segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Cosmovisão de Kalam sobre a criação

                                           COSMOVISÃO DE KALAM


Na verdade Kalam está entre as teorias que tentam explicar a "Causa Primeira"para o surgimento do Cosmos.
O argumento se chama "Kalam" pela origem árabe do nome "discurso",tendo por objetivo mostrar que o universo teve um princípio num momento determinado no passado e pelo fato "que nada surge do nada"( prestem atenção nessa afirmação,que já vem de encontro as Escrituras ) e que precisa de uma causa transcendente que traga a existência o universo.

Os pressupostos dessa teoria baseia-se que o universo começou a existir com base nos argumentos filosóficos contra a existência do regresso temporal infinito de eventos passados.O interesse por esse argumento origina-se da possível evidência empírica da cosmologia astro física favorável ao princípio de tempo e espaço.

A influência de Humme e Kant fez com que ela se tornasse como um argumento favorável a existência de Deus,apesar de vários candidatos aceitarem tranquilamente a existência de Deus.

3 Questões levaram a discussão desse argumento:

1.) É possível que algo tenha um começo sem que tenha uma causa para isso?

Hume é um dos defensores de que é

2.) É possível falar que o universo teve um começo?

Essa é uma questão filosófica fundamental,mas também científica que depende da física,astronomia com base em conhecimento empírico acerca da expansão do crescimento do universo e da evidência da radiação anterior ao Big Bang.

3.) Se é possível aceitar a ideia de que o começo do universo teve uma causa ,essa causa é Deus?

O argumento kalam de Crag não convence muitos dos filósofos.

Mesmo que tudo tenha uma causa,essa causa não significa que seja Deus.

Não pode haver uma sequência infinita de causas sem deixar claro que isso seria aceitável.

A experiência não mostra que existe uma causa primeira para qualquer objeto ou seja "uma causa não causada"

O máximo do argumento kalam é que existe uma causa,mas não um Deus Pessoal com atributos infinitos conforme as Escrituras ensina,então não sabemos que deus é esse defendido por tal teoria.
Segundo kalam o universo foi formado por uma série de eventos e não de uma só vez(o que a Bíblia não ensina),de forma sequencial um após outro e que isso se dá par frente ( tenho que rir porque é muita bobeira junto,por isso Paulo diz que a sabedoria dos homens é loucura para Deus,quando me vejo escrevendo isso me vejo perdendo tempo com tanta besteira ).
Segundo kalam esse retrocesso infinito nada tem a ver com o tempo,pois o infinito real não existe,aí pergunta-se: se não pode contar até o infinito,como poderá contar a partir do infinito?

Uma série de sem início que termina no presente é um absurdo,por isso a teoria foi expurgada de todos os conceitos temporais,assim se não tem um momento no infinito passado não o terá no presente,que segundo a teoria não chegou ainda ( pode um negócio deste?)...

Mas é óbvio que o presente chegou,por isso sabemos que o universo é finito no passado e começou a existir.

Segundo o Big Bang  toda a matéria e energia do universo estavam  contidas num "ponto" muito pequeno,chamado de "singularidade"numa temperatura e densidade quase infinita.Ele defende então que o universo foi formado e começou a expandir como resultado dessa poderosa super explosão primordial . A medida que o universo expandia a gravidade gradualmente induziu os átomos s se condensarem,formando os planetas e as estrelas e num tempo futuro a ação da gravidade fará que pare a expansão e começará a retração e o cosmos finalmente retornará ao seu estado inicial,um pequeno ponto e então desaparecerá (isso os defensores não divulgam kkkk )

O Big Bang não é infinito no passado,que veio a existir num tempo finito no passado,existindo numa singularidade cósmica inicial,e que um dia deixará de existir,voltando ao ponto do começo que ninguem sabe quando foi nessa série infinita de eventos ( kkkk ???? ).

Segundo a Lei Termodinâmica o universo e seus processos enfraquecerão,atingindo o equilíbrio,que para a tal lei é conhecida como a morte quente do universo,como nenhuma mudança mais ocorrerá ele estará morto.Sua morte pode ser de calor com a contração,que provocará uma explosão ou evaporação ( você consegue acreditar numa coisa dessa???).Os buracos negros engolirão o que estiver em volta e se fundirão,se transformarão num buraco negro gigante do tamanho do universo e nunca mais o universo ressurgirá ( isso parece um filme de terror kkk).

Outra forma defendida é que o universo se expanda e haverá uma morte por congelamento,onde as galaxias se transformarão seus gases em estrelas,e estas entrarão em combustão e ai vem uma mistura de transformação dos prótons em elétrons e pósitrons e o espaço se encherá de um gás rarefeito e os buracos se transformarão em gás rarefeito de radiação...

Como os defensores do Big Bang além de elogiar essa loucura como uma teoria contam o início do Big Bang e não o seu fim,perguntamos: Se o universo esquentará até a morte e esse estado de morte não existe agora,já que ele existiu desde sempre,deveria encontrar-se agora em um estado de equilíbrio,já deveria ter perdido a sua força .

Se isso não aconteceu ainda implica que o universo foi "criado"de forma inteligente e organizada.
Se contração ou expansão o universo foi criado num tempo finito e sua energia posta como condição inicial .

Craig tão elogiado sugere uma causa,mas uma causa sem começo e não causada.

Craig sugere que esse espaço e tempo e essa causa sem começo transcende e começa a existir de forma atemporal e não-espacial (pelo menos sem o universo).

Craig sugere que a causa é imutável e imaterial.

Bom, tudo isso aí a Bíblia resume numa frase "No princípio criou Deus o céus e a terra"


Nenhum comentário:

Postar um comentário