REVESTINDO A IGREJA COM NOBREZA
TEXTO: 1 Reis 6: 7 “Edificava-se a casa com pedras já preparadas nas pedreiras, de maneira que nem martelo, nem machado, nem instrumento algum de ferro se ouviu na casa quando a edificavam.8 A porta da câmara do meio do andar térreo estava ao lado sul da casa, e por caracóis se subia ao segundo e, deste, ao terceiro. 9 Assim, edificou a casa e a rematou, cobrindo-a com um tabuado de cedro. 10 Os andares que edificou contra a casa toda eram de cinco côvados de altura, e os ligou com a casa com madeira de cedro... 14 Assim, edificou Salomão a casa e a rematou. 15 Também revestiu as paredes da casa por dentro com tábuas de cedro; desde o soalho da casa até ao teto, cobriu com madeira por dentro; e cobriu o piso da casa com tábuas de cipreste. 16 Da mesma sorte, revestiu também os vinte côvados dos fundos da casa com tábuas de cedro, desde o soalho até ao teto; e esse interior ele constituiu em santuário, a saber, o Santo dos Santos”.
INTRODUÇÃO
O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitetônico deixado por seu Davi (1 Reis 6:1; 1 Crónicas 28:11-19). O trabalho de edificação durou cerca de sete anos (1 Reis 6:37, 38). Hirão, o rei de Tiro forneceu madeira do Líbano e operários especializados em madeira e em pedra para a construção.
Na organização e administração, para o início e término do trabalho, Salomão convocou 30.000 homens de Israel, enviando-os ao Líbano em equipes de 10.000 a cada mês. Convocou 70.000 dentre os habitantes do país que não eram israelitas, para trabalharem como carregadores, e 80.000 como cortadores (1 Reis 5:15; 9:20, 21; 2 Crónicas 2:2). Como responsáveis pelo serviço, Salomão nomeou 550 homens e mais 3.300 como ajudantes (1 Reis 5:16; 9:22, 23).
Houve um grande investimento na obra de edificação do templo, tanto de matéria prima, como de ferramentas e material humano, de mão de obra.
A simbologia do templo de Salomão para hoje, é que ele é uma figura da igreja como templo do Senhor. O lugar de habitação do Espírito de Deus. O qual precisa ser reedificado e revestido de nobreza.
O MATERIAL USADO NA EDIFICAÇÃO DO TEMPLO
Os materiais usados na construção foram essencialmente a pedra, a madeira e o ouro. Os pisos foram revestidos a madeira de cipreste e as paredes interiores eram de cedro entalhado com gravuras de querubins, palmeiras e flores. Parte do piso, as paredes e o teto eram inteiramente revestidos de ouro sobre a madeira (1 Reis 6:15, 18, 21, 22, 29).
1. PEDRA. As pedras usadas na base do templo referiam-se as placas de pedras de mármore, pedras cortadas para acabamento e pedras preciosas. Pedra fundamental que significa firmeza e solidez.
A simbologia da pedra na estrutura do templo espiritual da igreja aplica-se a uma pessoa madura, firme, consolidada, que se torna base de muitas coisas.
Uma pessoa séria e que não aceita intimidades ou relacionamentos com pessoas inseguras ou com um caráter instável. É uma pessoa que sabe muito bem qual é a sua missão, o que deve fazer ou ser nesta vida. Precisamos moldar o nosso caráter e princípios espirituais com base de pedras. Isto quer dizer que temos que definir e solidificar a nossa personalidade, caráter, disposição mental, identidade e temperamento.
Este revestimento espiritual trabalha a pessoa para ser organizada, responsável e com capacidade para os grandes negócios e eventos. O revestimento de pedra forma o tipo de pessoa que busca desenvolver projetos grandiosos e a sua destreza está em administrar com eficiência e pulso firme. Alguém que tem base solida, sabe o que quer, tem firmeza de caráter e palavra.
Jesus mudou o nome de Simão para Pedro. Porque Simão é “cana” que esta sempre virada para a direção do vento, e, Pedro quer dizer pedra, rocha. A personalidade e caráter de Pedro foram mudados de algo instável e sem consistência, para algo sólido, firme e definido.
2. MADEIRA. Na bíblica, árvore e madeira são símbolos da natureza humana. Os aspectos negativos da natureza humana demonstram sempre um lado imaturo, falta de energia, indecisão, incompetência, futilidade, limitação, dogmatismo, fraqueza de caráter, imobilismo, medo de autoridade, ingenuidade e tirania. Por isso precisamos ser revestidos com o ouro da glória de Deus.
2.1 CEDRO. O cedro é o símbolo de nobreza porque é uma árvore nobre por ser majestosa. Vem da raiz hebraica primitiva “araz” que quer dizer: firme, feito firme, forte, resistente. O cedro foi usado para revestimento e acabamento nas paredes e no teto do templo (6:15). O cedro estava nos palácios por ser uma madeira nobre, bela, perfeita, sem defeito e durável.
2.2 O REVESTIMENTO DAS PAREDES. O cedro foi usado para revestir as paredes do templo. Uma parede é um elemento arquitetônico cuja função é a divisão ou vedação dos espaços. Ela também tem a função de resistir a esforços verticais. As paredes servem para permitir resistência à construção. No aspecto do templo espiritual, as paredes representam as diversas áreas da nossa vida espiritual, física e emocional. Apontam para a nossa estrutura de fé, convicções espirituais e capacitação do nosso chamado apostólico.
Ter o caráter revestido com cedro é trazer em seu íntimo a segurança e a tranqüilidade. Alguém que tem a habilidade de manter as emoções em perfeito equilíbrio, tem força de vontade e a certeza de suas realizações. É alguém que tem uma afirmação de fé e esperança muito forte em todos os sentidos da vida.
O cedro também simboliza multiplicação e durabilidade. Porque é uma árvore que se multiplica pelas sementes e dura por séculos sem perder seu vigor majestoso. Isto quer dizer que a nossa natureza terrena pode ser mais produtividade e duradoura do que pensamos. Mais ainda assim, precisamos ser revestidos com o ouro da glória de Deus para sermos mais produtivos e termos longevidade de vida.
O cedro em nosso caráter ponta para o progresso real em nossas vidas. Alguém que desenvolve sua capacidade de liderança, elevação, domínio, destaque, talento e habilidade. Porém o cedro sem o revestimento do ouro não tem muito valor para Deus. Quando somos revestidos com o ouro da presença de Deus, tudo isto se torna uma realidade mais abrangente em nossas vidas.
2.3 CIPRESTE. O cipreste é também uma árvore nobre e majestosa. Aponta para o caráter de nobreza e majestade que os filhos de Deus devem possuir. O cipreste foi usado para revestir o piso, o soalho do templo. O soalho feito desta árvore, não mancha, não perde o brilho e nem desbota com o tempo.
2.4 O REVESTIMENTO DO SOALHO. O cipreste no caráter de uma pessoa aponta para uma base de durabilidade e firmeza. Não permite que as circunstâncias destruam sua fé, expectativa e motivação. Mesmo que alguém tente ‘pisar’ sobre ele, ou, procure de alguma forma, macular sua integridade, isto não lhe abala ou fere sua estrutura emocional.
Os ciprestes são as árvores capazes de viver mais tempo do que qualquer outra. Elas podem viver de 4.600 há muito mais anos. Ela foi considerada a árvore mais antiga de todo o planeta, com mais 9.500 anos de idade. Até as folhas do cipreste são persistentes e duradouras, elas podem conserva-se por vários anos antes de caírem.
Este tipo de revestimento em nosso caráter é o que Deus deseja para o seu povo. Pessoas com bases firmes e consolidadas. Que mesmo quando passarem por situações desagradáveis, não sejam desqualificadas e nem se deixem desestruturar emocionalmente.
2.5. O REVESTIMENTO DO TETO. O Teto é a superfície interior da cobertura de uma estrutura arquitetônica, de uma casa, neste caso, do templo e que faz a ligação com o pavimento através das paredes. O teto do templo era revestido com cedro em toda a sua superfície.
O teto aponta para a nossa mente. A mente é faculdade da consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da natureza humana. A mente é uma das faculdades da nossa alma que particularmente, trata com a interpretação, os desejos, o temperamento, as vontades, a imaginação, a linguagem, os sentidos, as qualidades, os pensamentos, a razão, a memória, a inteligência, os sonhos.
Estas áreas de nossa vida precisam estar revestidas com o cedro e o ouro da glória de Deus. Precisamos de nobreza em nossa mentalidade. As pessoas que não tem uma mentalidade revestida de nobreza serão sempre pobres de espírito e mente (Is 32:8).
Precisamos transicionar a nossa mente natural e limitada, para uma mente nobre. Temos que exercitar os pensamentos nobres, de honra, de justiça, de pureza, de lealdade, de fidelidade, de verdade.
No templo espiritual do Deus vivo, o “teto” dos servos e servas do Senhor, precisa ser revestido com o caráter do cedro e do ouro do Senhor.
3. OURO. No templo que Salomão edificou, o ouro foi um elemento essencial, foi usado para cobrir parte e dar o acabamento em várias áreas, bem como para revestir os utensílios do templo. O ouro na Bíblia tem o significado da vida, glória e justiça de Deus. Além disso, o ouro é um símbolo de pureza, valores espirituais, nobreza e realeza. O ouro é um metal nobre incorruptível, que não se contamina não se acaba e não se corroe.
O ouro representa a presença e Glória de Deus em nossas vidas, é necessário para encobrir as falhas e debilidades da nossa natureza humana. Por isso precisamos do revestimento do ouro. Ele dá o “acabamento”, ou seja, encobre as nossas falhas, os nossos defeitos, as nossas debilidades e fraquezas.
Este revestimento no caráter do cristão, o torna uma pessoa afetuosa, cheia de beleza interior e harmoniosa na vida. Forma um caráter de serenidade, nos torna uma pessoa que passa sempre tranqüilidade mesmo diante das tormentas, nunca perde o seu brilho, porque sua essência é pura, o que é por dentro é por fora.
Ter o revestimento de ouro no caráter é ser bondoso de coração. Ter senso de justiça e buscar sempre a verdade. É alguém que busca um comportamento que esteja acima de qualquer julgamento, e não aceita companhia ou interferência dos que não agem de acordo com suas convicções.
Ser revestido com ouro, é ser alguém que tem a excelência como padrão, que gosta de ouvir tudo o que as pessoas têm a lhe dizer. Alguém que procura cercar-se sempre de coisas boas, agradáveis e que tenha qualidade.
Uma pessoa de ouro é alguém que cujas características marcantes são lealdade, responsabilidade, confiança e compreensão. Uma pessoa que procura sempre praticar a justiça em seus relacionamentos, com intuito de promover a paz em todos os ambientes que freqüenta.
O ouro também é um símbolo de vitórias e conquistas nas grandes disputas da vida. Era comum na antiguidade e em nossos dias, muitas competições premiarem o vencedor da competição com troféu de ouro.
CONCLUSÃO. Você é o novo templo do Senhor. Deixe-o revestir você com o cedro, o cipreste e o ouro. Este tempo é um tempo de revestimento da igreja com estes valores espirituais. Neste tempo, Deus vai moldar e revestir o caráter de Seu povo como nos dias de Salomão
Nenhum comentário:
Postar um comentário