O HOMEM ESPIRITUAL
"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo". 1 Tes 5.23
INTRODUÇÃO
De acordo com o entendimento generalizado, os
seres humanos apresentam uma constituição dualística: alma e corpo. Essa concepção estabelece que a
alma é a parte espiritual, invisível, interior; enquanto
o corpo é a parte corpórea, visível, exterior.
Há alguma verdade nisso, entretanto não se trata de um conceito preciso. Tal opinião procede do homem decaído,
não de Deus. E qualquer conceito que não vem da revelação divina não é digno de crédito.
E claro que o corpo é o revestimento exterior do
homem. Não há dúvida disso. Contudo a Bíblia jamais confunde espírito e alma. Ela não os apresenta
como elementos idênticos. São conceitos diferentes, e
têm naturezas diversas, também.
A Palavra de Deus
não ensina que o homem possui duas partes, alma e
corpo. Antes, mostra-o como um ser de três partes:
espírito, alma e corpo.
É o que lemos em 1 Tessalonicenses 5.23:
"O mesmo Deus da paz vos santifique
em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo".
Esse versículo mostra de modo
preciso que o homem é dividido em três partes. O apóstolo Paulo se refere aqui à santificação completa
do crente, dizendo "vos santifique em tudo".
Então,
de acordo com o apostolo, como é que uma pessoa é
santificada em tudo? Pela conservação do seu espírito, da sua alma, e do seu corpo. Por isso podemos entender facilmente que somos constituídos dessas três
partes.
Esse versículo faz também uma distinção entre
o espírito e a alma. Se assim não fosse, Paulo teria dito simplesmente "vossa alma". Deus fez distinção entre o espírito e a alma humana. Concluímos então que
o homem é constituído não de duas, mas de três partes: espírito, alma e corpo.
Será que é importante considerar a existência de
espírito e alma como duas entidades distintas?
É uma
questão de importância suprema, pois afeta grandemente nossa vida espiritual. Como é que um crente
poderá entender a vida espiritual, se não souber qual é
a extensão da esfera do espírito? Sem essa compreensão, como é que ele poderá crescer espiritualmente?
Se não fizermos distinção entre o espírito e a alma, não chegaremos à maturidade espiritual.
Os cristãos
muitas vezes vêem os aspectos da alma como sendo espirituais. Por isso deixam-se orientar pela alma , não buscando o que é realmente espiritual. Certamente teremos prejuízo se acharmos que esses elementos que Deus separou são um só.
O conhecimento espiritual é muito importante para
a vida espiritual. Entretanto tão importante quanto isso (se não mais) é que o crente seja humilde e esteja
desejoso de aceitar o ensino do Espírito Santo.
O Espírito concederá, a quem satisfizer essa condição, a
bênção de experimentar na prática a divisão entre espírito e alma, mesmo que o conhecimento desse crente nessa área seja limitado.
É certo que todo cristão,
até o que não tem a menor idéia dessa doutrina, pode
conhecê-la por experiência. E é certo, também, que o
crente mais instruído, inteiramente versado nessa verdade, pode não tê-la experimentado.
O ideal é que detenhamos tanto o conhecimento como a experiência.
A maioria, porém, carece da experiência. Portanto, no
início, é bom conduzir os mais novos ao conhecimento das diversas funções do espírito e da alma, para depois incentivá-los a buscar o que é espiritual.
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que
qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto
de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta
para discernir os pensamentos e propósitos do coração." (Hb 4.12 )
Nesse versículo, o
escritor divide os elementos não-corpóreos do homem
em dois: "alma e espírito". A parte corpórea aqui são
as juntas e medulas - órgãos do movimento e dos sentidos.
(Quando o sacerdote usava a espada para cortar
e dividir completamente as partes do animal imolado,
nada no interior podia ficar escondido. Havia separação até entre juntas e medulas.)
Da mesma forma, o
Senhor Jesus aplica a Palavra de Deus ao seu povo
para separar tudo, para penetrar até a divisão do espírito, da alma e do corpo. A alma e o espírito podem ser divididos; logo, possuem naturezas diferentes. Desse modo, torna-se evidente que o homem é
constituído de três partes.
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