segunda-feira, 17 de junho de 2019

A RESPIRAÇÃO DO VINHO

                                                  A RESPIRAÇÃO DO VINHO

                                                       " AS QUEDAS GRAVES "


Mesmo quem não é enólogo,sabe que o vinho tem que respirar,antes de serem consumidos.

O papel do oxigênio é importante em todo processo de preparação,envelhecimento e armazenamento do vinho,O contato do oxigênio com a bebida,provoca reações que podem alterar o aroma,sabor e textura dela.

Quando o recipiente é aberto,o contato com o ar,reações oxidais acontecem,podendo alterar suas características...

O conteúdo desse artigo,pode ser aplicado até mesmo que cometem  pecados mortais, recomendando às pessoas a não se espantarem com as quedas,inclusive as quedas graves que as privam da amizade de Deus.Logo o artigo cabe até mesmo à estes.

Os céus tremem de pavor as suas portas,os anjos tomados de espanto diante da tamanha miséria do coração do homem,que para se prender à coisas deploráveis,abandonam um bem tão amável...

É aqui que entra a figura da "respiração do vinho": Um tonel bem cheio de vinho quando aberto,é necessário uma abertura de ar para que o vinho saia

Em nossas vidas mortais,mesmo que estejamos cheios do amor divino( vinho ),nossas fragilidades(ar) não impedirão que esse amor saia.Somente no céu,onde a suavidade da beleza divina ocuparem toda nossa vida e as delicias da sua bondade saciarem toda a nossa vontade,preenchidos totalmente pelo seu amor,objeto nenhum,ainda que penetre até o nosso coração,poderá jamais tirar,nem fazer sair uma só gota do seu precioso licor celeste,sem nenhuma necessidade da respiração( entrada de ar=faltas,quedas,fraquezas)por ficar imóvel,apreendendo diante da verdade divina.

Apenas no céu uma queda causaria surpresa e espanto,onde não pode haver.Aqui na terra,com a estrutura pecaminosa que temos,o espanto e admiração é visto no céu como ignorância ou hipocrisia...

Um texto que amo sobre o assunto é Lucas  5:37-39:

Esse texto é daqueles que gosto na Bíblia , vou explicar porquê . É que esse tipo de texto funciona meio que como “pegadinha” pra cabeça de muita gente. Quantas vezes já ouvimos pessoas dizerem e até pregarem esse texto dando ênfase total ao vinho novo , dizem : “ Jesus quer derramar vinho novo sobre nós” , “Queremos o vinho novo de Deus”

Mas a questão é que nesse texto a ênfase está na vasilha , no odre e não no vinho, na estrutura até porque Jesus finaliza frisando o que todo bom apreciador de um bom vinho já sabe : o vinho bom é o velho e não o novo .

A ênfase está na estrutura do recipiente que receberá o vinho novo , se ela estará ou não apta para o processo de envelhecimento do vinho, se ela suportará ou não a pressão.A ênfase está na estrutura do recipiente que receberá o vinho novo , se ela estará ou não apta para o processo de envelhecimento do vinho, se ela suportará ou não a pressão.

Enquanto aqui,só cabe admiração vir um liquido( vinho=amor) sair dum vaso aberto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário