TEOLOGIA DOS PACTOS
São 3 campos principais sobre as questões da Lei,do Evangelho e da Redenção :
I. Dispensacionalismo
II. Teologia do Pacto
III. Teologia da Nova Aliança
Quais as diferenças entre eles?
I. DISPENSACIONALISMO
São múltiplas as formas da mesma,mas podem ser divididas em 3 :
1) Deus estruturando seu relacionamento através de vários estágios de revelação,que limitam diferentes dispensações ( arranjos administrativos ).Cada dispensação é um "teste" da humanidade para ser fiel à revelação particular naquele momento.
São 7 dispensações :
1. Inocência ( antes da queda )
2. Consciência ( Adão a Noé )
3. Governo humano ( Noé a Abraão )
3. Promessa ( Abraão a Moisés )
4. Lei ( Moisés a Cristo )
5. Graça ( Pentecoste ao arrebatamento )
6. Milênio
2) Sustenta uma interpretação literal da Bíblia,não negando as figuras de linguagem,mas que antes há um significado literal por detrás dessas passagens.
3) Sustenta uma distinção entre Israel e a Igreja,logo as promessas do Antigo Testamento sobre Israel nada tem a ver com a Igreja e serão literalmente cumpridas sobre Israel
Os que não são dispensacionalistas veem as profecias como uma forma obscura do antigo pacto como a realidade que Deus um dia faria com a Igreja ( judeus e gentios )como está em Romanos 4:13.
Os dispensacionalistas creem em 2 povos de Deus,apesar de judeus e gentios serem salvos por Cristo através da fé,o Israel crente será o recipiente das promessas terrenas e não se aplica aos gentios crentes cuja promessa é celestial.
II . TEOLOGIA DO PACTO
Deus se relaciona com o homem não por dispensações,mas por pactos como estágios na história redentora.
Os pactos pós queda não são testes de fidelidade,mas administrações do único e abrangente pacto da graça.
Antes da queda Deus estrutura o relacionamento com o pacto de obras ( no Éden com a promessa da obediência perfeita seria recompensada ).Adão foi criado sem pecado,porém com a possibilidade de pecar,com o pecado Adão quebra o pacto e perde a recompensa,recebendo penalidade :a condenação.Adão sujeita a si e a seus descendentes à mesma penalidade.
Deus em sua misericórdia institui o pacto da graça ou redenção nos que creriam no Redentor.
O pacto da graça não anula a obediência ,mas cumprido por Cristo,logo só há um pacto,os outros são administrações deste pacto da Graça.
1. O PACTO COM ADÃO
Pacto das Obras
O homem teria que fazer algo para conquistar a vida eterna ( Gênesis 2:17 ) ou seja "obedecer a ordem do Senhor"
2. PACTO COM NOÉ
Pacto da Natureza
A igreja dessa época era doméstica,onde a doutrina e a fé era numa extensão familiar (Gênesis 9:9).
Em Gênesis 9:27 Deus promete habitar nas tendas de Sem,lembrando Gênesis 3:15
3. PACTO COM ABRAÃO
Pacto da circuncisão
Não era uma carnal apenas,mas espiritual,ligados a fé e a regeneração
Em Romanos 4:15 Paulo afirma que os mesmos elementos do batismo cristão são encontrados na circuncisão : um selo de justiça que provém da fé,que se comprova em Romanos 2:25,29,que não tem proveito desprovida da justiça exigida Lei de Deus,encontrada em Cristo.
Circuncisão era um selo de propriedade,porém espiritualmente regeneração e justificação
III . TEOLOGIA DA NOVA ALIANÇA
Não defende um pacto de obras e um pacto da graça,sendo diferente da Teologia do Pacto no que diz respeito quanto a Lei.
A Teologia do Pacto divide a Lei Mosaica em 3 partes :
1. Leis civis
2. Leis cerimoniais
3. Leis morais
A Teologia da Nova Aliança não aceita essa divisão,e que a Lei Mosaica foi substituída em Cristo,não sendo a mesma obrigatória para o cristão.Hoje o cristão tem a Lei de Cristo ou leis morais do Novo Testamento,tendo a lei mosaica apenas como testemunho profético
ENTENDENDO PACTOS,ALIANÇAS E PROMESSAS
Definir palavras é de suma importância para entendermos o assunto:
Por causa disso o mundo evangélico está dividido em : monergistas e sinergistas.
Paulo traz luz em Romanos 9 sobre o assunto,quando ele vê a nação de Israel,sendo destituída das promessas feitas a Abraão,onde Paulo afirma que os judeus quebraram o pacto,mas Deus mantém sua fidelidade,mantendo um remanescente fiel ,sendo a igreja esse remanescente.
Paulo faz isso preocupado que a igreja fizesse o que a nação judaica fez,mostrando o poder dessa adoção,e aqui Paulo diferencia Pacto de Promessas.
Deus fez alguns pactos na história da humanidade e por Ele ser superior,Ele determina as regras desses pactos .Deus didaticamente fez vários pactos para que progressivamente o homem fosse entendendo,o que seria o Pacto da Graça.
Até hoje não entendemos,pois não valorizamos os sacramentos e cremos numa salvação insegura,o que prova que não sabemos o que é um pacto,quanto mais o Pacto da Graça.
Essa ignorância impede que saibamos o que Cristo fez e vamos anulando a obra de Cristo,além de não desfrutarmos dos benefícios dessa obra.
1. Quando Deus quis assegurar a Abraão a certeza da sua palavra,Ele foi para o pacto
2. Quando Deus quis separar seu povo e imprimir em suas mentes sua obra,Ele deu os sinais do pacto
3. Quando Lucas quis mostrar que o ministério de Jesus foi o cumprimento dos antigos propósitos de Deus,ele foi para os pactos e cita Zacarias onde Deus não cumpre um plano B ( (Lucas 1:72-73)
4. O salmista e o autor de Hebreus quando querem mostrar o plano redentor foi ordenado e se desvela na história eles foram para os pactos ( Salmo 78,Hebreus 6:10 )
A Teologia do Pacto não é responsável pelo Dispensacionalismo,nem uma escusa para o batismo de criança,nem uma convenção para justificar uma abordagem particular dos sacramentos.Ela não é sectária,mas uma abordagem ecumênica reformada para entender a Bíblia .
Ela não pode ser reduzida para justificar uma visão particular das crianças no pacto ou certo tipo de escatologia,ou para uma filosofia específica de educação.
Um bom teólogo é aquele que entende a diferença entre o Pacto das obras e o Pacto da graça
Precisamos entender a administração desses pactos para que entendamos a maneira como Deus distribuiu seus dons e as bençãos de salvação de Adão até nós .
Pacto é um contrato firmado entre duas pessoas no mesmo pé de igualdade ou não,obrigadas a cumprirem suas partes do contrato,havendo recompensas para os cumpridores e penalidades para os infratores .
A iniciativa desses pactos sempre vem de Deus e sempre é Ele quem impõe as condições ,para que o homem obtenha seu favor e Ele seja glorificado .
A decisão de uma relação pactual nasce dos decretos de Deus,logo é pura graça.
1. PACTO COM ADÃO
Chamado "Pacto das Obras"
Adão teria que "fazer" algo para conquistar a vida eterna ( Gênesis 2:17 ),ou seja obedecer a ordem do Senhor.
2. PACTO COM NOÉ
Chamado "Pacto da Natureza"
O culto tinha extensão familiar ( Gênesis 9:9 ). Deus promete habitar nas tendas de Sem( 9:27 ),lembrando Gênesis 3:15 e o caráter universal desse pacto,onde tudo que fora criado seria renovado,tendo o arco-íris como símbolo
3. O PACTO COM ABRAÃO
3. O PACTO COM ABRAÃO
Chamado Pacto da circuncisão
Nesse pacto há uma progressão,pois aparece o sacramento da circuncisão,que não é um marca carnal,mas espiritual,ligados à fé e regeneração.
Em Romanos 4:11 Paulo afirma que os mesmos elementos do batismo encontram-se na circuncisão,o que ele chama de "a justiça que vem da fé".Ele complementa essa ideia em Romanos 2:25,29 que a circuncisão e o batismo só tem significado se estiver amarrada à satisfação da Lei ou provida da justiça da Lei,encontrada ( justiça ) em Cristo.
A circuncisão tem sentido de selo de propriedade,mas espiritualmente significa justificação e regeneração pela fé.
4. O PACTO COM MOISÉS
Chamado Pacto Sinaitico
A Lei foi entregue em forma de pacto
Com Adão a lei viabilizava a vida eterna,mas com a queda a Lei interiorizada foi ofuscada,que se fez necessário Deus lembrar a sua Lei,pois o senso moral não comunicava mais a vontade de Deus de maneira clara,pois o pecado prejudicou.
Essa Lei era sempre lembrada não mais para a vida eterna,mas para um relacionamento de comunhão com Deus ( isso é claro em toda descendência de Adão pelas ordens negativas e positivas )
Com Moisés essa Lei foi visível em forma de Pacto,tendo uma dupla função :
a) Apresentar as exigências de Deus para uma relação
b) Pregar o evangelho por meio de leis e símbolos
A Lei sempre teve a serviço da Graça ( Paulo a chama de pedagogo em Gálatas 3:24 ) levando os eleitos à Cristo ( em Romanos 10:4 Paulo afirma que o fim da Lei é Cristo )
Esse pacto com Moisés é uma renovação da promessa feita a Abraão,contendo as mesmas exigências e bençãos ,com a diferença que este tem um caráter nacional,mas não garante a vida eterna à todos de Israel.
Como nação,Israel é chamado a obedecer e a desfrutar das bençãos pela obediência,porém quanto a eleição prevalece a eleição ( Romanos 9 )
Por não se entender a função da Lei,dão um caráter de obra á ela e foi assim que os judeus entenderam-na na época de Moisés até na época de Paulo (Atos 15:1 ),por isso Paulo constantemente contrasta Lei e Fé.Paulo não mostra que há um contraste,pois os judeus nem sabiam o que era Graça.O contraste era na mente dos judeus que viam a Lei como o caminho da salvação em si,sem a Graça.
É nesse contexto que Jesus convida aos "cansados e oprimidos"que esperavam a justificação pela Lei.Paulo não vê contraste,mas a função da Lei a serviço da Lei (Romanos 3:31)
É assim que devemos olhar para Hebreus 8 quando parece haver um contraste entre as duas alianças,lembrando que esta carta é para os hebreus com mentalidade judaica de pacto de obras,essencialmente diferente do Pacto da Graça (Jeremias 31:31-34)
Deus não muda o método de salvação,mas de um novo e melhor sacerdócio que se cumpre em Jesus e a concretização das promessas (Hebreus 8:2-6),onde o Sol da Justiça ilumina o que antes era apenas vestígios de luz.
Hebreus cita Jeremias 31:31 pois o sacerdócio estava dentro do pacto e nesse pacto muda o sacerdócio,mas não a base da salvação
5. O PACTO DA GRAÇA
Em Hebreus 9:15-17 o autor fala de um testador e um testamento,logo a aliança é a mesma,diferindo as dispensações da mesma :
a) Uma enquanto vive o testador (Velho Testamento)
b) Outra quando morre o testador ( Novo Testamento ).
Para os propósitos judiciais de Deus a Lei decreta total satisfação com a obra expiatória de Cristo e aí entra em vigor a Nova Aliança ou o Pacto da Graça,porém ela já estava estabelecida após a queda com Cristo e mesmo antes da morte do testador,os herdeiros já desfrutavam da herança,pois para Deus a morte do testador era tão certa que a herança já era considerada dos herdeiros.
No Velho Testamento Cristo foi o fiador,os pecados eram eficazmente perdoados e em Cristo desfrutavam da herança,por isso a mudança de Aliança para Testamento em Hebreus.
Todo pacto é feito entre Deus e os homens.Em Hebreus é considerado "testamento" por ser dado uma herança incondicional ou uma dádiva (deu porque quis dar ).É um testamento por ter sido estabelecido pelo eterno e imutável decreto de Deus,não podendo ser anulado e nem violado.
É testamento por causa da morte do testador,mesmo a herança sendo entregue muito antes da morte do testador ,por ser sua morte contada como certa e este percorreria o amargo caminho da morte.
As bençãos para nós são herança prescrita,estabelecida e dada aos herdeiros,logo nesse sentido p Pacto da Graça é visto como um testamento.
O Pacto com Abraão não foi substituído,mas continuou em vigor durante a Lei e continua em vigor em nossos dias ( Gálatas 3:14 ).Assim a lei é um instrumento da Graça e não um novo pacto como os judeus achavam ( Romanos 3:31 ) e em Romanos 4:14 Paulo refuta isso com ironia.
Se a Lei fosse um pacto de obras esse pacto seria de maldição,sedo apenas um fator de condenação,pois ninguém tinha condição de cumpri-la ,porém a Lei foi entregue com fins abençoadores (Deuteronômio 4:8).
A Lei é maldição para aqueles que querem obter salvação por ela sem a Graça,a Lei aponta o caminho da graça.A graça nos justifica e nos livra da condenação da lei.A lei nunca foi dada para a salvação,assim Jesus cumpriu a lei em nosso lugar,e assim desfrutamos da promessa(Gálatas 4:10,12).
O aspecto condicional do pacto sináitico nunca disse a respeito da salvação,mas a posse das bençãos materiais e temporais (Êxodo 4:40 ),logo a função da lei era ser um professor que nos conduz o homem à Cristo ( Gálatas 3:24,Romanos 3:21,31 )
Esse pacto inclui os gentios que foram enxertados na videira,unindo dois povos num mesmo testamento,considerados co-herdeiros e co-participantes da promessa ( Efésios 3:6 ),descendentes de Abraão,membros da família de Deus ( Efésios 2:19 ),cumprimento a promessa de Gênesis 12:3 a inclusão dos gentios
O QUE SERIA ESSA NOVA ALIANÇA
Quando Jesus fala da Nova Aliança,Ele não está fando de algo diferente da promessa a Abraão(Romanos 4:13-14). Essa promessa foi feita primeiramente em Gênesis 3:15 e claramente a Abraão ou a plenitude da promessa ( Gálatas 3:8 ),então eles tinham a mesma fé e esperança de salvação pela graça.
Os crentes do Velho Testamento já desfrutavam da salvação,porém no Novo Testamento se desfrutou de maneira mais plena.
A Nova Aliança é o cumprimento dos tipos e símbolos e figuras da Antiga Aliança,que não é uma mudança mas o cumprimento das promessas em 3 sentidos :
1.) Pode ser considerado como o novo pacto feito com Jesus para a salvação gratuita pelo Pacto da Graça
2.) É considerada um contraste com a ideia errônea que os judeus tinham da lei como aliança legal para a salvação,e o que os judeus consideravam como base caducou,basta observarmos os elementos das duas alianças:
a) A Nova Aliança esta interiorizada na mente e no coração
b) Deus se torna o Seu Deus e eles o Seu povo
c) Conhecimento extensivo e pleno perdão dos pecados
Esses elementos estão presentes na Antiga Aliança e na vidas dos eleitos do Velho Testamento.
d) Há um aspecto novo : "todos me conhecerão".Esse conhecimento só é possível devido a manifestação de Jesus,esse aspecto não ja na Antiga Aliança,por ser a pregação restrita a poucas pessoas
Os outros aspectos de acordo com a palavra foram renovados porque "eles anularam a aliança",os aspectos são todos experiência de "conversão"e Deus estava dando uma nova oportunidade para uma outra conversão.Logo é uma renovação de aliança e não uma nova forma divina de salvar por incluir os gentios.
e) Compreensão dos pactos feitos com Abraão e Moisés
A sombra de cristo no Velho Testamento era eficaz para a salvação dos eleitos do Velho Testamento,porém o fato de Novo Testamento as bençãos serem mais ricas não é uma diminuição das bençãos,pois Cristo era e é o mesmo fiador de ontem e de hoje,mas porque as bençãos ocorrem com mais amplitude e plenitude,tomando uma universalidade,antes restrita a israel
Um novo sacerdócio mostra que a Velha Aliança da Graça foi renovada
CONCLUSÃO
A Bíblia não pode ser desmembradada,se eu não compreendo eu vou rejeitar o Velho Testamento e isso o dispensacionalismo o faz muito bem,diminuindo a autoridade da Palavra de Deus,pois a vê como partes para cada época,interpretando muito mal João 1:17
A visão reformada vê uma unidade entre o Velho e o Novo Testamentos : O mesmo Deus,a mesma promessa,a mesma graça,o mesmo Salvador,a mesma regeneração,conversão e justificação, mesma lei para o comportamento ,a mesma pregação para o pecado,o mesmo Espirito
Os dispensacionalistas só se interessam pelas profecias que julgam pertinentes a Israel e os textos das suas 7 dispensações . Graças a eles essa idéias de falsas promessas e de fracassos divinos se popularizou
Todo pensamento teológico que desfaz a unida das Escrituras não é digno de crédito
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