quarta-feira, 26 de maio de 2021

O Selo

    O SELO DO ESPIRITO SANTO


1. Uma ala do puritanismo reformado, da qual Martyn Lloyd Jones foi herdeiro, defendeu que um nazireado em chamas seria sinônimo ao “selo do Espírito” mencionado pelo apóstolo Paulo em Efésios 1.13. 
.Tal experiência representaria uma segurança direta, íntima e profunda da salvação em Cristo, por intermédio do testemunho interno do Espírito Santo, acompanhada de poder para o testemunho e o serviço cristão. 

.É importante observar nessa interpretação que não existe um vínculo necessário dessa experiência com os dons carismáticos citados por Paulo em 1 Coríntios 12-14. 

.Jones defende que segundo Efésios 1:3
 "que fomos abençoados com toda sorte de benção espirituais nas regiões celestes em Cristo "
Esta uma benção para os judeus cristãos, gentios cristãos e para cada um de nós que forma a Igreja de Jesus.

.O que ele chama de infinidades e imensidões de Paulo aos efésios,bençãos somente recebidas devido nossa vocação em Cristo?

. A ordem é de suma importância :

1. Ele começa com o louvor a Deus
2. A aliança do propósito eterno 
3. Aí ele desce ao nosso nível e passa a tratar das bençãos que concretamente desfrutamos

Nosso subjetivismo,quando queremos algo para nós mesmos,sempre nos leva imediatamente para as bençãos,mas devemos começar com Deus e com o culto que devemos prestar a Ele.
(respeitamos homens,mas não respeitamos a Deus e vamos logo pedindo)

Somente quando obedecemos essa ordem apostólica desfrutamos das bençãos.
Quanto mais O cultuamos,mais desfrutamos. 
O nazireu prático não é o que corre atrás das bençãos,mas o que considera a fonte delas e se mantém em contato com ela.

1. As bençãos nos vem "em Cristo",então fora de Cristo não tem benção nenhuma.

Há certas bençãos comuns a todos,mas há certas bençãos que é somente para aqueles que são chamados em Cristo para um  nazireado e se comportam como tal.

. As bençãos "por Ele"

Ele não tem assistentes ( Atos 4:12 ),ou não "ha um segundo nome"(1 Timóteo 2:5), acrescentar outro nome é diminui-lo ou desprezá-lo e iludir as pessoas.(Colossenses 1:19)(Colossenses 2:19)

2. As bençãos são espirituais ( verso 3 "bençãos espirituais" )
Elas vem de Cristo por meio do Espirito,através do qual elas passam a ser nossa,e como o propósito do Espirito é glorificar o Filho,Ele possibilita que recebamos tudo

Em João 3:34 narra-se que o Espirito não é dado por medida,assim Jesus como homem recebeu o Espirito em toda a sua necessidade, para habitar nele e capacitá-lo para a obra que lhe estava proposta.

O mesmo Espirito que O habilitou nos habilita também
.Traz a vida do próprio Cristo a nós e nos enche
.Essa a qualidade de vida que se espera de alguém que se diz estar em Cristo.(1 João 4:17)

O Espirito vem "nos vivificar",então as primeiras bençãos são apenas para nos preparar para recebermos o selo do Espirito (graça sobre graça,graça pós graça,de glória em glória)

3. Elas estão nas "regiões celestes"

. Aqui Paulo fala de Deus como Pai do Senhor Jesus e não de Abraão,Isaac ou Jacó.
- As alianças são diferentes,logo as bençãos são diferentes.
- No Velho Testamento as bençãos eram materiais e temporais e assim um nazireu abençoado era analisado,era um período que eu chamo infantil ( como fazemos com nossos filhos).
- No Novo Testamento as "bençãos" estão nas "regiões celestes",não é no "aqui e agora",   .isso exige que um nazireu tenha uma correta visão deste mundo ( Filipenses 3:20),   .nossa cidadania não é daqui ( 1 Pedro 2:11 )

4. As bençãos são "todas"

Uma pequena palavra mas poderosa,pois inclui tudo que precisamos,desde as coisas mais simples à plenitude de Deus,agora somos família de Deus. (Efésios 2:13,19), "bençãos todas" que já nos foi concedida,isso vem progressivamente,pois se tudo que Deus nos deu viesse de uma vez,nós racharíamos, não suportaríamos.

Agora vamos para os versículos 13 e 14 depois dessa rica introdução para entendermos o que é um nazireu em Cristo
 ( selados)

Esse selar é uma pre-libação dos tempos vindouros.
.Uma grande maioria dos membros das igrejas são bons religiosos e para muitos dessa maioria é uma vida de alto nível
Essa não é essa a proposta de vida que Deus tem para nós
. Nem é cristã,uma situação bem longe do que tem para os seus,pois esta posição é muito farisaica ou talvez pior,pois o fariseu não misturava a Lei com a graça.(jejuavam,davam esmolas,dizimavam...)

Para com os não cristãos temos de dizer:
. Evangelho não é ter que servir a Deus e agradá-lo,mas o que Deus fez em Cristo por nós. 
 . Para com os fariseus dizer: não é apenas ser um bom religioso mas ser "pleno e selado pelo Espirito".

A obra do Espirito é uma doutrina essencial para a Igreja.
- Ela determina a diferença,pois somente através da operação dele as coisas podem acontecer
.Ele quem aplica a obra de Cristo em nós
.Ele quem nos capacita a realizar a obra que Deus tem para que nós realizemos.

-Essa operação não é mecânica,

. Ele persuade a vontade,torna a vida cristã atraente e sem percebermos,Ele vai vai fazendo uma mudança em nós,através de um dispositivo que vai nos conduzindo e  mudando tudo dentro de nós,revelando a palavra e abrindo-nos para recebê-la .

- Mas aí o Espirito nos chama a ação,pois a vida cristã não é apenas "ouvir e crer" 
( lembrei-me de uma denominação com este nome)
- Vida cristã passa pela santidade com um propósito, propósito esse que só poderá ser realizado se formos "SELADOS".

Paulo muda a expressão 
"em quem temos" para "em quem também depois que crestes fostes".

Paulo vai desvendando as bençãos que começam no versículo 3 e vai até o versículo 14 falando delas,mas o "selo" é algo mais, apresentando pela primeira vez na carta.
. O Espirito Santo, mesmo envolvido em todo processo,aqui Ele é apresentado de forma oficial.
. Aqui deveria começar um novo capítulo, pois aqui ele mostra a verdade que pode nos levar a usufruir de todas essas bênçãos
 . Aqui esta diferença de um nazireu em chamas de um cristão comum ( cheio de letargia)
(porque um cristão que não é em chamas,não é um nazireu) 

Essa afirmação é o segredo que nos leva a penetrar na plenitude que deveríamos experimentar "em Cristo".
.Toda falta de paz e alegria no cristão vem do não compreender o que é "estar selado"pelo Espirito Santo,que aviva e desperta a Igreja.

A palavra "selo" tem 3 sentidos:

1) Autentica ou veicula autoridade.

Uma metáfora para entendermos : 
" Dois homens fazem um acordo,concordam nos termos a serem lavrados,mas enquanto esse documento não for assinado e selado,ele não é autêntico.
Assim um selo transmite autoridade ou estabelece autenticidade,validade,veracidade de um documento.

2) Sinal de propriedade.

Quando se compra um animal,coloca-se uma marca ou o selo para indicar de quem pertence,com uma posse faz-se novos documentos,mostrando a quem pertence por direito a propriedade.

3 ) Sinal de segurança

Se desejamos que uma encomenda chegue ao seu destino,embalamos,amarramos,lacramos e selamos,caso este seja rompido,é sinal de que foi violado
(Isso aconteceu no sepultamento de Jesus, com medo com que os discípulos pudessem fazer com o corpo,rolaram uma pedra a boca do sepulcro e a selaram por medida de segurança.

Então o selo significa: 
Autoridade
Propriedade 
Segurança
Mas o que é sermos "selados com o Espírito da promessa"?

João 3:33 
Quando alguém ouve ,crê e recebe o evangelho,ele está por assim dizer,o seu acordo e autenticando que este realmente é a verdade de Deus,e o que Deus diz é verdade.

1 João 5:10 
Apesar de não parecer a palavra "selo",João está dizendo que crer é colocar o selo nele e dizer que Ele é verdadeiro,não crer é dizer que Ele é mentiroso.

João 6:27 
Na multiplicação dos pães em que Jesus alimenta os 5 mil,Jesus coloca os discípulos no barco e pede que eles atravessem o mar,mas Ele subiu ao monte para orar.
Mais tarde à noite juntou-se a eles e chegaram do outro lado do mar (lago).
Outras pessoas tomaram barcos pequenos e o seguiu até o outro lado e no versículo 27 Ele diz:
 "Trabalhem não pela comida que perece mas pela que não perece,pois o Pai a selou"

Jesus estava dizendo que as pessoas deveriam ouvi-lo porque o Pai O havia selado.

Eles não entenderam e perguntaram à Ele que obras deveria fazer,ao que Ele responde: 
"a obra do Pai é esta : 
"que creiais naquele que Ele enviou"
Eles perguntaram: "que sinais para que vejamos e creiamos em Ti ? Nossos pais comeram do maná no deserto como está escrito,e Tu que sinal nos dá"?

Jesus já tinha respondido anteriormente "estou selado": 
Na ocasião do batismo enviou o Espirito como pomba e o mesmo João diz que Deus não dá o espirito "por medida"(3:34).
O Espirito foi enviado à Jesus em "toda plenitude"que o capacitou a realizar a obra e desse modo "Deus O selou".

Além disso em houve 3 ocasiões em que uma voz O autenticou e O selou (Mateus 3:17) e em João 4 o próprio Jesus reconhece essa autenticação,pois expunha as Escrituras mesmo sem ter recebido instrução para isso.(João 7:46),pois Ele falava na plenitude do Espirito ("em chamas")

Em João 10:38 Ele desafia "não credes em mim,credes nas minhas obras"que O autentificava e foi esse argumento que Ele usou para com João Batista (Lucas 7:22).

O Pai "O selou" ou seja : solenemente separado para uma tarefa e autenticado com sinais inteligíveis ( milagres,obras e as palavras ). 
Ele fora "selado" pois recebera o Espirito Santo em toda a sua plenitude,logo nada poderia impedir a obra que ele veio fazer.

Paulo diz que fomos "selados por seu Espirito",
.O que Ele quis dizer?
.Como essa "selagem" acontece na nossa vida?

Quando a pessoa crê ou depois?

O texto há várias traduções :   πιστεύσαντες ἐσφραγίσθητε τῷ Πνεύματι τῆς ἐπαγγελίας τῷ Ἁγίῳ

A questão aqui é ver a tradução correta :
 "Depois que creste fostes selados" ou 
"Em quem também tendo crido fostes selados"

Pelo texto é algo que ocorre seguindo depois do crer,algo distinto?

Um cristão que não tem este selo não pode ser chamado nazireu em chamas?

Thomas Goodwin, John Owen, Charles Simeon, Charles Hodge considerados mestres,traçam uma distinção aguda entre:
 "crer"(ato de fé) e a selagem do Espirito.
Segundo eles,sabemos que ninguém crê sem a ação do Espirito,mas não é a mesma coisa que "ser selado" e nem sempre acontece no momento em que a pessoa crê. Que é possível a pessoa crer e não ter o selo.

Martin Lloyd Jones acredita,que mesmo que o texto não tenha a palavra "depois" e a tradução seja "tendo crido",é muito claro que o texto mostra que são duas coisas distintas, mas que o selo deve acompanhar o ato de crer.

Isso nos traz uma implicação ao nazireado em chamas:"
' que todo nazireado necessita desse "selo", por ele ser a autenticação:
.o credenciamento 
.a autoridade do cristão.

Isso acontece na esfera da consciência e na experiência em todos os nazireus .

Mas como muitos defendem que não é na consciência e nem na experiência,muitos não o buscam .
.Por não buscarem não experimentam 
 Vivem uma vida cristã "sem chamas"
 .num estado de fideísmo e credeísmo       .afirmando que tem e receberam 
 .vivendo sem jamais experimentarem do que foi experimentado pelos cristãos do Novo Testamento e pelos cristãos da História da Igreja.

. João 14 o próprio Jesus afirma que o Espirito lhes seria dado como "outro" Consolador
. João 16 o mesmo Jesus afirma que a vinda do Espirito era uma grande benção que eles deveriam aguardar ( é claro essa benção adicional)
. João 20:22 mostra que Jesus estava falando com homens que já tinha recebido o "sopro" do Espirito,e Ele ordena a estes que não saíssem de Jerusalém até que do alto fossem revestidos do poder do Espirito (já criam,já tinham recebido o Espirito),pois mais alguma coisa haveria de acontecer
 Atos 2 narra-se o que aconteceu,e eles já eram crentes.

O Pentecoste foi um "selo"(autenticação) e ai inicia-se o ministério deles

Atos 8 ,Filipe evangelizara os samaritanos e muitos deles creram e Filipe os batizou,mas No versículo 16,afirma-se que sobre nenhum deles havia descido o Espirito Santo.
Pedro e João descem de Jerusalém até Samaria e oraram para que eles recebessem o Espirito Santo.
Creram e receberam por obra do Espirito mas ainda não tinham sido selados.

Em Atos 9 está registrado o mesmo fato com o considerado ícone pós Jesus,ele creu em Jesus como resultado do que aconteceu na estrada de Damasco e apenas 3 dias depois,recebeu o selo do Espirito.

Em Atos 15 Pedro está se defendendo por ter recebido Cornélio na sua família cristã e  por batizar gentios
Pedro se levanta e afirma que "Deus o havia levantado para que os gentios ouvissem da sua boca o Evangelho e cressem,e que Deus que conhecia os corações
. Testemunhou (autenticou) 
. Dando-lhe (selando) o Espirito Santo,assim como também à nós "

Atos 19 Paulo chega à Éfeso e "achando alguns discípulos" perguntou-lhes "já recebestes o Espirito Santo quando crestes?"

Esse texto não quer dizer que é possível crer e só mais tarde ou depois receber o selo,mas uma coisa é certa que Paulo discerniu que eles não tinham o selo do Espirito.
Paulo continua a indagação e eles afirmam que foram batizados no batismo de João ( batismo de arrependimento),por terem crido e aceitado Paulo os batizou  e no versículo 6 eles são selados.
Sempre há uma autenticação do ocorrido,se imediatou ou num intervalo grande ou pequeno,não vem ao caso,mas que há há.

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