O ESPIRITO DA FALSA ADORAÇÃO
-Sl 115. 1 “Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade! 2 Por que perguntam as nações: “Onde está o Deus deles?”3 O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada. 4 Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. 5 Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver; 6 têm ouvidos, mas não podem ouvir, nariz, mas não podem sentir cheiro; 7 têm mãos, mas nada podem apalpar, pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. 8 Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam...17 Os mortos não louvam o Senhor, tampouco nenhum dos que descem ao silêncio. 18 Mas nós bendiremos o Senhor, desde agora e para sempre! Aleluia!
INTRODUÇÃO
O propósito deste estudo é de nos abrir os olhos espirituais para o espírito religioso que tem tomado muitos adoradores verdadeiros, transformando-os em seres inanimados semelhantes a eles. Sem movimentos, sem ação, sem expressão e sem vida. O alvo deste espírito religioso é diminuir o que somos em Deus - sua imagem e semelhança e como tal, temos dentro de nós o poder do Todo poderoso.
1- ESSE ESPÍRITO ATUA NOS CINCO SENTIDOS DA PESSOA.
a- A finalidade deste espírito é obstruir espiritualmente os cinco sentidos dos adoradores. Desta forma, estes poderão ter uma conduta diante de Deus até de roubadores da Glória que só pertence a Ele.
- (V1)“Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!
- Aqui ao que tudo parece, é que até o despertar do espírito do salmista, a Glória que pertence somente a Deus, estava sendo recebida por homens – supostos adoradores cujo nome levava a fama e a gloria.
- Isso denuncia uma forma de “louvor” que muita gente esta cantando onde o homem é o centro, o alvo e não Deus. “Por mim”. “Para mim”. “Sou”.etc.
b- Quando a Glória de Deus é roubada pelo homem e os sentidos espirituais da Igreja são obstruídos, a Igreja se torna inoperante no mundo. Objeto de descrédito, de repúdio e de desdém.
- (V2) “Por que perguntam as nações: “Onde está o Deus deles?”
- As nações perguntavam de uma forma sarcástica, com zombaria “Cadê o Deus deles?”, porque o seu estilo de vida não manifestava o poder de Deus. Uma vez que a Glória de Deus, não estava no meio deles, mas com alguém que estava recebendo os créditos.
c- Quando deixamos de atribuir a Glória devida ao Senhor, nos tornamos ministros de uma falsa adoração. Passamos a adorar a nossa própria obra e dessa forma damos lugar a um espírito de engano e sedução.
- (V4) “Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas”.
- Quantas pessoas estão transformando suas riquezas, seus valores, seus talentos, sua prosperidade em objetos de adoração. Tudo porque a Glória de Deus foi trocada por algo humano, dando lugar aos valores terrenos (Ex 32:1-6 “O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”. 2 Respondeu-lhes Arão: “Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim”. 3 Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão. 4 Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: “Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito!” 5 Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: “Amanhã haverá uma festa dedicada ao SENHOR”. 6 Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra”).
2- ESSE ESPÍRITO AFETA A COMUNICAÇÃO (PALADAR)
- (V5) “Têm boca, mas não podem falar...”
a- Fere o relacionamento e a comunicação entre o homem e o seu Deus, a pessoa não consegue orar, adorar, cantar e etc. Quando está diante de Deus, ela fica muda, não tem atitudes, parece que trava tudo. Pode ser até uma pessoa comunicativa, faladeira que tem muitos assuntos quando está com os amigos, mas quando chega diante de Deus ela fica sem palavras. Muitos até usam o argumento de que oram em espírito, só na mente. Mas é isso que esse espírito quer. Que não clamemos, que não gritemos, que som nenhum saia de nossa boca.
b- Fere o relacionamento no corpo de Cristo – a Igreja. Coloca as pessoas umas contra as outras. Distancia os irmãos por falta de relacionamento e comunicação. Isola as pessoas da comunhão.
c- Fere a comunicação e o relacionamento na família, entre os cônjuges e entre pais e filhos.
d- Fere o relacionamento social. Entre amigos, colegas de trabalho, visinhos etc. Dessa forma não podemos testemunhar do evangelho a essas pessoas. Ele tenta impedir as pessoas de se aproximarem umas das outras, evitando que dali nasça uma grande amizade.
3- ESSE ESPÍRITO GERA CEGUEIRA ESPIRITUAL (VISÃO)
- (V5) “Tem olhos, mas não podem ver”.
a- Ele cega o homem no mundo espiritual e ofusca a sua visão do mundo natural. Pois quem não tem revelação no mundo espiritual, não tem realização no mundo natural.
b- O papel deste espírito é fazer com que o homem não veja as maravilhas de Deus e nem tenha visão clara para conquistas, e assim não tenha sonhos grandiosos.
c- Esse espírito tenta impedir que o homem tenha uma visão clara dos direitos que ele tem em Cristo Jesus (Ef 1:17-18. 17 “Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. 18 Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos”).
d- Ele tenta embaçar a visão de um futuro promissor, feliz e de esperança. Dessa forma a pessoa não se esforça para realizar algo; não luta pelos seus ideais e finda se entregando a inércia.
4- ESSE ESPÍRITO GERA SURDEZ ESPIRITUAL (AUDIÇÃO)
- (v6) “Têm ouvidos, mas não podem ouvir”.
a- Isso representa a nossa sensibilidade espiritual para ouvirmos a voz de Deus (At 28:26-27 “Vá a este povo e diga: Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. 27 Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria”).
b- Esse espírito quer manter as pessoas surdas espiritualmente e assim elas não poderão discernir a voz de Deus. Ele leva a pessoa até a entender de uma forma errada e deturpada a palavra de Deus.
c- Esse espírito mantem a mente das pessoas prisioneiras, sem entendimento e com um bloqueio para compreender as coisas espirituais (Mc 4:12 “A fim de que, ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!”).
d- É por essa razão que às vezes quando aconselhamos alguma pessoa, parece que ela está meio anestesiada e não consegue obedecer à direção que lhe é dada por nada. Normalmente são pessoas que não conseguem aprender a palavra de Deus e tem dificuldade de andar em obediência, receber discipulado e orientação.
- Precisamos romper com a regência deste espírito em nossa vida em nome de Jesus.
5- ROUBA O FÔLEGO DA VIDA (OLFATO)
- (V6)“Têm Nariz, mas não podem sentir cheiro”.
a- A vida do ser humano na Bíblia é representada pelas suas narinas. Se ele parar de respirar, ele morre. A função de satanás é roubar o fôlego da vida espiritual do homem. Tirar-lhe a alegria da salvação, o prazer de ser cristão, de servir a Deus.
- Gn 2:7 “Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”.
b- O homem natural tem o sopro da vida de Deus nele, mas satanás quer levar o homem a não experimentar essa vida, que é abundante, cheia de paz, saúde e prosperidade.
c- Esse espírito quer tornar a pessoa um “zumbi” espiritual, sem vida em si mesmo. Ele coloca um jugo depressivo na alma da pessoa e a torna dependente dele. Quando o espírito da vida sai, um espírito de morte toma o lugar.
d- Existem espíritos que são especialistas em trazer enfermidades, desgraça e miséria para o homem. Há uma identificação das pessoas que são seus devotos, com estes espíritos (V8 “Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam”).
- Ex. São Lázaro (chagas/feridas); Sta Luzia (cegueira/doenças nos olhos); São Francisco de Assis (pobreza); Sra das Dores (Dores no corpo); Sebastião (Violência/Assassinato); São Jorge Guerreiro (Guerrilha/Quadrilhas/crime organizado); Omulu/caveira (suicídio/morte); Maria molambo (miséria/ mendigaria) etc.
6- TIRA A CAPACIDADE DE PRODUTIVIDADE (TATO)
- (V7) “Têm mãos, mas nada podem apalpar”.
a- Esse espírito tira das pessoas, a motivação para produzir alguma coisa. Tira a vontade e a capacidade para o trabalho. As mãos do homem falam de trabalho, de produção, de criatividade, de serviço, de realização e de dedicação a alguma coisa significativa.
b- Satanás quer parar a capacidade produtora de prosperidade do homem (Ec 3:13 Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho é um presente de Deus).
c- Satanás sabe que ninguém dá ouvidos ao pobre (Ec 9:15 Ora, naquela cidade vivia um homem pobre mas sábio, e com sua sabedoria ele salvou a cidade. No entanto, ninguém se lembrou mais daquele pobre”).
d- Esse espírito sabe que há uma alegria e prazer na prosperidade (Ec 5:19 “E quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. 20 Raramente essa pessoa fica pensando na brevidade de sua vida, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração”).
- Por essa razão esse espírito tem tentado manter as mãos de muitas pessoas amarradas para o trabalho, para o serviço; para ofertar e dizimar. Porque ele sabe que quando a pessoa não está com as mãos atadas, ela irá prosperar.
7- TIRA O MOVIMENTO
- (V7) “Têm pés, mas não podem andar”.
a- Os pés nos falam de movimento; dar novos passos; caminhar para uma nova conquista; realização de ideais.
b- Nós precisamos nos movimentar para alcançarmos os nossos objetivos. Temos que correr para alcançarmos e tomarmos posse das bênçãos de Deus para nós.
c- Esse espírito tira o movimento da pessoa. Ela não tem prazer de caminhar para construir algo. Não tem prazer de conquistar novas fronteiras. Ele sabe que tem promessas de Deus para nós (Dt 11:24 Todo lugar onde vocês puserem os pés será de vocês. O seu território se estenderá do deserto do Líbano e do rio Eufrates ao mar Ocidental. 25 Ninguém conseguirá resisti-los. O SENHOR, o seu Deus, conforme lhes prometeu, trará pavor e medo de vocês a todos os povos daquela terra, aonde quer que vocês forem”).
d- Esse espírito tira o prazer da pessoa de ir a Igreja; ele tira a motivação da pessoa para a obra de Deus, para o ministério.
e- Quem tem os pés atados não tem conquistas e com certeza será mantido em um estado de pobreza.
f- Esse espírito prende a pessoa para que não tenha uma atitude de fé e nem busque novas oportunidades.
8- TIRA A EXPRESSÃO DO LOUVOR
-(V7) “Não emitem som algum com a garganta”.
a- Fomos criados em Cristo Jesus para o louvor da Glória de Deus (Ef 1:12 “A fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória”).
- Deus espera que sejamos adoradores incondicionais. O nosso papel no mundo é o de vivermos um estilo de vida que seja para o louvor do Senhor; uma vida onde o próprio Deus tenha prazer em ver e até olhe como uma forma de louvor a Ele.
b- Esse espírito quer calar a nossa garganta, a nossa expressão, a nossa celebração, os nossos brados, nossos gritos, nossos pulos, nossas palmas, nossa dança.
- Os religiosos que estão sob influência deste espírito, dizem: “Deus não é surdo”. Ou “Não sei pra que tanto entusiasmo, é só carne”. Mas eles nem na carne se manifestam.
A Igreja que só adora, tem algum problema. O louvor deve ser completo. É feito em três níveis:
1- GUERRA- (Instrumentos de percussão e Tímpanos - A manifestação dos adoradores deve ser com brados de guerra, danças coreografadas, palmas agressivas, movimentando-se, saltos...);
2- CELEBRAÇÃO OU JÚBILO- (Instrumentos de cordas e percussivos-A manifestação dos adoradores deve ser com brados de júbilo (gritos de alegria), com danças, palmas, assobios, saltos, com extravagância (I Cr 13:8 "Davi e todos os israelitas iam dançando e cantando com todo o vigor diante de Deus, ao som de harpas, liras, tamborins, címbalos e cornetas"); deve ser com gestos de alegria e gratidão.);
3- ADORAÇÃO- (Instrumentos de cordas- A manifestação dos adoradores deve ser com mãos levantadas, com quebrantamento, encurvados, com os olhos fechados, rosto voltado para o céu, com risos nos lábios, chorando, ajoelhado...).
CONCLUSÃO:
1- Não fique com a Glória que só pertence a Deus.
2- Não deixe o seu espírito de adorador ser dominado pelo espírito religioso.
3- Não permita que seus sentidos espirituais sejam afetados por esse espírito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário