quinta-feira, 16 de agosto de 2018

O RENOVO DO SENHOR ( ISAIAS 4,11 E 12 )

                                             O RENOVO DO SENHOR ( ISAÍAS 4)


Isaías profetizou durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. 

Ele é corretamente chamado de "o profeta evangelista" devido às suas numerosas profecias acerca da vinda, do caráter, do ministério, da pregação, dos sofrimentos e da morte do Messias, e da extensão e continuação de seu reino. 

Sob o véu da libertação do cativeiro, Isaías aponta para uma libertação muito maior, que iria ser efetuada pelo Messias; raras vezes menciona uma sem ao mesmo tempo fazer alusão à outra; sim, ele está muitas vezes tão extasiado com a perspectiva da libertação mais distante que perde de vista a outra que está próxima, para dedicar-se à pessoa, ofício, caráter e reinado do Messias

Este primeiro versículo corresponde ao terceiro capítulo. Quando os transtornos chegaram à terra, pelo celibato ser reprovável entre os judeus, estas mulheres atuariam contra o costume, e por si mesmas buscariam maridos.

Do 1 ao 6 foecem um resumo das profecias de Isaías. Ele proferiu palavras de julgamento contra Israel e Judá, mas também forneceu a esperança de restauração após o exílio.
 Essa segunda parte divide-se em 3 blocos:
A. Julgamento e restauração à retidão e à justiça (1:2-2.5) – com suas subdivisões: 
1. Demanda contra a impiedade e a injustiça (1.2-31) –  
2. A justiça e a retidão futuras de Sião (2.1-5) – 
B. Julgamento e restauração naquele dia (2.6-4.6) – com suas subdivisões:  
1. Orgulho e sincretismo naquele dia (2.6-22) –  
2. Os lideres de Jerusalém naquele dia (3.1-15) – . 
3. As mulheres altivas naquele dia (3.16-4.1) – .
4. O Renovo do Senhor naquele dia (4.2-6) – 

C. Julgamento que leva à restauração (5.1-6.13) – com suas subdivisões:  
1. O cântico da vinha (5.1-7) 
2. Os ais contra o povo de Deus (5.8-30) 
3. A missão de Isaías de julgamento e restauração (6.1-13)

Este primeiro versículo corresponde ao terceiro capítulo. Quando os transtornos chegaram terra, pelo celibato ser reprovável entre os judeus, estas mulheres atuariam contra o costume, e por si mesmas buscariam maridos.
 Tão poucos seriam os elementos masculinos da população, após a matança da guerra, que cada homem sobrevivente seria importunado por diversas mulheres solteiras para que se casasse com elas, estando prontas a se sustentarem. 

Vv. 2-6. É anunciado não somente o estabelecimento do reino de Cristo na época dos apóstolos, mas também o seu crescimento ao reunir, na Igreja, os judeus dispersos. Cristo é chamado Renovo de Jeová, plantado por seu poder e florescido para seu louvor. O Evangelho é o fruto do renovo de Jeová; todas as graças e consolações do Evangelho brotam de Cristo. É chamado fruto da terra porque surge neste mundo e é adequado para o estado presente. Será uma boa prova de que somos diferentes daqueles simplesmente chamados Israel, se formos levados a ver toda a beleza em Cristo, e na santidade. Como tipo deste bendito dia, Jerusalém deve florescer novamente como o renovo e será abençoada com o fruto da terra. Deus guardará para si uma semente santa. Quando a maioria daqueles que têm poder e nome em Sião, e em Jerusalém, for corada por causa da sua incredulidade, alguns serão preservados. Somente os santos serão preservados quando o Filho do Homem tirar do seu reino tudo o que for ofensivo. Através do juízo da providência de Deus, os pecadores são destruídos e consumidos; porém pelo Espírito da graça são transformados e convertidos. O espírito atua aqui como Espírito de juízo, ilumina a mente, e convence a consciência; também como Espírito que queima, vivifica e fortalece os afetos, e faz com que os homens sejam afetados zelosamente em uma boa obra. Um amor ardente por Cristo e pelas almas, e o zelo contra o pecado, levarão os homens de modo resoluto a obras que tirem a incredulidade de Jacó. Toda a aflição serve para os crentes como forno para purificá-los da escória; a influência convincente, poderosa e iluminadora do Espírito Santo desarraiga paulatinamente as suas luxurias e os torna santos como Ele é Santo. Deus protege a sua igreja e tudo o que pertence a ela. As verdades e ordenanças do Evangelho são a glória da Igreja, e a graça da alma é a sua glória; e aqueles que a possuem são conservados pelo poder de Deus. Porém, somente os afadigados buscarão repouso; somente buscarão refúgio os convencidos de que uma tormenta se aproxima. Afetados com um profundo sentimento do desagrado divino, ao qual estamos expostos por causa do pecado, recorramos imediatamente a Jesus Cristo, e agradecidos aceitemos o refúgio que Ele nos dá.





Nós tínhamos falado que toda temática por enquanto tem sido feita com relação ao “naquele dia” e aqui, a partir do vs. 3:16 até 4:1, estamos vendo as mulheres sendo citadas, numa geração de líderes e de homens corrompidos.
Dissemos também, finalizando o capítulo 3, que o Senhor traria terríveis desgraças a essas mulheres (vs. 3:24). No dia do Senhor, as mulheres seriam privadas de recursos e ficariam sujeitas a horrores. Até mesmo as portas de Jerusalém serão personificadas – chorarão e estarão de luto - como se juntando ao lamento pelo seu julgamento iminente (cf. 3:26; SI 24.7).
O verso primeiro do capítulo 4 fala do desespero delas, das mulheres, que sete delas lançarão mão de um só homem para se lhe retirar-lhes o opróbrio. A explicação para a raridade dos homens está no capítulo anterior no verso 25 – “os teus homens cairão à espada, e os teus valentes na guerra”.
Se os homens e os valentes cairão, quem ficará para que sete delas o procurem numa proporção assustadora?
4. O Renovo do Senhor naquele dia (4.2-6).
Dos versos de 2 a 6, vemos que Isaías procurou dar equilíbrio às suas duras palavras proféticas de julgamento pronunciadas no capítulo 2:6-4.1, com o modo como a salvação deveria vir ao povo de Deus num dia, no futuro, conhecido como dia do Senhor, por meio do Renovo, o grande filho de Davi.
É com este – o descendente - vem sendo acompanhado desde Gênesis até chegarmos a ele, o Cristo, no Novo Testamento. Conforme o evangelho de Lucas, são 77 gerações, que compreendem aproximadamente uns 4.000 anos de história humana

É com a frase “Naquele dia” que se inicia o verso 2, que do 2 ao 6, irá falar do Renovo do Senhor:
Renovo é um título metafórico para o filho de Davi, o Messias, que promoveria a restauração do povo de Deus que voltaria do exílio (veja 11:1-5; 53:2).
De Zorobabel, inclusive, até Jesus Cristo, inclusive, são 21 gerações, desde o pós-exílio, passando pelos aproximadamente 400 anos proféticos, até se chegar em Cristo. Veja o quadro acima.
O Novo Testamento explica que Jesus é o filho de Davi que traz salvação eterna àqueles que têm fé nele (veja Jr 23:5; Zc 3:8; Jo 15:1-8).
Toda a Bíblia é cristocêntrica e o que vemos é a serpente perseguindo a semente da mulher em todas as gerações desde Abel e Caim até chegar-se em Cristo, quando os filhos de Raquel, em Ramá, morreram por ordem de Herodes que, sendo do diabo, perseguia o Messias: “Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, [choro] e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem.” - Mt 2:18; Jr 31:15.
A glória de Deus é a mostra do seu brilho e maravilha em sua providência geral e redenção: O Messias seria a mostra inicial de sua glória (3:8; 4:5; 6:3, 11:10; 40:5; 42:8,12; 43:7; 48:11; 58:8; 59:19; 66:18,19) para os que seriam salvos, e fogo eterno de juízo para os demais.
O remanescente fiel sobreviveria ao exílio e voltaria para a Terra Prometida: Os que voltassem seriam consagrados a Deus, o Santo de Israel, que estabeleceria a sua santa morada entre o seu povo (57:15) na nova terra (11:9; 27:13; 65:25; 66:20):
- Os nomes daquele que entram nesse novo mundo estavam escritos no livro da vida e jamais seriam apagados (Ex 32:32-33; SI 69:28; Dn 12:1; MI 3:16; Ap 20:12):
O Senhor limpará as filhas de Sião e Jerusalém da culpa de sangue no meio dela com seu Espírito de justiça e com o seu Espírito purificador, ou, literalmente "que queima". Trata-se de uma metáfora do julgamento de Deus (1:31; 10:17; 30:27; 42:25) que consome o rebelde e purifica o fiel. O mesmo se dá com a pregação do evangelho que é para o eleito salvação, mas para o perdido, condenação, pois ele a rejeita sempre.
E quem são os eleitos e quem são os perdidos? A execução da justiça de Deus é prerrogativa dele que será justo e jamais se contraditará. O fato é que no final, quando tudo estiver consumado, teremos os salvos – eleitos – e os perdidos.

Quem foi salvo? – os salvos! Quem se perdeu? – os perdidos! O salvo se perdeu? – não! O perdido se salvou – não! Deus executou justiça na terra e seu nome foi glorificado? Com certeza!
Daí, se haverá perdidos, onde eles se encontram agora mesmo? Ora, vivendo entre nós, como na parábola do joio e do trigo, sendo os perdidos o joio.
Quais foram as expectativas de João Batista com relação ao Espírito Santo no batismo de Jesus? Muitas, como se vê nos evangelhos.
Por exemplo, em Lc 3:16,17, ele, João, disse, em Lucas que na verdade ele estava batizando com água, mas que ali, estava aquele que era mais poderoso do que ele, do qual não seria digno de desatar a correia das suas alparcas. Sobre ele, João ainda disse: esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. E ainda mais: ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
A redenção futura é uma recriação na qual todas as coisas no céu e na terra (40:26; 42:5; 45:12,18; 57:16) serão renovadas:
O processo de redenção recriativa – ver BEG - teve início com a restauração do exílio, mas chega aos estágios finais na obra de Cristo (Jo 1:1-3; 2Co 4:6; 5:17) - especialmente nos novos céus e na nova terra nos quais todos os redimidos um dia se juntarão à nova Jerusalém (Ap 3:12; 21:1-3):
A nuvem e o fogo aqui lembrados são símbolos da presença protetora de Deus para os seus eleitos, como no mar Vermelho (Êx 13:20-22), no tabernáculo (Êx 40:34-38) e no deserto (Nm 9:15-23). Aqui ela simboliza a cobertura protetora de Deus sobre o monte Sião restaurado e santificado - 2:2.
Já, o fogo, vs. 4, pode ser usado como uma expressão do julgamento de Deus (1:7,31; 5:24; 26:11; 33:11,14; 47:14; 64:2; 65:5; 66:15-16,24) em contraste com o símbolo de sua bendita presença (v: 5; 43 2; cf: Êx 24:17; Dt 4:24; 9:3; 2Sm 22:9; SI 18:8; Hb 12:29), como também, pode significar proteção, calor e conforto diante das trevas e do frio da noite.

Em Cristo Jesus, essa nuvem de dia e fumaça e resplendor de fogo chamejante de noite se cumprem na sua pessoa, por meio do Santo Espírito Santo que ele nos concedeu até a sua volta.
Em contraste com as fraudes humanas (28:15,17), o Senhor já providencia, por meio do Espírito de Deus, para todo o seu povo proteção duradoura contra todo perigo, quer seja de dia, quer seja de noite.

Cristo não nos trouxe proteção parcial, mas completa se bem que vivemos a fase do “ainda não” e andamos por fé e não por vista, durante o “já”. A segurança, que já é completa em nós por Cristo, atingirá a plenitude – não mais dependerá da fé - quando Cristo voltar em glória (25:4; cf: SI 14:6; 46:1; 62:7, 94 22).  Ele é o esconderijo e a proteção permanente, em contraste com qualquer abrigo temporário que possa existir (1:8; cf: SI 31:20)




É com a frase “Naquele dia” que se inicia o verso 2, que do 2 ao 6, irá falar do Renovo do Senhor:

O
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Isaías 4 1. Tão poucos seriam os elementos masculinos da população, após a matança da guerra, que cada homem sobrevivente seria importunado por diversas mulheres solteiras para que se casasse com elas, estando prontas a se sustentarem. C. Bênçãos Finais do Israel Reavivado Sob o Governo do Messias. 4:2-6. 2. Naquele dia não se refere ao período que acabou de ser descrito, exceto no que se refere à devastação assíria e caldaica prefigurando a tribulação dos'"últimos tempos". Antes, refere-se ao período do fim, quando o Messias virá para reinar sobre a terra. Esta é a força que geralmente possui a frase, "naquele dia", através de todos os livros proféticos do V.T. O Renovo (semah) refere-se ao próprio Cristo como descendente da prometida linhagem de Davi. A mesma palavra, literalmente, broto, foi usada com referência ao Messias em Jr. 23:5; 33:15; Zc. 3:8; 6:12. Nele se encontrará a verdadeira beleza e glória de Israel (conforme contrastadas com a beleza falsa e mundana da sociedade feminina de Jerusalém). Observe a prosperidade final prometida apenas aos de Israel que forem salvos (peletâ). Embora a nação como um todo precisasse ser rejeitada por causa da desobediência, o Senhor continuaria a operar no Seu propósito com os verdadeiros crentes remanescentes (conforme Paulo mais tarde destacou em Rm. 11:5). 3. Só aqueles que têm sido santificados com o novo nascimento e que foram intimamente transformados para refletir a santidade de Cristo serão alistados como cidadãos da Jerusalém espiritual. Purificados da Isaías (Comentário Bíblico Moody) 27 carnalidade e do mundanismo, as mulheres dessa santa cidade se destacarão completamente daquelas da geração de Isaias. 4. Mas esta nova ordem não prevalecerá até que o Espírito de Deus tenha purificado a cidade de sua perversidade e idolatria com fogo do juízo e do sofrimento. Naquele dia futuro a presença de Jeová será novamente coisa certa para Israel como nos dias do Êxodo, e o Senhor protegerá Seus piedosos filhos de todas as calamidades e adversidades. (Este sermão conclui, conforme começou em 2:2, com um quadro resplandecente de um cumprimento final do plano convencional divino para Israel.)

C. Bênçãos Finais do Israel Reavivado Sob o Governo do Messias. 4:2-6. 2. Naquele dia não se refere ao período que acabou de ser descrito, exceto no que se refere à devastação assíria e caldaica prefigurando a tribulação dos'"últimos tempos". Antes, refere-se ao período do fim, quando o Messias virá para reinar sobre a terra. Esta é a força que geralmente possui a frase, "naquele dia", através de todos os livros proféticos do V.T. O Renovo (semah) refere-se ao próprio Cristo como descendente da prometida linhagem de Davi. A mesma palavra, literalmente, broto, foi usada com referência ao Messias em Jr. 23:5; 33:15; Zc. 3:8; 6:12. Nele se encontrará a verdadeira beleza e glória de Israel (conforme contrastadas com a beleza falsa e mundana da sociedade feminina de Jerusalém). Observe a prosperidade final prometida apenas aos de Israel que forem salvos (peletâ). Embora a nação como um todo precisasse ser rejeitada por causa da desobediência, o Senhor continuaria a operar no Seu propósito com os verdadeiros crentes remanescentes (conforme Paulo mais tarde destacou em Rm. 11:5). 3. Só aqueles que têm sido santificados com o novo nascimento e que foram intimamente transformados para refletir a santidade de Cristo serão alistados como cidadãos da Jerusalém espiritual. Purificados da

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 27 carnalidade e do mundanismo, as mulheres dessa santa cidade se destacarão completamente daquelas da geração de Isaias. 4. Mas esta nova ordem não prevalecerá até que o Espírito de Deus tenha purificado a cidade de sua perversidade e idolatria com fogo do juízo e do sofrimento. Naquele dia futuro a presença de Jeová será novamente coisa certa para Israel como nos dias do Êxodo, e o Senhor protegerá Seus piedosos filhos de todas as calamidades e adversidades. (Este sermão conclui, conforme começou em 2:2, com um quadro resplandecente de um cumprimento final do plano convencional divino para Israel.)

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