JESUS E OS ESPÍRITOS MALIGNOS ( Lucas 11:14-26 )
Todos os 3 evangelistas narram esse conflito ( guerra ) de Jesus e as forças do mal,e que Ele constantemente expelia demônios,que Ele exercia poder sobre eles.
Quando os inimigos de Jesus não podiam se opor,eles procuravam desacreditá-lo com calúnias,afirmando que Ele estava usando uma fonte de poder que não era de Deus,mas do diabo.
Lucas narra que Jesus expelia demônios de um mudo (Mateus 12:22 diz que este era cego também,pois no mundo oriental imputava à influência de demônios não somente enfermidade mental e psicológica,mas todas as enfermidades.Então era algo comum se praticar exorcismo.
Segundo Josefo essa prática remonta à época de Salomão e de este conhecedor de ervas,usava-as para expulsar demônios,que inclusive usou os métodos de Salomão com resultados.
1.Então Jesus bate no alvo:" Se eu posso expulsar demônios por estar de acordo com o príncipe deles,com que poder vocês expulsam?Se me condenam,também se condenam..."( 11:19 )
Mateus informa que dentre essas pessoas algumas eram fariseus,Marcos que eram escribas
2. Jesus usa um argumento incontestável : nenhuma nação resiste à uma guerra civil
Se o príncipe dos demônios está emprestando o seu poder para vencer a si mesmo,então ele auto se derrota,e isso é ilógico.
O príncipe dos demônios é citado em vários manuscritos como "Beelzebul" ( um modo mais fácil de pronunciar o seu nome ),na Vulgata como Beelzebub,mas parece claro que seu nome era "Belzebub".
Beelzebub está como o nome do deus de Ecron ( 2 Reis 1:2,3,6 e 16 ) como o "deus das moscas",segundo a tradição os judeus colocaram "Baalzebul",significando "senhor do esterco",ligando esse deus pagão a um demônio,que também era um deus cananita,que significava "senhor do lugar alto".
Num resumo os judeus tomaram o nome de um deus pagão,adaptando o nome em termos hebraicos,num som semelhante que significava "senhor do esterco",aplicando-o a um demônio de destaque,talvez ao próprio satanás,e foi o que Jesus entendeu.
( Um grupo dos que ali estavam,seguiram uma linha diferente,procurando de Jesus um sinal dos céus,mostrando que não acreditavam que a expulsão era um sinal dos céus,pois a visão que tinham era diferente do filho de Davi que viria: Jesus não era um príncipe glorioso rodeado de pompas e cerimônias,mas um simples carpinteiro da Galileia e sua generosidade compassiva.
A este sinal exigido Jesus trata dele no verso 29,chamando aquela geração de "geração perversa",que deveria confiar em Deus e não ficar buscando sinais,e afirma que nenhum sinal seria dado e cita Jonas,onde marcos afirma que não seria dado sinal algum ( Marcos 8:12 )
Deus é encontrado em coisas comuns.Para aquela geração nenhum sinal sobrenatural seria dado a não ser a "ressurreição".
3. No texto de Mateus aparece argumentos interessantes:
Se ele expulsa demônios,como na verdade o fazia,fica claro que Ele invadira o terreno do inimigo e que era como um "salteador",saqueando uma casa,logo fica claro nas palavras de Marcos que ninguém pode entrar em uma casa sem antes amarrar o homem forte e o deixe indefeso e como Ele pôde invadir com tanto êxito é a prova que ele está atado e não pode resistir.( essa imagem do homem forte remete-nos a Isaías 49:24-26 )
Quando esse "homem forte" foi atado ?
Quando o "príncipe dos demônios" teve quebrada suas defesas?
Uma coisa sabemos:que suas forças foram atadas no deserto.Às vezes uma derrota é de tal maneira que torna sua potência bélica fragilizada.
Quando Jesus enfrenta satanás no deserto e o derrotou,algo aconteceu ali,pois pela primeira vez ele encontrou alguém que não pode seduzir com toda sua astúcia,ele não é mais o todo poderoso das trevas,suas defesas se quebraram,pois outros obtiveram a vitória que Cristo obteve.
A prova que o Reino havia chegado era que os que sofriam estavam sendo curados e que a saúde substituía a enfermidade.
É interessante que Lucas usa "o dedo de Deus" pelo qual Jesus expulsava,e Marcos usa "Espirito de Deus",logo como tudo vem de Deus o reino havia chegado,visto no poder que expulsa forças do mal,tirando sua armadura,seus despojos.
Jesus deixa uma lição à sua platéia contando uma história:
Aqui o espirito deixou o homem,e os lugares desertos eram lugares onde os espíritos maus frequentavam,e Jesus retrata esse espirito andando nesses lugares,sem achar repouso,resolvendo voltar ao lugar de onde veio.Apesar de ter deixado o homem ainda o chama de minha casa.Essa casa quando ele volta está varrida e ornamentada,simbolizando apenas uma limpeza moral.
O espirito,porém não vem só,traz outros 7 piores que ele,e voltam a habitar(estabelecer) naquele homem.Com 8 espíritos o homem está pior que antes.
Uma vida vazia não é legal,por isso Efésios 5:18 nos exorta a "enchermo-nos do Espirito"
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