável diligencia de conhecer e prosseguir conhecendo as Escrituras.
. O ímpio vê isso como ingenuidade e desperdício
. Para o justo é estar na vereda da santidade
. Deus é favorável à quem faz tal dedicação
. Pautar a vida pelas Escrituras é uma forma de se precaver da impiedade
Esse meditar é impossível sem se afastar da sociedade dos ímpios
. Atraídos facilmente para as armadilhas de satanás.
. Não se protegem do fascínio ao pecado
. Renunciar uma relação que contamine
Precaução contra o mal:
1. FELICIDADE QUEM NÃO SE ALIA COM O ÍMPIO
. Não aceitamos isso.
- Enquanto uns correm atras da felicidade,outros correm atras do pecado
- Julgam-se felizes se afastarem da justiça e satisfazerem seus desejos
- A ligação à estes impede a busca da Palavra,trazendo à nós o mesmo destino deles.
Mas como fazer isso já que estamos tão misturados:
a) Não andar nos seus conselhos
. Não dar ouvidos
. Evitar os outros passos de desvio
. Perversidade não exteriorizada
. O ANDAR ( caráter ) nos leva a uma vida empedernida na perversidade
b) Não se deter em seus caminhos
. Maneira de viver (vereda)
. DETER é o resultado dessa prática diária
c) Não nos assentarmos juntos a eles
. Hábitos de vida pecaminosa
. ASSENTAR-SE é o máximo de graduação do mal :
- Pecam deliberadamente
- Não tem temor
- Perversidade franca
- Filosofia de vida
Hoje o mundo é muito mas corrupto do que daquele tempo
2. FELICIDADE DOS QUE MEDITAM NA LEI
. Marca da piedade,serve a Deus obedecendo sua palavra
. Não segue sua opinião e tendência,mas se deleitam na palavra
. Não são forçados mas tem prazer e deleite nela
. Fazem isso diligentemente
3. METÁFORA DO BEM-AVENTURADO
. Encontram-se numa condição saudável (não são infantis)
. Está plantada numa roça bem regada e úmida
. Discernem quando algo deve ser feito( estação própria)
. Regados com a influência do Espírito
. Tudo é proveitoso para sua salvação
. Pleno sazonamento do fruto
OS ÍMPIOS?
. Desfrutam de uma prosperidade passageira,pois não tem raízes e a beleza se esvai,desaparece
. Arrebatados pelas tempestades e consumidos pelo calor escaldante
. Ao contrário de Jeremias ( 17:6) o salmista não compara o ímpio à uma árvore seca no deserto
. Aparente prosperidade que se tornará numa palha,jogados de um alado ao outro pela ira
CONCLUSÃO
Uma vida feliz depende de uma sã consciência
. O ímpio se deleita mas inconsciente do que lhe espera ( como o ladrão antes de ser preso)
. O aparente integral e inabalável caráter não se manterá no dia do juízo
. Estão destinados à miséria
. O sonho será interrompido e verão que era um sonho apenas
Ao justo está destinado o bem estar ( felicidade )
. É ofício de Deus defendê-los,tomar providência
Tenhamos em nossa mente a providência divina que do caos estabelece a perfeita ordem
. Nada produzem que conduza a salvação
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