segunda-feira, 31 de maio de 2021

A dança de Davi

                                                  A DANÇA DE DAVI


                     " E Davi girava acrobaticamente com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava                        Davi cingido de um éfode de linho." ( I Samuel 6:14 )


                                                     INTRODUÇÃO


PRATICAMENTE TUDO QUE É OFERECIDO NUM CULTO PÚBLICO É MATERIAL,MAS DEUS NÃO QUER SACRIFÍCIOS NESSE NÍVEL,ELE QUER SACRIFÍCIOS ESPIRITUAIS OU OFERTAS ESPIRITUAIS QUE O AGRADE.

ESSA ADORAÇÃO TERÁ DE NASCER DE DEUS,IMPLANTADA EM NÓS,POIS SÓ ELE SABE O QUE O AGRADA,ASSIM A DANÇA CONSEGUE CHEGAR PERTO DESSE AGRADO,POIS EXIGE A COMPLETA MORTE DO "EU" PARA MOVER-SE EM ADORAÇÃO,EM MOVIMENTOS QUE DEMONSTRE TUDO QUE DEUS É E FAZ.

CONTEXTUALIZAÇÃO


 KARÂR  Palavra hebraica que significa : 

Torcer,voltear,rodar,girar,rodopiar,saltar em giro,dar giros,cambalhotas ( dançar ou movimentos )

RÂQAD ( 1 Crônicas 15:29 ),está ligada à Isaías 13:21 que refere-se à bodes barbados,o que tira a possibilidade de movimentos sensuais,onde Davi dá saltos de alegria sem precedentes,onde ele despe-se de partes da roupa suntuosa e formais,sendo um simples e humilde acrobata,ao invés de contratar um profissional para isso.

Davi não dançou nu diante do Senhor,mas ele dançou com "todas as suas forças,cingido de um éfode"( uma roupa exterior não frouxa,sem mangas para os braços e que se estendia até os quadris,usada pelos sacerdotes em conexão com a adoração,logo Davi estava vestido diante do Senhor.

Seus saltos em movimentos ( danças ) eram de alegria e louvor a Deus.Uma forma de regozijo religioso com o retorno da Arca do Senhor a Jerusalém,que simbolizava a Glória do Senhor. Essas acrobacias foram acompanhadas de brados de alegria e com trombetas .

Davi toma o lugar de um escravo na cabeça da procissão para expressar honras a Deus,esse desejo de ser escravo mostra o propósito e intenção da sua adoração.

A repreensão de Mical ,foi de uma incompreensão da atitude de Davi,do seu rebaixamento diante do povo,repreendendo-o e desprezando-o em seu coração,mas a motivação de Davi era pura.

Os homens e mulheres de Israel nunca dançavam juntos,Davi não não dançou nas ruas de Jerusalém nos braços da sua esposa,pois isso era pagão e sensual e divertimento social.

Um dos pilares da dança é a Adoração :

Eu acredito que a adoração é a linguagem decretada por Deus para nos comunicarmos com Ele intimamente e na coletividade.

A palavra diz que Deus anda a busca dessa adoração "em  espirito e verdade",porém o que faria um Deus que recebe uma adoração perfeita de miríades de anjos o tempo inteiro em sua presença

Como falei na introdução,a dança é a forma que mais consegue chegar perto dessa dimensão de adoração,pois em todas as outras formas nada exige  tanto de si como mostrar ou adorar com movimentos.

O verdadeiro adorador é generoso e isso tem a ver com ofertar,ou seja todo verdadeiro adorador sabe ofertar

Quando Pedro fala sobre sacerdócio,ele afirma que somos casa espiritual, como pedras espirituais, que oferecem sacrifícios espirituais,porém o que são "sacrifícios espirituais"? Só entenderemos se compreendermos os sacrifícios naturais ( Holocausto,Manjares ... ),pois eles figuram o que seria espiritual.

O que normalmente oferecemos num culto é material,mas Deus não quer esse nível de sacrifício ou adoração.

Essa adoração deve nascer do coração de Deus e implantada em nós,pois só Ele sabe o que O agrada,então no meu modo de ver a dança consegue chegar perto desse agrado,pois exige a morte do "EU" para mover-se em adoração em movimentos que demonstrem o que Deus é e faz .

Jesus recomenda que imitássemos Davi ( Mateus 12:3 ) e por ele um homem "segundo o coração de Deus" é um padrão a ser imitado,ele está na galeria dos heróis da fé ( Hebreus 11:32 ),seu arrependimento e contrição também são exemplos .

Porque não podemos usar certos costumes ( não todos ) da cultura hebraica em nossa adoração,já que de um jeito ou outro usamos,mas podamos aquilo que achamos na nossa ótica correto ou não.

Todos aceitamos que a dança de Davi foi correta por ser espontânea e numa passeata religiosa.A questão que se levanta é que essa dança não foi no Templo de Jerusalém,o lugar oficial de "culto",mas aí somos ritualistas se pensarmos assim,pois é sabido de todos que na visão do Novo Testamento o templo somos nós .

Sei que os grupos de dança ou ministérios cometem erros e não executam como deveriam por falta de ensino,mas isso não quer dizer que a dança não possa fazer parte da nossa liturgia,pois a atitude espontânea de Davi é uma base bíblica indiscutível,se colocarmos de lado nossa tradição religiosa e os "achismos".

Essa separação do culto intimo e público é uma barreira para um culto que agrade a Deus.Porque o que fazemos em nossa intimidade não cabe no culto público ? 

A resposta é simples : as nossas regras que regulam e engessam o culto público e "solene".Temos um regulador de culto,onde homens "determinaram" o que deve ou não fazer parte de um culto,mas creio que quem determina o culto é Deus pois somente Ele sabe o que lhe agrada,pois a Bíblia não dá uma ordem litúrgica a ser seguida,ela dá princípios para que nosso amor e alegria sejam manifestados em um culto.

A grande questão é: porque a dança,o teatro é aceito no salão da jovens,em cultos fora do templo e não no templo ( Salmo 150 )

1. O CORPO NA ORAÇÃO 

Num ambiente de fé em que as pessoas oram,as palavras tem um corpo.

É comum o prostrar,o colocar-se de joelhos para demonstrar fragilidades e respeito.

É  normal abaixar a cabeça,fechar os olhos,levar as mãos ao rosto,elevar os olhos aos céus,buscando a presença divina.

É normal estendermos os braços como se quiséssemos alcança a imensidão celestial.

E nessa ótica que aparecem vários salmos :

1. Os Salmos 5,68,95 e 138 apresentam uma procissão: nesses salmos as pessoas se prostram,fazem genuflexão ou inclinações, o corpo é colocado em direção ao templo ao oriente.

Assim como as palavras,os gestos eram destinados ao Deus de Israel como num diálogo onde os participantes ficam frente a frente e o falante direciona seu corpo com atenção e a tensão dos movimentos são comuns.

Na oração os movimentos contribuem para a criação do ambiente de oração dando corpo aos pensamentos e palavras,reforçando a demonstração da fé.

O corpo é quem carrega as emoções e é o que os salmistas fazem ao cantarem : colocarem em evidência esse corpo cheio de vida.

Andar,correr e saltar são ações classificadas como movimentos naturais corriqueiras do ser humano,que ganham diferentes intenções e intensidades de acordo com o sentimento envolvido no momento.

Exemplos : 

. Correr de um cachorro feroz 

. Correr ao encontro de alguém que há muito tempo não vê

Não há duvidas que a imagem do corpo contribuem para o caráter vivido na linguagem dos salmos 

. 6% dos termos dos salmos correspondem à partes do corpo e dos 150 salmos apenas 7 deles não se falam.

. A nação hebraica não desenvolve conceitos abstratos mas na corporalidade concreta 

 - Esse concreto envolve o órgão para desempenhar uma ação.

 - O pensamento estereométrico-sintético visualiza um membro do corpo e sua atividade e capacidade,responsável por diversas associações portadoras de valores semânticos :

a) Associação espacial ( coração ao centro,cabeça ao que é elevado)

b) Associação funcional ( mão ao trabalho)

c) Associação supersticiosa ( mão direita o bem,esquerda o mal )

 - O pensamento semítico não se direciona à formas mas para o dínamis (efeito que a coisa tem )

 - Quando Israel pensava na mão pensavam na ação não na forma,pensavam no poder que uma mão forte exerce

 - Isso vale para o "nefesh"relacionado ao que está vivo,ligado à garganta relacionado ao que está vivo

   . Ligado a garganta audível : que chama,grita e reclama

   . Ligado a garganta ávida : insaciável,faminta,sedenta,devoradora ou ansiosa pelo ar

- Tudo que entra e sai do ser humano concentra-se no desfiladeiro da goela

Nefesh que traduzida na Septuaginta por pysikhé  é traduzida 600 

A separação entre corpo e alma não cabe no texto da Bíblia hebráica. Exitem muitos meios de organizar mental e efetivamente o mundo e para o povo hebreu o corpo é essencial,pois ele é mediador na expressão do sagrado entre os indivíduos,e é assim que o hebreu exprime seus pensamentos e ideias.

Os salmos além de oração são poesias,exigem expressão emocional e fé  gestos reafirmada pelos gestos ,trazem a poesia expressada pelo corpo :dança . Isso em 3 formas :

1. Redundante ( gesto complementar à palavra )

2. Precisa ( dissipa ambiguidades )

3. Substituição ( o gesto é a informação ou o "não dito".

Aqui está a dança : Dizer o que as palavras não dizem. Um meio eficiente de encontrar-se consigo,criação e Criador.

É uma forma de oração,um ritual social sagrado,que expande com plenitude as qualidades comuns do ser humano

"Se o gesto reforça a oração feita pela palavra cantada,a dança é a própria oração"

A oração é via de comunicação da alma humana com Deus,mas na oração a alma e o corpo participam.

A oração puramente espiritual é adequada apenas aos anjos,mas não ao ser humano com natureza espirito-corporal,logo as formas corporais correspondem às orações interiores que pertencem à oração humana.

A dança é uma linguagem não verbal e simbólica 

- Sua representação ultrapassa a experiencia vivida e sua execução não pode ser reduzida a palavras

- Ela ultrapassa as amarras do verbo,ela é uma expressão de uma sociedade,logo imbuída de valores e crenças sociais,associada à cultura de um povo,logo variável.

- "A dança da alma é feita por gestos,mas não somente gestos "

a) Dança não é interpretação da música 

b) Dança não é a pantomima transmitindo um enredo sem uso da palavra ,mas isso é mímica ou gesto descritivo.

Biblicamente a dança pode ter grande valor espiritual,mas se for simples gestos diminui o conteúdo,por estar preso ao rito e a realidade transcendente é mais ampla,não sendo relevante ou real em algum contexto.

É uma tensão estudar o fenômeno da dança e do seu contexto mais amplo e imediato,e claro não vai haver uma compatibilidade entre as várias culturas,assim precisamos ver a dança na comunidade judaica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário