quinta-feira, 28 de julho de 2016

" GRAÇA :O REMÉDIO PARA A CONDIÇÃO HUMANA" - ( Efésios 2.1-10)

 "O remédio para a condição humana" - ( Ef 2.1-10)

Ele vos concedeu a vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados, 2nos quais andastes no passado, conforme o curso deste sistema mundial, de acordo com o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3Anteriormente, todos nós também caminhávamos entre eles, buscando satisfazer as vontades da carne, seguindo os seus desejos e pensamentos; e éramos por natureza destinados à ira.4No entanto, Deus, que é rico em misericórdia, por meio do grande amor com que nos amou, 5deu-nos vida com Cristo, estando nós ainda mortos em nossos pecados, portanto: pela graça sois salvos! 6Deus nos ressuscitou com Cristo, e com Ele nos entronizou nos lugares celestiais em Cristo Jesus, 7para revelar nas eras vindouras a suprema riqueza da sua graça, por intermédio da sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 8Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo. 10Pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para vivermos em boas obras, as quais Deus preparou no passado para que nós as praticássemos hoje. A nova humanidade em Cristo 


INTRODUÇÃO


Professor aposentado da USP chamado Gilberto Orivaldo Chierice,passou 20 anos de sua vida desenvolvendo a fosfoetanolamina sintética, uma substância que tem a capacidade de infiltrar-se no organismo como parte de nosso corpo, sinalizando um ataque de células cancerígenas ao sistema imunológico.



CONTEXTUALIZAÇÃO


Éfeso era um importante porto da Ásia Menor, localizado perto da atual Izmir. Tratava-se de uma das sete igrejas a quem Jesus endereçou suas cartas em Ap 2-3, um fato relevante para estudar esta epístola, uma vez que ela circulou originalmente para quase o mesmo grupo de igrejas.Embora Paulo já tivesse estado em Éfeso antes (At 18.21). Lá ele ministrou por dois anos inteiros (At 19.8-10), desenvolvendo um relacionamento tão profundo com os efésios que sua mensagem de despedida a eles é uma das passagens mais emocionantes da Bíblia (At 20.17-38)
Enquanto estava preso em Roma, Paulo escreveu Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Confinado e aguardando julgamento (3.1; 4.1; 6.20), o apóstolo escreve esta carta encíclica— para ser lida por várias congregações. Efésios e, provavelmente, a mesma carta mencionada em Cl 4.16 como estando presente em Laodicéia ao mesmo tempo em que circulava.
A mensagem pulsante de Efésios é “para louvor de sua (Cristo) glória” (1.6,12,14). A palavra glória ocorre oito vezes e refere-se à grande excelência de Deus, sua sabedoria e seu poder. O objetivo magnífico está na publicação do compromisso de Jesus de construir uma igreja gloriosa, madura e de um ministério “sem mácula, nem ruga” (5.27).Efésios revela o processo pelo qual Deus está trazendo a igreja para seu objetivo destinado em Cristo. Os passos básicos de amadurecimento são dados na direção do compromisso da igreja de lutar conta os poderes do mal: 1) antes da igreja ir para a guerra, ela deve andar; e 2) antes de andar, a igreja aprende onde ela está.A carta divide-se em duas seções: 1) a oposição do crente, caps 1-3 e 2) a prática do crente caps. 4-6

Cristo Revelado

 Ele é o redentor (1.7),Ele é o Senhor ressuscitado(1:15-23), Ele é o pacificador(2:11-18),ele é a “principal pedra da esquina”(2:19-22),Ele é o tesouro(3:17-19),Ele é o vencedor(4:8-19),Ele é o marido modelo(5:25-27),Ele é o Senhor(6:10)



TEMA :  "    GRAÇA : O REMÉDIO PARA A CONDIÇÃO HUMANA "


Depois de afirmar no capitulo 1 algumas verdades,no capítulo 2 Paulo as expõe e as explica nesse jogo de particípio e aoristo dos verbos.




 I - A CONDIÇÃO ESPIRITUAL DO HOMEM NATURA ESTÁ DESCRITA EM NOSSO TEXTO SOB TRÊS FIGURAS:




1. O HOMEM NATURAL ESTÁ MORTO - "estáveis mortos em delitos e pecados"(1)



"Mortos".Cristo Jesus nos deu vida estamos nós mortos! É assim que começa o capítulo 2 de Efésios. Se estávamos mortos, como poderíamos responder a qualquer chamado? A vida veio a nós não na ocasião de nossa vida, mas na ocasião da nossa morte.
A causa da morte: delitos e pecados
Não é um risco,mas morte real e presente nela foram subjugados.
Alienação de Deus,assim nascemos mortos e vivemos mortos
Não estamos " semimortos" porque os sentidos,a vontade e as faculdades da alma não foram extintos,mas a pergunta é: O que isso tem tem a ver com o Reino?Vom as Bem-Aventuranças?
Tudo que pensamos e desejamos é MORTE.Fora de Cristo é MORTE.
Quando a Palavra de Deus alcançou os ossos secos do vale de Ezequiel, no capítulo 37, os corpos representativos daqueles ossos não foram restaurados primeiramente para depois receberem a Palavra de Deus que dá vida por meio de Cristo Jesus. Ezequiel 37:4 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.
Quem foi que profetizou aos ossos secos? Quem mandou profetizar aos ossos secos? De quem foi a palavra profetizada aos    .ossos secos? O que aconteceu aos ossos secos quando o profeta profetizou a Palavra de Deus aos ossos secos?                                                                                                                                                                                   
                                                       

2. O HOMEM NATURAL ESTÁ PRESO POR UMA TRINDADE INFERNAL:" (2-4 " andar " = dar voltas,mas estão inconscientes disso.

  a) SEGUE O CURSO DESTE MUNDO ( 2): Devasta a natureza humana e constitui uma enfermidade universal.
O curso deste mundo é a depravação que contamina e contamina a todos

  b) OBEDECE AO PRÍNCIPE DAS POTESTADES DO AR (2) : Corrupção pelo domínio do diabo em nós e a nossa submissão a ele.
O que deveria causar horror é motivo de satisfação de alguns,que batalhando sob o comando do diabo,debaixo da tirania dele como cumprimento da Ira Divina para "destruir"
Quanto mais alto o inimigo maior o perigo

  c) VIVE NOS DESEJOS DA CARNE (3): Não podem culpar satanás,pois eles são rebeldes devido:
I. Paixões da carne ( imoralidade...imediatismo) )
II.Paixões dos olhos ( avareza )
III. Paixões da vida ( orgulho )
                                                           


3. O HOMEM NATURAL É UM RÉU CONDENADO - "filho da ira"
Pessoas obstinadas
A desobediência sempre acompanha os ímpios
Ela é fonte e mãe de todos os obstinados


II - PARA ESTA TERRÍVEL CONDIÇÃO DEUS PROVEU UM REMÉDIO ADEQUADO  EM TRÊS MANEIRAS:

Somente a vida bafejada por Cristo,enxertados em Cristo

 1. É UM REMÉDIO DE AMOR – "pelo seu muito amor com que nos amou."( Não nos largou mortos,mas com uma grande consideração (AMOR),veio ao nosso encontro.)

 2. É UM REMÉDIO DE PODER – "nos ressuscitou juntamente com Ele."( Aquele estado de morte é um contraste com essa ressurreição como autoria dEle.Fomos conduzidos de Adão para Cristo.Do mais profundo inferno para o céu,possuidores da imortalidade,devido a união secreta "EM" Cristo.

 3. É UM REMÉDIO DA GRAÇA – "porque pela graça sois salvos."Todos os termos usados aqui:misericórdia,amor ,riquezas divinas,toda conexão sobre nossa salvação vem de Deus e isso é GRAÇA.( Calvino brinca dizendo que essa frase foi de uma outra pena,mas esta em harmonia plena com o contexto)



CONCLUSÃO


 a) ESTE REMÉDIO NOS É OFERECIDO SOMENTE EM CRISTO : Não vemos ainda nos membros,mas ligados a Cristo o temos,e o nosso penhor e prelibação

 b) ESTE REMÉDIO PODE SER NOSSO PELA FÉ: Nossa salvação está oculta na esperança,mas a temos nao por boas intenções,preparações inventadas,méritos ou satisfação.Através de um homem vazio pra ser enchido,,, o DOM aqui não é a fé,mas tudo que envolve a salvação.

 c) OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DESTE REMÉDIO SERÃO MOTIVOS DE CONTEMPLAÇÃO E DE LOUVOR A DEUS POR TODA A ETERNIDADE (Veja v. 7) : Toda cura e vida não para o nosso prazer,mas para Deus ser glorificado,nessa espantosa obra da divina munificencia.Esse amor emanou da misericórdia,exibição das riquezas da sua graça de forma extraordinaria

 d) DEVE SER ACEITO AGORA MESMO: Pela graça somos novas criaturas,criados em Cristo para as boas obras comunicadas pelo Espirito,vivendo uma vida santa moldados pelas mãos divinas.
Essa graça nos antecipou,logo,toda vanglória foi eliminada....






sexta-feira, 22 de julho de 2016

A SANTA SEMENTE

A Santa Semente - Terebinto e Carvalho 



TEXTO: Isaías 6:13 "E ainda que um décimo fique no país,esses também serão destruídos.Mas, assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados,assim a santa semente será o seu tronco”




INTRODUÇÃO





 Este texto nos leva a fazer uma referência a Israel como a nação santa que se afastou de Deus nos seus momentos de dificuldades e desertos por que passou. Muitos foram dizimados, cortados, feridos, rejeitados, e, por não suportarem as aflições, afastaram-se da verdade de Deus, sendo, por isso destruídos.
Mas, esse versículo nos ensina algumas verdades fundamentais em nossa vida, a respeito dos momentos que passamos como filhos de Deus como povo e nação santa.





1. O QUE RESTAR PODERÁ SER NOVAMENTE RESTAURADO 

a) Isso fala do processo seletivo do amor e graça de Deus. Ele sempre busca dar o Seu melhor para o SEU POVO. Deus seleciona o Seu povo como um bom agricultor o faz com as sementes que ele dispõe para lançar ao solo. Somente as melhores sementes voltam a germinar para dar os melhores frutos. Fala também do momento em que Deus vem podar nossas vidas como árvores frondosas (Sl 1:3). Por meio de situações e circunstâncias que aparentemente se constituem em algo devastador para nós, Deus se manifesta para tratar conosco e nos conduzir ao Seu campo de bênçãos.

b) Um outro aspecto em que somos ensinados é que Deus é um Deus de milagres, e que não dá a Sua glória para ninguém. Ele pode restaurar o que foi destruído; ressuscitar o que havia morrido; restituir o que se havia perdido; multiplicar o pouco e fazer abundar o que não existe. Ele cria algo novo e nos ensina que não necessita de ninguém para operar os Seus milagres. Nas circunstâncias de nossa vida em que não encontramos saídas, Deus nos dá uma possibilidade. Ele faz o “toco” reviver e crescer.


2. COMO O TEREBINTO

A) O terebinto é uma árvore que nasce nas florestas do Jordão, em Israel, que exala um perfume característico. Mas, para que se possa experimentar desse aroma agradável, é necessário que uma parte do seu tronco ou dos galhos seja ferida ou podada. Quanto mais pontos dessa árvore é atingido, mais forte é o odor, a ponto de se propagar por quilômetros de distância. O que mais chama a atenção no terebinto é exatamente isso: para se experimentar da sua melhor essência, é necessário que a sua casca seja arrancada, o seu tronco ferido, ou os seus galhos podados; e se ele não passar por um desses processos certamente será confundido com uma árvore comum, que está naquele ambiente apenas para ocupar um espaço, correndo o risco de ser usada como lenha, por não servir para nenhuma outra finalidade.

A.1- Uma das características do Terebinto é que mesmo com o tronco cortado ele volta a nascer. O nosso estilo de vida deve ser assim, mesmo que alguém nos corte, nos tire de sena, tente nos destruir. Há um poder em nós para voltarmos à vida. Não podemos deixar de lutar, de tentar, de sonhar e de realizar algo só porque alguém quer nos ver fora de sena. 

B) Deus está ensinando ao seu povo que ele deve aprender utilizar as circunstâncias em que ocorrem dores, mágoas, perdas e problemas como matéria prima para produzir perfumes. Isto é, devemos aproveitar as oportunidades em que formos expostos à assolação das maldições para fazer uso da ação restauradora e transformadora de Deus, para exalarmos, a partir desse momento, uma nova vida de bênçãos. Há pessoas que quando são feridas, sua reação natural é se derramarem em sentimentos de raiva, ira e amargura, e contaminam e poluem a atmosfera espiritual do ambiente em que vivem. Mas elas, na verdade, precisam descobrir que Deus quer e pode extrair desses momentos difíceis a essência mais aromática, a medida que se deixarem ser submetidas ao processo da cura divina. Devemos ser como o terebinto: quanto mais formos feridos, cortados, podados e machucados, mais reagiremos com atitudes de amor, respeito e compreensão.

3. COMO O CARVALHO

a) O carvalho é uma árvore muito grande e frondosa que, quanto mais podada, mais cresce e ganha vigor. Ele é o símbolo da perseverança e do sucesso. É também conhecido por suportar ataques predatórios de lenhadores e de pessoas que não conhecem o seu real valor. Mas, apesar de todas as agressões sofridas, sempre reage com mais exuberância, ampliando o espaço da sua sombra e embelezando o ambiente aonde está plantado. 

a-1- Existe pessoa que quando alguém lhe fere seja com palavras ou atitudes, a vida acaba, os sonhos morrem, os anseios se tornam em frustração e o desânimo passa a ser o seu companheiro íntimo. Não reage de uma forma que o levante de sua prostração. Não transforma o infortúnio em um desafio de conquista. Não aproveita a oportunidade para desenvolver o seu potencial. 

b) Deus nos ensina que a nossa fé deve ser como o carvalho: persistente, a despeito dos ataques e das circunstâncias adversas que enfrentamos, quando nos tentam cortar, derrubar, atrapalhar, destruir. Mas a nossa reação deverá ser crescer e nos fortalecer ainda mais. Quando adotamos esta postura, nada poderá nos deter, abater ou impedir o nosso propósito de avanço e conquista. Deus nos quer ver como essa grande árvore em Sua floresta: sempre de pé, firmados em Suas promessas.

c) Onde há um carvalho plantado, facilmente se descobrirá, pois, quando comparados com as demais árvores do bosque ou da floresta, será distinguido por sua exuberância, pela robustez e diâmetro avantajado do seu tronco, e o vigor da sua ramagem. Isso quer dizer que a nossa vida e ministério, devem crescer ao ponto de se tornarem a maior “árvore” do lugar. Ser o mais belo, mais vigoroso, mais organizado, mais limpo e etc. Deus quer nos elevar a esse nível de excelência. O carvalho também tem um símbolo de cobertura espiritual; de um ministério apostólico e profético, por ser a maior e mais expressiva árvore de uma localidade. Que você seja esse carvalho. 


CONCLUSÃO:

Como Igreja, nós somos a santa semente nesta geração, pois, mesmo cortados, humilhados, maltratados, discriminados e, por vezes, derribados, ainda assim Deus irá usar a nossa vida para manifestar a Sua glória. As nações verão a santa semente de Deus através de nós. O perfume que exalaremos irá perfumar as casas, as ruas, as famílias e as nações de toda a terra. Os nossos inimigos nos verão sobressair diante de todos os seus ardis e contemplarão as maravilhas de Deus em nossas vidas. Todos verão o nosso sucesso, mesmo depois de um grande fracasso, pois somos o terebinto e o carvalho.

UM CORAÇÃO DE DEUS

O CAMINHO TRILHADO PARA ALCANÇAR O CORAÇÃO DE DEUS



INTRODUÇÃO




 Davi foi um homem que aprendeu a andar no caminho da humildade e do temor a Deus. Todos os dias de sua vida Davi devotou em servir e seguir ao Senhor. Foi um homem de fé. Um adorador dedicado. Um profeta determinado. Um rei justo. Davi trilhou o caminho certo que pode levar um homem a estes princípios.





I- APRENDEU A SACRIFICAR A DEUS ( Sl 40:6 "Sacrifício e oferta não pediste, mas abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não exigiste" ;Sl 51:16 "Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria"; Sl 54:6 "Eu te oferecerei um sacrifício voluntário; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque tu és bom").

A) Davi foi um homem que aprendeu o caminho do sacrifício. Ele desenvolveu um estilo de vida de doação, de ofertas, de holocaustos, de libações. O que este de tipo de sacrifício que o rei Davi praticava nos ensina.

A.1- Isto aponta para uma vida de adoração, de quebrantamento e de oração. Todos os que desejam ter uma vida de intimidade com Deus precisam entrar por este caminho. O caminho da adoração sincera e em intimidade. Uma vida de quebrantamento e de oração constante.

A.2- O sacrifício também aponta para morte. Para sacrificar um animal para o holocausto era preciso mata- lo e o sacrifício era quase que diário. Isto quer dizer que temos que ter um estilo de vida espiritual que faça morrer a cada dia a nossa velha natureza, nossos desejos carnais, nossa atração pelo mundo, o tratamento do nosso caráter e o domínio do nosso temperamento. 

A.3- O sacrifício também fala de uma vida desprendida de coisas materiais. Precisamos ser dadivosos, generosos, ofertantes e entrar em todos os desafios que exigirem um sacrifício, entendendo que Deus é o dono de todos os nossos bens

II- APRENDEU A ENTREGAR-SE A DEUS ( SL 31:5 "Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade" ;Sl 37:5 "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá").

A) Entregar-se totalmente a Deus exige uma atitude de fé. Davi entendeu isso e trilhou por esse caminho. Porque entregar-se quer dizer doar-se totalmente a alguém; deixar de governar a si mesmo e deixar o comando nas mãos de outrem; quer dizer submeter-se às vontades e desejos de outrem; mudar o estilo de vida que outrora era para si e passar a viver em fução daquele à quém se entregou. Isto implica em pensamentos, vontades e práticas.

A.1- A entrega representa rendição,istoé, deixar-se vencer por... deixar-se ser dominado... deixar-se domesticado por... reconhecer que não pode resistir a... Não criar muros de resistência, escudos de auto defesa. Entender que não pode mais operar na sua própria força. Como filhos de Deus precisamos nos render totalmente a Ele. Muitos de nós queremos servir a Deus, mas não queremos deixar que Ele nos domine, nos governe e seja o centro de controle das nossas vontades.

A.2- A entrega também nos ensina que precisamos confiar a Deus o nosso futuro, nossos sonhos e nossos planos. Sabendo que só Ele pode garantir a realização e o sucesso do nosso futuro. Entender que tudo o que vier a acontecer conosco seja agradável ou não, está sob o controle dEle e não devemos nos preocupar com nada, apenas crer e confiar. 

III- APRENDEU A CONFIAR EM DEUS ( Sl 125:1 "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre" ;Sl 62:8 "Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio"; Sl 55:22 "Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair"; Sl 37:3 "Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança").

A) Confiar quer dizer que devemos crer que tudo estará bem e descançarmos nesta certeza. Confiar é saber que não estaremos sozinhos nas nossas batalhas, no desenvolvimento dos nossos projetos, no conduzir da nossa família, até mesmo nas necessidades. Confiar é depender em tudo de Deus.

A.1- Davi confiou em Deus na hora em que o inimigo estava pleiteando em sua porta (Sl 25:2 "Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim"). ). Todos nós passamos momentos de ataques e afrontas do nosso inimigo e é nesta hora que precisamos confiar que Deus está presente para nos dar vitória.

A.2- Quando somos atacados pelo medo no desempenho do nosso papel em governar quer seja no ministério, no trabalho, na família, na administração da empresa e etc festejar( Sl 13:2-5 "Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia? Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim? Olha para mim e responde, Senhor, meu Deus. Ilumina os meus olhos, ou do contrário dormirei o sono da morte; os meus inimigos dirão: “Eu o venci”, e os meus adversários ão o meu fracasso. Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação"; Sl 21:7 "O rei confia no Senhor: por causa da fidelidade do Altíssimo ele não será abalado"). Sempre que começamos a desenvolver o nosso potencial, o inimigo de nossas almas tenta nos afrontar trazendo medo e insegurança. Tenta nos abalar emocionalmente e nos tirar do foco principal. Fazendo-nos acreditar que não somos capazes de realizar o que estamos fazendo. Levando-nos a enchergar fracasso em vez de sucesso. Deprimindo nossa alma e anulando nossa fé. 

A.3- Confiar é andar no sobrenatural. Sair da atmosfera da lógica, da razão e entrar no campo da fé, da esperança e da convicção. Quando confiamos não carregamos o fardo da preocupação sobre os ombros. Caminhamos sem nos preocupar se vamos chegar ou não, porque sabemos que quém está nos conduzindo nos levará em paz à um lugar seguro ( Sl 23:4 "Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem").

IV- APRENDEU A ESPERAR EM DEUS ( Sl 25:3,5 Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente... guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo";Sl 27:14 "Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor").

A) A esperança é o termômetro para uma fé operante. Uma pessoa que serve a Deus não pode viver sem esperança. Davi desenvolveu esse termômetro em sua vida. Ter esperança é viver o tempo de Deus para a sua vida e ministério. Ter esperança é não andar na frente de Deus, é não reivindicar nada fora do tempo, é não apressar-se, é calar-se muitas vezes e esperar o auxílio divino. 
A.1)- Em tempo de benção ou de crise temos que ter esperança. ( Sl 37:7,34 "Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal"..."Espere no Senhor e siga a sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança; quando os ímpios forem eliminados, você o verá"; Sl 40:1 "Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro"). Quando tentaram tomar o trono de Davi, ele esperou pela justiça de Deus; quando por conta da inveja, da calunia e da perseguição política teve que se encavernar, ele esperou o tempo e a ação de Deus.

A.2)- A nossa esperança não pode se transformar em desespero. Precisamos manter o equilíbrio emocional nas horas de tribulação e adversidades. Temos que manter a esperaça viva e saber que o socorro de Deus não vai demorar.

A.3)- Na hora da aflição a esperança ativa a nossa fé e nos leva a orar, a recorrermos às promessas da palavra de Deus, a invocarmos a presença e ajuda do Espírito Santo. 




CONCLUSÃO 


Temos que aprender a sacrificar à Deus aquilo que para nós é importante; aprender a entregar à Deus todo os nossos sonhos e vontades; temos que aprender a confiar à Deus tudo o que somos e queremos e precisamos esperar em Deus, pela sua justiça, pelo seu socorro e pela sua promessa. Ele não falha, não chega atrasado e nem adiantado. Ele chega na hora certa, na hora dEle e no tempo dEle. 

A FALSA ADORAÇÃO

O ESPIRITO DA FALSA ADORAÇÃO



-Sl 115. 1 “Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade! 2 Por que perguntam as nações: “Onde está o Deus deles?”3 O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada. 4 Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. 5 Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver; 6 têm ouvidos, mas não podem ouvir, nariz, mas não podem sentir cheiro; 7 têm mãos, mas nada podem apalpar, pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. 8 Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam...17 Os mortos não louvam o Senhor, tampouco nenhum dos que descem ao silêncio. 18 Mas nós bendiremos o Senhor, desde agora e para sempre! Aleluia!




INTRODUÇÃO



O propósito deste estudo é de nos abrir os olhos espirituais para o espírito religioso que tem tomado muitos adoradores verdadeiros, transformando-os em seres inanimados semelhantes a eles. Sem movimentos, sem ação, sem expressão e sem vida. O alvo deste espírito religioso é diminuir o que somos em Deus - sua imagem e semelhança e como tal, temos dentro de nós o poder do Todo poderoso.


1- ESSE ESPÍRITO ATUA NOS CINCO SENTIDOS DA PESSOA.
a- A finalidade deste espírito é obstruir espiritualmente os cinco sentidos dos adoradores. Desta forma, estes poderão ter uma conduta diante de Deus até de roubadores da Glória que só pertence a Ele.
- (V1)“Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!
- Aqui ao que tudo parece, é que até o despertar do espírito do salmista, a Glória que pertence somente a Deus, estava sendo recebida por homens – supostos adoradores cujo nome levava a fama e a gloria.
- Isso denuncia uma forma de “louvor” que muita gente esta cantando onde o homem é o centro, o alvo e não Deus. “Por mim”. “Para mim”. “Sou”.etc.
b- Quando a Glória de Deus é roubada pelo homem e os sentidos espirituais da Igreja são obstruídos, a Igreja se torna inoperante no mundo. Objeto de descrédito, de repúdio e de desdém.
- (V2) “Por que perguntam as nações: “Onde está o Deus deles?”
- As nações perguntavam de uma forma sarcástica, com zombaria “Cadê o Deus deles?”, porque o seu estilo de vida não manifestava o poder de Deus. Uma vez que a Glória de Deus, não estava no meio deles, mas com alguém que estava recebendo os créditos.
c- Quando deixamos de atribuir a Glória devida ao Senhor, nos tornamos ministros de uma falsa adoração. Passamos a adorar a nossa própria obra e dessa forma damos lugar a um espírito de engano e sedução.
- (V4) “Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas”. 
- Quantas pessoas estão transformando suas riquezas, seus valores, seus talentos, sua prosperidade em objetos de adoração. Tudo porque a Glória de Deus foi trocada por algo humano, dando lugar aos valores terrenos (Ex 32:1-6 “O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”. 2 Respondeu-lhes Arão: “Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim”. 3 Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão. 4 Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: “Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito!” 5 Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: “Amanhã haverá uma festa dedicada ao SENHOR”. 6 Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra”).

2- ESSE ESPÍRITO AFETA A COMUNICAÇÃO (PALADAR)
- (V5) “Têm boca, mas não podem falar...”
a- Fere o relacionamento e a comunicação entre o homem e o seu Deus, a pessoa não consegue orar, adorar, cantar e etc. Quando está diante de Deus, ela fica muda, não tem atitudes, parece que trava tudo. Pode ser até uma pessoa comunicativa, faladeira que tem muitos assuntos quando está com os amigos, mas quando chega diante de Deus ela fica sem palavras. Muitos até usam o argumento de que oram em espírito, só na mente. Mas é isso que esse espírito quer. Que não clamemos, que não gritemos, que som nenhum saia de nossa boca. 
b- Fere o relacionamento no corpo de Cristo – a Igreja. Coloca as pessoas umas contra as outras. Distancia os irmãos por falta de relacionamento e comunicação. Isola as pessoas da comunhão.
c- Fere a comunicação e o relacionamento na família, entre os cônjuges e entre pais e filhos.
d- Fere o relacionamento social. Entre amigos, colegas de trabalho, visinhos etc. Dessa forma não podemos testemunhar do evangelho a essas pessoas. Ele tenta impedir as pessoas de se aproximarem umas das outras, evitando que dali nasça uma grande amizade.

3- ESSE ESPÍRITO GERA CEGUEIRA ESPIRITUAL (VISÃO)
- (V5) “Tem olhos, mas não podem ver”. 
a- Ele cega o homem no mundo espiritual e ofusca a sua visão do mundo natural. Pois quem não tem revelação no mundo espiritual, não tem realização no mundo natural. 
b- O papel deste espírito é fazer com que o homem não veja as maravilhas de Deus e nem tenha visão clara para conquistas, e assim não tenha sonhos grandiosos.
c- Esse espírito tenta impedir que o homem tenha uma visão clara dos direitos que ele tem em Cristo Jesus (Ef 1:17-18. 17 “Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. 18 Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos”).
d- Ele tenta embaçar a visão de um futuro promissor, feliz e de esperança. Dessa forma a pessoa não se esforça para realizar algo; não luta pelos seus ideais e finda se entregando a inércia. 

4- ESSE ESPÍRITO GERA SURDEZ ESPIRITUAL (AUDIÇÃO)
- (v6) “Têm ouvidos, mas não podem ouvir”.
a- Isso representa a nossa sensibilidade espiritual para ouvirmos a voz de Deus (At 28:26-27 “Vá a este povo e diga: Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. 27 Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria”). 
b- Esse espírito quer manter as pessoas surdas espiritualmente e assim elas não poderão discernir a voz de Deus. Ele leva a pessoa até a entender de uma forma errada e deturpada a palavra de Deus.
c- Esse espírito mantem a mente das pessoas prisioneiras, sem entendimento e com um bloqueio para compreender as coisas espirituais (Mc 4:12 “A fim de que, ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!”).
d- É por essa razão que às vezes quando aconselhamos alguma pessoa, parece que ela está meio anestesiada e não consegue obedecer à direção que lhe é dada por nada. Normalmente são pessoas que não conseguem aprender a palavra de Deus e tem dificuldade de andar em obediência, receber discipulado e orientação. 
- Precisamos romper com a regência deste espírito em nossa vida em nome de Jesus.

5- ROUBA O FÔLEGO DA VIDA (OLFATO)
- (V6)“Têm Nariz, mas não podem sentir cheiro”.
a- A vida do ser humano na Bíblia é representada pelas suas narinas. Se ele parar de respirar, ele morre. A função de satanás é roubar o fôlego da vida espiritual do homem. Tirar-lhe a alegria da salvação, o prazer de ser cristão, de servir a Deus.
- Gn 2:7 “Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”. 
b- O homem natural tem o sopro da vida de Deus nele, mas satanás quer levar o homem a não experimentar essa vida, que é abundante, cheia de paz, saúde e prosperidade.
c- Esse espírito quer tornar a pessoa um “zumbi” espiritual, sem vida em si mesmo. Ele coloca um jugo depressivo na alma da pessoa e a torna dependente dele. Quando o espírito da vida sai, um espírito de morte toma o lugar.
d- Existem espíritos que são especialistas em trazer enfermidades, desgraça e miséria para o homem. Há uma identificação das pessoas que são seus devotos, com estes espíritos (V8 “Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam”). 
- Ex. São Lázaro (chagas/feridas); Sta Luzia (cegueira/doenças nos olhos); São Francisco de Assis (pobreza); Sra das Dores (Dores no corpo); Sebastião (Violência/Assassinato); São Jorge Guerreiro (Guerrilha/Quadrilhas/crime organizado); Omulu/caveira (suicídio/morte); Maria molambo (miséria/ mendigaria) etc. 

6- TIRA A CAPACIDADE DE PRODUTIVIDADE (TATO)
- (V7) “Têm mãos, mas nada podem apalpar”.
a- Esse espírito tira das pessoas, a motivação para produzir alguma coisa. Tira a vontade e a capacidade para o trabalho. As mãos do homem falam de trabalho, de produção, de criatividade, de serviço, de realização e de dedicação a alguma coisa significativa. 
b- Satanás quer parar a capacidade produtora de prosperidade do homem (Ec 3:13 Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho é um presente de Deus). 
c- Satanás sabe que ninguém dá ouvidos ao pobre (Ec 9:15 Ora, naquela cidade vivia um homem pobre mas sábio, e com sua sabedoria ele salvou a cidade. No entanto, ninguém se lembrou mais daquele pobre”).
d- Esse espírito sabe que há uma alegria e prazer na prosperidade (Ec 5:19 “E quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. 20 Raramente essa pessoa fica pensando na brevidade de sua vida, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração”).
- Por essa razão esse espírito tem tentado manter as mãos de muitas pessoas amarradas para o trabalho, para o serviço; para ofertar e dizimar. Porque ele sabe que quando a pessoa não está com as mãos atadas, ela irá prosperar. 

7- TIRA O MOVIMENTO
- (V7) “Têm pés, mas não podem andar”.
a- Os pés nos falam de movimento; dar novos passos; caminhar para uma nova conquista; realização de ideais. 
b- Nós precisamos nos movimentar para alcançarmos os nossos objetivos. Temos que correr para alcançarmos e tomarmos posse das bênçãos de Deus para nós. 
c- Esse espírito tira o movimento da pessoa. Ela não tem prazer de caminhar para construir algo. Não tem prazer de conquistar novas fronteiras. Ele sabe que tem promessas de Deus para nós (Dt 11:24 Todo lugar onde vocês puserem os pés será de vocês. O seu território se estenderá do deserto do Líbano e do rio Eufrates ao mar Ocidental. 25 Ninguém conseguirá resisti-los. O SENHOR, o seu Deus, conforme lhes prometeu, trará pavor e medo de vocês a todos os povos daquela terra, aonde quer que vocês forem”).
d- Esse espírito tira o prazer da pessoa de ir a Igreja; ele tira a motivação da pessoa para a obra de Deus, para o ministério.
e- Quem tem os pés atados não tem conquistas e com certeza será mantido em um estado de pobreza.
f- Esse espírito prende a pessoa para que não tenha uma atitude de fé e nem busque novas oportunidades.

8- TIRA A EXPRESSÃO DO LOUVOR
-(V7) “Não emitem som algum com a garganta”.
a- Fomos criados em Cristo Jesus para o louvor da Glória de Deus (Ef 1:12 “A fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória”).
- Deus espera que sejamos adoradores incondicionais. O nosso papel no mundo é o de vivermos um estilo de vida que seja para o louvor do Senhor; uma vida onde o próprio Deus tenha prazer em ver e até olhe como uma forma de louvor a Ele. 
b- Esse espírito quer calar a nossa garganta, a nossa expressão, a nossa celebração, os nossos brados, nossos gritos, nossos pulos, nossas palmas, nossa dança.
- Os religiosos que estão sob influência deste espírito, dizem: “Deus não é surdo”. Ou “Não sei pra que tanto entusiasmo, é só carne”. Mas eles nem na carne se manifestam.

A Igreja que só adora, tem algum problema. O louvor deve ser completo. É feito em três níveis:
1- GUERRA- (Instrumentos de percussão e Tímpanos - A manifestação dos adoradores deve ser com brados de guerra, danças coreografadas, palmas agressivas, movimentando-se, saltos...);
2- CELEBRAÇÃO OU JÚBILO- (Instrumentos de cordas e percussivos-A manifestação dos adoradores deve ser com brados de júbilo (gritos de alegria), com danças, palmas, assobios, saltos, com extravagância (I Cr 13:8 "Davi e todos os israelitas iam dançando e cantando com todo o vigor diante de Deus, ao som de harpas, liras, tamborins, címbalos e cornetas"); deve ser com gestos de alegria e gratidão.);
3- ADORAÇÃO- (Instrumentos de cordas- A manifestação dos adoradores deve ser com mãos levantadas, com quebrantamento, encurvados, com os olhos fechados, rosto voltado para o céu, com risos nos lábios, chorando, ajoelhado...).

CONCLUSÃO:
1- Não fique com a Glória que só pertence a Deus.
2- Não deixe o seu espírito de adorador ser dominado pelo espírito religioso.
3- Não permita que seus sentidos espirituais sejam afetados por esse espírito.

REVESTINDO A IGREJA

REVESTINDO A IGREJA COM NOBREZA



TEXTO: 1 Reis 6: 7 “Edificava-se a casa com pedras já preparadas nas pedreiras, de maneira que nem martelo, nem machado, nem instrumento algum de ferro se ouviu na casa quando a edificavam.8 A porta da câmara do meio do andar térreo estava ao lado sul da casa, e por caracóis se subia ao segundo e, deste, ao terceiro. 9 Assim, edificou a casa e a rematou, cobrindo-a com um tabuado de cedro. 10 Os andares que edificou contra a casa toda eram de cinco côvados de altura, e os ligou com a casa com madeira de cedro... 14 Assim, edificou Salomão a casa e a rematou. 15 Também revestiu as paredes da casa por dentro com tábuas de cedro; desde o soalho da casa até ao teto, cobriu com madeira por dentro; e cobriu o piso da casa com tábuas de cipreste. 16 Da mesma sorte, revestiu também os vinte côvados dos fundos da casa com tábuas de cedro, desde o soalho até ao teto; e esse interior ele constituiu em santuário, a saber, o Santo dos Santos”.



INTRODUÇÃO


O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitetônico deixado por seu Davi (1 Reis 6:1; 1 Crónicas 28:11-19). O trabalho de edificação durou cerca de sete anos (1 Reis 6:37, 38). Hirão, o rei de Tiro forneceu madeira do Líbano e operários especializados em madeira e em pedra para a construção. 

Na organização e administração, para o início e término do trabalho, Salomão convocou 30.000 homens de Israel, enviando-os ao Líbano em equipes de 10.000 a cada mês. Convocou 70.000 dentre os habitantes do país que não eram israelitas, para trabalharem como carregadores, e 80.000 como cortadores (1 Reis 5:15; 9:20, 21; 2 Crónicas 2:2). Como responsáveis pelo serviço, Salomão nomeou 550 homens e mais 3.300 como ajudantes (1 Reis 5:16; 9:22, 23).

Houve um grande investimento na obra de edificação do templo, tanto de matéria prima, como de ferramentas e material humano, de mão de obra.

A simbologia do templo de Salomão para hoje, é que ele é uma figura da igreja como templo do Senhor. O lugar de habitação do Espírito de Deus. O qual precisa ser reedificado e revestido de nobreza.


O MATERIAL USADO NA EDIFICAÇÃO DO TEMPLO

Os materiais usados na construção foram essencialmente a pedra, a madeira e o ouro. Os pisos foram revestidos a madeira de cipreste e as paredes interiores eram de cedro entalhado com gravuras de querubins, palmeiras e flores. Parte do piso, as paredes e o teto eram inteiramente revestidos de ouro sobre a madeira (1 Reis 6:15, 18, 21, 22, 29).

1. PEDRA. As pedras usadas na base do templo referiam-se as placas de pedras de mármore, pedras cortadas para acabamento e pedras preciosas. Pedra fundamental que significa firmeza e solidez. 

A simbologia da pedra na estrutura do templo espiritual da igreja aplica-se a uma pessoa madura, firme, consolidada, que se torna base de muitas coisas. 

Uma pessoa séria e que não aceita intimidades ou relacionamentos com pessoas inseguras ou com um caráter instável. É uma pessoa que sabe muito bem qual é a sua missão, o que deve fazer ou ser nesta vida. Precisamos moldar o nosso caráter e princípios espirituais com base de pedras. Isto quer dizer que temos que definir e solidificar a nossa personalidade, caráter, disposição mental, identidade e temperamento. 

Este revestimento espiritual trabalha a pessoa para ser organizada, responsável e com capacidade para os grandes negócios e eventos. O revestimento de pedra forma o tipo de pessoa que busca desenvolver projetos grandiosos e a sua destreza está em administrar com eficiência e pulso firme. Alguém que tem base solida, sabe o que quer, tem firmeza de caráter e palavra.

Jesus mudou o nome de Simão para Pedro. Porque Simão é “cana” que esta sempre virada para a direção do vento, e, Pedro quer dizer pedra, rocha. A personalidade e caráter de Pedro foram mudados de algo instável e sem consistência, para algo sólido, firme e definido.

2. MADEIRA. Na bíblica, árvore e madeira são símbolos da natureza humana. Os aspectos negativos da natureza humana demonstram sempre um lado imaturo, falta de energia, indecisão, incompetência, futilidade, limitação, dogmatismo, fraqueza de caráter, imobilismo, medo de autoridade, ingenuidade e tirania. Por isso precisamos ser revestidos com o ouro da glória de Deus.

2.1 CEDRO. O cedro é o símbolo de nobreza porque é uma árvore nobre por ser majestosa. Vem da raiz hebraica primitiva “araz” que quer dizer: firme, feito firme, forte, resistente. O cedro foi usado para revestimento e acabamento nas paredes e no teto do templo (6:15). O cedro estava nos palácios por ser uma madeira nobre, bela, perfeita, sem defeito e durável. 

2.2 O REVESTIMENTO DAS PAREDES. O cedro foi usado para revestir as paredes do templo. Uma parede é um elemento arquitetônico cuja função é a divisão ou vedação dos espaços. Ela também tem a função de resistir a esforços verticais. As paredes servem para permitir resistência à construção. No aspecto do templo espiritual, as paredes representam as diversas áreas da nossa vida espiritual, física e emocional. Apontam para a nossa estrutura de fé, convicções espirituais e capacitação do nosso chamado apostólico.

Ter o caráter revestido com cedro é trazer em seu íntimo a segurança e a tranqüilidade. Alguém que tem a habilidade de manter as emoções em perfeito equilíbrio, tem força de vontade e a certeza de suas realizações. É alguém que tem uma afirmação de fé e esperança muito forte em todos os sentidos da vida. 

O cedro também simboliza multiplicação e durabilidade. Porque é uma árvore que se multiplica pelas sementes e dura por séculos sem perder seu vigor majestoso. Isto quer dizer que a nossa natureza terrena pode ser mais produtividade e duradoura do que pensamos. Mais ainda assim, precisamos ser revestidos com o ouro da glória de Deus para sermos mais produtivos e termos longevidade de vida.

O cedro em nosso caráter ponta para o progresso real em nossas vidas. Alguém que desenvolve sua capacidade de liderança, elevação, domínio, destaque, talento e habilidade. Porém o cedro sem o revestimento do ouro não tem muito valor para Deus. Quando somos revestidos com o ouro da presença de Deus, tudo isto se torna uma realidade mais abrangente em nossas vidas.

2.3 CIPRESTE. O cipreste é também uma árvore nobre e majestosa. Aponta para o caráter de nobreza e majestade que os filhos de Deus devem possuir. O cipreste foi usado para revestir o piso, o soalho do templo. O soalho feito desta árvore, não mancha, não perde o brilho e nem desbota com o tempo. 

2.4 O REVESTIMENTO DO SOALHO. O cipreste no caráter de uma pessoa aponta para uma base de durabilidade e firmeza. Não permite que as circunstâncias destruam sua fé, expectativa e motivação. Mesmo que alguém tente ‘pisar’ sobre ele, ou, procure de alguma forma, macular sua integridade, isto não lhe abala ou fere sua estrutura emocional. 

Os ciprestes são as árvores capazes de viver mais tempo do que qualquer outra. Elas podem viver de 4.600 há muito mais anos. Ela foi considerada a árvore mais antiga de todo o planeta, com mais 9.500 anos de idade. Até as folhas do cipreste são persistentes e duradouras, elas podem conserva-se por vários anos antes de caírem.

Este tipo de revestimento em nosso caráter é o que Deus deseja para o seu povo. Pessoas com bases firmes e consolidadas. Que mesmo quando passarem por situações desagradáveis, não sejam desqualificadas e nem se deixem desestruturar emocionalmente.

2.5. O REVESTIMENTO DO TETO. O Teto é a superfície interior da cobertura de uma estrutura arquitetônica, de uma casa, neste caso, do templo e que faz a ligação com o pavimento através das paredes. O teto do templo era revestido com cedro em toda a sua superfície. 

O teto aponta para a nossa mente. A mente é faculdade da consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da natureza humana. A mente é uma das faculdades da nossa alma que particularmente, trata com a interpretação, os desejos, o temperamento, as vontades, a imaginação, a linguagem, os sentidos, as qualidades, os pensamentos, a razão, a memória, a inteligência, os sonhos. 

Estas áreas de nossa vida precisam estar revestidas com o cedro e o ouro da glória de Deus. Precisamos de nobreza em nossa mentalidade. As pessoas que não tem uma mentalidade revestida de nobreza serão sempre pobres de espírito e mente (Is 32:8).

Precisamos transicionar a nossa mente natural e limitada, para uma mente nobre. Temos que exercitar os pensamentos nobres, de honra, de justiça, de pureza, de lealdade, de fidelidade, de verdade.

No templo espiritual do Deus vivo, o “teto” dos servos e servas do Senhor, precisa ser revestido com o caráter do cedro e do ouro do Senhor.

3. OURO. No templo que Salomão edificou, o ouro foi um elemento essencial, foi usado para cobrir parte e dar o acabamento em várias áreas, bem como para revestir os utensílios do templo. O ouro na Bíblia tem o significado da vida, glória e justiça de Deus. Além disso, o ouro é um símbolo de pureza, valores espirituais, nobreza e realeza. O ouro é um metal nobre incorruptível, que não se contamina não se acaba e não se corroe. 

O ouro representa a presença e Glória de Deus em nossas vidas, é necessário para encobrir as falhas e debilidades da nossa natureza humana. Por isso precisamos do revestimento do ouro. Ele dá o “acabamento”, ou seja, encobre as nossas falhas, os nossos defeitos, as nossas debilidades e fraquezas. 

Este revestimento no caráter do cristão, o torna uma pessoa afetuosa, cheia de beleza interior e harmoniosa na vida. Forma um caráter de serenidade, nos torna uma pessoa que passa sempre tranqüilidade mesmo diante das tormentas, nunca perde o seu brilho, porque sua essência é pura, o que é por dentro é por fora. 

Ter o revestimento de ouro no caráter é ser bondoso de coração. Ter senso de justiça e buscar sempre a verdade. É alguém que busca um comportamento que esteja acima de qualquer julgamento, e não aceita companhia ou interferência dos que não agem de acordo com suas convicções. 

Ser revestido com ouro, é ser alguém que tem a excelência como padrão, que gosta de ouvir tudo o que as pessoas têm a lhe dizer. Alguém que procura cercar-se sempre de coisas boas, agradáveis e que tenha qualidade.

Uma pessoa de ouro é alguém que cujas características marcantes são lealdade, responsabilidade, confiança e compreensão. Uma pessoa que procura sempre praticar a justiça em seus relacionamentos, com intuito de promover a paz em todos os ambientes que freqüenta. 

O ouro também é um símbolo de vitórias e conquistas nas grandes disputas da vida. Era comum na antiguidade e em nossos dias, muitas competições premiarem o vencedor da competição com troféu de ouro. 

CONCLUSÃO. Você é o novo templo do Senhor. Deixe-o revestir você com o cedro, o cipreste e o ouro. Este tempo é um tempo de revestimento da igreja com estes valores espirituais. Neste tempo, Deus vai moldar e revestir o caráter de Seu povo como nos dias de Salomão