terça-feira, 11 de maio de 2021

Uma comunidade de nazireus

                              UMA COMUNIDADE DE NAZIREADOS ( Números 6:3-4 )

"Escolhi alguns de vossos filhos para serem profetas, e alguns de vossos jovens para se consagrarem como nazireus. Agora, pois, respondei! Não foi de fato assim, ó israelitas?Contudo, fizestes com que os nazireus bebessem vinho e ordenastes aos profetas: “Não profetizeis! Agora, pois, Eu vos triturarei em vossa própria cidade como uma carroça esmaga os pedregulhos quando passa pelo caminho carregada de trigo." ( Amós 2:11-13 )

" Separado,purificado,feito para refletir a glória de Deus,elevado acima do normal e que recebeu autoridade sobre a nação ... " ( J. Munlinde )



                                                               PREFÁCIO 

Uma Igreja de Nazireus da Graça
Vivi 13 anos na Comunidade Fome e Sede de Deus em Goiania, sendo amado,cuidado e exortado,atos que fazem parte de um ambiente onde o chamado,a consagração,a santidade e principalmente a plenitude do Espírito é um selo.

Somente ao sair de lá e voltar pra Bahia discerni que todas lutas que essa igreja vivia não era pobreza,maldição ou castigo,mas a mão de Deus forjando o caráter pra deixar bem claro á identidade dela : Nazireus

Nesse lugar é bem claro que não é o legalismo o modo de vida,mas o alvo de abrir mão de prazeres pra deleitar-se no SENHOR.Um lugar onde entenderam que a lacuna ( crises ) na história é para que eles entrem e determinem que direção à porta da história irá mover-se .

Enquanto eu ministrava hoje,um filme passou na minha mente e percebi o privilégio que tive de ser testemunha ocular de verdadeiros nazireus .

Não citei mais nomes dessa comunidade nesse dia lugar,porque meus olhos estavam em lágrimas e tinha que manter a postura,mas aqui posso chorar enquanto escrevo o nome de algumas das várias e dos vários nazireus que conheci... que esses braços estendidos representem a formação desse exército de incendiários pelo Brasil e pelo mundo .

Obrigado pastores Sandro Murilo Gomes , Paulo Cesar Pereira e à toda liderança.

ELUCIDAÇÃO

O LEVANTAR DOS NAZIREUS DA GRAÇA



“Deus esta levantando uma nova geração… a geração de João Batista! Uma geração que cresceu no deserto bem longe do conforto dos templos e instituições e que foi preparada pelo próprio Deus para ser uma voz profética nestes dias . Uma geração que não se conforma com os padrões religiosos atuais. Uma geração que clama pela restauração da Noiva e que anunciará a volta do Cordeiro!

As nações ao redor do mundo tem recebido seus apóstolos, pastores e evangelistas nas últimas décadas, mas ainda não viram a manifestação dos nazireus da graça .

Os nazireus são homens de transição que surgem em momentos únicos da história. O surgimento dos nazireus encerra um ciclo e dão origem a uma nova estação. São homens e mulheres de Deus para momentos de crise e de apostasia na humanidade.

Durante os momentos de trevas mais densas de apostasia e declínio moral de Israel,Deus levantava indivíduos e grupos proféticos chamados nazireus.

Nazireu do hebraico nazir ( נזיר  )da raiz nazar ( נזר  ) que significa "consagrado","separado!

Amós 2:11 " Dentre os vossos filhos,suscitei profetas e nazireus "



Houvera três nazireus nas sagradas escrituras que nasceram de forma sobrenatural de mulheres estéreis. Estes nazireus surgiram em momentos chave da história de Israel e foram responsáveis por grandes mudanças.

. O primeiro nazireu está no livro de Juízes e foi Sansão. 

Quando a terra de Israel estava dominada pelos filisteus, Deus levantou um nazireu para trazer grande libertação e restaurar a ordem. Juízes 13:5b “porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre, e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus”.

. O segundo nazireu está no livro de 1 Samuel. 

Quando a corrupção e apostasia havia atingido o sacerdócio , Deus levantou um nazireu chamado Samuel para restaurar o sacerdócio. 1Sm 2:35 “E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido”.

. O terceiro nazireu surgiu em um momento onde a religião judaica havia se corrompido e se estabelecido por toda a nação colocando fim a um silêncio de Deus de mais de 400 anos .

Sua história detalhada encontra-se nos primeiros capítulos do evangelho de Lucas . 

Quando todo um povo havia se desviado do verdadeiro e vivo Deus e se voltado para uma religião morta e sem vida surge João Batista no deserto pregando arrependimento e preparando um caminho para o surgimento de Jesus. Lucas1 16–17 “E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.”

Os dois últimos versículos do livro de Malaquias nos traz uma profecia para os tempos do fim nos quais estamos vivendo.

Malaquias 4:5–6 “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais.”

Antes do dia grande e terrível do Senhor, que será o dia da vingança e do juízo de Deus sobre as nações surgirá uma geração de nazireus que trará grande libertação , restaurará o sacerdócio e preparará um caminho para a segunda vinda de Jesus.

Essa geração virá no espírito e no poder de Elias e confrontará um sistema religioso morto e trará uma nova e profunda reforma trazendo a Igreja para os moldes do cristianismo primitivo, puro e simples”.



Enquanto alguns vêem as crises como sintomas de um desgoverno divino,a história mostra que as crises são portas abertas ou criadas por Deus para uma grande mudança.

A história mostra que nesses "vácuos" Deus cataliza as "dobradiças" que vão determinar o lado em que a porta da vida se movimentará.

Esses pivôs são chamados de "nazireus" ou pessoas levantadas por Deus em momentos de crise em Israel,os quais detiam a onda da apostasia,resistiam a cultura da imoralidade e da idolatria.

Eram esses pivôs que tiravam o povo da comodidade,confrontando o "status quo" religioso e traziam Deus como foco da liturgia da vida .

Essas "dobradiças" recebiam autoridade para julgar,censurar e nomear,pois além de serem chamados,viviam uma vida extrema de santificação,consagração e intensidade de Deus.Estes eram encontrados nos lugares mais improváveis,e o deserto era um desses lugares.

Nossa nação vive uma imoralidade e uma idolatria tão extrema,que Deus está chamando nazireus que nasçam da Graça para que promovam esse retorno da nossa nação e porque não dizer das nações à Deus.

Nazireus que possa pavimentar o caminho dessa grande colheita prometida por Deus.

As crises provam que nosso "igrejismo" não foi e nem é suficiente para deter as pragas que varrem a terra.

Esses nazireus nascidos da Graça atenderão o convite para a "Ekklessia (εκκλησία) personifique a Cristo na terra,onde numa geração consumista vivam na marginalidade da abstinência .

Não posso deixar de nessa elucidação lembrar Efésios 5:18,característica maravilhosa de um nazireu,que é uma vida plenamente influenciada pelo Espirito de Deus,o novo vinho que capacita esses nazireus da Graça uma consagração nos ambientes mais inóspitos dos desertos da vida.

É um deleite ser um cidadão dos céus,pois a certeza de que amor de Deus por nós é perfeito.

Não impeça ou atrapalhe um nazireu da Graça,mas ame-os,reúna-os e envio-os

1. OS NAZIREUS DA GRAÇA

Sei muito bem que grande parte da liderança das denominações e até de membros não crêem no que estamos escrevendo aqui,mas uma grande porcentagem desta geração já foi preparada como oferta ao Senhor.

Tenho um exemplo em minha casa,através da minha filha Roberta.

Ela poderia estar aqui conosco no sertão baiano,vivendo uma vida bem cômoda,tendo tudo pronto como roupa lavada e passada,comida pronta,uma boa casa,um bom emprego e quem sabe até a sua própria farmácia. Há a possibilidade até dela ser uma obreira da igreja liderando os adolescentes ou uma congregação.

Ela abriu mão de tudo isso para atender à um convite do nazireado da Graça em uma igreja que é cheia de nazireados.

São jovens e adolescentes inflamados de paixão por Jesus,separados,fervorosos.

No Antigo Testamento,os que possuíam tais características,recebiam esse nome especial; nazireus, vivendo uma vida de isolamentos ou exílios voluntários em lugares afastados.

Quando chegava a hora de Deus fazer uma restauração,Ele começava pelo povo ainda impuro do Egito ou da Babilônia,ajuntado-se no deserto,como a terra de Gosén,o deserto do Sinai sob o ministérios desses homens,e a desolada Jerusalém viram Deus em ação,restaurando a obediência de seu povo,sob a tutela desses homens.

Como no passado os profetas são desprezados juntamente com suas profecias e, não é diferente essa palavra rhema revelada ( ρήμα ) dos nazireados da Graça,porque uma geração de nazireus é uma manifestação clara e vital do exército que Deus está levantando,exército que não é apenas de jovens e adolescentes,mas para todas as idades,através dos quais Deus vai enviar um avivamento.

Deus está agrupando e consagrando com um novo sentido de missão e propósito para as gerações mais experientes que tem caminhado com perseverança durante estes últimos vinte ou trinta anos ou mais.

Acredito que uma volta à consagração de nazireados nascidos da Graça e do amor zeloso e ardente de Deus por nós é a nossa única esperança para voltarmos para Ele. Um solo precisa ser preparado como foi nos grandes derramamentos de Deus na história,mesmo para esse grande último derramamento.

Deus sempre levantou Joões Batistas que pavimentaram o caminho dos movimentos anteriores.Quem não ouviu falar de Edwards,Finney,Wesley,Barttleman... Quem pavimentará o caminho nazireu da nossa geração?

Eles sempre foram os "pivôs" da história.Desenvolveram-se e multiplicaram-se quando a nação enfrentava situações impossíveis,nas quais somente uma intervenção divina era a esperança. Foram as crises dessas épocas que provocaram a consagração deles..

Hoje os nazireus da Graça são aqueles que aceitam o convite ou chamado do céu para buscar os mais altos níveis de devoção pessoal,pois a vida deles arde de paixão.

Os nazireus do Velho Testamento tinham cabelos cumpridos,mas não era o ponto principal,o ponto principal era o coração ardente,que os fazia sofrer por amor.

Os nazireus da Graça também são,para muitos,pessoas estranhas,mas não façamos pouco caso deles,pois realmente seu modo de vida diferente de nossa cultura nos deixa desconfortáveis,mas de uma forma pura e simples para eles não há questões secundárias.Eles estão dispostos a esticar os limites da dedicação,pois não admitem uma alma ser abandonada por Deus e fazem qualquer coisa para mostrarem o caminho.

2. OS VOTOS DO NAZIREADO

Para nós do Século XXI parece algo estranho seus votos de amor :

1. Não cortavam o cabelo
2. Não bebiam vinho
3. Não se contaminavam

Alguns homens como Sansão,Samuel e João Batista radicais em seu modo de vida eram nazireus e esses votos eram emblemas do nazireado, cuja aparência selvagem faziam-nos uma classe à parte,santificada ao Senhor.

Com certeza esse livro é um convite para permanecer à margem,mas como seria esse permanecer à margem?

Vivemos numa geração cheia de sonhos de prosperidade material e se queremos viver à margem do tempo e da história,o igrejismo que não tem detido as pragas que varrem a história,para nós não é o modo de vida que Deus criou para fazermos mais.

A "ekklesia" ( εκκλησία ) de Deus,o Corpo de Cristo é a personificação de Cristo na terra,mas precisamos que os caminhos d'Ele se tornem nossos caminhos para que manifestemos a plenitude de seu poder e propósito.

A Igreja moderna ritualizou a normalidade e idolatrou a complacência.O cristianismo normal precisa retornar à herança da Igreja Primitiva. A fé dessa igreja começou como um movimento marginal entre os judeus ( no Velho Testamento,estar à margem era ser nazireu : Números 6:3-8 ).

Os judeus não eram abstêmios,mas amavam o vinho,que era na cultura um prazer legítimo,símbolo da alegria e comemoração.Uvas eram as guloseimas deles,prazerem comuns concedidos por Deus,com exceção dos nazireus,que não podia apreciá-los.

Essa proibição está centrada no centro desses votos:negar voluntariamente a si mesmos os prazeres legítimos desta vida para experimentarem com mais totalidade os supremos prazeres de conhecer Deus.

No Novo Testamento Paulo expressa esse desejo em Efésios 5:18,onde ao invés de buscar a embriagues do vinho terreno,deveriam estar sob a influência do novo vinho do Espírito de Deus. Deveriam ser possuídos apenas pelo Espirito Santo,desde o nascimento e como João e outros nazireus seriam capacitados a serem consagrados em qualquer ambiente,jejuando com frequência e alimentado-se de gafanhotos e mel. Foi o amor ardente que incentivou o voto de nazireado.

O ponto central dos nazireus não era a questão de ser ou não pecado suas práticas ou não práticas,pois podem soar como legalismo,que para eles não era um legalismo lamentável: era amor.Eles viviam por prazeres mais sublimes.O nazireu busca prazer extremo,com a sabedoria de encontrá-los no lugar mais gratificante: em Deus.( Salmo 16:11 " Em Ti há delicias perpétuas "). Como Paulo afirma em Colossenses 3:1-2 o nazireu eram pessoas pertencentes aos céus e o restante homens terrenos.

Não podemos esquecer de que o voto do nazireado não começa no homem,mas no coração de Deus,tanto que é Ele o catalisador,sensibiliza o coração do escolhido e essa paixão ardente de Deus por ser íntimo do escolhido excede qualquer quantidade de força de vontade e dedicação que possamos reunir. O verdadeiro nazireado nunca o é por culpa ou medo,pois é prejudicial a alma por ser legalismo e descrença ( 2 Coríntios 3:6 )

A. A NAVALHA DA CONSAGRAÇÃO ( Números 6:5 )

O nazireu não podia cortar o cabelo,pois o voto do nazireado outorgava autoridade especial para conduzir a nação à guerra.

Quando Débora era juíza os israelitas viviam cruelmente oprimidos pelo poder esmagador de Sísera (general cananeu ) e de seus exércitos invencíveis ( seus carros de ferro ),mas sob a liderança de Débora os israelitas levantaram-se e derrotaram Sísera com ajuda sobrenatural do céu.

Em Juízes 5 Débora entoa um hino sobre o desfecho da batalha: (5:2) "os chefes se puseram à frente de Israel,e o povo se ofereceu voluntariamente " ou os que tinham cabelos longos e deixaram soltos",sendo uma alusão ao costume de permitir que o cabelo que era considerado sagrado crescesse durante o período de cumprimento de um voto ao Senhor ( Números 6:5,18 e Atos 18:18 ). Os soldados tinham o costume de não cortar o cabelo quando iam para a guerra,o que dá a entender que estavam engajados em uma guerra santa.

O texto indica que os líderes da batalha de Débora eram nazireus,que haviam feito um voto ao Senhor de deixar o cabelo crescer em preparação ao conflito.Quando os nazireus soltavam suas tranças e seus cabelos cumpridos eram revelados diante das imensas tropas,o exército de cidadãos ficava subitamente cheio de um espirito de fé.Fortalecidos com um zelo santo,entravam espontaneamente na batalha, sabendo que o Deus dos nazireus estava com eles e é óbvio que o poder sobrenatural pousava sobre eles para libertar a nação dos seus inimigos.

Da mesma forma os profetas Samuel e Elias,os nazireus e os filhos dos profetas lideravam a e fomentavam as batalhas culturais e espirituais de suas épocas. Guerrearam contra a idolatria,contra sacrifícios de crianças ,contra a imoralidade sexual do culto à Baal que desafia a Deus.

B. VIDA CHEIA DO ESPIRITO (Números 6:3-4)

Ingerido com moderação,o vinho era um prazer legítimo ,símbolo de alegria e comemoração.As uvas passas eram as guloseimas dos judeus ( como os doces e sorvetes da nossa sociedade).Era comum apreciar esses prazeres comuns,exceto os nazireus,pois eles viviam para experimentar com totalidade os prazeres de conhecer Deus e viverem influenciados do novo vinho do Espirito de Deus.

O nazireu da Graça não luta por Deus,pois Deus já é dele.

A consagração não vai melhorar ou mudar nossa posição no amor de Deus. Ninguém é mais amado porque jejua,pois o amor de Deus é supremo e completo e não tem nada a ver com seu grau de fervor ou de devoção.

Qualquer esforço que fizermos para ter um estilo de vida nazireu,só será sustentável porque o amor de Deus está agindo dentro de nós.O trabalho é d'Ele e não nosso.

.Somos alguém faminto no espirito?
.Estamos dispostos a controlar os apetites da carne com o objetivo de aproveitarmos de tudo que tem para nós?

Se você tem,Deus está à sua procura,mas também à procura dos pais e mães que aceitem com alegria a chance de participar dos anseios de outra geração em vez de aposentar-se para tricotar ou ficar deitado em uma rede,mas faça da sua velhice uma vida significativa.

O Reino de Deus não é apenas intensidade,porém a plenitude do destino exige isso. A radicalização passa a ser normal e se não for assim não teremos esperança.

Jamais podemos reprimir esses adolescentes e jovens incendiários,jamais impeçamos de alçarem voos . Tenhamos uma vida consagrada contrária à cultura.

O profeta Amós condenou a sociedade de sua época por não honrar seus nazireus em sua consagração extrema.Ele repreendeu os pais por não deixarem esse chamado explodir em seus filhos ( Amós 2:11 )

Essa é a maldição que recai sobre um país,sobre uma igreja,sobre um lar, quando seus jovens nazireus não tem permissão de cumprirem seu chamado.Proibir os jovens de sentirem uma paixão santa por Deus é alimentar o extremismo demoníaco.Nossa atitude deve ser de amá-los,reuni-los e liberá-los.

O que motivou Jesus a jejuar foi a declaração do Pai : "Tu és o meu Filho Amado"(Marcos 1:11),antes de Jesus fazer qualquer coisa Ele foi declarado "Filho Amado",então tudo que Ele fez teve por base a certeza de que tinha o amor e a aprovação do Pai e da mesma forma deve ser conosco.

Não se esforce para isso com jejuns ou votos,mas sinta a segurança do amor e da sua identidade.Abra o espaço para a obra do Espirito pela graça,não pelo esforço humano,que é o caminho da exaustação.

O nazireu do Antigo Testamento é uma sombra de uma realidade muito maior da nova aliança no Novo Testamento,por isso defendo o nazireu da graça e não da antiga aliança que está de acordo com a Lei.

C. NÃO TOCAR EM ALGO QUE O FAÇA MORRER ( Números 6:6 )

Essa segunda proibição pode parecer estranha a princípio,pois enterrar um membro da família é uma demonstração de respeito. Ao nazireu era constrangido por Deus a agir diferente,mas o que isso significa?

Precisamos entender não apenas a função dos nazireus,mas também a simbologia que eles ocupam na sociedade. Os nazireus personificam radicalmente o chamado da nação para a pureza absoluta.Não era errado sepultar um morto,mas o nazireu estava comprometido com um padrão mais alto de vida.

A morte é a consequência última do pecado no mundo,eles não podiam ter parte com o pecado nem associar-se a ele.Os nazireus tinham de manter-se puros.

Aplicando isso na Graça e em nosso tempo,pergunto: Você está tocando em algo que lhe faça morrer?
As janelas da pornografia,por exemplo,estão matando milhares de cristãos e o nazireu da graça não pode tocar na morte.

Você tem sucumbido a pressão de amigos que tentam forçá-lo a transigir?
Suas portas estão abertas às contaminações do divertimento,da moda ou das falsas expectativas da família e dos amigos?

Toda geração tem seus modismos que querem espremer a alma do nazireu para que ele se renda.
Se o nazireu aceita o chamado para ser semelhante a Sansão,precisamos aprender com a vida dele,pois os assédios de Dalila estão por toda parte ( o nazireu deve odiar até a roupa contaminada pela carne : Judas 23 ), e ele não pode tocar em coisas impuras.

No contexto da Graça o chamado do nazireu para uma vida cheia de graça vai muito além das proibições exteriores,pois no Novo Testamento não é menos radical por ser motivado pelo amor e não pela lei. O nazireu da graça não deve se esforçar para cumprir legalmente os votos,pois a meta é a consagração do coração e não meras circunstâncias ,e o único meio de se alcançar é através de Jesus,supremo da devoção,o Nazireu total,que vive e demonstra total consagração a seu Pai por meio de nós e dentro de nós.

M. Bickle " O perigo da consagração do nazireu é ser santo por fora,mas carregar um coração insensível e hipócrita que se esconde por trás da máscara da justiça e ações exteriores impressionantes que dissimulam uma alma moralmente falida "

Somente o fogo da intimidade interna e a presença plena do Espirito Santo,acompanhado do derramamento contínuo da misericórdia e do deleite de Deus por nós,mesmo quando falhamos,pode libertar-nos do farisaísmo...

O nazireu que não vive em intimidade com o Senhor enfrenta o problema da hipocrisia quando se alegram por seu comprometimento com o Senhor e não pelo próprio Senhor. Assim como o fariseu que fez pouco caso do publicano ( Lucas 18:9 ),admiramos nossa dedicação e menosprezamos a dedicação dos outros.

É comum julgarmos os outros por suas ações,enquanto julgamos a nós mesmos por nossas intenções.O coração daqueles que se alegram com a própria força cairá em uma das armadilhas :
1. Da arrogância por suas realizações como o fariseu
2. Do ódio por si mesmo por considerar-se um filho indigno

Só conseguimos evitar isso se aceitarmos com humildade a graça de Deus por nós.

3. O NAZIREADO EM CHAMAS

" A mão do Senhor " é um termo muito comum no Antigo Testamento para expressar a ideia de alguém revestido pelo Espirito e o nazireu não foge a regra.

Em Esdras 7:6 ,quando Deus deu ao profeta a visão e a preocupação por Jerusalém,ele foi a Atarxerxes com seus pedidos,e o imperador deu tudo que pedira,pois " a mão do Senhor estava sobre ele ( 8:2 e 8:31 ),quando convoca o povo para orar e jejuar em sua difícil viagem da Mesopotâmia para Jerusalém,com uma caravana carregada de ouro sem proteção armada.

Um deserto na Bíblia é quando passamos demorados períodos sem nenhuma evidência da presença de Deus conosco e do uso de nós para a sua glória. Um deserto é uma vida sem capacitação,renovação e frutificação ou uma vida sem voto e compromisso .(SEM O SELO)

Não é necessário exigir manifestações para saber que estamos dentro da vontade de Deus,às vezes,como Jacó só percebemos depois do evento acontecido ( Gênesis 28:16),mas podemos ter expectativas.( Na sociedade cética em que vivemos esses sinais são necessários para a salvação dos perdidos e confirmar a realidade de Cristo como o Deus vivo )

Neemias nos dá um testemunho parecido ( 2:18 ) Quando ele conta que a "mão de Deus estava com ele",isso motivou os outros a participarem da tarefa a qual Deus os chamara.

Não há nada tão eficiente para juntar um grupo de nazireus ao seu líder: a mão divina .
Quem tem discernimento espiritual consegue ver a presença ou ausência dessa "mão divina",que pode levar um grupo de nazireus tornarem-se mais decididos em lealdade e zelo ao lado desse líder.

Os liderados precisam ver Deus em você,usando você. Quando a "mão de Deus" veio sobre Elias,dando-lhe forças sobre humanas (1 Reis 18:46) é uma outra prova dessa "mão sobre"

Ezequiel relata que por 8 vezes que a "mão do Senhor" estava sobre ele,sete vezes ele mostra como o Espirito o ergueu e o levantou e 24 vezes como O Espirito o guiou,o levou e o trouxe .

Independente de parte disso ter sido uma visão,o que vale era a consciência de Ezequiel de que Deus estava tocando,falando,liderando-o e usando-o. Ele conhecia a "mão de Deus" sobre seu ministério
.Será que temos essa consciência da "mão de Deus sobre nós? 
.Será que é intenção de Deus que seu toque consciente fosse de nossa experiência como líderes? Não usamos mais essa expressão hoje,porém essa realidade estaria disponível hoje? Quando você lidera e ministra você tem essa consciência de que a "mão do Senhor" está sobre você? 

Em Lucas 1:66 João Batista como exemplo de nazireus,era muito consciente de que a "mão do Senhor" era com ele,mesmo em sua infância,sinal percebido por todos. 

Em Atos 11:21 essa "presença" nos primeiros cristãos fez com que um grande número cresse e se convertesse ao Senhor. 
Será que nosso mal resultado não seria a falta da "mão do Senhor" sobre nossa vida e ministério? 

Quanto dessa expectativa deveríamos ter dessa expressão hebraica "a mão do Senhor" em nossa vida?

Essa expressão mostra o quanto de disponibilidade de poder de Deus pode estar sobre nós e nossa liderança. Essa é uma ênfase totalmente bíblica e sem perigo de nos levar ao fanatismo. 

O único risco que corremos é de ministrarmos contentes em um nível completamente humano.

Você consegue perceber um sermão com ou sem a "mão do Senhor" sobre o pregador? 

Consegue diferenciar um cantor com talento meramente humano com a perfomance de qualidade e um solo realizado com a mão do Senhor? 

Há mensagens que são mortas,algo secular... com certeza pode ser um pregador que não recebeu a mensagem do Senhor,ou o pregador não acredita na mensagem que lhe foi dada,mas você percebe isso: 
.Um sermão com fé e entusiasmo e um sermão com a mão do Senhor sobre o pregador.

.Um nazireu em chamas visa mostrar isso: 

- Deus deseja que recebamos uma experiência renovada da sua mão sobre nós,acrescentando sua dimensão divina sobre o nosso melhor do ponto de vista humano. 
- Deus deseja que aprendamos uma nova capacitação de seu poder e de sua presença 

A nossa cultura tende a nos fazer auto suficientes,assim realizamos muito do nosso ministério sem a consciência da presença da "mão de Deus"e essa dimensão espiritual 

.Deus quer acrescentar ao nosso ministério e à vida da nossa liderança. 
. Se é para brilhar para Deus precisamos cultivar uma nova dependência de Deus,uma nova consciência dele e um novo viver imbuído por Ele. 
.Precisamos estar "vivos para Deus" e para todas as suas santas influências e capacitações.

1. O SELO DOS NAZIREUS

1. Uma ala do puritanismo reformado, da qual Martyn Lloyd Jones foi herdeiro, defendeu que um nazireado em chamas seria sinônimo ao “selo do Espírito” mencionado pelo apóstolo Paulo em Efésios 1.13. 
.Tal experiência representaria uma segurança direta, íntima e profunda da salvação em Cristo, por intermédio do testemunho interno do Espírito Santo, acompanhada de poder para o testemunho e o serviço cristão. 
.É importante observar nessa interpretação que não existe um vínculo necessário dessa experiência com os dons carismáticos citados por Paulo em 1 Coríntios 12-14. 
.Jones defende que segundo Efésios 1:3 "que fomos abençoados com toda sorte de benção espirituais nas regiões celestes em Cristo ",sendo esta uma benção para os judeus cristãos,gentios cristãos e para cada um de nós que forma a Igreja de Jesus.

.O que ele chama de infinidades e imensidões de Paulo aos efésios,bençãos somente recebidas devido nossa vocação em Cristo?

. A ordem é de suma importância :

1. Ele começa com o louvor a Deus
2. A aliança do propósito eterno 
3. Aí ele desce ao nosso nível e passa a tratar das bençãos que concretamente desfrutamos

Nosso subjetivismo,quando queremos algo para nós mesmos,sempre nos leva imediatamente para as bençãos,mas devemos começar com Deus e com o culto que devemos prestar a Ele.(respeitamos homens,mas não respeitamos a Deus e vamos logo pedindo)

Somente quando obedecemos essa ordem apostólica desfrutamos das bençãos.
Quanto mais O cultuamos,mais desfrutamos.O nazireu prático não é o que corre atras das bençãos,mas o que considera a fonte delas e se mantém em contato com ela.

1. As bençãos nos vem "em Cristo",então fora de Cristo não tem benção nenhuma
Há certas bençãos comuns a todos,mas há certas bençãos que é somente para aqueles que são chamados em Cristo para um  nazireado e se comportam como tal.
. As bençãos "por Ele"
Ele não tem assistentes ( Atos 4:12 ),ou não "ha um segundo nome"(1 Timóteo 2:5),acrescentar outro nome é diminui-lo ou desprezá-lo e iludir as pessoas.(Colossenses 1:19)(Colossenses 2:19)

2. As bençãos são espirituais ( verso 3 "bençãos espirituais" )
Elas vem de Cristo por meio do Espirito,através do qual elas passam a ser nossa,e como o propósito do Espirito é glorificar o Filho,Ele possibilita que recebamos tudo

Em João 3:34 narra-se que o Espirito não é dado por medida,assim Jesus como homem recebeu o Espirito em toda a sua necessidade,para habitar nele e capacitá-lo para a obra que lhe estava proposta.
O mesmo Espirito que O habilitou nos habilita também.Traz a vida do próprio Cristo a nós e nos enche.Essa a qualidade de vida que se espera de alguém que se diz estar em Cristo.(1 João 4:17)

O Espirito vem "nos vivificar",então as primeiras bençãos são apenas para nos preparar para recebermos o selo do Espirito (graça sobre graça,graça pós graça,de glória em glória)

3. Elas estão nas "regiões celestes"

. Aqui Paulo fala de Deus como Pai do Senhor Jesus e não de Abraão,Isaac ou Jacó.
. As alianças são diferentes,logo as bençãos são diferentes.
. No Velho Testamento as bençãos eram materiais e temporais e assim um nazireu abençoado era analisado,era um período que eu chamo infantil ( como fazemos com nossos filhos).
. No Novo Testamento as "bençãos" estão nas "regiões celestes",não é no "aqui e agora",isso exige que um nazireu tenha uma correta visão deste mundo ( Filipenses 3:20),nossa cidadania não é daqui ( 1 Pedro 2:11 )

4. As bençãos são "todas"

Uma pequena palavra mas poderosa,pois inclui tudo que precisamos,desde as coisas mais simples à plenitude de Deus,agora somos família de Deus. (Efésios 2:13,19),bençãos todas que já nos foi concedida,isso vem progressivamente,pois se tudo que Deus nos deu viesse de uma vez,nós racharíamos,não suportaríamos.

Agora vamos para os versículos 13 e 14 depois dessa rica introdução para entendermos o que é um nazireu em Cristo ( selados)

Esse selar é uma prelibação dos tempos vindouros.

Uma grande maioria dos membros das igrejas são bons religiosos e para muitos dessa maioria é uma vida de alto nível,mas não é essa a proposta de vida que Deus tem para nós,diria que nem se pode afirmar que ela é cristã,uma situação bem longe do que tem para os seus,pois esta posição é muito farisaica ou talvez pior,pois o fariseu não misturava a Lei com a graça.(jejuavam,davam esmolas,dizimavam...)

Para com os não cristãos temos de dizer: Evangelho não é ter que servir a Deus e agradá-lo,mas o que Deus fez em Cristo por nós. E para com os fariseus dizer: não é apenas ser um bom religioso mas ser "pleno e selado pelo Espirito".

A obra do Espirito é uma doutrina essencial para a Igreja. Ela determina a diferença,pois somente através da operação dele as coisas podem acontecer,pois além de ser Ele quem aplica a obra de Cristo em nós,é Ele quem nos capacita a realizar a obra que Deus tem para que nós realizemos.
Essa operação não é mecânica,Ele persuade a vontade,torna a vida cristã atraente e sem percebermos,Ele vai vai fazendo uma mudança em nós,através de um dispositivo que vai nos conduzindo e  mudando tudo dentro de nós,revelando a palavra e abrindo-nos para recebê-la .

Mas aí o Espirito nos chama a ação,pois a vida cristã não é apenas "ouvir e crer" ( lembrei-me de uma denominação com este nome),a vida cristã passa pela santidade com um propósito, propósito esse que só poderá ser realizado se formos "SELADOS".

Paulo muda a expressão "em quem temos" para "em quem também depois que crestes fostes".
Paulo vai desvendando as bençãos que começam no versículo 3 e vai até o versículo 14 falando delas,mas o "selo" é algo mais,apresentando pela primeira vez na carta.O Espirito Santo, mesmo envolvido em todo processo,aqui Ele é apresentado de forma oficial.

Aqui deveria começar um novo capítulo,pois aqui ele mostra a verdade que pode nos levar a usufruir de todas essas bençãos,e é aqui o que diferencia um nazireu em chamas de um cristão comum (porque um cristão que não é em chamas,não é um nazireu) que tanta letargia traz aos cristãos em suas denominações.

Essa afirmação é o segredo que nos leva a penetrar na plenitude que deveríamos experimentar "em Cristo".Toda falta de paz e alegria no cristão vem do não compreender o que é "estar selado"pelo Espirito Santo,que aviva e desperta a Igreja.

A palavra "selo" tem 3 sentidos:

1) Autentica ou veicula autoridade.

Uma metáfora para entendermos : " Dois homens fazem um acordo,concordam nos termos s a serem lavrados,mas enquanto esse documento não for assinado e selado,ele não é autêntico.Assim um selo transmite autoridade ou estabelece autenticidade,validade,veracidade de um documento.

2) Sinal de propriedade.

Quando se compra um animal,coloca-se uma marca ou o selo para indicar de quem pertence,com uma posse faz-se novos documentos,mostrando a quem pertence por direito a propriedade.

3 ) Sinal de segurança

Se desejamos que uma encomenda chegue ao seu destino,embalamos,amarramos,lacramos e selamos,caso este seja rompido,é sinal de que foi violado(Isso aconteceu no sepultamento de Jesus,com medo com que os discípulos pudessem fazer com o corpo,rolaram uma pedra a boca do sepulcro e a selaram por medida de segurança.

Então o selo significa: Autoridade,Propriedade e Segurança,mas o que é sermos "selados com o Espírito da promessa"?

João 3:33 Quando alguém ouve ,crê e recebe o evangelho,ele está por assim dizer,o seu acordo e autenticando que este realmente é a verdade de Deus,e o que Deus diz é verdade.
1 João 5:10 Apesar de não parecer a palavra "selo",João está dizendo que crer é colocar o selo nele e dizer que Ele é verdadeiro,não crer é dizer que Ele é mentiroso.
João 6:27 Na multiplicação dos pães em que Jesus alimenta os 5 mil,Jesus coloca os discípulos no barco e pede que eles atravessem o mar,mas Ele subiu ao monte para orar.Mais tarde à noite juntou-se a eles e chegaram do outro lado do mar (lago).Outras pessoas tomaram barcos pequenos e o seguiu até o outro lado e no versículo 27 Ele diz: "Trabalhem não pela comida que perece mas pela que não perece,pois o Pai a selou"
Jesus estava dizendo que as pessoas deveriam ouvi-lo porque o Pai O havia selado.
Eles não entenderam e perguntaram à Ele que obras deveria fazer,ao que Ele responde:"a obra do Pai é esta : que creiais naquele que Ele enviou",mas eles perguntaram:que sinais para que vejamos e creiamos em Ti"?"Nossos pais comeram do maná no deserto como está escrito,e Tu que sinal nos dá"?
Jesus já tinha respondido anteriormente "estou selado": na ocasião do batismo enviou o Espirito como pomba e o mesmo João diz que Deus não dá o espirito "por medida"(3:34).O Espirito foi enviado à Jesus em "toda plenitude"que o capacitou a realizar a obra e desse modo "Deus O selou".

Além disso em houve 3 ocasiões em que uma voz O autenticou e O selou (Mateus 3:17) e em João 4 o próprio Jesus reconhece essa autenticação,pois expunha as Escrituras mesmo sem ter recebido instrução para isso.(João 7:46),pois Ele falava na plenitude do Espirito ("em chamas")
Em João 10:38 Ele desafia "não credes em mim,credes nas minhas obras"que O autentificava e foi esse argumento que Ele usou para com João Batista (Lucas 7:22).

O Pai "O selou" ou seja : solenemente separado para uma tarefa e autenticado com sinais inteligíveis ( milagres,obras e as palavras ). Ele fora "selado" pois recebera o Espirito Santo em toda a sua plenitude,logo nada poderia impedir a obra que ele veio fazer.

Paulo diz que fomos "selados por seu Espirito",o que Ele quis dizer?
Como essa "selagem" acontece na nossa vida?

Quando a pessoa crê ou depois?

O texto há várias traduções :   πιστεύσαντες ἐσφραγίσθητε τῷ Πνεύματι τῆς ἐπαγγελίας τῷ Ἁγίῳ

A questão aqui é ver a tradução correta : "Depois que creste fostes selados" ou "Em quem também tendo crido fostes selados"
Pelo texto é algo que ocorre seguindo depois do crer,algo distinto?
Um cristão que não tem este selo não pode ser chamado nazireu em chamas?

Thomas Goodwin, John Owen, Charles Simeon, Charles Hodge considerados mestres,traçam uma distinção aguda entre "crer"(ato de fé) e a selagem do Espirito.
Segundo eles,sabemos que ninguém crê sem a ação do Espirito,mas não é a mesma coisa que "ser selado" e nem sempre acontece no momento em que a pessoa crê. Que é possível a pessoa crer e não ter o selo.

Martin Lloyd Jones acredita,que mesmo que o texto não tenha a palavra "depois" e a tradução seja "tendo crido",é muito claro que o texto mostra que são duas coisas distintas,mas que o selo deve acompanhar o ato de crer.

Isso nos traz uma implicação ao nazireado em chamas:"que todo nazireado necessita desse "selo",por ele ser a autenticação,o credenciamento e a autoridade do cristão."
Isso acontece na esfera da consciência e na experiência em todos os nazireus .
Mas como muitos defendem que não é na consciência e nem na experiência,muitos não o buscam e por não buscarem não experimentam e assim vivem uma vida cristã "sem chamas",num estado de fideísmo ou credeísmo,afirmando que tem e receberam e vão vivendo sem jamais experimentarem do que foi experimentado pelos cristãos do Novo Testamento e pelos cristãos da História da Igreja.

João 14 o próprio Jesus afirma que o Espirito lhes seria dado como "outro" Consolador
João 16 o mesmo Jesus afirma que a vinda do Espirito era uma grande benção que eles deveriam aguardar ( é claro essa benção adicional)
João 20:22 mostra que Jesus estava falando com homens que já tinha recebido o "sopro" do Espirito,e Ele ordena a estes que não saíssem de Jerusalém até que do alto fossem revestidos do poder do Espirito(já criam,já tinham recebido o Espirito),pois mais alguma coisa haveria de acontecer e em Atos 2 narra-se o que aconteceu,e eles já eram crentes.
O Pentecoste foi um "selo"(autenticação) e ai inicia-se o ministério deles

Em Atos 8 ,Filipe evangelizara os samaritanos e muitos deles creram e Filipe os batizou,mas no versículo 16,afirma-se que sobre nenhum deles havia descido o Espirito Santo.Pedro e João descem de Jerusalém ate Samaria e oraram para que eles recebessem o Espirito Santo.Creram e receberam por obra do Espirito mas ainda não tinham sido selados.

Em Atos 9 está registrado o mesmo fato com o considerado ícone pós Jesus,ele creu em Jesus como resultado do que aconteceu na estrada de Damasco e apenas 3 dias depois,recebeu o selo do Espirito.

Em Atos 15 Pedro está se defendendo por ter recebido Cornélio na sua família cristã e  por batizar gentios,Pedro se levanta e afirma que "Deus o havia levantado para que os gentios ouvissem da sua boca o Evangelho e cressem,e que Deus que conhecia os corações,testemunhou (autenticou) dando-lhe(selando) o Espirito Santo,assim como também à nós "

Ainda em Atos 19 Paulo chega à Éfeso e "achando alguns discípulos" perguntou-lhes "já recebestes o Espirito Santo quando crestes?"

Esse texto não quer dizer que é possível crer e só mais tarde ou depois receber o selo,mas uma coisa é certa que Paulo discerniu que eles não tinham o selo do Espirito.Paulo continua a indagação e eles afirmam que foram batizados no batismo de João ( batismo de arrependimento),por terem crido e aceitado Paulo os batizou  e no versículo 6 eles são selados.Sempre há uma autenticação do ocorrido,se imediatou ou num intervalo grande ou pequeno,não vem ao caso,mas que há há.

A NATUREZA DESSA SELAGEM ( Efésios 1:13 )

O grande problema da Igreja Cristã hoje é não entender essa passagem e consequentemente ter um nazireado apenas de arrependimento e não "em chamas"(selo).

É nítido que a falta de um nazireado em chamas mostra como a Igreja está sem autoridade no testemunho,fazendo-a recorrer à métodos que não são coerentes com a Palavra.
Porque o mundo deixou de interessar-se pelo cristianismo?
Com certeza porque a vida apresentada não tem autoridade ( selo ) ou chamas.
Os avivamentos foram frutos de um despertamento da Igreja no seio do Povo de Deus,sempre começando dentro da Igreja e se espalhando.
Uma igreja moribunda,sem autoridade,sem vitalidade não faz nada que perdure ou que seja duradoura,mas quando essa igreja está em chamas,o mundo fica sabendo,sua curiosidade despertada e como no Pentecostes começa a perguntar : o que significam certos fenômenos?

É assim que Deus age: primeiro incendeia a Igreja e o seu povo e depois o mundo.
Para que isso aconteça,precisamos estabelecer nossa doutrina,pois se não estamos bem quanto a ela.jamais a experimentaremos.

Por não termos um discipulado em chamas ( selo de autoridade ) nos falta essa experiencia.
Quando Paulo nos dá essa frutuosa sugestão,afirmando que os efésios tinham sido "selados com o Espirito",frisando que era o Espirito da Promessa,o Espirito daquela promessa que é santa.

Ele frisa "aquela promessa",daquele Espirito prometido.Em toda Escritura há provas dessa promessa da maneira particular como aconteceu em Jerusalém.

Isaías 40 em que frisa que o Espirito seria derramado e que fosse aguardado.
Ezequiel 36 e 37 com promessas do Espirito vivificante ,onde o coração de pedra seria tirado e seria dado um coração de carne.
Joel 2 é o mais explícito,passagem citada por Pedro no dia de Pentecostes,logo que ele e os outros foram selados,e ele é claro em frisar que era o "Espirito da Promessa"

Quando chegamos no Novo Testamento,vemos que essa era a essência da mensagem de João Batista.... "Ele (Jesus) vos batizará com o Espirito Santo e com fogo"(Lucas 3:16-17)

Em Lucas 11:13 o próprio Jesus declara essa dádiva,estando essa promessa no contexto da oração.O Espirito foi dado para capacita-los a obedecerem suas ordens

Em João 7:37-39 ,onde trata especificamente desta matéria,principalmente o comentário de João após o convite de Jesus do "fluir"," e Ele disse sobre o Espirito Santo que iriam receber quem cresse n'Ele,"porque o espirito Santo ainda não fora dado,pois Jesus ainda não tinha sido glorificado."

No capítulo 14,isso já fazia parte das evidencias sobre a questão e diante de toda a aflição,Jesus declara que viria outro consolador.

Atos 1:4-8 Jesus ordena que não saíssem de Jerusalém e que aguardassem a promessa do Pai,o Espirito santo da promessa,benção ensinada por João Batista e pelo próprio Jesus,confirmada por Pedro em Atos 2:33.

Gálatas 3:14 onde é declarada que a promessa chegaria aos gentios por meio de Jesus e que pela fé seria recebido o Espirito da promessa.O apóstolo não estava afirmando que ninguém tinha o Espirito,pois mesmo os irmãos do Velho Testamento O tinha. O que Davi mais temia após ter cometido os pecados de adultério e homicídio,era que o Espirito lhe fosse tirado ou retirado (Salmo 51:11),assim interpretamos João 7:39 é que eles tinham o Espirito,mas não de forma tão particular ou especial,a qual Paulo chama de "selo".

Este "selo" não é a obra do Espirito na justificação e na regeneração,no arrependimento e na fé.

Este "selo" não é a iluminação para o entendimento espiritual (1 Coríntios 2,1 João 2:20,27),podemos ter unção e não ter esse selo

Este "selo" não é a obra da santificação,pois não há brecha entre a justificação,a regeneração e a santificação,mas é algo completamente distinto e separado.Paulo fala que este "selo" foi algo que aconteceu no passado,ao contrário da santificação que é um processo.

O "selo" é algo que Deus faz e nós ficamos sabendo,diferente da santificação que acontece de maneira interna,nas profundezas da alma e parece que há um intervalo entre o crer e o "selo".Um cristão pode até ter esse fruto sem ter esse "selo",pois esse fruto faz parte da obra do Espirito dentro de nós,resultado de um processo.

Este "selo" não é a certeza da salvação resultante da fé na palavra,a qual afirma isso.O "selo" é mais que essa certeza,mas uma capacitação para realizar,algo a mais que é feito em nós.

Não é uma plenitude do Espirito,pois mais a frente Paulo dá uma ordem "Deixei-vos encher do Espirito" (5:18),e isso na visão de Paulo é algo que controlamos,"não O entristecendo","não o extinguindo",mas na passagem do "selo",Paulo fala de algo que já aconteceu "fostes selados",algo que foi feito a vocês e não que vocês fizeram,logo há uma distinção entre "ser selado" e "ser pleno".

Em Atos 1 o Senhor promete que eles seria batizados,em Atos 2 o que aconteceu é chamado não como  "batismo com o  Espirito",mas como "cheios do Espirito",sendo este evento o cumprimento da promessa do Senhor, em Atos 2 não se usa a palavra "batizados",mas a palavra "cheios".

O batismo com o Espirito é a primeira experiencia da plenitude do Espirito,é o Espirito derramado numa plenitude excepcional.Quando uma coisa notável acontece,ela é única,como foi com os irmãos do Novo Testamento e na História da igreja.

O batismo com o Espírito é o "selo".

Pneumatologia que é uma das teologias,a qual trata do Espirito Santo e quando se trata do "selo do Espirito",existe um tema "O selo do Espirito não experimental",um ensino comum no século passado e no atual de que o batismo com o Espirito não é nada experimental.

Há teólogos que creem que esse batismo é o que Paulo fala em 1 Corintios 12:13 ou seja nossa inclusão no Corpo de Cristo,sendo esse evento algo alheio à nossa inconsciência e a esfera da experiência da pessoa.

O "batismo" é aplicado de muitas maneiras nas Escrituras :

Lucas 12:50 Ele se refere à sua provação e à sua morte,logo o de 1 Corintios é apenas um dos sentidos.

O "selo" se é algo que se dá fora da esfera da nossa consciência,não é algo não experimental e algo com que não devemos nos preocupar,não é o que Paulo deseja,pois ele nos quer dar consciência dessa promessa ou herança.Paulo já tratara desse assunto no capítulo 1,logo não é disso que ele trata em 1:13 e nos traz para algo no caráter "experimental",uma benção adicional,logo batismo e selo não são as mesmas coisas,e lembrando Atos 1,Jesus fala de "uma promessa"que Ele falara,e foi algo experimental e na esfera da consciência.Algo tão forte que estavam quase que irreconhecíveis (Atos 15:8 Pedro frisa mais uma vez essa forma adicional de benção:selo,uma evidência externa tangível,experimental.

Quando temos este "selo" ficamos sabendo disto e os outros também,pois é a mais elevada e grandiosa experiencia deste mundo,pois é "Deus dando testemunho",pois é Deus nos colocando o "selo".Pedro disse:"Como eu poderia negar batizá-los com água,se Deus já tinha colocado neles o selo" ou seja as manifestações externas e claras o havia convencido.

Assim o foi em Atos 19,onde paulo discernira que lhes faltava algo em sua experiência e isso em todo livro de Atos.

Gálatas 3:2 "Recebestes o espirito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?".

Como seria isso se fosse de caráter não experimental? 

Segundo João Wesley,George Whitefield o "selo " é experimental e existencial.

SANSÃO : O NAZIREU JUIZ 

O SENHOR estava preparando um libertador, desde a sua concepção: Sansão.
Sansão fora preparado por Deus para a missão de começar a livrar Israel do jugo dos filisteus: seu nascimento foi especial, de uma mulher estéril, foi nazireu desde o berço, cresceu sob a bênção do SENHOR, e o Espírito do SENHOR veio sobre ele para executar proezas físicas extraordinárias em prejuízo dos filisteus. No entanto, do ponto de vista moral e espiritual, ele deixava muito a desejar, sem dúvida por causa do baixo nível espiritual ao qual o povo de Israel havia descido.
Sua história consiste de vários episódios em que ele confrontou os filisteus:
1.Seu casamento
Ele apenas viu e logo se enamorou de uma das filhas dos filisteus, e quis casar-se com ela. Seus pais não aprovaram, porque os filisteus eram inimigos dos israelitas; no entanto, não seria desobediência à lei de Deus, porquanto os filisteus não eram uma das sete nações condenadas ao extermínio (Êxodo 34:11-16; Deuteronômio 7:1-4).
Eles não sabiam que isto vinha do SENHOR, e resultaria em prejuízo para os filisteus. Os seus pais, enfim, concordaram em descer com Sansão para conhecê-la melhor.
No caminho Sansão, no poder do Espírito do Senhor, matou um leão só com suas mãos. Resolvido que iriam casar, voltaram para casa.
Depois de alguns dias, desceram outra vez para o casamento e, no caminho, Sansão viu que havia mel na carcaça do leão, que ele tomou e comeu, e deu a seus pais.
Para as bodas houve uma festa de uma semana, quando Sansão propôs um enigma sobre o leão e o mel aos trinta companheiros ali presentes e uma aposta. Mediante chantagem eles conseguiram que a noiva obtivesse a resposta de Sansão e lhes contasse. Novamente o Espírito do SENHOR se apossou de Sansão de tal maneira que ele foi a uma cidade dos filisteus, Ascalon, matou trinta homens dali e levou as vestes deles como despojo para pagar a aposta.
Depois, desgostoso, deixou a noiva e voltou para casa. Ela foi entregue como esposa ao companheiro de honra de Sansão.
2.Sua vingança
Algum tempo mais tarde, Sansão decidiu voltar para sua mulher - evidentemente não sabia que seu sogro a havia dado a outro. Quando descobriu, ele se enfureceu contra os filisteus, e pôs fogo às suas plantações de cereal, que estavam prontas para ceifar, bem como às suas vinhas e olivais, usando raposas para isso.
Os filisteus, por sua vez, queimaram a fogo a sua ex-mulher e o pai dela porque tinham sido a causa da vingança de Sansão. Irado, Sansão matou os que haviam feito isso, depois desceu e foi habitar na fenda de uma rocha.
Os filisteus formaram um exército e se acamparam contra a tribo de Judá, exigindo que lhe entregassem Sansão para tomarem vingança dele.
Três mil homens da tribo de Judá, com medo dos filisteus que os dominavam, foram até a fenda da rocha para amarrar Sansão e entregá-lo aos filisteus. Sansão permitiu que o fizessem.
Quando foi entregue aos filisteus, o Espírito do SENHOR se apossou dele, ele arrebentou as cordas que o amarravam, e matou mil filisteus com apenas uma queixada de jumento. O lugar ficou famoso - passou a chamar-se Ramate-Leí (a colina da queixada).
3.Juizado
Depois disto, aparentemente houve paz e ele julgou Israel durante vinte anos
4.Dalila
O relato de como ele levou as portas da cidade de Gaza com suas umbreiras e a tranca até o cume de um monte (61 quilômetros) é um prelúdio ao episódio envolvendo Dalila. Depois de todos aqueles anos de tranqüilidade, os filisteus novamente foram lembrados da imensa força e dos assombrosos feitos de Sansão, e procuravam ocasião para prendê-lo, pois se achavam desmoralizados.
A oportunidade dos filisteus surgiu quando ele se afeiçoou por outra mulher dentre eles, Dalila. Os príncipes dos filisteus ofereceram a ela uma fortuna (15,5 quilos de prata cada um) para descobrir qual era o segredo da sua força descomunal.
Depois de mentir para Dalila três vezes, e de ser importunado e molestado por ela todos os dias, ele finalmente contou-lhe que era nazireu. Seu cabelo era o sinal do seu nazireado, ou dedicação a Deus, e se sua cabeça fosse rapada essa dedicação terminaria, e ele se enfraqueceria e seria como qualquer homem.
Dalila se apressou em comunicar o fato aos príncipes dos filisteus, recebendo o seu pagamento. Ela própria cortou as sete tranças de cabelo de Sansão, e os filisteus facilmente o subjugaram, vazaram os seus olhos e o levaram prisioneiro.
Os únicos dois juizes que o SENHOR designou antecipadamente para livrar Israel foram Gideão e Sansão. Débora já julgava Israel quando foi convocada, e Samuel foi designado para ser profeta. Tanto Sansão como Samuel foram resultado de intervenção divina, sendo filhos de mães tidas por estéreis. A missão de livrar Israel foi dada a Sansão antes do seu nascimento.
O Anjo do SENHOR apareceu primeiro à mulher de Manoá: é curioso que seu nome não é dado. Ela era estéril, sem filhos. Mas o Anjo do SENHOR lhe disse que, embora fosse estéril, ela conceberia e daria à luz um filho, que seria consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe, para começar a livrar a Israel do poder dos filisteus: foi só no tempo do rei Davi que o livramento se completou (2 Samuel 8:1). Ela deveria agora se abster de bebida alcoólica e comida "imunda" (Levítico 11:27 - 47), e seu filho seria nazireu, em sinal de consagração.
Nazireu era o nome dado a uma pessoa que tivesse feito voto para servir ao SENHOR (Números 6:1-21). Geralmente era só por algum tempo, mas no caso de Sansão era para a vida inteira, e sem que ele próprio tivesse feito o voto. Foi um caso singular.
ESTRATÉGIA : VIDA DE VOCAÇÃO,CONSAGRAÇÃO E SANTIFICAÇÃO
Os nazireus (os que se separam, ou se abstêm) se abstinham de
1.Cortar o cabelo. O cabelo comprido é desonra para o homem, segundo a Palavra de Deus (1 Coríntios 11:14), mas o nazireu se dispunha a sofrer a humilhação de ter cabelo comprido, e ficava claro aos outros que tinha feito o voto (Atos 18:18).
2.Aproximar-se de um cadáver, mesmo que fosse de seu pai, mãe, irmão ou irmã. A sua consagração impedia que ele colocasse a sua família antes de Deus (Lucas 14:26-27).
3.Beber qualquer bebida alcoólica, uvas ou qualquer coisa feita de uvas. O vinho é usado muitas vezes na Bíblia como símbolo de prazer mundano, para alegrar o coração. O nazireu devia encontrar sua alegria no SENHOR. Também, se quisermos agradar a Cristo, não devemos nos embriagar com vinho, mas encher-nos do Espírito Santo (Efésios 5:18). A alegria é característica do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22).
A mulher cuidou que fosse um homem enviado pelo SENHOR e contou ao seu marido, Manoá, o que ele havia dito, mas não mencionou que o filho prometido iria começar a livrar o povo dos filisteus.
Parece que Manoá não deu muito crédito ao que sua mulher lhe contou, e rogou ao SENHOR que mandasse o homem de Deus novamente para ensinar o que deveriam fazer ao menino que haveria de nascer. Embora não ousando duvidar da promessa que fora feita à sua mulher, ele não queria correr o risco de fazer alguma coisa errada depois que nascesse, pois seria uma vida muito preciosa para ele.
Deus o atendeu, e o Anjo de Deus veio novamente: primeiro à mulher no campo, e ela logo foi correndo chamar seu marido. Manoá foi falar com ele e fez a pergunta que lhe preocupava: qual seria a maneira de vida do menino, e como seria o seu serviço? Ele agora queria uma revelação do futuro, mas Deus não iria dá-la. O Anjo do SENHOR apenas reiterou o que a mulher deveria fazer quanto ao comer e ao beber, e que ela obedecesse ao que Ele já lhe havia dito.
Até aqui, Manoá e a sua mulher julgavam que se tratava apenas de um homem, talvez um profeta, embora sua aparência parecera tremenda a ela, semelhante à dum anjo de Deus.
Querendo ser hospitaleiro, Manoá ofereceu uma refeição a este senhor desconhecido que parecia conhecer bem a ele e a sua esposa. O Desconhecido lhe disse que não iria comer mas se fosse sacrificar um cabrito para a refeição, que o oferecesse ao SENHOR.
Manoá então perguntou-lhe o nome, para que pudesse honrá-lo, ou seja, agradecer e recompensá-lo, se realmente tivessem um filho. Mas o Desconhecido recusou-se a dar-lhe um nome, dizendo que era maravilhoso, ou seja, um segredo além da sua compreensão. O nome do Senhor Jesus Cristo é Maravilhoso (Isaías 9:6): era Ele o "Anjo do SENHOR" que apareceu a Manoá, como já aparecera várias vezes anteriormente aos patriarcas.
Manoá ofereceu então um holocausto (um cabrito) e uma oferta de manjares (cereal, azeite e farinha) em símbolo de adoração a Deus, sobre fogo numa rocha. Quando a chama subiu, o Anjo do SENHOR subiu junto, fazendo com que Manoá percebesse que era o próprio Deus. Ele teve muito medo porque havia visto a Deus, mas sua mulher o convenceu que não havia razão para isto.
O menino nasceu, como havia sido anunciado, e sua mãe lhe deu o nome de Sansão (Pequeno Sol). Ele cresceu, com a bênção de Deus, e o Espírito do SENHOR passou a incitá-lo. Sua força não estava em seus músculos, nem em suas costas, nem em seus cabelos, como muitos poderiam pensar (inclusive ele), mas estava no fato que tinha a presença do Espírito Santo com ele. Enquanto ele mantivesse seu nazireado, representando a sua consagração ao SENHOR, ele teria a Sua força.
A vida vocacionada,consagrada e santificada de Sansão trouxe-lhe resultados positivos:
DEUS QUE REVERTEU AS MISÉRIAS DE SANSÃO,DEUS REVERTEU SEUS DESACERTOS EM PROVISÃO ESPIRITUAL E OPORTUNIDADES PARA DEMONSTRAR SUA BONDADE COM BASE NA SUA MISERICÓRDIA.
AS MISÉRIAS HUMANAS NÃO NOS DEVERIA CAUSAR SURPRESAS,TAIS QUAIS CAUSARAM EM SANSĀO ( JUÍZES 16:20).ELE CORTARA TODOS OS SELOS DE COMPROMISSO COM O SENHOR(QUEBRA OS PACTOS).ENGANADO SE ENGANOU,OU TENTOU SE ENGANAR,CONFIOU EM SUA FORÇA,QUE NÃO MAIS EXISTIA,ESQUECEU-SE DE SUAS MISÉRIAS.FORA QUE OS FRUTOS DAS NOSSAS QUEDAS SÃO FUNESTOS PARA GOSTARMOS.LOGO NÃO DEVERIA HAVER ESPANTO APÓS QUEDA.
FOI HUMILHADO E TORTURADO.COM OLHOS FURADOS E COM ALGEMAS DE BRONZE.E É AQUI QUE ENTRA DEUS NA VIDA DE ALGUÉM TIDO COMO IMPRESTÁVEL E COMO UMA BOMBA RELÓGIO O LEVA PARA GAZA(COMO O CAVALO DE TROIA DE DEUS PARA OS FILISTEUS )
O QUE PARECIA TRÁGICO,FOI A MELHOR COISA PARA SANSÃO:
1.PELA PRIMEIRA VEZ OLHOU COM SINCERIDADE PARA DENTRO DE SI,REFLETIR SUA VIDA E SEU COMPROMISSO COM DEUS.
2. JESUS DISSE: " SE A TUA MÃO TE FIZER TROPEÇAR, CORTA-A, POIS É MELHOR ENTRARES PARA A VIDA MUTILADO DO QUE, POSSUINDO AS DUAS MÃOS, IRES PARA O INFERNO, ONDE O FOGO QUE ARDE JAMAIS ARREFECE. NAQUELE LUGAR, OS TEUS VERMES DEVORADORES NÃO MORREM, E AS CHAMAS NUNCA SE APAGAM. E, SE O TEU PÉ TE FIZER TROPEÇAR, CORTA-O, POIS É MELHOR ENTRARES PARA A VIDA ALEIJADO DO QUE, TENDO OS DOIS PÉS, SERES LANÇADO NO INFERNO" ( MARCOS 9:43-44 )
Paulo disse :"Contudo, se nós tivéssemos a cautela de julgar a nós mesmos, não seríamos condenados.No entanto, quando somos julgados pelo Senhor, estamos sendo corrigidos a fim de que não sejamos condenados juntamente com o mundo."( 1 Coríntios 11:31-32 )
. A graça irresistível o fez desistir do seu EU.
. A disciplina o corrigiu
Deus promoveu tudo para o bem de Sansão,pois nossa desobediência não frustra os planos de Deus
Cego e preso,Deus o colocou no lugar onde ele deveria estar e fazendo o que deveria fazer:OLHAR PARA DENTRO DE SI.Esse olhar interno provocou o seu retorno
Juízes 16:22 fala do cabelo voltando a crescer após sua reflexão interna com os olhos furados,que assim com em Sansão,nunca nos deixa em nossas misérias,mas as transforma ou reverte em bençãos para as nossas vidas.
O fracasso que trouxe vergonha,as falhas que trazem vergonha,tiram o sabor e a luz ( essência),que ridiculariza,são revertidas por Deus e nos transforma em heróis da fé(Sansão aparece na galeria dos heróis em Hebreus 11,logo ele não se suicidou,mas se sacrificou).
Deus de um curto tempo uma vida mais eficiente de um longo tempo.A oração do versículo 28 é bem diferente da do versículo 18,da oração altiva para um simples gemido(Lucas 18:9-14)
Quando confiamos em nós mesmos e não admitimos nossas fraquezas,queremos aprender fazendo,a lição é dura,pois perdemos visão,liberdade e até a vida
A vocação,a consagração e a santificação são uma obra do Espirito "em nós ",o que chamamos de teologia subjetiva
Vitória final
Mas a vida de Sansão terminou numa vitória espetacular. O cabelo não foi mais cortado e começou a crescer novamente. Numa festa dedicada ao deus Dagom, num templo imenso onde, só no teto, havia uns três mil homens e mulheres, ele foi trazido para divertir a população.
Sansão abraçou as duas colunas principais que sustinham a casa e rogou ao SENHOR que lhe desse força só mais uma vez para que pudesse se vingar dos filisteus ao me
nos por um dos seus olhos. O seu pedido lhe foi concedido, e a ele foi dada força suficiente para inclinar as colunas e trazer a casa para baixo sobre si: o desabamento matou mais filisteus, incluindo seus príncipes, do que ele matara durante toda a sua vida.
Seus irmãos, com sua família, vieram buscar o seu corpo e o sepultaram no sepulcro do seu pai.

UM NAZIREU DE OLHOS FURADOS 

1. O DEUS QUE REVERTE AS MISÉRIAS HUMANAS
Deus reverte nossos desacertos em provisão espiritual e oportunidades para demonstrar sua bondade com base na sua misericórdia.
1.) As misérias humanas não nos deveria causar surpresas,tais quais causaram em Sansāo ( Juízes 16:20).Ele cortara todos os selos de compromisso com o Senhor(quebra os pactos).Enganado se enganou,ou tentou se enganar,confiou em sua força,que não mais existia,esqueceu-se de suas misérias.Fora que os frutos das nossas quedas são funestos para gostarmos.Logo não deveria haver espanto apos queda.Foi humilhado e torturado. Com olhos furados e com algemas de bronze.e é aqui que entra Deus na vida de alguém tido como imprestável e como uma bomba relógio o leva para Gaza(como o Cavalo de Troia de Deus para os filisteus )
Como precisamos ter "olhos furados" para olharmos apenas para dentro de nós
O que parecia trágico,foi a melhor coisa para Sansão:
. Pela primeira vez olhou com sinceridade para dentro de si,refletir sua vida e seu compromisso com Deus.
. Jesus disse: " se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a, pois é melhor entrares para a Vida mutilado do que, possuindo as duas mãos, ires para o inferno, onde o fogo que arde jamais arrefece. Naquele lugar, os teus vermes devoradores não morrem, e as chamas nunca se apagam. E, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, pois é melhor entrares para a Vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno" ( Marcos 9:43-44 )
. Paulo disse :Contudo, se nós tivéssemos a cautela de julgar a nós mesmos, não seríamos condenados.No entanto, quando somos julgados pelo Senhor, estamos sendo corrigidos a fim de que não sejamos condenados juntamente com o mundo.( 1 Coríntios 11:31-32 )
A graça irresistível o fez desistir do seu EU.
A disciplina o corrigiu
Deus promoveu tudo para o bem de Sansão
Nossa desobediência não frustra os planos de Deus
Cego e preso,Deus o colocou no lugar onde ele deveria estar e fazendo o que deveria fazer:OLHAR PARA DENTRO DE SI.Esse olhar interno provocou o seu retorno
Juízes 16:22 fala do cabelo voltando a crescer após sua reflexão interna com os olhos furados,que assim com em Sansão,nunca nos deixa em nossas misérias,mas as transforma ou reverte em bençãos para as nossas vidas.O fracasso que trouxe vergonha,as falhas que trazem vergonha,tiram o sabor e a luz ( essência),que ridiculariza,são revertidas por Deus e nos transforma em heróis da fé(Sansão aparece na galeria dos heróis em Hebreus 11).Deus de um curto tempo uma vida mais eficiente de um longo tempo.A oração do versículo 28 é bem diferente da do versículo 18,da oração altiva para um simples gemido(Lucas 18:9-14)
Quando confiamos em nós mesmos e não admitimos nossas fraquezas,queremos aprender fazendo,a lição é dura,pois perdemos visão,liberdade e até a vida

ELIAS O NAZIREU QUE RESTAUROU E RECONSTRUIU O ALTAR

TEMOS UM ALTAR ( 1 Reis 18:30-31 )
"Elias restaurou o altar e o edificou com 12 pedras"
Paulo falando em 1 Coríntios 14:10 sobre "vozes"(φωνῶν),exorta aquela igreja a um culto inteligente,e um culto inteligente é um culto segundo Paulo onde a comunicação seja entendida,sem ruído e sem obstáculos,da maneira correta.
Esse texto nos remete ao texto de Elias,para respondermos a uma pergunta:
"Porque a voz(φωνῶν) de Elias foi ouvida por Deus?
Há várias respostas e a estas quero dialogar um pouco:
.A linguagem(φωνῶν) era de alguém que:
1.) Sabia quem Deus era ( Único e verdadeiro)
2.) Sabia quem ele era (Provocador da presença divina)
3.) Sabia o seu propósito (Restaurar e edificar o altar da nação)
Podemos afirmar,sem sombra de dúvidas que a voz(φωνῶν) é aquela que vem de um altar restaurado e edificado.
No Velho Testamento havia 2 altares:
  1. Altar do incenso,onde o perfume era queimado e todos os detalhes
  2. Altar do sacrifício,onde o animal era oferecido e todos os seus detalhes
Alguns homens da Bíblia tiveram seus altares:
Noé oferece animal limpo ( Gênesis 8:20 )
Abraão põe lenha em ordem ( Gênesis 22:9 )
Gideão oferece uma oferta ( Juízes 6:18 )
Davi oferece uma oferta de valor (1 Crônicas 21:26 )
Elias restaura e edifica ( 1 Reis 18:30-31)
. O principal problema da igreja hoje é a crise de identidade,isso provoca uma linguagem (φωνῶν)ininteligível por não saber quem é o Pai
contexto histórico
O altar de Israel estava quebrado.
Esse altar foi quebrado quando Acabe movido pelo pai fez uma aliança com o rei de Tiro,casando-se com Jezabel.Esse ato oficializou Baal como o deus de Israel ( 1 Reis 16:25,31).Baal significa "marido"e o deus da chuva e das tempestades
Postes ídolos foram erguidos (altares) 1 Reis 14:15
Veio então a apostasia,pois Aserá,também foi oficializada com deusa de Israel,e ela era a esposa de Baal.
Elias inaugura seu ministério com uma profecia:
(1 Reis 17) seca por 3 anos e meio,afrontando assim Baal.Em meio ao seu isolamento,vai a Serepta,terra dos cananeus,adoradores de baal e realiza milagres.
Toda essa caminhada(jornada) estava dentro do propósito de Elias: restaurar e edificar o altar da nação
"COMO ESTÃO O MEU E O SEU ALTAR?"
Hebreus 13:10 afirma que "temos um altar"
Mas, que altar é este que fala em Hebreus?
É importante saber que isto está sendo escrito aos judeus convertidos a Cristo que tinham uma característica muito interessante.
É como se você fosse pela primeira vez embarcar em uma canoa para uma pescaria. Você coloca o pé no barco com medo, ficando com um pé na margem e o outro no barco, suas pernas começam a abrir e você acaba caindo na água. Há apenas uma maneira de entrar no barco e você não pode ficar com um pé na margem para evitar um acidente.
Esses hebreus tinham se convertido a Cristo, mas estavam com um pé na margem, não queriam largar todos aqueles rituais, que fazia parte da Lei, e que Deus havia dado a eles. Porém, esta foi-lhes dada para uma função específica: a de cercar o povo israelita que Deus escolheu, ou seja, protegê-los do perigo e dos cuidados deste mundo. Mas quando Cristo veio, a coisa mudou completamente.
Esta carta, escrita para hebreus convertidos a Cristo, tem que explicar várias vezes que agora há coisas melhores, diferentes daquela dispensação, porque Cristo havia morrido.
Nossa voz não é ouvida porque nossos altares estão quebrados,destruídos e derrubados.
Elias além de restaurar ( destruindo alianças feitas por Israel com Baal ) ele edifica o altar com 12 pedras:
As 2 primeiras trariam a unidade do reino dividido:
  1. Oração
  2. Palavra
As outras 3 são as pedras básicas do reino
3 ) 
4 ) Esperança
5 ) Amor
As outras 7 são os frutos do Espirito
6 ) Alegria
7 ) Paz
8 ) Paciência
9 ) Bondade
10 ) Fidelidade
11 ) Mansidão
12 ) Domínio próprio
Que pedra falta em seu altar?
Precisamos entender o antigo rito e o atual estado da Igreja
Pensemos assim: eu faço uma maquete de um projeto e a obra é começada ali na esquina com a construção do prédio. Quando este fica pronto, talvez eu use a maquete para colocar no estande de vendas, o que normalmente é feito para as pessoas admirarem. Mas com o prédio pronto, o cliente vai querer ver o apartamento, visitar o imóvel, e eu preciso deixar a maquete de lado e posteriormente, descartá-la, pois ela não me servirá mais.
Assim é com os sacrifícios do Antigo Testamento, eles eram figuras de algo maior, algo que iria ser construído,sendo muito mais concreto e precioso: a obra de Cristo na cruz!
Logo, esse, “temos um altar”, que lemos em hebreus, não significa dizer que supostamente tenha que se repetir o sacrifício de Cristo porque o sacrifício de Cristo não pode ser repetido.
Em Levítico 16 "nada era devolvido "´logo os que ministravam não tinham o direito de comer os que ministravam no tabernáculo .
O convite do escritor aos Hebreus é para que "saíamos para fora do Tabernáculo",pois o serviço do Tabernáculo não era exposto ( 13 )
O escritor nos convida a fugir das cerimonias do tabernáculo e sigamos a Cristo ( fora do tabernáculo),não siga sombras,não siga maquetes
No verso 15 o escritor afirma que o sacrifício hoje que a igreja deve oferecer são " sacrifícios de louvor",pois as antigas cerimônias não trazem mais o reino ( os céus ),assim somos chamados para fora do portão e ofereçamos sacrifícios dos nossos lábios ( Salmo 50,Oseias 14:2 ).
Chega de regência,celebremos a generosidade divina,a gratidão é o ritual para hoje e só os justificados e regenerados tem esse sacrifício que faz nossa voz ser ouvida
Celebremos com lábios santificados,pois somos sacerdotes da graça ( 1 Timóteo 2:5 )
Conclusão
Altar é um lugar(Malaquias 1:7 )logo exclusivo,santo
Altar é uma posição(Malaquias 1:10) adoração e ação
Altar é vida ( Malaquias 2:13 ) sacrifício diário

A VOCAÇÃO DOS NAZIREUS ELIAS E JOÃO BATISTA

Este tópico nos traz informações sobre a vocação ministerial dos nazireus Elias e João Batista no qual encontramos bastante semelhança entre estes nazireus de Deus. Em seus ministérios os homens encontram diversos desafios como o enfrentamento contra as injustiças sociais e políticas no período do reinado em Israel, denúncias contra o pecado do povo como também de seus lideres e a luta pela causa dos desfavorecidos.

1. A VOCAÇÃO DE JOÃO BATISTA:

O médico Lucas nos relata que a vocação de João Batista teve seu início já antes do seu nascimento. O anjo Gabriel aparece a seu pai, o sacerdote Zacarias, trazendo uma mensagem da parte do Senhor, dizendo que sua esposa Izabel daria a luz a um filho. A aparição aconteceu no momento da queima de incenso, no lugar chamando santuário onde se oferecia sacrifício ao Senhor (Lc. 1.9-14).

Nessa surpreendente chamada, percebem-se a ações miraculosas da parte de Deus. Primeiro, o caso de Isabel, pois era estéril e Zacarias Já era Velho em idade. E, portanto a possibilidade de ter filhos estava descartada (Lc. 1.7). Segundo, a penalidade que foi aplicada ao sacerdote por não acreditar na mensagem enviada por Deus. Ficaria mudo até a realização daquelas coisas (Lc. 1.20-23).
No versículo quinze encontramos a declaração de que João Batista seria o escolhido para preparar o caminho do Senhor. A frase, pois ele será grande diante do Senhor (Lc. 1.15), revela o ponto central da chamada de João Batista. Ele seria o que prepararia o caminho para a chegada do Cristo.

Seria Nazireu (Nm. 6.3). Não beberá vinho nem bebida forte (Lc. 1.15). Seria por direito sacerdote, pois sua mãe Isabel era descendente da tribo de Arão (Lc. 1.5) e, portanto era de linhagem sacerdotal. Sua missão era preparar o caminho do Senhor e pregar o arrependimento. Sua pregação estava condicionada ao poder do Espírito Santo (Lc. 1.15-17). É semelhante a Elias, onde se observa que não há outras duas pessoas com maior semelhança na Bíblia (Mt.11.14). Passou a maior parte de sua vida vivendo no deserto até o seu aparecimento, antecedendo a chagada do Senhor (Lc. 1.80)

No décimo quinto ano do reinado de Tibério Cesar, aparece João Batista pregando o batismo do arrependimento nas proximidades do rio Jordão. Sua pregação tinha também como alvo, confrontar a incredulidade dos Judeus da época (Lc. 3.7-8). Sua mensagem poderosa atraiu Judeus, publicanos e soldados (Lc. 3.10-14).

Do versículo quinze ao vinte do capitulo três do evangelho de Lucas, como também em Mt.3. 11-12, Mc.1.78 e Jo.1.19-27 relata o testemunho de João Batista a cerca de Jesus. Em Lc. 3.16, João demonstra sua convicção quanto a sua chamada. Apesar dos acontecimentos miraculosos que antecederam seu nascimento, sua separação para ser nazireu e sacerdote e sua pregação poderosa, atraindo várias pessoas a aceitarem o batismo do arrependimento, o profeta declara: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhes as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo (Lc. 3.16)
A vocação de João batista tem uma função específica. Preparar o caminho do Senhor por meio de seu ministério, pregando o batismo do arrependimento. Sua convicção quanto a sua vocação fez com que ele cumprisse sua chamada de maneira eficaz, reconhecendo o propósito de sua chamada como o último dos profetas do Antigo Testamento.

2. A VOCAÇÃO DE ELIAS:

A vocação do nazireu Elias é marcada por três elementos importantes: Fala em nome de Deus, Denuncia as injustiças e ação política de justiça com os pobres.
São nos capítulos 18 e 19 do livro de 1Reis que encontramos o relato da vocação do profeta Elias. O profeta sem meias palavras denuncia a falta de fidelidade do povo de Israel. Ele lança um desafio ao povo dizendo que eles deveriam tomar uma posição a cerca de quem eles deveriam seguir. Deus ou baal. Elias se depara com o silencio do povo (1Rs.18.21).

A atitude do profeta em lançar o desafio ao povo para escolher que deveria seguir, revela a situação do contexto em que o nazireu Elias se encontrava. Dentro de sua vocação, o nazireu é desafiado a transmitir uma palavra profética ao povo, no qual deveria levá-los ao arrependimento. Desafio semelhante ao do nazireu profeta João Batista no NT, onde o contexto era bastante semelhante ao do tempo de Elias.
Percebe-se o grande desafio do profeta diante de um momento crítico do reinado de israel. O casamento de Acabe com Jezabel trouxe sérios problemas para a nação Israelita. A matança de profetas, a incredulidade do povo, as injustiças sócias eram problemas desafiadores para um profeta, que tinha como missão, ser o porta voz de Deus de maneira direta.

No capitulo 18, do versículo 20 aos 40, o escritor de 1 Reis relata a experiência de Elias com os profetas de baal, onde de maneira miraculosa, Deus revela sua imensa superioridade aos deuses de baal, mandando fogo do céu e queimando o holocausto de maneira surpreendente, superando as várias tentativas frustradas dos falsos profetas.

Pode-se entender essa experiência do profeta Elias como uma confirmação do seu chamado e vocação de profeta, pois Deus em sua ação mostra-se presente de maneira inquestionável no momento do desafio em que o profeta teve que enfrentar. A frustração dos falsos profetas, a decida do fogo queimando o holocausto de forma surpreendente, o arrependimento do povo caindo com rosto em terra e clamando, o Senhor é Deus! (1Rs.18.39) , confirma a presença de Deus no ministério do profeta Elias.

Em sua vocação Elias passa por uma crise existencial. Sabendo da noticia de que Jesabel queria tirar-lhe a vida, o medo, a fraqueza e a falta de auto-estima, toma conta do profeta ao ponto de pedir a própria morte (1 Rs.19.1-4).
Mas o Senhor cuida e sustenta e revitaliza as forças do nazireu profeta. Envia um anjo para alimentá-lo com a finalidade de prepará-lo para Futuros desafios (1Rs.19.5-8). Entra em uma caverna, mas ouve o chamado do Senhor e em seguida sai para dar continuidade a sua vocação (1Rs.19.9-18).

Por fim, os capítulos 18 e 19 de 1 Reis, nos revela a vocação de um dos maiores profetas do Antigo Testamento. A vocação e chamada destes profetas trazem desafios e lições relevantes para nossa chamada ministerial. Aqueles que foram vocacionados por Deus, Haverão de cumprir a missão que lhes foram entregues, conscientes de sua chamada.

CONCLUSÃO

Temos um grande desafio geral e pessoal: 

Podemos viver uma vida "normal" como qualquer ímpio ou cristão vive e nada acontecer

A Igreja pode viver sendo levada pelas ocorrências históricas e também nada acontecer

Podemos aproveitar as crises da história e determinarmos para que lado ela vai pender,como Deus fazia usando os nazireus em Israel

Há uma promessa de que antes do último e grande avivamento,Deus pavimentaria a história com nazireus... Essa geração de João Batista já está surgindo e o desafio que temos é:

. Vamos ficar olhando esses nazireus da Graça ou vamos nos engajar para transformarmos nossa geração?

Que Deus em sua misericórdia nos desperte e nos incite a entrar nesse batalhão de adolescente e jovens que já estão se formando e marchando



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