quinta-feira, 6 de maio de 2021

Sermão : O Agricultor,A Videira e os Ramos ( João 15:1-7 )

                            IMPLICAÇÕES DO PAI COMO AGRICULTOR ( João 15:1-7 )

                                                           INTRODUÇÃO

Normalmente, todo trabalho tem em vista um resultado: 

.Uma empresa trabalha para alcançar lucro

.Um time de futebol para ganhar títulos

.Um estudante para ser aprovado. 

O Reino dos céus não é diferente

.Deus Pai espera que seus filhos lhe apresentem um resultado 

.Que pode ser chamado de fruto.

                                                      CONTEXTUALIZAÇÃO  

Época de Jesus muito comum a videira : 

.produção de bebidas 

.consumo próprio 

.festas comemorativas.

. Em João 2 o primeiro milagre de Jesus foi a transformação da água em vinho.

      - Símbolo de alegria,abundância e esperança

No texto Jesus mostra verdades ainda não reveladas 

. No Velho Testamento e nos Evangelhos Deus aparece como Dono da Videira

O Evangelho de João é conhecido como "O Livro da Glória" e o mesmo está dividido em 4 partes:

1. ( 1-12  )A Revelação de Jesus ao mundo

2. ( 13-17 ) A Revelação de Jesus aos seus discípulos 

3. ( 18-19 ) A Narrativa da Paixão 

4. ( 20-21 ) A aparição de Jesus ressuscitado

A Videira e os Ramos encontra-se nesta segunda parte,onde Jesus faz um discurso de despedida.

É uma pausa reflexiva de algo fundamental para a igreja d'Ele no mundo:"Permanecei em mim"

O Evangelho de João apesar de estar entre os sinóticos,difere muito dos mesmos com características peculiares e é mais complexo.

Nosso foco nessa segunda parte do livro é  A Videira 

. Jesus traz uma revelação aos discípulos

. Essa revelação é precedida do Lava pés ( 13:1-20 ),do anuncio do traidor ( 13:21-30 ) e encerra com o discurso da sua partida ( 13:31 a 14:31 )

. A mensagem da Videira está em um lugar estratégico

 . Ele acaba de falar sobre a sua volta para o Pai

 . Os discípulos precisam saber o que é essencial : 

     . O que os faz ser discípulos 

     . Como nasceram para o discipulado

. Só assim poderão se sustentarão frente ao ódio do mundo ( João 15:18,16:4)

Nosso objetivo é uma subdivisão de João 15:1-17 :  Gênese do Discípulo 

. Um ramo que produz fruto para a glorificação do Pai.

Em João 15:8 a parábola ( mashal ) tem um repouso : com o objetivo 

. Avivar a percepção do que é real com aquilo que se deseja 

Após essa primeira parábola,Jesus inicia uma segunda seção

. Tratando  do Amor de Jesus com o Pai

. Dando o modelo de amor entre os discípulos

. Aqui cessa a linguagem metafórica : Agricultor,Videira,Ramos e frutos .

A metáfora de 15:1-8 muda para conceitos em 15:9

. Daí em diante o foco é o mandamento do amor recíproco,caracterizado por ἀγαπ com elementos novos .

A única condição colocada é "permanecer em Ele" (  ἐν ἐμοὶ   )

A outra seção está ligada a esta mas com outro horizonte com "passos ultores" : 

permanecer no amor

guardar os mandamentos

amar-se reciprocamente 

Reforçando a ideia relacional .

Não foi João quem criou a figura da metáfora,mas ela tem origem no Velho Testamento

Isaías 5 A vinha é a casa de Israel,que produziu uvas bravas,mostrando sua natureza má

Jeremias 2 Também a vinha é a casa de Israel e as uvas são a idolatria(fiel para infiel)

Ezequiel 15 Fala do "sarmento"(ramo) de videira (habitantes de Jerusalém) e o juízo

Oseias 10 Videira luxuriante(idolatria)

Salmo 80 Israel tirado do Egito e plantado na terra prometida

Como texto do Novo Testamento 

Marcos 12  Os maus vinhateiros,mas já com um tom cristológico

Detalhes de João :

1. Verdadeira ( revelação cristológica)

2. Limpos pela palavra 

3. Os ramos por si mesmos não podem frutificar

4. O Pai ( Deus ) é o Agricultor

Aqui se abrem 2 metáforas : A auto revelação e a revelação do Pai 

1. Ἐγώ εἰμι ἡ ἄμπελος (Videiraἀληθινή (Verdadeira )

2. Πατήρ μου ὁ γεωργός ἐστιν ( Agricultor )

Temos um novo sujeito Πατήρ μου (meu Pai )

A ontologia do discípulo é determinada não por uma ação sua mas a de Jesus

. A Videira não á a soma dos ramos ( comunidade da fé )

. Jesus precede e recebe os que o Pai (  γεωργός  ) o Agricultor deu para Ele.

"O Agricultor tem um cuidado com os ramos e esse o nosso foco,depois de toda essa curva."

Essa função é nova nas Escrituras 

( Isaías 5 ) Ele aparece como aquele que planta 

(Marcos 12 ) Ele é o dono da vinha que arrenda à agricultores

                      Ele não cultiva pessoalmente a vinha

João 15:1-2   Ele está sob a guarda direta d'Ele ( verso 2 )

                      Ele o Senhor da videira

                      Ele tem autoridade para 

Toda a atenção é chamada para o Pai.

Ele é o sujeito da parábola: Ele planta,Ele cultiva e Ele colhe.

. Apenas a expectativa é como no Velho Testamento: bons frutos

. Como agricultor ( γεωργός ) a parábola mostra: 

Sua função intrínseca ligada ao 

 .Dinamismo imanente do processo da videira 

 .O andamento da videira

 .O processo produtivo dos ramos.

πᾶν κλῆμα ἐν ἐμοὶ μὴ φέρον καρπὸν αἴρει αὐτό  

1. Cortar ( αἴρει )

Não podemos esquecer que "permanecer" μείνατε)  é o verbo principal da parábola.

É possível "estar em Cristo" ( ἐν ἐμοί ) e não produzir por um tempo.

Alguém que é enxertado em Cristo pode ficar sem frutos? ( Calvino )

É possível estar numa videira (falsa) que não tem raiz na videira ( verdadeira )

Todos nós ( ramos = κλῆμα ) já tivemos essa experiência de ficarmos dias,semanas e até meses sem produzir.

A tradução correta do verbo αἴρει deveria ser "tomar ou levantar"

( Ocorre 102 vezes e traduz mais de quarenta vezes, pega, levanta )

Veja Mateus 14:20 quando os discípulos "levantaram" αἴρει doze cestas cheias de comida

Veja Mateus 27:32 quando Simão foi "carregar" (αἴρει ) a cruz de Cristo 

Veja João 1:29 quando João chama a Jesus de Cordeiro de Deus que "tira" ( αἴρει ) o pecado do mundo.

Na literatura grega αἴρει não significa "cortar",assim, quando algumas Bíblias traduzem essa palavra como “tirar” ou “cortar” em João 15, é antes uma infeliz interpretação do que clara tradução.

“Levantar” sugere uma imagem de agricultor se abaixando para erguer um galho.

. Os galhos novos de uma vinha tem a tendência de ir para baixo e crescer perto do chão.

. não produzem frutos ali.

. Quando os galhos crescem junto ao chão, as folhas ficam cobertas de poeira.

. Quando chove, ficam cheias de lama e mofam.

O galho adoece e fica inútil.

. E o que se pode fazer? Cortar e jogar fora? De jeito nenhum!

. O ramo é valioso demais para isso.

. Nós simplesmente passamos pela vinha com um balde de água à procura desses galhos

. Nós os levantamos e os lavamos

. Em seguida as enrolamos em volta da lata ou amarramos

. Dentro de pouco tempo, estão vicejando.

Quando os galhos caem na terra, Deus não os joga fora nem os abandona

. Ele levanta os galhos, os limpa e os ajuda a novamente vicejar

. Para o cristão, o pecado é como a sujeira que cobre as folhas da parreira

. O ar e a luz não conseguem penetrar

. O galho fica inerte e o fruto não se desenvolve

. Como o nosso Viticultor nos levanta da lama e da tristeza?

. Como ele retira nosso galho do estéril para o belo, para que possamos começar a encher nossas cestas?

A resposta a essa pergunta é que se sua vida não produz frutos de forma constante, Deus intervém para discipliná-la.

Quando necessário, ele emprega medidas dolorosas para conduzí-lo ao arrependimento

. Seu propósito é limpá-lo e libertá-lo do pecado para que você possa viver uma vida mais abundante para Sua glória

. A Bíblia chama esse processo de disciplina ou correção.


2. Podar  (  καθαίρει )

A poda existe para o ramo que trabalhou muito bem durante sua estação frutífera, a fim de prepará-lo para a próxima estação.

Para a videira, a poda é decisiva. Ocorre no inverno, entre uma estação e outra (depois do período de frutificação da estação anterior). 

Consiste em limpar e aparar aqueles galhos e folhas que, embora pareçam bonitos e belos, impossibilitarão a plena frutificação se não forem tirados.

A ajuda de um vinhateiro é essencial:

Quando se inicia a brotação,os brotos podem ser produtivos ou ladrões,pois roubam energia de crescimento dos ramos produtivos . Os ramos crescem e a uma distância regular aparecem nós de onde saem as "gemas"(olhos),essas se encontram na base das folhas como gavinhas do lado oposto dos olhos (gemas),enroscando a planta.O cacho aparece também do lado oposto dos olhos.

No final do processo vegetativo os ramos se tornam lenhosos,recebendo o nome de braço ou cordão,por isso acontece a poda da videira para que haja equilíbrio na frutificação e vegetação.Com essa os ramos frutíferos ficam como que pedaços de ramos,logo poucas gemas       ( olhos ),que brotarão bem,serão ramos vigorosos e com cachos bonitos.

Quando isso não acontece muitas gemas brotarão e novos ramos se formarão com muitos cachos,porém por serem fracos e mau aspecto.

A poda disciplina anualmente a videira,limitando a vegetação e distribuindo a energia vegetal equitativamente.

A escolha da intensidade da poda ( curta,longa ou mista ),depende do vigor da videira e variedade da uva : Videiras vigorosas sofrem poda longa.

Videiras proporcionadas são "conduzidas",que é diferente de "poda".

A condução é a extensão que se dá a videira,que pode ser em latadas,que a protege das ardências do sol,que queima e escalda as bagas.Os cachos ficam mais livres,melhor pendurados,facilitando o manuseio para o desbaste das bagas 

Ele tira aquilo que dificulta a utilidade deles; ensina-os; os acelera; os revive; os torna mais puros em motivo e em vida. Ele o faz pelas influências regulares de seu Espírito em santificá-los, purificando seus motivos, ensinando-lhes a beleza da santidade e induzindo-os a se dedicarem mais a ele.

Ele remove os objetos que vinculam seus afetos e os tornam inativos. Ele tira as coisas ao redor do homem, como fez com as cabaças valiosas de Jonas Jonas 4: 5-11 , para que ele possa sentir sua dependência e viver mais para a honra de Deus, e apresentar mais provas de piedade humilde e ativa .

3. Colher 

Verso 5  Eu sou a videira, vós sois os ramos: Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto. Esta dupla permanência dá uma colheita dupla!

Como proprietário,cultivador pessoal,guardador Ele virá fazer a colheita do fruto à altura do seu investimento

. Toda existência do ramo está ligada à relação com Jesus

. Os frutos são apenas uma consequência do "permanecer.

  - Para o Pai é básico é o permanecer,pois isso define o resultado

. O Pai aparece no fim do processo de tornar-se discípulo

  - Isso o glorifica : produzir frutos (metáfora) ser discípulo ( conceito )

Essa é a vontade profunda do Pai .

  - Não há uma preocupação em explicar quais são esses frutos 

  - Produzir frutos e ser discípulo estão no mesmo nível  ( 8 )

  - Só quem é discípulo produz fruto ( permanecer )

  - Nisso é revelada a glória do Pai 

  - Esse processo,nessa ocasião acontece  a manifestação da glória (  ἐδοξάσθη )

  - Ser glorificado é ser reconhecido ( João 11:4 )

João 17:4 Jesus glorificou o Pai por ter finalizado a obra que lhe foi confiada:

a) Salvando os que o Pai lhe deu 

b) Manifestando o nome do Pai  ( 17:6 )

c) O Pai o glorificará por ter cumprido a missão ( 17: 15 ) ( 16:14 )

João 17:10 O Pai foi glorificado neles ( frutos= discípulos ) ou seja a divindade cai sobre seus sentidos ( a essência divina em forma visível )

Essa glória é a manifestação da santidade

No Novo Testamento δοξά é a natureza divina

Glorificar a Deus não é dar algo que lhe falte,mas reconhecer o que lhe é próprio

Viver a vida que vem a partir dele: viver a Palavra e da palavra




Nenhum comentário:

Postar um comentário