AS BEM-AVENTURANÇAS (Mateus 4:23)
INTRODUÇÃO
Quando abordamos o Sermão da Montanha,chegamos à uma conclusão lógica:
"É impossível desvincular a Teologia da Psicologia , pois somente através de um conhecimento real de Deus poderemos ter um conhecimento real do homem.
A Psicologia humanista que domina as propostas terapêuticas conduz o homem moderno a crer na "auto ajuda" e não na ajuda do alto.
Nós pastores temos terceirizado nossa tarefa de aconselhamento,por acharmos que os profissionais da área de psicologia.Se os psicólogos cristãos usarem a psicologia numa ´tica teológica,terão uma grande contribuição a dar,apesar da problemática do uso das ferramentas da psicologia científica.(abordagem humanista que exclui Deus,crendo na capacidade e bondade do homem)
Não podemos admitir que o "ceticismo" que desvaloriza a oração e o sobrenatural,nem que o "escapismo" que espiritualiza excessivamente tudo.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Quando enfocamos a graça no Sermão da Montanha,ficamos livres do:
1. Desespero ( Tentar viver o Sermão por sua própria suficiência )
2. Legalismo ( Impor a nós e aos outros os princípios do Sermão )
3. Descrédito ( Deduzir que o Sermão não é aplicável aos dias de hoje )
Como posso me apossar das Bem Aventuranças ?
. Entendendo que a bem aventurança oculta mas presente é "Bem-Aventurados os perdoados"
O Sermão do Monte é considerado o maior sermão de todos os tempos,um "aio" que nos leva para Cristo para nossa justificação e santificação.
. A violação dos princípios gera conflitos
. A graça nos leva a compreensão real do sermão
O Sermão da Montanha "desnuda" nossa alma (fealdade)
A santidade não acontece na "marra","auto disciplina" e outras artimanhas,mas através da morte do meu "eu"
Esse sermão aconteceu numa Jerusalém debaixo do domínio romano:
. Impostos extorsivos
. Leis coercitivas
O judeus era obrigado a carregar um fardo de um romano se o encontrasse na rua,numa total humilhação.
No sábado podiam adorar,e no templo se sentiam gente com a dignidade reafirmada e esperança avivada.
A leitura feita pelo rabino era cheia de emoção,por ser um recado de Deus ao seu povo sofrido:A promessa da vinda do Messias.
Recebiam forças para mais uma semana...
Na leitura do próximo sábado o semblante do rabino está perturbado por não entender a leitura da semana passada e lê um texto de como será esse Messias.
No auge da esperança do Messias as circunstâncias mostravam o contrário das promessas
Foi rejeitado porque não foi reconhecido:
1. Jesus veio para destronar o império das trevas e implantar o seu reino
2. Jesus voltará Ele virá em glória para reinar
Estamos entre Isaías 11 e Isaías 53 : O reino está aqui mas não em sua plenitude ainda.
Quando entendemos isso,podemos compreender como entrar nesse reino e buscá-lo diariamente
Só com esse entendimento compreenderemos as coisas desse reino "que é mais ainda não"
O Sermão do Monte tem aplicabilidade nos nossos dias,pois fala de ética cristã,de postura cristã
John Sttot afirma que o Sermão do Monte é uma contra-cultura
PERORAÇÃO
Apesar das várias religiões no mundo,só existem duas na verdade:
1. O Evangelho das Boas Novas ( Estar debaixo do domínio de Jesus )
2. O outro Evangelho (Continuar no meio da multidão,debaixo do domínio de Satanás)
. O convite e o desafio é ter O Rei como nossa herança
. O convite é que geremos vida
. O convite é que sejamos bons mordomos
Uma postura de simplicidade :
1. Compreender o que é a vida
. Um só propósito ( Glorificar a Cristo )
. Um só desejo ( Obedecer a Cristo )
. Uma só utilidade ( Promover o reino )
2. Regozijo pelo que Deus criou
. Valorizar as dádivas de Deus
3. Contentamento e confiança
. Alegre em qualquer circunstancia
4. Liberto da ganância e da cobiça
. Amar pessoas e não as coisas
. Desejar "ser" e não o "ter"
5. Modéstia e temperança
. Abstinência voluntária
. Uso das coisas de maneira moderada
. Ostentação afasta as pessoas
6. Receber a provisão material com gratidão
. Privação total é duplicidade,pois mascara a verdade pela negação
7. Usar as coisas sem abusar
. Ganhar e colocar à disposição do reino
. Uma vida corretamente disciplinada
. Administração para a glória de Deus e o bem das pessoas
. Entregar o que é devido onde congregamos e orar para que os líderes tenham sabedoria
8. Simplicidade é disponibilidade
. Tempo para as pessoas e não apenas para conquistar coisas
9. Dar com alegria e generosidade
. "Ganhe o máximo que puder; economize o máximo que puder, e doe o máximo que puder".
( Wesley )
A CONSTITUIÇÃO DO REINO
"Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e achará pastagem"
. Como isso pode acontecer : entrar e depois sair?
Essa porta não é uma porta de uma casa,mas a porta do muro que me separa de Deus.Ela não se abre para uma sala,ela se abre para O Caminho e n'Ele haverá pastagens,onde deveremos andar.
O mesmo que operou para entrarmos é o que opera para andarmos (Colossenses 2:6)ou seja a graça.(Jesus é tanto a porta como o caminho)
Andar é guardar e o Sermão do Monte é a Constituição do Reino,nele está contido os princípios que regem um discípulo.
Na INTRODUÇÃO do Sermão há 8 princípios que regem o Reino de Deus em nós.
No CORPO do Sermão o desenvolvimento desses 8 princípios.
Na CONCLUSÃO do Sermão os 2 tipos de construtores
O ser humano busca a felicidade e "bem-aventurança" significa isso,então são "felizes" os que tomam esses princípios como ética e comportamento de vida ( postura )
Construir sobre a Rocha é tomar esses princípios e valores como "lema" de vida.
Construir sobre a areia é não dar ouvidos a esses princípios e valores.
Os problemas vem naturalmente à todos e esses princípios mostram as mazelas que podem apodrecer nossa casa,apesar do alicerce .
O Sermão mostra o padrão de excelência,que vai de encontro aos nossos padrões ( consciência etc).
Jesus levanta do nível da ação para o nível da intenção a nossa alma desnuda.
O Sermão é uma ressonância magnética: não cura e sim aponta a enfermidade e nos prepara para entrarmos numa U.T.I. espiritual ou uma Terapia Espiritual que cure os males da nossa alma( santificação não é sofrimento mas cura da alma)
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