sexta-feira, 29 de maio de 2020

Feminismo e Cristianismo

                                            FEMINISMO E CRISTIANISMO
Vamos jogar um jogo rápido. Chama-se “O que vem à sua mente quando você ouve a palavra?” 
Aqui vamos nós.
Primeira palavra: Homens.
O que veio à mente? 
Seja honesta.

Próxima palavra. Casamento.

O que surgiu na sua cabeça?

Próxima palavra: Igualdade
Hmmm… essa vai te fazer ter uma variedade de pensamentos. 
O que você pensa?
Última palavra: Feminismo
Ah sim. Agora estamos chegando a um ponto controverso.
Qual foi a primeira coisa que veio à sua cabeça quando você leu essa palavra?
Bom trabalho! Você jogou com êxito o seu primeiro jogo “O que vem à mente quando você ouve a palavra?”
Se eu jogasse esse jogo em um grande auditório com 50.000 mulheres de todas as esferas da vida, as respostas seriam surpreendentemente diversificadas. Especialmente quando se trata da palavra feminismo. 
Esta palavra é, no mínimo, controversa.
O feminismo é um tema interessante, porque ninguém consegue fixar sua definição.
Você sabe por quê? Porque têm dezenas e dezenas de definições.
Uma mulher que afirma ser uma feminista pode ser afiliada a um ou mais dos seguintes campos:

• Feminismo Liberal
• Feminismo Radical
• Feminismo marxista e socialista
• Feminismo Moderado
• Feminismo Pós-moderno
• Feminismo separatista
• Feminismo Cultural
• Eco –Feminismo
E muitos, muitos outros. Eles continuam a evoluir conforme o tempo passa. Cada um desses títulos significa algo um pouco diferente também. É difícil permanecer informado.
Há um campo comum que eu ainda não mencionei. É o campo mais amplamente anunciado e parece ser o que mulheres cristãs tendem a juntar-se.
Chama-se feminismo igualitário.
Após postar um tópico sobre o feminismo, nós (GirlDefined) normalmente recebemos um ou dois e-mails de meninas dizendo coisas como: “O feminismo é uma coisa ótima! Ele luta pela igualdade entre homens e mulheres.” Ou: ” Você está prejudicando as mulheres ao se opor ao feminismo!”
Na verdade, uma menina nos escreveu recentemente um longo comentário explicando por que o feminismo é tão bom. Ela disse: “O feminismo é, essencialmente, sobre a criação de mais oportunidades para as mulheres do que as gerações anteriores tinham”.
Ela, obviamente, se alinha com o campo do “feminismo igualitário.” E eu posso ver o porquê. Feminismo igualitário parece bom. Muito bom.
Então, há algo de errado em ser uma mulher cristã e rotular a si mesma como uma feminista?
Bem, vamos verificar a definição do feminismo igualitário. Leia devagar. 
“Feminismo igualitário centra-se na obtenção de igualdade entre homens e mulheres em todas as áreas (trabalho, casa, sexualidade, lei)”.
Parece bom.
Mas você entendeu? 
Feminismo igualitário centra-se na obtenção de igualdade em todas as áreas. 
Em poucas palavras, significa isto: igualdade para as mulheres não vai acontecer até que todos os papéis tradicionais de gênero em todas as áreas sejam iguais… tipo as mesmas
Nós não somos iguais aos homens até que as mulheres possam trocar livremente os estilos de vida e os papéis com eles.
Aos olhos da maioria das feministas, a igualdade significa que as mulheres devem ter os mesmos trabalhos que os homens. Mesmos planos de vida que os homens. Mesmos papéis no casamento que os homens. Mesmos papéis na criação dos filhos que os homens.
Estou errada?
Pergunte a qualquer mulher que afirma ser uma feminista se ela é a favor de uma esposa submeter-se a seu marido no casamento. Ela raramente vai dizer sim. Por quê? Porque ela acredita que igualdade com os homens significa “não ter distinção”.
O feminismo igualitário se veste de uma forma encantadora com um sorriso e diz: “Nós somos mulheres inocentes… tudo o que realmente desejamos é ser vistas como igualmente valiosas quanto os homens”.
Se isso é realmente tudo o que o feminismo estava preocupado, este post poderia acabar no próximo parágrafo. Mas não é. Nem de perto. 
O feminismo sempre coloca a “igualdade” na frente da câmera porque é o lado mais atraente.
E é exatamente por isso que recebemos e-mails de meninas cristãs perguntando por que somos contra o feminismo.
Elas veem a encantadora ponta do iceberg feminista e se perguntam, “por que um site cristão como GirlDefined é contra as mulheres terem o mesmo valor que os homens?”
Se essas meninas mergulhassem suas cabeças debaixo d’água, elas rapidamente veriam a gigantesca massa escondida.
O fato é, GirlDefined  é 100% a favor da igualdade entre homens e mulheres. Isso deveria ser óbvio. Nós até mesmo escrevemos um artigo sobre isso. E sabe de uma coisa? 
Nós não pensamos nisso antes e nem o feminismo.
Deus pensou.
Desde o início dos tempos, Deus claramente definiu que “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27).
Seres humanos igualmente valiosos.
MAS…
Não termina aí.
O homem e a mulher foram criados por Deus para serem iguais em valor, mas diferentes em papéis. 
Deus não nos projetou para sermos idênticos. Ele não nos projetou para fazermos as mesmas coisas. Ele criou um homem e uma mulher com diferentes funções e trabalhos.
Ele criou dois gêneros diferentes de propósito e com um propósito.
A maioria das feministas não gostam muito do desígnio de Deus para os gêneros.
.Elas não gostam da ideia de o homem ser apelidado como o principal líder, iniciador, e provedor. .Elas não gostam da ideia de Eva ter sido criada como uma auxiliadora de Adão. Elas simplesmente não gostam dessas coisas.
O feminismo tem rejeitado a Deus como a autoridade final para a vida, e tomou o seu trono. O deus do feminismo orgulhosamente diz: “Eu sei melhor do que Deus e vou viver a minha feminilidade como eu acho que é o melhor”.
Além de não gostar do projeto de Deus para os gêneros, o feminismo igualitário significa muito mais do que o seu nome amigável sugere. Se você fizer um pouco o dever de casa você vai descobrir rapidamente quantas outras questões de “direitos das mulheres” o feminismo igualitário promove. 
Vamos mergulhar abaixo da superfície para ver o quão grande e insano este iceberg realmente é.
Agora (hoje) quase todos os grupos feministas estão fortemente seguindo:
• O direito da mulher de abortar (homicídio) seu bebê.
• O lesbianismo e o direito de as mulheres se casarem com mulheres.
• Libertação completa de limites sexuais e morais.
• Liberdade de papéis tradicionais de gênero no casamento.
• Rejeição de Deus como a autoridade final na vida.
A maioria dos americanos concordaria que a maioria das feministas estão seguindo fortemente as causas acima. Eu não sei você, mas esses são alguns direitos gravemente anti-bíblicos. Certo?
Se você atualmente afirma ser uma feminista, eu espero que você considere cuidadosamente o que essa palavra significa e a que está em grande parte associada.
Aqui está a verdade difícil de engolir: como uma mulher cristã, você não pode concordar 100% com a Palavra de Deus e concordar 100% com o feminismo ao mesmo tempo. Eles simplesmente não se misturam na maioria das áreas. Na verdade, se nós jogarmos todas as ideologias feministas na mesma panela, a Bíblia seria fortemente oposta a 99% dela.
Em sua raiz, o feminismo é construído sobre uma fundação completamente desprovida de Deus. 
O movimento feminista é tecido com o mesmo pecado cometido por Satanás no início dos tempos. Um coração rebelde que orgulhosamente diz: “Eu não preciso de você, Deus. Obrigado, mas eu vou fazer as coisas do meu jeito”.
Quando rejeitamos ordens e propósitos criados por Deus para nossas vidas como mulheres, não vamos encontrar a felicidade duradoura.
Nós não vamos encontrar satisfação duradoura. Nós não vamos encontrar paz duradoura. Por quê? Porque, como diz C. S. Lewis, 
Deus não pode nos dar uma felicidade e paz para além de si mesmo, porque não há. Não existe.”.
Um estudo secular publicado no UK Daily Mail confirmou este fato, “As mulheres são menos felizes hoje em dia, apesar de 40 anos de feminismo, afirma um novo estudo. Apesar de ter mais oportunidades do que nunca, elas têm um sentido menor de bem-estar e satisfação com a vida.”.
Nós não precisamos de feminismo para nos informar sobre o nosso valor.
Deus já disse que somos igualmente valiosas. Nós não precisamos nos tornar feministas para promover esta área de ensino bíblico. O que nós precisamos é mostrar amorosamente a todas as mulheres quão valiosas e preciosas elas são para Deus. Precisamos voltar a abraçar o desígnio de Deus para o casamento, família, dignidade da vida e sexualidade. Precisamos nos arrepender do nosso orgulho e aceitar a Palavra de Deus como a autoridade em nossas vidas.
O feminismo nunca ofereceu uma solução que a Bíblia já não tenha dado.
A Palavra de Deus tem todas as respostas que precisamos. Em Cristo, nós (homens e mulheres) vamos encontrar toda a realização, valor e propósito que esta vida tem para oferecer.
E quanto a você? O que você segue?
• De que forma a ideologia do feminismo se infiltrou em sua visão de mundo? Você precisa se arrepender de ter um coração orgulhoso diante de Deus?
• Você olha para o feminismo para responder às suas perguntas sobre a feminilidade? Se assim for, as suas respostas têm satisfeito você?
• Que mudanças de mentalidade você precisa para fazer com que a Palavra de Deus se torne a autoridade em sua vida?
• Você vai dar um passo de obediência confiando no projeto do seu Criador para a sua feminilidade?
Eu adoraria conversar sobre esse assunto com você abaixo! Sinta-se livre para compartilhar o que está em sua mente.
Este post é uma tradução de um artigo de Kristen Clark, publicado originalmente no blog GirlDefined, traduzido e publicado com permissão da autora. 
O artigo original pode ser encontrado no link: Why Feminism and Christianity Can’t Mix
Kristen e Bethany são duas irmãs do sul do estado de Texas, apenas curtindo a vida e espalhando a verdade. Com menos de 2 anos de diferença de idade, elas têm sido melhores amigas desde o dia em que se conheceram em 1988. 
Enquanto iam envelhecendo, as duas chegaram à conclusão de que ser uma garota neste mundo moderno pode ser uma coisa confusa. Descobriram que a maioria das meninas, mesmo as meninas cristãs, não têm ideia porque elas foram criadas, qual o seu propósito, o que significa ser uma esposa e mãe algum dia, e o valor da pureza sexual. Algo precisava ser feito. Meninas precisam da verdade e tão poucos estavam liderando o caminho e oferecendo direção. Talvez essa seja a vocação de Kristen e Bethany.
* Traduzido por Aline Brandão
* Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, link do blog INCONFORMADOS, tradutor, blog original, não altere o conteúdo e não utilize para fins comerciais.

1 João 5

                                                          1 João 5


O amor na família de Deus 5:1-2
A obediência necessária 5:3-4
A água e o sangue 5:6-8
O testemunho que não se pode negar 5:9-10
A essência da fé 5:11-13
O fundamento e o princípio da oração 5:14-15
Oração pelo irmão que peca 5:16-17
A tríplice certeza 5:18-20
O perigo constante 5:21 


QUESTIONÁRIO 

1. Quando João fala desse amor,o que estava na mente dele ( Marcos 12:28-31 )

2. Qual a grande prova que amamos ?5:3-4 (Mateus 11:30 )

3. Qual a ligação entre água e o sangue ligados a pessoa de Jesus? ( João 19:34-35 )

  5:6  Significa que Ele é quem entrou em seu messianismo ou aquele que foi revelado como o     Cristo mediante água e sangue. 
. A água deve referir-se a seu batismo
. O sangue deve referir-se a sua cruz.

João está nos dizendo que o batismo e a cruz de Cristo são ambos elementos essenciais de seu messianismo.
Ele veio, não só mediante água, mas mediante água e sangue. Está claro, pois, que deve ter havido alguns que diziam que Jesus veio mediante a água, mas não mediante o sangue, quer dizer, que seu batismo era parte essencial de seu messianismo, mas não sua cruz. 

Isto nos proporciona a chave do que há atrás da passagem:  A heresia do gnosticismo.
 . Os gnósticos criam que o espírito era totalmente bom, e a matéria algo absolutamente mau
 . Esta crença fazia com que rejeitassem plenamente qualquer doutrina da encarnação plena, e portanto negassem que Deus tivesse vindo em carne.

Quem nega que Cristo veio em carne? ( 1 João 4:2-3 )

4. Qual o tríplice testemunho? 5:6-8

1. (Marcos 1:9-11; Mateus 3:16-17; Lucas 3:21-22; Atos 10:38; João 1:32-34).

2. (Marcos 1:8; Mateus 3:11; Lucas 3:16; Atos 1:5; 2:33). 

3. (Atos 2:4,Atos 6:17; 10:44).

( O Espírito, a água e o sangue, os três juntos, põem de manifesto o genuíno messianismo, a autêntica vocação de Filho e a perfeita tarefa salvadora deste homem Jesus, em quem estava Deus. O contínuo dom do Espírito, a contínua morte e ressurreição no batismo, a contínua disponibilidade do sacrifício na mesa do Senhor, são ainda as testemunhas de Jesus Cristo. )

Nota sobre 1 João 5:7

Nenhuma das mais recentes traduções o inclui.

Então como ficou incorporado ao texto? 

Originalmente deve ter sido uma anotação ou comentário escrito na margem.

4. Qual o testemunho que não se deve negar?

(Deuteronômio 19:15, 17:6).

a)O testemunho do Espírito, da água e do sangue. 

b) João Batista é uma testemunha de Jesus (João 1:15; 1:32-34; 5:33).
    As obras de Jesus dão testemunho dEle (João 5:36).
    As Escrituras dão testemunho do (João 5:39). 
    O Pai que o enviou dá testemunho dEle (João 5:30-32,37; 8:18).   
    O Espírito é uma testemunha dEle. "Quando vier o Consolador... o Espírito de verdade... Ele dará testemunho de mim" (João 15:26). 

O argumento de João é que todos estes testemunhos convergem em Jesus Cristo. 

5. Qual a essência da fé cristã? ( 5:11-13 )

6. Qual  o fundamento e o princípio da oração? ( 5: 14-15 )

a) Fundamento da oração ?

b) Princípio da oração ?

1. 1 João  3:22 (Mateus 26:39-42 )
2. João 15:7
3. João 14:14

7 . Que tipo de oração é a oração pelo irmão que peca? 5:16-17

Mateus 7:7,(1 Tessalonicenses 5:25),(Hebreus 13:18)

. Petição ?
. Devoção?
. Intercessão?

8. Qual a tríplice certeza? 5:18-20

. O cristão é escravo do pecado?

. O cristão está do lado do mundo ou de Deus?

. O cristão na realidade de Deus ou de si mesmo?

CONCLUSÃO DA CARTA

Apesar de sua brevidade, encerra um rico significado.

(1) Em grego, a palavra ídolo encerra um sentido de irrealidade. (Ilusões do mundo )
(2) Um ídolo é qualquer das coisas que na vida os homens veneram em lugar de Deus e se permitem pôr no lugar de Deus.
(3) Mas é provável que João esteja pensando numa situação muito mais precisa que qualquer destas duas.
  . Estava em Éfeso,podia estar referindo-se aos cultos pagãos:

      1. Ritos imorais
      2. Direito de asilo ( Qualquer criminoso que entrasse no templo de Diana,era perdoado)
      3. Centro de venda de "cartas de Éfeso" ( "Talismãs"como amuletos que, segundo se pensava, permitiriam se concretizassem os desejos daqueles que os levavam consigo. Éfeso,ou seja astrologia,supertições)

 O cristão nunca deve extraviar-se nas ilusões da religião,nunca devem erigir ídolos em seu coração, ídolos que expulsem a Deus e tomem seu lugar; o cristão deve guardar-se da contaminação das falsas crenças, e só pode obtê-lo quando anda com Cristo. 







quinta-feira, 28 de maio de 2020

1 Carta de João 4

                                                    1 JOÃO 4


Aparece repetidamente nesta passagem uma expressão grega que não é fácil de traduzir. Trata-se da frase traduzida conseqüentemente de Deus. 
Versículo 1: Provai os espíritos se procedem de Deus. 
Versículo 2: Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus. 
Versículo 3: Todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus.
Versículo 4: Filhinhos, sois de Deus. 
Versículo 6: Nós somos de Deus... aquele que não é de Deus não nos ouve. 
Versículo 7: O amor procede de Deus. 
Algumas interpretações :

1.Moffat, nos versículos 1, 2 e 3, traduz vêm de Deus (o mesmo BJ. no versículo 1); e nos versículos 4, 6 e 7 pertencem a Deus.

2. Weymouth, nos versículos 1, 2 e 3, traduz é de Deus. No versículo 4 traduz: Vós sois filhos de Deus. No versículo 6 traduz: Nós somos filhos de Deus. . . Aquele que não é filho de Deus não nos ouve. No versículo 7: O amor tem sua origem em Deus.

3.  Kingsley Williams traduz de parte de Deus; no versículo 7 tem de Deus,em todos os casos, exceto no versículo 7.

É fácil ver onde reside a dificuldade; mas é de vital importância encontrar um significado preciso para esta frase. 

Quase com certeza significa que a pessoa, o espírito ou a qualidade tem sua origem e procedência em Deus. 

Vem de Deus no sentido que se origina nEle, e provém dEle. 

Por isso, João, por exemplo, pede aos crentes que provem se realmente os espíritos têm sua origem e procedência em Deus.
 O amor — diz João — tem sua fonte e origem em Deus. Esta é a tradução que preferimos, e esta é a experiência de como chegamos a ela. 

4:1-7 Provar se o espirito provém "de Deus "
4:2-3 Heresia por antonomásia
4:4-6 O que separa o mundo de Deus
4:7-21 O amor humano e o amor divino 

                                               QUESTIONÁRIO

1. Qual a melhor tradução para a expressão " de Deus

2. Antonomásia :  Para João, a fé cristã poderia resumir-se numa grande verdade: "O Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14). Qualquer espírito que nega a realidade da encarnação não é de Deus. 

Na opinião de João, negar essa verdade é negar três coisas a respeito de Jesus.

 (a) É negar que é o centro da história
 (b) É negar que é o cumprimento das promessas de Deus.
 (c) É negar sua soberania. 

Na opinião de João um espírito deve confessar que Jesus veio na carne.

 . Negar a total realidade da encarnação, negar a genuína humanidade de Jesus Cristo, era atacar as próprias raízes da fé cristã.

a) É negar que Jesus possa ser nossa norma e exemplo.
b) É negar que Jesus seja o Sumo sacerdote que nos facilita o acesso a Deus.
c) É negar que Jesus possa ser em algum sentido o Salvador.
d) É negar a possibilidade da salvação do corpo.( Totalidade do homem)
e) É negar que possa haver alguma vez um genuíno encontro entre o humano e o divino, entre Deus e o homem.

3. O que separava o homem de Deus e Jesus venceu:

a) Versos 4-5 ?

4. Qual a diferença entre o amor humano e o amor divino?

Verso 7 ?

Verso 8 ? 

Verso 9 ?

Verso 12 ?

Versos 17-18 ?

Verso 19 ?

Versos 20-21 ?



terça-feira, 26 de maio de 2020

1 Carta de João capítulo 3

                                                              1 João 3

 3:1-2 Lembrar os privilégios da vida cristã
 3:3-8 A obrigação da pureza
 3:9    O homem nascido de Deus

DECISÕES

                                   DECISÕES : O SEGREDO DA VIDA

A vida é como uma estrada: 

.Estradas longas e curtas
.Estradas lisas e rochosas
.Estradas tortas e retas. 

Em nossa vida, muitos caminhos variam em nossa jornada ao longo da vida. 

Há estradas que levam a uma vida de bem-aventurança, casamento e vocação religiosa. 
Há também estradas que levam à fama e fortuna, por um lado, ou isolamento e pobreza, por outro. 
Há estradas para a felicidade, caminhos para a tristeza, estradas para a vitória e a alegria, e estradas que levam à derrota e ao desapontamento.

Assim como qualquer estrada, há curvas, desvios e encruzilhadas na vida. 

Talvez a estrada mais desconcertante que você encontraria seja uma encruzilhada. 
.Com quatro estradas para escolher e com conhecimento limitado sobre aonde elas iriam, qual caminho você seguiria? 
.Qual é a garantia de que escolheríamos o caminho certo ao longo do caminho? 
.Você tomaria qualquer estrada, ou apenas ficaria onde está: na frente de uma encruzilhada?

Não há garantias.

Você não sabe realmente onde a estrada o levará até você pegá-la. 
Não há garantias. 
Esta é uma das coisas mais importantes que precisamos entender sobre a vida. 
Ninguém disse que escolher fazer a coisa certa o tempo todo sempre levaria à felicidade. 
.Amar alguém com todo o seu coração não garante que esse amor seja retribuído. 
.Ganhar fama e fortuna não garante felicidade. 
.Aceitar uma boa palavra de um superior influente para cortar sua viagem até a escada da carreira nem sempre é ruim, especialmente se você é altamente qualificado e competente. 
Há muitos resultados possíveis, que você realmente não pode controlar. A única coisa que você tem poder sobre as decisões que você fará, e como você agiria e reagiria a situações diferentes.

Decisões erradas estão sempre em retrospectiva.
Se você soubesse que estava tomando uma decisão errada, você teria concordado? 
Talvez, por que você escolheria um certo caminho quando soubesse que você se perderia? 
Por que você toma uma certa decisão se soubesse desde o início que não é a correta? 
É só depois de tomar uma decisão e refletir sobre isso que você percebe sua solidez. 
Se as consequências são boas para você, então você decidiu corretamente. 
Caso contrário, sua decisão estava errada.
Assuma o risco: decida.
Como a vida não oferece garantias e você nunca saberia que a sua decisão estaria errada até que você a tenha feito, então você poderia também correr o risco e decidir. É definitivamente melhor do que se manter no limbo. Embora seja verdade que um turno errado poderia levá-lo a perder, também poderia ser que tal reviravolta pudesse ser uma oportunidade para uma aventura, além de abrir mais estradas. É tudo uma questão de perspectiva. Você tem a escolha entre ser um viajante perdido ou um turista acidental da vida. Mas tome cuidado para não tomar decisões ao acaso. Correr riscos não é ser descuidado e estúpido.
Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher a melhor opção diante das encruzilhadas da vida:

· Obtenha o máximo de informações possível sobre sua situação.
Você não pode encontrar a confiança para decidir quando você sabe tão pouco sobre o que você está enfrentando. Assim como qualquer repórter, pergunte aos 5 W's: o que, quem, quando, onde e por quê. Qual é a situação? Quem são as pessoas envolvidas? Quando isto aconteceu? Onde isso está levando? Por que você está nessa situação? 
Estas são apenas algumas das perguntas possíveis para se perguntar sobre sua situação. Isso é importante. Muitas vezes, o motivo da 
· Identifique e crie opções.
Que opções você dá a situação? Às vezes as opções são poucas, mas às vezes são numerosas. Mas o que você faz quando pensa que a situação não oferece opções? Esta é a hora que você cria a sua próprio. Faça sua mente criativa funcionar. Do mais simplista ao mais complicado, entretenha todas as ideias. Não atire em nada quando uma ideia chegar à sua cabeça. Às vezes, a ideia mais escandalosa poderia ser a correta no final. Você pode pedir a um amigo para ajudá-lo a identificar opções e até mesmo fazer mais opções se tiver alguma dificuldade, mas certifique-se de tomar a decisão no final.
· Pese os prós e contras de todas as opções.
· Confie em si mesmo e tome essa decisão.
Agora que você tem suas opções, agora é hora de confiar em si mesmo. Lembre-se de que não há garantias e decisões erradas estão sempre em retrospectiva. Então escolha ... decida ... acredite que você está escolhendo a melhor opção neste momento.

Agora que você tomou uma decisão, esteja pronto para enfrentar suas consequências: boas e ruins. Isso pode te levar a um lugar de promessas ou a uma terra de problemas, mas o importante é que você escolheu viver a sua vida em vez de ficar de fora dela.

Café Debate

                                                    CAFÉ DEBATE : O SENHOR DAS MOSCAS



            "A gente nunca é exatamente do jeito que alguém acredita que somos”."


Senhor das Moscas é a obra mais reconhecida do escritor britânico William Golding, publicada em 1954. Não alcançou grande reconhecimento na época de seu lançamento, mas passou a ser muito valorizado anos mais tarde ao se tornar um clássico da literatura inglesa do pós-guerra. Já foi inclusive transformada em filme duas vezes, nos anos de 1963 e 1990.

Trata-se de uma alegoria da natureza humana, em que cada personagem representa um aspecto importante das pessoas. Explora a criação de uma sociedade a partir de um ponto zero por um grupo de crianças. Como os papéis são definidos? Como se escolhe um líder?

A trama começa quando um avião, cujos passageiros são todos crianças, sofre um acidente perto de uma ilha deserta. É nesse contexto que os sobreviventes devem se organizar para poder sobreviver e tentar ser resgatados. Em uma ilha, no meio do nada, onde não existem quaisquer regras, um grupo de crianças funda uma nova sociedade. Ao longo do livro vamos descobrindo como a maldade pode nascer em qualquer pessoa, não importa sua idade. Senhor das Moscas é uma viagem em direção às possibilidades da maldade humana e todas as faces que o ser humano pode ter.

O próprio título da obra é, em parte, alegórico, pois alude à figura do Belzebu, à figura do mal. Encontramos a imagem do mal na história na cabeça de javali que as crianças colocam erguida em uma lança: a cabeça, em estado de decomposição, acaba rodeada por moscas.


Ao chegar à ilha, as crianças se unem com a esperança de sobreviver e de serem encontradas o mais rápido possível, demonstrando que o ser humano é de fato sociável por natureza. Talvez condicionados pela sociedade em que tinham crescido até então, talvez pelo medo e pelo instinto natural de sobrevivência do homem, as crianças decidem escolher um líder e fazê-lo de forma democrática. O líder é Ralph, que não é uma criança mais inteligente que as outras, mas é mais ágil, forte, e desperta confiança nos demais.


O que poderia ter sido uma oportunidade para desafiar as ordens impostas pelos adultos, para demonstrar que as crianças podem ser mais justas e racionais, acaba virando uma verdadeira catástrofeDesde o momento em que o líder é eleito, já começa a existir rivalidade, e então nasce o ódio que conduzirá a uma trágica e descontrolada situação. Sem adultos, sem leis, são eles mesmos que decidem:

1. Ralph: é o líder eleito pelo resto das crianças. Representa a democracia e suas intenções são boas. Ele quer que as crianças permaneçam unidas, e então decide manter uma fogueira acesa com a esperança de serem vistos e resgatados. Apesar de suas boas intenções, sempre consulta a opinião de outro personagem, Piggy, e acaba perdendo o controle e a liderança.

2. Jack: ele é a contraposição de Ralph, sendo outro líder nato, porém mais autoritário. Ele é o maior do grupo e fica incomodado ao não ser escolhido líder, após a vitória de Ralph. Sua atitude é arrogante e pessimista, ele perde a esperança em ser resgatado e pouco a pouco vai caindo na irracionalidade. Ele fica cada vez mais violento, gerando medo nas outras crianças, e com esse modo faz com que elas se unam a ele

3. Piggy: seu nome significa “porquinho”, e ele é alvo de bullying pela sua aparência e por ser asmático. É, no entanto, um das personagens mais inteligentes e representa a racionalidade na história. Por suas outras características e suas condições físicas debilitadas, porém, ninguém o escolheu como líder. Apesar disso, Ralph confia plenamente nele e sempre pede sua ajuda e sua opinião.

4. Simon: assim como Piggy, ele não tem boa saúde. É uma criança reservada, vista como estranha, mas mostra uma grande sensibilidade, especialmente com os animais. Esse personagem é muito revelador, descobre o senhor das moscas e acaba sendo a figura do “portador da verdade”

5. Roger: é um das personagens que apresenta maior mudança na história, ficando do lado de Ralph desde o começo e convertendo-se no braço direito de Jack até o final. Roger parece uma criança tranquila e tímida, mas logo descobre uma outra faceta de si mesmo: ao ver que não existem leis e que seus atos não serão condenados, ele adota a violência.

Essas crianças estabelecem uma hierarquia, uma ordem inspirada no mundo que conhecem, mas que será corrompida e levará à radicalizaçãoDiante do medo, ninguém precisa de um lidar racional, só de um líder forte que assegure tranquilidade e alimento a todos.

                     O que é que somos? Pessoas? Animais? Selvagens?”

Senhor das Moscas pretende dar uma contrapartida para a teoria de Rousseau, que dizia que o homem em seu estado natural era bondoso e não conhecia a maldade, sendo a sociedade a responsável por corrompê-lo e convertê-lo ao mal. No livro, ocorre justamente o contrário. As crianças são livres, encontram-se em um estado totalmente natural e, mesmo assim, ao não existir uma sociedade, ao não existirem normas, deixam-se levar por sua natureza do mal e agem de forma totalmente irracional.

O outro lado da moeda seria Hobbes, que defende que a sociedade regula a maldade do homem. Ela faz com que nos comportemos como seres racionais. Nesse ponto é que estaria situada a obra de Golding, que apesar de ter tentado eleger um líder e estabelecer uma sociedade, mostra um grupo de crianças que não pode evitar sentir que enquanto estão livres na ilha, não precisam obedecer nenhuma regra.

Vemos que, a princípio, as crianças tratam de imitar o comportamento do mundo que já conheciam antes, o mundo dos adultos. Encontram uma concha na praia, e a convertem até num símbolo da democracia que é usado para ceder a palavra aos outros. Eles se organizam para manter a fogueira acesa, para conseguir alimentos e trabalham juntos, mas logo toda essa utopia democrática vai por água abaixo.

Algumas crianças acham que a ilha é um lugar dos sonhos, sem pais, sem professores… Por que então obedecer ordens? Por que se comportar de acordo com as regras? Os líderes têm um papel crucial, e as crianças vão escolhendo a quem querem se unir até que eclode uma guerra entre os dois grupos.

Os rumores de que uma besta habita a ilha fazem com que todas as crianças tenham medo e apoiem aquele que parece mais forte; outros acabam vendo a liberdade e o poder alimentando seus instintos mais selvagens. Assim, a ilha que no começo era paradisíaca, acaba se tornando um verdadeiro inferno repleto de destruição.

“É nossa ilha, podemos nos divertir até que os adultos venham nos buscar”.

                                                     REFLEXÕES


1. A obra não fala apenas da natureza humana, ou da perda da inocência da infância, fala também da organização de uma sociedade. A seu modo, as crianças criam uma nova ordem hierárquica do zero, na qual podemos ver diversos papéis que facilmente nos recordam pessoas do mundo real.
2. As crianças vão se dividindo, assim como ocorre no nosso mundo, por causa de ideias políticas, e até se enfrentam em uma guerra em que a racionalidade é deixada totalmente de lado. Não premiam a inteligência, não buscam um líder que segue a razão. Querem um líder forte que os proteja de seus medos custe o que custar.
3. Tudo isso nos lembra muito o mundo tal qual o conhecemos, o modo como escolhemos nossos líderes e vivemos nossas vidas. Inclusive, nos faz perguntar se a democracia realmente existe, ou até mesmo se ela é possível. Entendendo como democracia esse mundo no qual todos devem ter voz, essa utopia que inicialmente existiu para as crianças e eles mesmos acabam a destruindo, é possível se identificar e perguntar se no mundo real não aconteceu a mesma coisa.
            "O medo não pode trazer mais danos que os sonhos”.
                                            QUESTIONÁRIO

1. QUEM REPRESENTA A DEMOCRACIA ?
A) RALPH       B) JACK     C) PEGGY 

2. O PERSONAGEM PEGGY REPRESENTA A MORTE DA CULTURA
O QUE PODE TRAZER A AUSÊNCIA DA RAZÃO NUMA SOCIEDADE?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

3. MARQUE O QUE VOCÊ ACHA QUE É CORRETO : 
(  ) EM DETERMINADAS CIRCUNSTANCIAS SOMOS CAPAZES DE TUDO 
(  ) COMO O HOMEM É MAU,ELE PRECISA DE REGRAS E NORMAS PARA VIVER EM SOCIEDADE
(  ) A SEDE DO HOMEM PELO PODER O FAZ COMETER HORRORES
(  ) SEM REGRAS E NORMAS CORRETAS,NOSSO COMPORTAMENTO SÓ NOS LEVA MAIS RÁPIDO AO LUGAR ERRADO
(  ) A MANEIRA COMO PENSAMOS E AGIMOS É A MANEIRA COMO VEMOS O MUNDO
(  ) NEM SEMPRE O QUE É PSICOLÓGICO É O LÓGICO : PERCEPÇÃO PODE SER CONDICIONADO,NORMAS PODEM SER CONDICIONADAS
(  ) PRECISAMOS TRATAR O MAL PELA RAIZ E NÃO PELAS FOLHAS
(  ) OS PRINCÍPIOS NÃO SÃO QUEBRADOS,SÃO ELES QUEM NOS QUEBRA
(  ) PRINCÍPIOS NÃO SÃO VALORES,SÃO MAPAS UNIVERSAIS