terça-feira, 11 de agosto de 2020

SERMÃO DA MONTANHA ( MATEUS 5 )

                                                    AS BEM-AVENTURANÇAS (Mateus 4:23)

                                                            INTRODUÇÃO

Quando abordamos o Sermão da Montanha,chegamos à uma conclusão lógica:

"É impossível desvincular a Teologia da Psicologia , pois somente através de um conhecimento real de Deus poderemos ter um conhecimento real do homem.

A Psicologia humanista que domina as propostas terapêuticas conduz o homem moderno a crer na "auto ajuda" e não na ajuda do alto.

Nós pastores temos terceirizado nossa tarefa de aconselhamento,por acharmos que os profissionais da área de psicologia.Se os psicólogos cristãos usarem a psicologia numa ´tica teológica,terão uma grande contribuição a dar,apesar da problemática do uso das ferramentas da psicologia científica.(abordagem humanista que exclui Deus,crendo na capacidade e bondade do homem)

Não podemos admitir que o "ceticismo" que desvaloriza a oração e o sobrenatural,nem que o "escapismo" que espiritualiza excessivamente tudo.

                                                       CONTEXTUALIZAÇÃO

Quando enfocamos a graça no Sermão da Montanha,ficamos livres do:

1. Desespero ( Tentar viver o Sermão por sua própria suficiência )

2. Legalismo ( Impor a nós e aos outros os princípios do Sermão )

3. Descrédito ( Deduzir que o Sermão não é aplicável aos dias de hoje )

Como posso me apossar das Bem Aventuranças ?

 . Entendendo que a bem aventurança oculta mas presente é "Bem-Aventurados os perdoados"

O Sermão do Monte é considerado o maior sermão de todos os tempos,um "aio" que nos leva para Cristo para nossa justificação e santificação.

. A violação dos princípios gera conflitos 

. A graça nos leva a compreensão real do sermão

O Sermão da Montanha "desnuda" nossa alma (fealdade)

A santidade não acontece na "marra","auto disciplina" e outras artimanhas,mas através da morte do meu "eu"

Esse sermão aconteceu numa Jerusalém debaixo do domínio romano:

. Impostos extorsivos

. Leis coercitivas

O judeus era obrigado a carregar um fardo de um romano se o encontrasse na rua,numa total humilhação.

No sábado podiam adorar,e no templo se sentiam gente com a dignidade reafirmada e esperança avivada.

A leitura feita pelo rabino era cheia de emoção,por ser um recado de Deus ao seu povo sofrido:A promessa da vinda do Messias.

Recebiam forças para mais uma semana...

Na leitura do próximo sábado o semblante do rabino está perturbado por não entender a leitura da semana passada e lê um texto de como será esse Messias.

No auge da esperança do Messias as circunstâncias mostravam o contrário das promessas

Foi rejeitado porque não foi reconhecido:

1. Jesus veio para destronar o império das trevas e implantar o seu reino

2. Jesus voltará Ele virá em glória para reinar

Estamos entre Isaías 11 e Isaías 53 : O reino está aqui mas não em sua plenitude ainda.

Quando entendemos isso,podemos compreender como entrar nesse reino e buscá-lo diariamente

Só com esse entendimento compreenderemos as coisas desse reino "que é mais ainda não"

O Sermão do Monte tem aplicabilidade nos nossos dias,pois fala de ética cristã,de postura cristã

John Sttot afirma que o Sermão do Monte é uma contra-cultura

                                                         PERORAÇÃO

Apesar das várias religiões no mundo,só existem duas na verdade:

1. O Evangelho das Boas Novas ( Estar debaixo do domínio de Jesus )

2. O outro Evangelho (Continuar no meio da multidão,debaixo do domínio de Satanás)

. O convite e o desafio é ter O Rei como nossa herança

. O convite é que geremos vida

. O convite é que sejamos bons mordomos

Uma postura de simplicidade :

1. Compreender o que é a vida

   . Um só propósito ( Glorificar a Cristo )

   . Um só desejo ( Obedecer a Cristo )

   . Uma só utilidade ( Promover o reino )

2. Regozijo pelo que Deus criou

    . Valorizar as dádivas de Deus

3. Contentamento e confiança

    . Alegre em qualquer circunstancia 

4. Liberto da ganância e da cobiça

    . Amar pessoas e não as coisas

    . Desejar "ser" e não o "ter"

5. Modéstia e temperança 

   . Abstinência voluntária

   . Uso das coisas de maneira moderada

   . Ostentação afasta as pessoas

6. Receber a provisão material com gratidão

   . Privação total é duplicidade,pois mascara a verdade pela negação

7. Usar as coisas sem abusar 

    . Ganhar e colocar à disposição do reino

    . Uma vida corretamente disciplinada

    . Administração para a glória de Deus e o bem das pessoas

    . Entregar o que é devido onde congregamos e orar para que os líderes tenham sabedoria

8. Simplicidade é disponibilidade

    . Tempo para as pessoas e não apenas para conquistar coisas

 9. Dar com alegria e generosidade

    . "Ganhe o máximo que puder; economize o máximo que puder, e doe o máximo que puder".

     ( Wesley )    

                                              A CONSTITUIÇÃO DO REINO


"Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e achará pastagem"

. Como isso pode acontecer : entrar e depois sair?

Essa porta não é uma porta de uma casa,mas a porta do muro que me separa de Deus.Ela não se abre para uma sala,ela se abre para O Caminho e n'Ele haverá pastagens,onde deveremos andar.

O mesmo que operou para entrarmos é o que opera para andarmos (Colossenses 2:6)ou seja a graça.(Jesus é tanto a porta como o caminho)

Andar é guardar e o Sermão do Monte é a Constituição do Reino,nele está contido os princípios que regem um discípulo.

Na INTRODUÇÃO do Sermão há 8 princípios que regem o Reino de Deus em nós.

No CORPO do Sermão o desenvolvimento desses 8 princípios.

Na CONCLUSÃO do Sermão os 2 tipos de construtores

O ser humano busca a felicidade e "bem-aventurança" significa isso,então são "felizes" os que tomam esses princípios como ética e comportamento de vida ( postura )

Construir sobre a Rocha é tomar esses princípios e valores como "lema" de vida.

Construir sobre a areia é não dar ouvidos a esses princípios e valores.

Os problemas vem naturalmente à todos e esses princípios mostram as mazelas que podem apodrecer nossa casa,apesar do alicerce .

O Sermão mostra o padrão de excelência,que vai de encontro aos nossos padrões ( consciência etc).

Jesus levanta do nível da ação para o nível da intenção a nossa alma desnuda.

O Sermão é uma ressonância magnética: não cura e sim aponta a enfermidade e nos prepara para entrarmos numa U.T.I. espiritual ou uma Terapia Espiritual que cure os males da nossa alma( santificação não é sofrimento mas cura da alma)



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