"Querido Cauã"
Quando estudamos "Teologia" ( Conhecimento de Deus ),a lógica é começar estudando dobre Deus,e ela parte de 2 pressupostos:
1. Deus existe
2. Que Ele se revelou
A Teologia parte desse ponto : a revelação de Deus,pois se Ele não se revelasse seria impossível estudá-lO.
Quando falamos de revelação,estamos falando das Escrituras,pois se colocarmos a mente humana como base para esse conhecimento,jamais ela poderá chegar à uma noção lógica de quem é Deus.
Como vamos falar de Deus se não admitimos que Ele exista?
Então estudar Deus parte desse pressuposto que Ele existe,mas não uma simples Coisa,mas um Ser pessoal Auto-Existente,Auto-Consciente,que é a origem de todas as coisas,mas que transcende a criação inteira e ao mesmo tempo é imanente.
Claro que essa demonstração deixa lugar para dúvidas,pois a "fé" é necessária pra esse conhecimento,mas apesar disso a fé tem informações confiáveis para se depositar.
Conhecer Deus pode ser inútil ou um fracasso:
1. Inútil se alguém achar que há recompensa para esse conhecimento
2. Fracasso se alguém forçar mediante argumentação,num sentido lógico,pois ninguém tem essa capacidade.
Cremos na existência de Deus pela fé,mas não é uma fé cega,mas uma fé co provas,provas que se acham nas Escrituras e na Natureza.
Biblicamente as Escrituras não quer provar a existência de Deus,pois não esse o seu objetivo.O texto que mais se aproxima disso é Hebreus 11:6 “... é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
A Bíblia já incia fazendo essa afirmação,pois ela parte do pressuposto que Ele existe,mostrando Deus como criador e sustentador do universo.
O objetivo das Escrituras é revelar o plano divino da Redenção,plano que Ele revela gradativamente,conforme sua soberania,assim vemos Deus escolhendo Israel na velha aliança,onde essa se culmina na pessoa e obra de Cristo,bem clara nas páginas do Novo Testamento.
Nisso vemos a revelação de deus em palavras e atos,que se tornam a base da nossa fé,e somente pela fé cremos que essa é a revelação de Deus,e somente pela fé compreendemos conforme o próprio Jesus disse : “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo”, João 7.17. E esse conhecimento só acontece se tivermos uma íntima comunhão com Deus e não como objeto de pesquisa.Como Oséias afirma,esse conhecer é gradativo “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor”, Oséias 6.3. ( O não crente jamais poderá obter um conhecimento de quem é Deus 1 Coríntios 1:20-21)
A negação da existência de Deus é feita de várias formas,mas aqui não é esse o meu interesse,então vou poupar desse incômodo.
Apesar dessa ideia da existência de Deus ser universal em todas as raças e tribos do mundo e em todas as épocas,sempre houve e vai haver quem queira negar sua existência.
Eu particularmente tenho minhas dúvidas doas chamados "ateus práticos e teóricos",pois os primeiros são pessoas "não religiosas",que não contam com Deus e vivem como se Deus não existisse,os outros são em regra um tipo mais intelectual e negam a existência de Deus num processo de raciocínio.
Eu chego a afirmar que ninguém nasce ateus,pois existe um "semen religionis"implantada em todo ser pela criação do homem à "imagem" de Deus,e claro o tal "ateus" nada mais é que o estado moral pervertido do homem em sua luta em fugir de Deus.
Para informação vou expor alguns argumentos,digamos racionais da existência de Deus.Argumentos sugeridos por Platão e Aristóteles,desenvolvido por Wolff e com acréscimos por modernos filósofos da religião
1. Argumento antológico
Este argumento foi apresentado em várias formas por Anselmo, Descartes, Samuel Clark, e outros.O homem tem a idéia de um ser absolutamente perfeito; que a existência é atributo de perfeição; e que, portanto, um ser absolutamente perfeito tem que existir.Hegel o aclamou como um grande argumento em favor da existência de Deus.
2. Argumento cosmológico
Cada coisa existente no mundo tem que ter uma causa adequada; sendo assim, o universo também tem que ter uma causa adequada, isto é, uma causa indefinidamente grande.Kant assinalou que tudo que existe tem uma causa adequada.O cosmo teve uma cauda única, uma causa pessoal e absoluta, e, portanto, prova a existência de Deus.
3. Argumento teleológico
Este argumento também é causal e, na verdade, é apenas uma extensão do imediatamente anterior.Em toda parte o mundo revela inteligência, ordem, harmonia e propósito, e assim implica a existência de um ser inteligente e com propósito, apropriado para a produção de um mundo como este. Kant considera este argumento o melhor dos três que mencionamos,e mostra a existência de um grande arquiteto que modelou o mundo : "O mundo contém evidências de inteligência e propósito."
4. Argumento moral
Kant tomou seu ponto de partida no imperativo categórico, e deste deferiu a existência de alguém como legislador e juiz, tem absoluto direito de dominar o homem. Em sua opinião, este argumento é muito superior a qualquer dos outros. É o argumento em que se apóia principalmente, para provar a existência de Deus. Esta pode ser uma das razões pelas quais este argumento é mais geralmente reconhecido do que qualquer outro, embora nem sempre com a mesma formulação.
5. Argumento etnológico
Entre todos os povos e tribos da terra há um sentimento religioso que se revela em cultos exteriores.Visto que o fenômeno é universal, deve pertencer à própria natureza do homem. E se a natureza do homem naturalmente leva ao culto religioso, isto só pode achar sua explicação num ser superior que constituiu o homem um ser religioso.
Dados essa argumentação acima,vamos à uma resposta mais direta à sua inteligente pergunta:
Na verdade,Deus no Éden mostrou sua cara,mas infelizmente Adão optou em não querer um íntimo relacionamento com Ele,preferindo a si mesmo ou o que chamamos de pecado ( “Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? ” E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. (Gênesis 3:8-10)
A desobediência criou um véu de separação entre o Criador e o homem,logo amado,não é Deus quem não queira mostrar a cara,mas o homem que com a natureza pecaminosa não tem como suportar essa manifestação de Deus.
Deus então em seu plano eterno ( Efésios 1:5-6 "E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no Amado ")
Então Deus foi se mostrando a través da natureza,e o apóstolo Paulo afirma que a criação já é o suficiente para deixar o homem sem argumento de Ele existe ( Romanos 1:19-21 "Pois o que de Deus se pode conhecer é evidente entre eles, porque o próprio Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido observados claramente, podendo ser compreendidos por intermédio de tudo o que foi criado, de maneira que tais pessoas são indesculpáveis; porquanto, mesmo havendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças; ao contrário, seus pensamentos passaram a ser levianos, imprudentes, e o coração insensato deles tornou-se em trevas."
No passado,muitos quiseram "ver Deus",mas isso não foi possível,pois nem precisaria a pessoa de Deus se mostrar,só a Sua glória já destruiria o homem Moisés viu a glória por uma fresta da rocha e isso em milésimos de segundos (Êxodo 33:18-23 "Então disse Moisés: "Peço-te que me mostres a tua glória". E Deus respondeu: "Diante de você farei passar toda a minha bondade e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericordia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão.E acrescentou: "Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo". E prosseguiu o Senhor: "Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha.Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver".)
A forma mais explícita através da qual Deus se mostrou ou personificou foi a través de Jesus,onde aquele véu colocado desde a época de Adão foi tirado,chamado na teologia como a máxima da revelação de Deus ou revelação especial .O próprio Jesus afirmou isso : João 14:9,João 14:1-6,João 14:1-3 e João 1
Então querido a questão não deus querer ou não se mostrar ou revelar,é que esse homem com a natureza pecaminosa não conseguiria resistir à uma manifestação d'Ele e se ele se mostrasse muitos com o próprio Adão nãoiria querê-lO, ou até distorcer essa manifestação.
Conhecedor do homem Deus foi se mostrando progressivamente para que Ele fosse entendido
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