TRISTEZA SEGUNDO O MUNDO
TRISTEZA SEGUNDO O MUNDO
A "tristeza segundo o mundo" é nítida devido seus sintomas,principalmente a "perturbação que se apodera dela,mostra que não é uma tristeza segundo Deus.
Diante das faltas e suas consequências,a perturbação se apodera dela,sem se sossegar.
Essa situação alcança muitos cristãos,pois começam bem,com fervor,seguindo resolutamente os passos do Mestre,no caminho do dever,nos rudes caminhos do cristianismo.mas ai veio a queda e com ela a perturbação e por nossa culpa não sossegamos:nos olhamos,contamos as feridas (inclusive as antigas),nos examinamos ansiosamente,tentando expurgar.
Isso provoca o afrouxamento dos passos:
Não se corre.
Anda-se a custo.
Arrasta-se.
Descontente de si e de Deus.
Não confia mais na oração.
Não quer participar da ceia
A única disposição é o receio.Numa circunstancia extraordinária,uma confiança excepcional bem cuidada ou um retiro possa restituir a alma por um momento como tivera no princípio.
Depois de um tempo,a alma continuando na mesma impressão,com o mesmo peso de uma redobrada melancolia que novas quedas e lembranças passadas lhe hão de trazer:A rapidez com que se corria se sucederá em passos mais lentos,caindo num entorpecimento quase irreparável.
"Corríeis bem! Quem vos impediu de obedecer à verdade? Quem vos convenceu a agir assim, não procede daquele que vos chama"( Gálatas 5:7)
A pior coisa que pode acontecer à alma é ser travada e a resposta à pergunta do apóstolo é respondida pelo autor da Filoteia :"Se da primeira vez que tropeçastes,em vez de ficardes inquietos,tivesse de maneira plácida e sossegadamente retomado o equilíbrio da alma não teria caído de novo ao dar o segundo passo"
Nenhum comentário:
Postar um comentário