sábado, 11 de agosto de 2018

JUÍZES : UM MÉTODO DE CONQUISTA

                                           UM MÉTODO  DE CONQUISTA




"Então, Deus levantou juízes líderes que os libertaram das mãos daqueles que os atacavam para saquear... "  Juízes 2:16



                                                          INTRODUÇÃO




Como uma grande parte de palavras portuguesas "MÉTODO" tem origem grega ( μεταδώ ),que significa também : plano,manobras ou estratégias.

Originalmente é a arte de fazer guerra,depois como preparação de defesa de um país contra uma ameaça,mas pode significar habilidade,astúcia ou esperteza.                  



                                                     CONTEXTUALIZAÇÃO


O período dos juízes foi o momento histórico que constituiu a transição do governo de Moisés para o reinado dos reis de Israel. Este período é descrito no livro de Juízes, no Antigo Testamento.

O período dos juízes começou com a opressão de Cusã-Risataim após Josué  e os anciãos terem morrido, e o povo de Israel ter se entregado a uma profunda apostasia. Por fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e adorar deuses estranhos, Deus permitiu que Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, subjulgasse o povo de Israel durante oito anos (Jz 2:7-11; 3:7,8)

Depois da morte de Josué. Cons. Js. 1:1. Assim como a morte de Moisés marcou o fim da peregrinação de Israel no deserto, a morte de Josué marcou o final da primeira fase da conquista de Canaã. Quem . . . subirá? Dentro das porções distribuídas pur Josué havia ainda muito território por conquistar. As tribos deviam ocupar os territórios que lhes tinham sido concedidos. Os cananeus. O termo é às vezes usado em relação a todos os habitantes de Canaã sem considerar sua origem. A região ocupada pelos cananeus nessa ocasião está delineada em Jz. 1:9.

Após este tempo, o Senhor levantou Otniel, sobrinho ou talvez irmão de Calebe, para libertar o povo dando início ao período dos juízes. O período dos juízes terminou quando Saul foi eleito rei de Israel, em aproximadamente 1050. Logo, a maioria dos estudiosos entende que o período dos juízes durou aproximadamente 320 anos.


  • Otniel (Jz 3:7-11).
  • Eúde (Jz 3:7-11).
  • Sangar (Jz 3:31).
  • Débora (Jz 4:1-5:31).
  • Gideão (Jz 6:1-8:32).
  • Tola (Jz 10:1-2).
  • Jair (Jz 10:3-5).
  • Jefté (Jz 10:6-12:7).
  • Ibsã (Jz 12:8-10).
  • Elom (Jz 12:13-15).
  • Ablom (Jz 12:13-15).
  • Sansão (Jz 13:1-16:31).


JUÍZES: O MÉTODO DIVINO DE CONQUISTA


  1Otniel


Otniel foi um dos juízes de Israel. Ele era filho de Quenaz ,irmão de Calebe e acabou casando com sua filha Acsa,que era sua prma. Ele ganhou a mão da filha de Calebe após haver capturado Quiriate-Sefer (Josué 15:15-17; Juízes 1:11-13).
Existe uma discussão sobre o grau de parentesco entre Otniel e Calebe. Alguns acreditam que ele era seu sobrinho, e filho de Quenaz. Outros acreditam que na verdade ele era seu irmão. Neste último caso, então a frase “o irmão de Calebe, mais novo do que ele” se aplica a Otniel e não a Quenaz.
Otniel é considerado o primeiro juiz de Israel. Após a morte de Josué, ele viu a apostasia crescer entre os israelitas. Os israelitas começaram a se casar com mulheres de povos pagãos que viviam na região de Canaã. Consequentemente, eles também começaram a adorar os falsos deuses daqueles povos.
A Bíblia diz que eles se esqueceram do Senhor, e serviram aos baalins dos cananeus e a Astarote (Juízes 3:7). Por este motivo o Senhor castigou o povo de Israel, entregando-o ao rei da Mesopotâmia, mais precisamente de Arã (Juízes 3:10)
Assim Otniel presenciou o surgimento do domínio e opressão de Cusã-Risataim sob Israel. Mas os israelitas começaram a clamar ao Senhor pedindo-lhe que Ele os livrassem daquela servidão.
Então o Senhor o levantou Otniel para libertar o povo de Israel do domínio de Cusã Risataim. Quando o Senhor o levantou como libertador de Israel, a opressão do rei da Mesopotâmia já durava oito anos. Mas o Espírito do Senhor veio sobre Otniel, e ele liderou uma revolta muito bem sucedida. Assim, os israelitas ficaram livres. Entenda também 

Estratégia : Colocar a casa em ordem

A Bíblia não fornece muitas informações sobre a vida de Otniel. Com base no capítulo de 3 do livro de Juízes, Otniel parece ter sido um líder carismático que o povo apoiava. Quando se diz que ele foi o primeiro juiz de Israel, não significa apenas que ele foi e libertou o seu povo da servidão estrangeira, mas que foi o primeiro a restaurar a ordem e autoridade na nação.
Sob a liderança de Otniel, o povo de Israel experimentou uma paz civil durante quarenta anos (Juízes 3:11). 
A história de Otoniel inicia-sem em Josué 15:16-18
Josué assume o lugar de Moisés e Calebe ( um dos 12 espias ),que recebe Hebron (Quiriate-Arba como herança e lança um desafio (15:16):
- Quem tomasse Quiriate,receberia a mão de sua filha Acsa como presente
Otoniel era conhecido por ter uma força de leão e muita sabedoria e Quiriate era uma terra de gigantes.
Josué 14:15 afirma que Arba era o maior dos gigantes,confirmada em Josué 15:13
Arba era a região montanhosa em que os espias viram os enormes cachos de uvas e os gigantes ( Montes de Judá ).
Cidade que se tornará importante no decorrer da sua história ( Centro econômico,político e religioso)
Otoniel conquista Quiriate-Arbor e recebe seu premio : Acsa filha de Calebe ,que recebera como herança as regiões baixas e altas de Hebrom 

Mas depois de sua morte, o povo de Israel voltou a fazer aquilo que era mau aos olhos do Senhor. Por isto Deus entregou os israelitas nas mãos de Eglom, rei dos moabitas. Eles foram oprimidos pelo regime de Eglom por dezoito anos.

2. Eúde


Como uma grande parte de palavras portuguesas "MÉTODO" tem origem grega ( μεταδώ ),que significa também : plano,estratégias.

Originalmente= Arte de fazer guerra,depois como preparação de defesa de um país contra uma ameaça,mas pode significar habilidade,astúcia ou esperteza.                  



                                                     CONTEXTUALIZAÇÃO


O período dos juízes foi o momento histórico que constituiu a transição do governo de Moisés para o reinado dos reis de Israel. Este período é descrito no livro de Juízes, no Antigo Testamento.

O período dos juízes começou com a opressão de Cusã-Risataim após Josué  e os anciãos terem morrido, e o povo de Israel ter se entregado a uma profunda apostasia. Por fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e adorar deuses estranhos, Deus permitiu que Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, subjulgasse o povo de Israel durante oito anos (Jz 2:7-11; 3:7,8)

O período dos juízes terminou quando Saul foi eleito rei de Israel, em aproximadamente 1050. Logo, a maioria dos estudiosos entende que o período dos juízes durou aproximadamente 320 anos.


O Senhor levanta 12 juízes,os quais eu os vejo como a estratégia divina de conquista pessoal e da vida da igreja. 

1.Otniel ,sobrinho Calebe, para libertar o povo dando início ao período dos juízes,onde Deus nos ensinou que a primeira estratégia é POR EM ORDEM A CASA

                                                                    2. EÚDE  

O segundo juiz  levantado por Deus para libertar o povo de Israel da opressão moabita. 

Ele ficou conhecido na narrativa bíblica como sendo “um homem canhoto”. 

Sua história está registrada  no capítulo 3 do livro de Juízes.


Eúde era filho de Gera, e pertencia a tribo de Benjamim.
Israel estava subjugado pelo governo moabita, sob a liderança de Eglom, o rei de Moabe. O domínio de Eglom foi resultado da desobediência de Israel. Os israelitas fizeram o que era mau perante o Senhor! Então o próprio Deus deu poder a esse rei pagão para ser um instrumento de juízo para os filhos de Israel (Juízes 3:12-14).
A opressão dos moabitas sobre os israelitas durou 18 anos,e Senhor levantou Eúde como libertador em resposta do clamor de Israel (Juízes 3:15). 

ESTRATÉGIA: Ter a palavra " rhema "( ῥῆμα )

Eúde colocou em prática um engenhoso plano para atacar o rei moabita. Ele fez um "punhal" de dois gumes do tamanho de um côvado curto, ou seja, com aproximadamente 30 centímetros. Depois ele colocou esse punhal por baixo de sua roupa no lado direito.
Então, ele foi até Eglom para lhe entregar os tributos dos filhos de Israel.
Na condição de uma nação subjugada, Israel deveria pagar tributos a Moabe.
Após entregar o tributo, Eúde, e os demais que estavam com ele, partiram na viagem de volta. Mas ao chegarem ao ponto em que estavam as imagens de escultura ao pé de Gilgal, Eúde retornou ao palácio de Eglom. Ele disse ao rei que tinha uma mensagem secreta para lhe dizer (Juízes 3:19).
Ambos ficaram sozinhos numa sala do palácio. Então Eúde disse a Eglom que a mensagem que tinha a lhe dizer era uma palavra da parte de Deus. Eglom se levantou de sua cadeira e Eúde rapidamente empunhou a pequena espada com sua mão esquerda e a cravou na barriga de Eglom.
Como Eglom era um homem muito gordo, o punhal foi cravado inteiro em seu ventre, de modo que a gordura o escondeu (Juízes 3:17). Eúde ainda conseguiu trancar as portas da sala e escapar pelo pórtico. Os servos de Eglom demoraram até encontrarem seu rei morto no chão (Juízes 3:24,25).
Enquanto isso, Eúde se reuniu com os israelitas e os liderou contra Moabe. Eles derrotaram um exército de cerca de dez mil homens moabitas (Juízes 3:27-29). Eglom e seu povo serviram como ferramenta do juízo de Deus contra Israel. Porém, agora esse mesmo juízo havia sido derramado sobre eles. O Deus Soberano conduz a história segundo os seus propósitos.
O próprio Eúde claramente atribuiu aquela vitória não a sua sagacidade, coragem ou inteligência, mas a ação do Senhor em favor de Israel. Após a vitória de Israel sob a liderança de Eúde, “a terra ficou em paz oitenta anos” (Juízes 3:30).
Além da referência no livro de Juízes, Eúde também é citado no livro de 1 Crônicas (8:6)

                                    3, Sangar, o fazendeiro-herói de Israel


                                                                                                                                   Juízes 3:31 

Momento histórico de transição entre Moisés e os Reis.

Ele começou logo após a morte de Josué,num momento de muita apostasia em Israel.
O período dos juízes terminou quando Saul foi eleito rei de Israel sendo um período de 320 anos.
Nesse método Deus nis dá dicas de como "conquistar"
1. OTNIEL : POR A CASA EM ORDEM
2, EÚDE : TER A ESPADA REVELADA
3. SANGAR : VALORIZAR PEQUENOS COMEÇOS
Zacarias 4:10 fala disto,pois Sangar era um " pequeno" fazendeiro mais disposto a lutar,salva seu campo e abençoa Israel.
- As grandes coisas são resultados de pequenas coisas
. Comece onde você está
. Lute pelo propósito que Deus te deu
. Não desanime
Sangar viva momentos perigosos,muitas gangues filistéias andavam saqueando os campos ( 5:6 )
. A única arma : Um aguilhada de boi
- Um cajado de madeira com a ponta de ferro  para  tanger boi
- A terceira estratégia é usar algo simples que Deus te deu,que te abençoará e abençoará a outros
- Não podemos perder oportunidades ( 2 Timóteo 4:2 em tempo e fora de tempo )
- Seja preventivo e comece quando tudo parece calmo
Qual é a sua aquilhada de boi?
. A viúva era sua primícia ( farinha e azeite )
. Davi era uma funda ( 5 pedras )
. Uma criança ouvinte de Jesus eram 5 pães e 2 peixes
Use o que Deus te deu e Ele te abençoará


                                                             DÉBORA


.Nome significa "abelha", foi profetiza e a quarta juíza de Israel. S
Sua história está descrita no Livro dos Juízes, capítulos 4 e 5. 
.Ela, juntamente com Baraque, liderou os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C.
.Antes dela foram juízes em Israel OtnielEúde e Sangar
.Ela é a única mulher citada na Bíblia a ter o status de juíza. 
.Sua origem parece ser simples, pois no texto bíblico ela é apresentada como esposa de Lapidote e que prestava atendimento como profetisa debaixo das palmeiras
.Após a morte de Sangar o povo de Israel tornou a pecar contra Deus e por isso Ele os entregou nas mãos de Jabim, rei de Canaã. Por vinte anos Israel esteve sob o jugo de Canaã, sendo violentamente oprimido por Sísera, capitão do exército de Jabim e que contava com uma "frota de carros de ferro" que o tornava invencível para Israel
.Ela sentava-se debaixo de uma palmeira e o povo de Israel vinha até ela a fim de que ela os ajudasse a resolver as questões que traziam. Além de juíza ela também era profetisa, sendo assim, tinha autoridade divina para discernir e dar soluções ao que a procuravam.
.Débora mandou chamar Baraque, e lhe disse que Deus havia ordenado que ele escolhesse dez mil homens das tribos de Naftali e Zebulom para enfrentar Sísera e que a vitória já estava garantida por Ele. 
Apesar de confiar na palavra que recebeu, Baraque pediu para que Débora acompanhasse a ele e seu exercito no dia da batalha. Isso porque ela era juíza e profeta e sua presença com certeza seria capaz de inspirar confiança nos homens escolhidos para a guerra.

Ao ouvir dizer que os israelitas estavam alinhados para a guerra, Sísera convocou todo os seus carros, novecentos "carros de ferro" e todo o povo que estava com ele. Quando o momento da batalha chegou, houve grande confusão entre o exercito de Canaã e eles foram derrotados. 

Sísera fugiu a pé da batalha para a tenda de Jael, mulher de Héber, o queneu, e seu marido era aliado a Sísera pois existia um acordo de paz entre eles. Cansado, Sísera lhe pediu água e Jael lhe deu leite, e Sisera adormeceu. Então Jael (Esposa de Heber) pegou uma estaca a cravou na fonte de Sísera com um martelo e o matou, assim cumprindo o que Débora dissera a Baraque.

Ao final da batalha, Débora cantou um hino de gratidão ao Deus de Israel. Nele podemos perceber o quão sensível Débora era com as questões políticas e espirituais de Israel. 

Ela tinha consciência de que o pecado de seu povo havia feito com que Deus permitisse que eles passassem por todo aquele sofrimento. 

Em seu cântico ela abençoa "aqueles que se dispuseram a lutar" contra Sísera e seu exército e amaldiçoa as Tribos de Israel que temeram diante do inimigo. Comenta ainda sobre os sentimentos da mãe de Sísera, que espera impaciente pelo retorno do filho que nunca mais voltará. 

Ela termina seu hino co m as seguintes palavras: "Assim, ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que o amam sejam como o Sol quando sai na sua força."




                                     GEDEÃO ( FÉ )

"Improvável mais escolhido para ser o executor"

              Então, Yahweh levantou juízes, líderes que os libertaram das mãos                                        daqueles que os atacavam para saquear... "  Juízes 2:16


Juízes era a "estrategia" divina para "conquistar" Canaã,e a cada juiz Deus deu uma manobra,num período de 320 anos,onde 12 juízes atuaram:

1. Otniel (Jz 3:7-11)."POR A CASA EM ORDEM"



2. Eúde (Jz 3:7-11)."TER A PALAVRA REVELADA"



3. Sangar (Jz 3:31)."VALORIZAR PEQUENOS COMEÇOS"



4. Débora (Jz 4:1-5:31)."TER E FAZER USO DA AUTORIDADE DADA POR DEUS"

5. Gideão ( Jz 7.8,9 ) ( "lenhador")

Também chamado Jeruabaal ( "Deixe Baal lutar contra ele" )

Depois mudado para Jerubesete ( vergonhoso )

. Filho de Joás da tribo de Manassés

. Após 20 anos da administração de Débora,Israel volta à idolatria,adorando Baal e foram dominados pelos midianitas( 6 e 8 ),que saqueavam gado e colheita e Israel empobrecidos,vivendo escondidos em montanhas e cavernas

. Clamam ao Senhor

. Nesse contexto surge Gedeão,malhando trigo numa prensa de vinho,escondido dos midianitas

. Convocado,sente-se incapaz para a tarefa:

1. Menor da família

2. De um clã sem importancia

. Mas o anjo confirma seu chamado através de uma oferta(holocausto) oferecida e aceita

Gideão destrói o altar de Baal e o poste-ídolo( tronco de árvores ) de Aserá( deusa cananeia da fertilidade) e edificar um altar ao Senhor.

Revoltados os israelitas queria matá-lo,mas foi defendido por seu pai(6:32)

Os midianitas e aliados  invadem Israel,ma o Espirito de Deus se apodera de Gedeão e o capacita vencer:

.Convocou um exército das tribos de Manassés, Zebulom, Aser e Naftali, que somou 32 mil homens.

- Ele não tinha experiência de guerra,por isso pede um sinal de confirmação sobre a manobra(estratégia)

- O famoso "velo de lã"(pele de carneiro ainda com lã)

- Deus reduz o exército a 10 mil(elimina os covardes)

- Deus reduz o exército a 300 ( elimina os descuidados )

O inimigo estava com 135 mil homens

- Divide-os em 3 grupos e faz um ataque noturno

- O exército midianita foge e Gideão vence a guerra

DEUS ESCOLHE  IMPROVÁVEIS E OS CAPACITA (6:12 )

HEBREUS 11:32-33 NA GALERIA DA FÉ,LIDERA POR 40 ANOS


Depois dele, levantou-se Jair, de Gileade, que julgou Israel vinte e dois anos. 4Tinha ele trinta filhos, que montavam trinta jumentos e possuíam trinta cidades, chamada até nossos dias de Havot Iair, Povoados de Jair e se situam nas terras de Guilad, Gileade. 5Quando Jair morreu foi sepultado em Camom.


1. Otniel (Jz 3:7-11)."POR A CASA EM ORDEM"

2. Eúde (Jz 3:7-11)."TER A PALAVRA REVELADA"

3. Sangar (Jz 3:31)."VALORIZAR PEQUENOS COMEÇOS"

4. Débora (Jz 4:1-5:31)."TER E FAZER USO DA AUTORIDADE DADA POR DEUS"

5. Gideão ( Jz 7.8,9 ) IPROVÁVEL MAS ESCOLHIDO)

6. Tola( Juízes 10 ) SABEDORIA ESPIRITUAL


 JAIR( Juízes 10:3-5 )"Sabedoria com os inimigos internos"

O período dos juízes foi o momento histórico que constituiu a transição do governo de Moisés para o reinado dos reis de Israel. Este período é descrito no livro de Juízes, no Antigo Testamento.


O período dos juízes durou aproximadamente 320 anos.

Esse Juiz foi até motivo de uma brincadeira nas redes sociais na época da eleição para presidente

Ele julgou Israel por 22 anos e no verso 4 diz que ele tinha tinha trinta filhos, que montavam trinta jumentos e possuíam trinta cidades.

Era da tribo de Manassés e suas posses mostravam seu lugar de destaque (jumentos eram muito estimados como cavalgadura) e essas cidades eram como colonias,não eram cidades fortificadas,mas cidades celeiros para colheitas 

A  mesma sabedoria que Tolá teve,Jair também para manter um reino 22 anos em paz.

Combater inimigos internos é mais complicado que combater inimigos externos,isso deduzimos por não ter feito nenhuma campanha militar

Jefté : Improvável mas escolhido 

Aconteceu que alguns homens desencorajados se uniram a ele, e sob sua liderança prosperavam

Passado o tempo, Israel foi atacado e não sabendo como se defender, foram chamar Jefté, para conduzi-los na batalha e ser líder sobre eles.

Aconteceu que confiando no Senhor, Jefté partiu em batalha contra Amom e venceu. Por meio dele, Deus deu grande livramento a Israel.

A história de Jefté é muito inspiradora. Mesmo sendo rejeitado pelos seus irmãos, filho de uma prostituta, enfim, com uma origem tão conturbada e desfavorável, ele não desanimou da vida. Deus lhe deu dons de liderança e ele os aplicou para a glória de Deus.

Devemos seguir seus passos, e tudo o que for desfavorável ao nosso futuro, deve ser deixado para trás. Devemos seguir em frente seguindo a direção e o bom plano de Deus para nós.

Esboço de Juízes 11:

11.1 – 3: A origem de Jefté

11.4 – 11: Jefté e os Gileaditas

11.12 – 28: Tentativa de acordo

11.29 – 33: A vitória e o voto de Jefté

11.34 – 40: A morte da filha de Jefté 

A origem de Jefté

1 Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente. Sua mãe era uma prostituta; seu pai chamava-se Gileade.

2 A mulher de Gileade também lhe deu filhos, que, quando já estavam grandes, expulsaram Jefté, dizendo: “Você não vai receber nenhuma herança de nossa família, pois é filho de outra mulher”.

3 Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia.

Jefté e os Gileaditas

4 Algum tempo depois, quando os amonitas entraram em guerra contra Israel,

5 os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe.

6 “Venha”, disseram. “Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas.”

7 Disse-lhes Jefté: “Vocês não me odiavam e não me expulsaram da casa de meu pai? Por que me procuram agora, quando estão em dificuldades?”

8 “Apesar disso, agora estamos apelando para você”, responderam os líderes de Gileade. “Venha conosco combater os amonitas, e você será o chefe de todos os que vivem em Gileade.”

9 Jefté respondeu: “Se vocês me levarem de volta para combater os amonitas e o Senhor os entregar a mim, serei o chefe de vocês?”

10 Os líderes de Gileade responderam: “O Senhor é nossa testemunha; faremos conforme você diz”.

11 Assim Jefté foi com os líderes de Gileade, e o povo o fez chefe e comandante sobre todos. E ele repetiu perante o Senhor, em Mispá, todas as palavras que tinha dito.

Tentativa de acordo

12 Jefté enviou mensageiros ao rei amonita com a seguinte pergunta: “Que é que tens contra nós, para teres atacado a nossa terra?”

13 O rei dos amonitas respondeu aos mensageiros de Jefté: “Quando Israel veio do Egito tomou as minhas terras, desde o Arnom até o Jaboque e até o Jordão. Agora, devolvam-me essas terras pacificamente”.

14 Jefté mandou de novo mensageiros ao rei amonita,

15 dizendo: Assim diz Jefté: Israel não tomou a terra de Moabe, e tampouco a terra dos amonitas.

16 Quando veio do Egito, Israel foi pelo deserto até o mar Vermelho e daí para Cades.

17 Então Israel enviou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: “Deixa-nos atravessar a tua terra”, mas o rei de Edom não quis ouvi-lo. Enviou o mesmo pedido ao rei de Moabe, e ele também não consentiu. Assim Israel permaneceu em Cades.

18 Em seguida os israelitas viajaram pelo deserto e contornaram Edom e Moabe; passaram a leste de Moabe e acamparam do outro lado do Arnom. Não entraram no território de Moabe, pois o Arnom era a sua fronteira.

19 Depois Israel enviou mensageiros a Seom, rei dos amorreus, em Hesbom, e lhe pediu: “Deixa-nos atravessar a tua terra para irmos ao lugar que nos pertence!”

20 Seom, porém, não acreditou que Israel fosse apenas atravessar o seu território; assim convocou todos os seus homens, acampou em Jaza e lutou contra Israel.

21 Então o Senhor, o Deus de Israel, entregou Seom e todos os seus homens nas mãos de Israel, e este os derrotou. Israel tomou posse de todas as terras dos amorreus que viviam naquela região,

22 conquistando-a por inteiro, desde o Arnom até o Jaboque, e desde o deserto até o Jordão.

23 Agora que o Senhor, o Deus de Israel, expulsou os amorreus da presença de Israel, seu povo, queres tu tomá-la?

24 Acaso não tomas posse daquilo que o teu deus Camos te dá? Da mesma forma tomaremos posse do que o Senhor, o nosso Deus, nos deu.

25 És tu melhor do que Balaque, filho de Zipor, rei de Moabe? Entrou ele alguma vez em conflito com Israel ou lutou com ele?

26 Durante trezentos anos Israel ocupou Hesbom, Aroer, os povoados ao redor e todas as cidades às margens do Arnom. Por que não os reconquistaste todo esse tempo?

27 Nada fiz contra ti, mas tu estás cometendo um erro, lutando contra mim. Que o Senhor, o Juiz, julgue hoje a disputa entre os israelitas e os amonitas.

28 Entretanto, o rei de Amom não deu atenção à mensagem de Jefté.

A vitória e o voto de Jefté

29 Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas.

30 E Jefté fez este voto ao Senhor: Se entregares os amonitas nas minhas mãos,

31 aquele que estiver saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do Senhor, e eu o oferecerei em holocausto.

32 Então Jefté foi combater os amonitas, e o Senhor os entregou nas suas mãos.

33 Ele conquistou vinte cidades, desde Aroer até as vizinhanças de Minite, chegando a Abel-Queramim. Assim os amonitas foram subjugados pelos israelitas.

A morte da filha de Jefté

34 Quando Jefté chegou à sua casa em Mispá, sua filha saiu ao seu encontro, dançando ao som de tamborins. E ela era filha única. Ele não tinha outro filho ou filha.

35 Quando a viu, rasgou suas vestes e gritou: “Ah, minha filha! Estou angustiado e desesperado por sua causa, pois fiz ao Senhor um voto que não posso quebrar”.

36 “Meu pai”, respondeu ela, “sua palavra foi dada ao Senhor. Faça comigo o que prometeu, agora que o Senhor o vingou dos seus inimigos, os amonitas.”

37 E prosseguiu: “Mas conceda-me dois meses para vagar pelas colinas e chorar com as minhas amigas, porque jamais me casarei”.

38 “Vá!”, disse ele. E deixou que ela fosse por dois meses. Ela e suas amigas foram para as colinas e choraram porque ela jamais se casaria.

39 Passados os dois meses, ela voltou a seu pai, e ele fez com ela o que tinha prometido no voto. Assim, ela nunca deixou de ser virgem. Daí vem o costume em Israel

40 de saírem as moças durante quatro dias, todos os anos, para celebrar a memória da filha de Jefté, o gileadita.

Em Juízes 12 vemos que mais uma vez os efraimitas ficaram chateados com Jefté por não terem sido convidados para a batalha. E mesmo diante das explicações de Jefté sobre a direção do Senhor, eles não se acalmaram, e houve grande combate entre eles, com a vitória de Jefté.

Haverão muitas situações como essas em nossa vida. De incompreensão, de batalhas geradas pela falta de amor, de desgastes emocionais, de rupturas, enfim.

Em todas estas situações, precisamos nos apegar ao Senhor. Fazer dele o nosso socorro e refúgio. Apenas Ele é poderoso para manter a nossa alma animada mesmo em tempos de turbulências e dor.

À sombra das asas do Senhor, encontramos estamos seguros, não apenas dos ataques externos, mas também dos internos. Muitas vozes nos cercam para emitir palavras de morte, dor, angústia.

E quando estamos escondidos em Deus, esses ataques são repelidos. Além disso, o conforto das asas, a maciez delas, nos aconchegam e acalmam.

Pois bem, este lugar está aberto e à disposição de qualquer um que deseje se aproximar.

Esboço de Juízes 12:

12.1 – 7: Batalha entre Jefté e os efraimitas

12.8 – 15: Três Juízes de Israel

 

Batalha entre Jefté e os efraimitas

1 Os homens de Efraim foram convocados para a batalha; dirigiram-se para Zafom e disseram a Jefté: “Por que você foi lutar contra os amonitas sem nos chamar para irmos juntos? Vamos queimar a sua casa e você junto!”

2 Jefté respondeu: Eu e meu povo estávamos envolvidos numa grande contenda com os amonitas, e, embora eu os tenha chamado, vocês não me livraram das mãos deles.

3 Quando vi que vocês não ajudariam, arrisquei a vida e fui lutar contra os amonitas, e o Senhor me deu a vitória sobre eles. E, por que vocês vieram para cá hoje? Para lutar contra mim?

4 Jefté reuniu então todos os homens de Gileade e lutou contra Efraim. Os gileaditas feriram os efraimitas porque estes tinham dito: “Vocês, gileaditas, são desertores de Efraim e de Manassés”.

5 Os gileaditas tomaram as passagens do Jordão que conduziam a Efraim. Sempre que um fugitivo de Efraim dizia: “Deixem-me atravessar”, os homens de Gileade perguntavam: “Você é efraimita?” Se respondesse que não,

6 diziam: “Então diga: Chibolete”. Se ele dissesse: “Sibolete”, sem conseguir pronunciar corretamente a palavra, prendiam-no e matavam-no no lugar de passagem do Jordão. Quarenta e dois mil efraimitas foram mortos naquela ocasião.

7 Jefté liderou Israel durante seis anos. Então o gileadita Jefté morreu, e foi sepultado numa cidade de Gileade.




















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