DESORDENS NO CULTO PÚBLICO (1 Coríntios 11:2 - 14:40)
1. O VÉU DAS MULHERES ( 11:2-16 )
Lembremos que Paulo não escreve um tratado,mas responde perguntas feitas de um aspecto desse assunto ( "... agora a respeito dos ..." ).Ele tece comentários sobre esse e outros assuntos.
Certamente ouvira mulheres coríntias "emancipadas",que tinha dispensado o uso do véu no culto público,e ele argumenta que as mulheres deveriam usar véu.Aparecer uma mulher de cabeça descoberta em público,era agir de maneira "descarada"como diríamos.Esta era a marca da mulher imoral.Era um ultraje ao decoro,ao que Paulo rejeita decididamente ( não faz da parte da vida do cristão menosprezar as convenções sociais.
verso 2
Primeiro vem uma palavra de louvor,como é hábito de Paulo.Ele relembra algumas ordenanças já dadas sobre o culto público,referindo-se ao ensino oral tão importantes para a instrução cristã primitiva.
Esses ensinamentos não eram de Paulo,mas transmitidos à ele e ele os repassou aos conversos.(2 Tessalonicenses 2:15).
verso 3 "a cabeça"
Indica um relacionamento de autoridade,mas não define essa autoridade com precisão ( nenhum relacionamento mencionados neste versículo é exatamente igual a qualquer dos outros) A função do sistema nervoso não era conhecida dos antigos e não entendiam "a cabeça" como a entendemos ( eles sustentavam que o homem pensa com o diafragma: o phren ).
O emprego desse termo aqui tem o mesmo sentido vo verso 8: " a mulher deriva o seu ser do homem e dentro destes limites é lhe subordinada.Essa subordinação é que constitui o ponto importante para Paulo.No entanto ele não está argumentando em favor de nenhuma outra coisa que não um companheirismo ( 11 ),um companheirismo em que o homem seja o chefe da sua casa.
verso 4 "cabeça descoberta"
Já que queremos praticar as ordenanças de Paulo no culto,vamos lá
O homem deve orar de cabeça descoberta.
Isso era novo para Paulo,pois os judeus oravam e oram de cabeça coberta,porém os homens gregos bem como suas mulheres e famílias oravam de cabeça descoberta.e os cristãos adotaram essa prática distintiva.
"Cobrir a cabeça é sinal de estar sob a autoridade de outrem",se cobre desonra por mostrar que não está debaixo de nenhuma autoridade ( verso 7 envolve primariamente "cabeça" física,mas também pode referir-se a Cristo (3).
Aproveitamos para ver "quanto ao que profetiza " ( 12:10)
Profecia é a fala inspirada.
No Velho Testamento eram homens que falavam a palavra de Deus à sua geração.
Hoje em dia o elemento de predição presente nas profecias é menosprezado e não deveria ser.
Ocasionalmente a capacidade para predizer o futuro com precisão poder-se-ia considerar como a marca de um profeta.
A ênfase de Paulo não é a predição mas a exposição do que Deus disse,que também é a função dos profetas do Novo Testamento.
A profecia podia ser ocasional ( Atos 19:6 ) ou ofício estabelecido ( versos 28,29 ).
Aqui provavelmente Paulo tem em mente a classe mencionada em segundo lugar,conquanto a sua expressão seja suficiente ampla para incluir ambas.
O ponto que focaliza é que o Espirito dá a alguns a capacidade de dizer palavras iluminadas,que comunicam a mensagem de Deus aos ouvintes.
verso 5
Paulo argumenta que na ordem da criação há um sentido em que a mulher é subordinada ao homem.Isto deve ser reconhecido no culto,onde a mulher deve usar algo sobre a cabeça.Pois orar ela,ou profetizar sem tal cobertura é desonrar sua cabeça. ( como fica 1 Timóteo 2 segundo alguns interpretam da mulher ficar calada no culto,se aqui Paulo fala de orar e profetizar?)
Paulo emprega linguagem forte,que é tão ruim para ela orar e profetizar dessa forma que é como se ela tivesse de "cabeça rapada",e isso é desonra ( se vamos obedecer ao pé da letra 1 Timóteo segundo alguns da mulher ficar calada,porque não põe a prática da cabeça coberta aqui recomendada,se aqui é cultural,porque em Timóteo não o é?)
verso 6
O ponto é posto às claras: Se a mulher não cobrir a sua cabeça,então que mande tosar seus cabelos,se ela considera vergonhoso ter cabelos tosados,que entenda que é igualmente vergonhoso ter cabeça descoberta.Assim Paulo insiste em seu ponto mais forte.
verso 7
A razão porque o homem não deve cobrir a cabeça é que ele é imagem da glória de Deus (Gênesis 1:26-27),onde diz que Deus fez à sua imagem,não há distinção entre os sexos no texto,mas Paulo entende particularmente como ao sexo masculino.Glória nã se menciona no relato de Gênesis,mas é como Paulo entende o caso.Se o homem é o ponto culminante da criação,ele exibe a glória de Deus,como nenhuma outra coisa o faz.
Por causa desta alta dignidade,Paulo acha certo que não haja sinal de subordinação quanto ao homem quando ele presta culto.A mulher segundo Paulo tem o lugar que lhe é próprio,mas não é o lugar do homem.Ela se mantem para com o homem em tal relação como nenhuma outra coisa,e assim ela é chamada "glória do homem".Essa expressão ao mesmo tempo lhe assegura um alto lugar no esquema das coisas e afiança que não se trata no lugar do homem.
verso 8,9
Quando Paulo diz: " o homem não é da mulher",quer dizer que o homem não teve sua origem da mulher ( ek "de",indica a origem " o homem não foi feito da mulher")."E sim a mulher do homem",referindo-se a Gênesis 2:21 ss ,onde afirma que a mulher foi feita da costela de Adão.É a mesma narrativa que fornece o cenário de fundo para "também o homem não foi criado por causa da mulher",pois disse Deus " não é bom que o homem esteja só,far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" ( Gênesis 2:18 ).Nem em sua origem,nem no propósito para o qual ela foi criada,pode a mulher reivindicar prioridade,ou mesmo igualdade.
verso 10
O primeiro ponto importante da dificuldade desse versículo é a referência a "poder sobre sua cabeça".
A palavra "poder" é "exousia",que significa "autoridade".A dificuldade é que o contexto parece exigir um sentido como "um símbolo de sujeição",ao passo que a palavra grega parece significar antes "um sinal de autoridade".
Nas terras orientais o véu é o poder,a honra e a dignidade da mulher.Com véu na cabeça,ela pode ir à qualquer lugar com segurança e respeito.Ela não é vista,é sinal de péssimos modos ficar observando na rua uma mulher velada.Ela está só.As pessoas à sua volta lhe são inexistentes,como ela o é para elas.Ela é suprema na multidão,mas sem o véu a mulher é algo nulo,que qualquer um pode insultar... a autoridade e a dignidade de uma mulher se esvaem juntamente com o véu que tudo cobre quando ela se descarta dele.O sentido dado por Paulo então é que cobrir a cabeça,a mulher assegura o seu próprio lugar de dignidade e autoridade.Ao mesmo tempo ela reconhece a sua subordinação.
A segunda dificuldade é a expressão "por causa dos anjos".
A probabilidade é que Paulo quer dizer que os anjos bons são sempre conosco e especialmente no culto.Não é apenas uma questão do que os homens e mulheres veem e pensam.Os anjos observarão o que a mulher faz.Ela não deve estar indecente na presença deles.Essa é a coisa mais apropriada,em que os anjos servem aos homens ( Hebreus 1:14 ) e contudo não se rebelam.Os observadores celestiais podem ser imaginados também como agentes de Deus para dar castigo e coisas semelhantes "são mais que uma perífrase quanto ao Ser Divino,eles são o executivo divino.
Há os que pensam que os anjos maus cobiçarão as mulheres que estejam sem véu no espirito de Gênesis 6:2.
Verso 11
O que Paulo está dizendo pode ser facilmente entendido como uma indevida subordinação das mulheres.Isso está longe do seu pensamento.Há uma parceria entre os sexos e no Senhor nenhum deles existe sem o outro.O homem não deve jactar-se do seu lugar.
Verso 12
Paulo defendera seu ponto de vista que a mulher tomara sua origem do homem.Agora ele suplementa " o homem também é pela ( dia) mulher".O acréscimo " e tudo vem de Deus,é um típico lembrete paulino da prioridade do divino.De é "ek" uma vez mais,de modo que ficamos com a ideia de que a fonte de todas as coias é Deus.
Verso 14,15
Cabelo cumprido arrazoa o apóstolo é uma "vergonha" para o homem.
Essa situação não fora universal.Alguns entre os antigos gregos,os espartanos tinham cabelos cumpridos,mas em termos gerais Paulo falava para a humanidade.Cabelo cumprido era uma glória para a mulher,sendo o mesmo lhe dado no lugar do véu. E cortando a conversa ele diz que "nós" não temos tal costume ou seja mulher com cabeça descoberta.
verso 16
Por toda essa seção o que Paulo quer é que um cristão deve agir de maneira decente (14:40).
Será que a ordenança é aplicável no cenário contemporâneo?
Apesar de uma maioria não aceitar,esta é uma questão cultural,onde a modéstia tinha que ser observada,logo seria um injunto arrancar um regulamento local e fazer dele um princípio universal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário