DEVOÇÃO EXTREMA
1 Pedro 1:16 " Sede santos porque eu sou santo "
INTRODUÇÃO
Deus é imutável,logo a busca pela santidade não muda,porém temos percebido que os dogmas mudam com o tempo,a forma e o método ganha novos contornos,e o próprio conceito de santidade tem mudado.
Essa mudança é tão radical,que dificilmente nos nossos dias se fala em buscar uma vida de santidade,muito menos de como alcançá-la. A falta de busca,leva,consequentemente ao esquecimento estas formas.
A influência de algumas teologias,levam-nos à uma vida de passividade ou a uma falta de perspectiva sobrenatural.
Um derramar do Espirito é justamente para corrigir essa situação: arrancar alguns do pecado e da passividade e dar a outros essa perspectiva do sobrenatural.
Quando falamos de santidade,falamos de vida devocional e quando falamos de vida devocional,falamos de dogmas e doutrinas,responsáveis para traçar um caminho seguro que conduza as pessoas a uma vida de santidade.
Por falta de ensinamento,muitos se perdem pelo caminho,poucos progridem e outros abandonam a fé.
O recém-convertido vive uma dualidade complexa: recebeu a efusão do Espirito,mas dentro dele estão todas as inclinações da carne,assim as manifestações do Espirito misturam-se com seus defeitos causando inúmeros problemas.
Aquele que tem uma devoção extrema não enfrenta esse problema,pois entrou em um nível de santificação começado com a mortificação da carne ( 1 Coríntios 3:1-3 ),Paulo fala aqui para a Comunidade Carismática de Corinto,pessoas convertidas,que é um retrato dos nossos dias.
Quando falamos de santidade,precisamos não somente falar das más inclinações que precisam ser mortificadas,como precisamos falar das virtudes que são infusas ou adquiridas,cujo o amor é o vínculo da perfeição.
Nesse processo há 3 pontos:
1. A ação santificadora do Espirito no cristão ( Mística )
2. Resposta do cristão à esta ação ( Ascese ),onde manifesta-se a graça,fonte para resposta,sem qual nada poderemos fazer,mostrando a importância da vida devocional
3. Os três estágios da vida espiritual
. Via purgativa
. Via unitiva
. Via iluminativa
A santidade é uma realidade prática e não teórica
"SEM A MÍSTICA ( μύστης )NOSSA ASCESE( άστησις ) NADA É"
Nenhum comentário:
Postar um comentário