ISAÍAS 4:1
(4:1)Sete mulheres, naquele dia, lançarão mão de um homem, dizendo: Nós mesmas do nosso próprio pão nos
sustentaremos e do que é nosso nos vestiremos; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira
o nosso opróbrio.
O texto tem duas seções poéticas e uma prosa:
1. Is. 4.1b-3
2. Is. 4.4
3. Is. 4.5-6 como prosa
. Isso deve nos mostrar o quão difícil é saber quando um texto é
uma prosa ou poesia elevada e também onde ocorrem as rupturas naturais / de assunto.
Este versículo parece se relacionar com Is. 3.6 (Verbos diferentes, Isaías 3.6 e Isaías 4.1),
mas ambos significam "agarrar firmemente".
Pode certamente se ligar à era messiânica (ou seja, Is. 4.2, "Ramo"
. A poesia hebraica é difícil de
"delimitar". Muitas vezes é um jogo de palavras e ações semelhantes.
- "sete mulheres" Sete é o número para a perfeição no pensamento judaico relacionado ao Gênesis 1. Portanto,
isto, como Is. 3.25-26, refere-se a todos os habitantes de Jerusalém / Judá.
- "lançarão mão" Este verbo (PERFEITO) denota alguém segurando firme em outra
pessoa ou algum objeto (isto é, Dt. 22.25; 25.11; 1 Sm. 15.27; 2 Sm. 1.11; 1 Rs. 1.50; 2 Rs. 2.12; 4.27; Pr. 7.13;
26.17; Zc. 8.23).
- "queremos ser chamadas pelo teu nome" O nome era um símbolo da pessoa e suas características. O objetivo
desta ação é revelado na próxima frase, "tira o nosso opróbrio" ( Qal IMPERFEITO).
Quem pode
fazer isso?
1. o justo de Is. 3.10
2. o "ramo" messiânico de Is. 4.2-6
- "tira o nosso opróbrio" Este substantivo pode se referir a:
1. um símbolo do seu pecado e rebelião contra Deus
2. a viuvez sem filhos porque todos os homens foram mortos em batalha
Isaías 54.4 se encaixa em ambas as opções porque a "viuvez" poderia referir-se a estar divorciada (ou seja, metáfora
legal) de Deus.
ISAÍAS 4:2-6
2 Naquele dia, o Renovo do SENHOR será de beleza e de glória; e o fruto da terra, orgulho e adorno para
os de Israel que forem salvos.
3 Será que os restantes de Sião e os que ficarem em Jerusalém serão chamados santos; todos os que estão
inscritos em Jerusalém, para a vida,
4 quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião e limpar Jerusalém da culpa do sangue do meio
dela, com o Espírito de justiça e com o Espírito purificador.
5 Criará o SENHOR, sobre todo o monte de Sião e sobre todas as suas assembleias, uma nuvem de dia e
fumaça e resplendor de fogo chamejante de noite; porque sobre toda a glória se estenderá um dossel e um
pavilhão,
6 os quais serão para sombra contra o calor do dia e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a
chuva.
4:2 "Naquele dia" refere-se a um momento futuro em que Deus vem (para benção ou julgamento) ao Seu povo
( Isaías 2.2, 11, 12, 20; 3.7, 18; 4.1, 2). Este é um tema recorrente em Isaías. É difícil ter certeza se isso se refere
na mente de Isaías para:
1. a restauração do exílio por Zerubabbel e Josué no período persa (isto é, Esdras e Neemias)
2. a restauração pelos Macabeus no período Selêucida
3. a primeira vinda de Jesus (inauguração da Nova Era)
4. a segunda vinda de Jesus (consumação da Nova Era)
Observe como o Profeta muda de um julgamento radical e completo para um perdão e restauração radicais e
completos! Isso é típico da literatura profética. Um não poderia ser apresentado sem o outro! O propósito do
julgamento é sempre a restauração.
- "o Renovo do SENHOR" Para descrever este título (os Targums interpretaram isso como o Messias).Um comentário sobre Daniel e Zacarias, onde o termo também é usado (devemos ser cuidadosos com a atribuição de um significado técnico em todos os lugares que uma palavra
ou frase está – o contexto usado, o contexto, o contexto é crucial). Este termo pode ter se desenvolvido ao longo do
tempo, desde uma referência à abundância ideal até o Servo especial de Deus, que restaurará essa abundância (ou
seja, um rebento, um ramo).
Zacarias 3.8 "Renovo" Isso pode ser "ramo" . Este é outro título messiânico ( Isaías 6.12;
Isaías 4.2; 11.1; 53.2; Jeremias 23.5; 33.15).
Este título é usado de Zorobabel em Is. 6.12 como um símbolo da linha davídica real. É surpreendente
que seja usado neste contexto, que enfatiza o aspecto sacerdotal do Messias. Ambos os aspectos de líder
redentor (sacerdotal, Isaías 53) e administrativo (rei, Is. 9.6-7) são fundidos no livro de Zacarias ( capítulo 4).
Zacarias 6.12 "Renovo" Esta palavra significa "ramo" ( Isaías 3.8; 6.12; Isaías 4.2; 11.1;
53.2; Jeremias 23.5; 33.15). Este é um título para o Messias. Em Zacarias, ele se refere a Zorobabel como
um tipo do Messias . O nome, Zorobabel, em acadiano, significa "rebento da
Babilônia". Isto era possivelmente um jogo de palavras sobre o seu nome desde que ele reconstruiu o templo
em 516 AC, mas é realmente uma referência definitiva a Jesus. Este título e o Verbo correspondente ("se
ramificará", Qal IMPERFEITO) aparecem juntos neste versículo.
- Uma descrição do "Renovo" de Deus
1. linda Jr. 3.19 (muitas vezes usado para a Terra Prometida em Dn 8.9; 11.16, 41)
2. glorioso, significa "abundância", "honra" e "glória" ("glória", também neste versículo)
Estes dois termos são frequentemente utilizados em conjunto ( Is. 13.19; 28.1, 4, 5).
Algumas versões levam este versículo como uma referência ao crescimento das plantas no período de restauração
(LXX,). Em certo sentido, o Messias e a era da restauração são ligados
lexicalmente (primeira parte de Isaías 4.2, segunda parte frutífera da Terra Prometida).
- "os de Israel que forem salvos" Isaías dirige-se a eles e descreve-os com frequência ( Isaías 10.20; 37.31, 32, mas a que
grupo abordou? O Espírito é o verdadeiro autor da Escritura. Nas profecias e passagens apocalípticas, muitas vezes o autor
humano não percebe plenamente a extensão de suas próprias mensagens. Eu acho que isso significa que essas
passagens tinham múltiplos significados , mas essa revelação progressiva esclareceu o
significado pretendido. Muitas vezes, o conceito de realização múltipla é o que liga a intenção total da mensagem
do Espírito (isto é, Is. 7.14). No entanto, a hermenêutica adequada deve começar com "intenção autoral" como o
local para começar e avaliar uma interpretação de qualquer texto bíblico e qualquer gênero.
4.3 Este versículo é provavelmente o que fez com que os judeus dos dias de Jeremias, que não foram exilados se
vissem como o povo favorecido por Deus, mas Ezequiel mostra que não era esse o caso. Deus trataria
principalmente com os repatriados (veja Esdras e Neemias).
- "todos os que estão inscritos em Jerusalém" Há duas questões interpretativas.
1. Isso se refere à vida em Jerusalém, a capital de Judá ou "nova Jerusalém", o símbolo da nova era ( Apocalipse 21)? É histórico ou escatológico?
2. O livro da vida
4.4 Este versículo tem duas metáforas para a limpeza espiritual.
1. limpar
a. Qal PERFEITO
b. purgado (literalmente "enxaguado"), Hiphil IMPERFEITO (tinha conotação sacrificial, 2 Cr. 4.6; Ez. 40.38)
2. purificador
a. por um espírito de julgamento, Is. 28.6
b. por um espírito de queima, Is. 1.31; 9.19
É bem possível que o "espírito" (ruah) seja entendido como um vento violento e destrutivo do julgamento de Deus. Judá será julgada e limpa de sua rebelião intencional.
- "imundícia" Este é um termo forte que é usado para descrever o pecado.
1. Isaías 28.8, vômito humano
2. Isaías 36.12, fezes humanas ( Deuteronômio 23.14; Ezequiel 4.12)
- "das filhas de Sião" Esta é a metáfora usada para Jerusalém em Is. 3.16-26. É paralelo com "Jerusalém".
- "da culpa do sangue" Isto é metafórico para a tomada da vida premeditada. Aqui, provavelmente,
se refere à exploração dos pobres e ao ostracismo social (ou seja, "do meio dela").
4.5 Esta é uma alusão histórica à presença e cuidados pessoais de Deus durante o Êxodo e o Período de
Peregrinação no Deserto. Refere-se à nuvem de glória de Shekinah (isto é, Ex. 13.21, 22; 40.38; Nm. 9.15-23; Sl.
78.14; 99.7; 105.39). Ele (ou Seu anjo) lideraria pessoalmente o Seu povo de novo e proveria todas as suas
necessidades em abundância.
- "Criará o SENHOR" Este verbo (Qal PERFEITO) é usado apenas para a criação de Deus
( Gênesis 1.1).
- "nuvem" O termo pode se referir a:
1. uma cobertura protetora como a nuvem Shekinah (sobre todo o povo, como o Êxodos e no Periodo de
Peregrinação)
2. uma cobertura para um casamento (Salmos 19.5; Joel 2.16)
Alguns vinculam essa metáfora de casamento às mulheres desesperadas de Is. 4.1, enquanto outros comentaristas o
ligam ao Tabernáculo e ao futuro Templo restaurado em Jerusalém, que denotaria a união de Deus / Messias ao
Seu povo em uma metáfora de casamento ( Isaías 5.1; Oséias 1-3; Efésios 5.21-33).
4.6 Existem várias metáforas combinadas para mostrar a proteção de Deus (do calor e da tempestade)
1. abrigo Is. 1.8; Sl. 27.5; 31.20; mesmo conceito em Is. 32.2
2. refúgio
a. SUBSTANTIVO, Is. 25.4
b. VERBO, Is. 14.23; 57.13
c. em Salmos 14.6; 46.1; 61.4; 62.7, 8; 71.7; 73.28; 91.2, 9; 94.22; 142.5
3. de outros textos em Isaías, como "defesa", Is. 17.10; 27.5
Muitas vezes, essas metáforas se referem a Deus como
1. uma mãe protetora (ou seja, sob o abrigo de suas asas)
2. uma fortaleza alta ou forte (Sl. 18.1)
Os crentes podem confiar na proteção e no cuidado da aliança de Deus! Ele está conosco e por nós, se apenas nos
arrependermos, acreditarmos, obedecermos, servir e perseverarmos. A aliança tem promessas (benefícios) e
responsabilidades (obrigações). Ambos têm consequências!
ISAÍAS 11
CONHECIMENTOS CONTEXTUAIS
A. Isaías 11 está em forte contraste com Is. 10.33-34, que descreve a queda da Assíria ( Is. 10.15-19).
B. Como a Assíria é cortada como uma grande floresta, assim também, o Messias se levantará do toco de
Jessé. Isaías geralmente usa cenários de árvores.
C. Isaías 11 reflete as promessas aos descendentes de Davi encontrados em 2 Samuel 7; 1 Crônicas 17.
D. Este período escatológico ideal também é descrito em Is. 2.2-4; 9.1-7. Is. 11.10 poderia estar ligado à Is. 11.1-
9 ou 11.11-16 dependendo de como é visto o alcance do reinado messiânico (ou seja, a Terra Prometida
restaurada ou toda a Terra).
1 Do tronco de Jessé sairá um rebento,
e das suas raízes, um renovo.
2 Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR,
o Espírito de sabedoria e de entendimento,
o Espírito de conselho e de fortaleza,
o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
3 Deleitar-se-á no temor do SENHOR;
não julgará segundo a vista dos seus olhos,
nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos;
4 mas julgará com justiça os pobres
e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra;
ferirá a terra com a vara de sua boca
e com o sopro dos seus lábios matará o perverso.
5 A justiça será o cinto dos seus lombos,
e a fidelidade, o cinto dos seus rins.
11.1 "rebento" Esta palavra rara encontrada apenas aqui no AT, ("galho", "ramo", ou "rebento" traduzida como
"vara" ), obviamente, refere-se a um descendente davídico sobrenatural (Isaías
6.13; 2 Samuel 7; Apocalipse 22.16) de um toco aparentemente morto (isto é, Judá exilada) virá um novo rei! Esse
cenário (mas uma palavra hebraica diferente) é vista de novo na Canção do Servo Sofredor de Isaías 52.13-53.12
(isto é, Isaías 11.2).
A The Jewshi Study Bible (página 807) acrescenta um comentário interessante sobre "toco".
"Se a tradução "toco" estiver correta, então a passagem pode presumir que a dinastia davídica (ou tenha)
chegará ao fim, essa leitura se desviaria significativamente da noção de Isaías de que os reis davídicos
reinarão eternamente (2 Sm. 7.8-16; Sl. 89.20-37). Mas a palavra hebraica "geza" refere-se não apenas a
um toco de uma árvore que foi cortada, mas também ao tronco de uma árvore viva".
Não consigo confirmar esse significado para "rebento", a menos que seja Is. 40.24.
- "tronco de Jessé" Jesse era o pai do rei Davi. Este futuro descendente é mencionado em Is. 11.10; 9.7; 16.5.
O AT apresenta a linhagem do Especial Vindouro, do Ungido.
1. da tribo de Judá, Gn. 49.8-12, especialmente Is. 11.10 e Ap. 5.5
2. da família de Jesse, 2 Samuel 7
O filho especial da nova era já foi identificado como um governante especial. Seu caráter caracterizará a nova era
(cf. Jr. 23.5).
- "das suas raízes" o substantivo "ramo", "broto" ou "rebento" ( Is. 14.19; 60.21; Dn. 11.7) é
paralelo a "ramo" ou "broto" ( Is. 4.2; 61.11). Um novo crescimento virá!
- "um renovo" A MT usa o verbo "dar frutos" (פרה , Qal IMPERFEITO, Pergaminhos do Mar
Morto), mas a maioria das versões antigas e modernas assumem um verbo semelhante) חרפ ).
1, "crescerão"
2. "crescerá"
3. LXX, Targums, "surgirá"
4. "surgirá a partir de"
5. "brotará"
A segunda opção se adequa melhor ao paralelismo!
11.2 "o Espírito do SENHOR" Muitos tentaram relacionar esta passagem com os sete espíritos de Apocalipse
1.4. Isso parece duvidoso. Há uma lista seis características, mas a LXX acrescenta uma sétima "piedade",
em lugar do "temor" em Is. 11.2, mas depois acrescenta "temor" em Is. 11.3. No entanto, isso se relaciona com os
títulos de Is. 9.6 e descreve o rei totalmente equipado por Deus em visão, administração e piedade. O Espírito
do Senhor permanece nele como Ele fez em Davi ( 1 Sm. 16.13).
A personalidade do "Espírito" não
é totalmente revelada no AT. No AT, o Espírito é a influência pessoal de Deus para realizar os seus propósitos,
como o "Anjo do SENHOR". Até que no NT a Sua total personalidade e Divindade são reveladas.
O outro problema com a palavra é que ela pode se referir a características humanas ou ação divina.
- "Repousará sobre ele" o verbo é um Qal perfeito com waw que indica uma condição
estabelecida ou contínua. Ele habitará e permanecerá. Esta mesma verdade é declarada de diferentes maneiras em
Is. 42.1; 59.21; 61.1; Mt. 3.16; Lc. 4.18.
- "o Espírito..." Basicamente, existem três grupos de dons.
1. intelectual
a. sabedoria (oposto de Is. 10.13)
b. entendimento, (veja o primeiro par em Dt. 4.6)
2. administração efetiva (cf. Is. 9.6-7)
a. conselho,
b. força, BDB 150
(reino da paz através do poder militar, cf. 2 Rs. 18.20)
3. piedade pessoal
a. conhecimento do SENHOR , BDB 395
b. temor ao SENHOR , BDB 432
Is. 11.3 Este mesmo tipo de descrição é encontrado em Is. 2.2-4; 9.6-7; 42.1-4. Será um tempo de juízo, justiça e paz.
11.3 "Deleitar-se-á" Isto é literalmente "respirar" . Isto é
usado no sentido do cheiro agradável do sacrifício ou incenso subindo para Deus (isto é, Gênesis 8.21).
- "no temor do SENHOR" Este termo "temor" (BDB 432) denota respeito pela grandeza de Deus. Era para evitar
que o povo da aliança pecasse (cf. Êx. 20.20; Dt. 4.10; 6.24). O rei Davi temia YHWH (cf. 2 Sm. 23.3). Este
Messias, o novo Davi, reflete perfeitamente essa reverência como o exemplo ideal de um "verdadeiro
israelita". Observe como ele forma a introdução aos Provérbios (cf. Isaías 1.7, também note 2.5; 14.26, 27)!
- "não julgará segundo a vista dos seus olhos" Por causa dos dons do Espírito, este governante Davidico especial
poderá discernir a verdade e não ser enganado pelo testemunho falso. Ele será o justo juiz e perfeito. Os reis de
Israel funcionavam como o último recurso para a justiça.
11.4 Surpreende que a pobreza e a opressão continuem na nova era? Este é o tipo de literalismo que causa
confusão. O propósito deste versículo é o caráter do Governante, não uma descrição de uma sociedade
escatológica! Era para mostrar que Ele trará conformidade aos ideais da aliança revelada de Deus. Ele irá refletir o
próprio caráter de YHWH e projetar isso nas relações humanas!
"justiça"
"a Terra"
"o país"
"o impiedoso"
"uma terra"
A primeira questão interpretativa é o significado de erets
A segunda questão é a possível emenda
1. MT – ץרא
2. – ץירע é uma tentativa de tornar
o paralelismo mais forte.
- "com a vara de sua boca" Isso parece muito semelhante à frase usada em Ap. 1.16; 2.16, que fala do poder da
palavra falada ( Gênesis 1. João 1) na frase "espada da minha boca". As últimas duas linhas de poesia falam sobre
o poder efetivo do governante ( Is. 11.2c).
11.5 A roupa é uma metáfora usada para descrever as qualidades do governante davidico justo, que
virá. Posteriormente, Paulo usará isso para descrever as provisões para o crente no conflito espiritual (Efésios 6.14).
6 O lobo habitará com o cordeiro,
e o leopardo se deitará junto ao cabrito;
o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos,
e um pequenino os guiará.
7 A vaca e a ursa pastarão juntas,
e as suas crias juntas se deitarão;
o leão comerá palha como o boi.
8 A criança de peito brincará sobre a toca da áspide,
e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.
9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte,
porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR,
como as águas cobrem o mar.
11.6-9 Este é um cenário da era messiânica, descrita nos termos de Gênesis 1 e usada em Apocalipse 22. A natureza
foi afetada pelo pecado da humanidade, Gênesis 3. Ela também será afetada pela salvação do Messias (cf. Rm 8.19-
25). Observe a ênfase novamente no filho pequeno da nova era.
A comunhão entre humanos e animais reflete o Jardim do Éden. Os seres humanos têm muito em comum com
os animais que ocupam a superfície deste planeta. Eles também foram criados para comunhão com Deus (cf. Jó
38.39; 40.34) e nós! A Bíblia começa com Deus, humanos e animais em um ambiente de jardim (Gênesis 1-2) e
termina com Deus, os humanos, e com essas passagens em Isaías, os animais (cf. Isaías 65.15; Oséias 2.18;
Apocalipse 21-22). Eu, pessoalmente, não acho que nossos animais de estimação estarão no céu, mas acho que os animais serão parte da eternidade! Eles adicionam uma riqueza maravilhosa à vida. Eles só se tornaram alimentos
e vestimentas após a queda!
Outro ponto sobre a ambiguidade inerente envolvida nos textos associados ao eschaton é a idade das pessoas
mencionadas. Os filhos pequenos (Isaías 11.6) e os bebês (Is. 11.8) implicam que o nascimento físico continua. Isto
assume uma configuração terrena totalmente análoga à vida atual (cf. Mateus 24.38; Lucas 17.27). No entanto, Jesus
afirma que não haverá atividade sexual na nova era (cf. Mateus 22.29-30). Os seres humanos no eschaton serão
todos de diferentes idades? Vão envelhecer? Estas são questões que fizeram com que os comentaristas postulassem
um período terrestre limitado de justiça restaurada (isto é, um milênio) e um futuro estado idealizado. Alguns até
postularam uma divisão entre um grupo no céu e um grupo na terra. Eu prefiro uma Segunda Vinda única e visível
e uma comunhão idealizada imediata com Deus. Se isso for verdade, grande parte do AT e NT tem que ser visto
como acomodação relacionada ao Reino espiritual de Deus. Por favor, veja meus comentários sobre Apoecalípse,
Daniel, Zecarias, online em www.freebiblecommentary.org.
Este novo dia de paz universal é descrito em termos idealistas, abrangentes, inclusivos. Quando essa nova era se
manifestará?
1. Retorno do exílio sob Zorobabel e Josué (isto é, Esdras e Neemias)
2. O período macabei (interbíblico)
3. a inauguração do Reino de Deus na vida de Jesus (Evangelhos)
4. um período milenar (Ap. 20.1-10 apenas)
5. um reino eterno (cf. Dn. 7.14)
Cada um é visto como uma nova oportunidade, mas com problemas (número 1-4). É aí que diferentes teorias
sistemáticas (denominacionais) levam as referências ambíguas e as transformam em uma "grelha teológica" para
ver todas as Escrituras. As promessas são seguras! Mas o prazo e os detalhes não são.
Uma questão central que trata isto é "quão literal é a restauração de um jardim terreno (isto é, Éden) a ser
entendido (Gênesis 1-3 e Apocalipse 21-22)"? É:
1. este planeta o foco
2. o cosmos é o foco
3. um reino espiritual além do tempo-espaço, possivelmente outra dimensão da realidade (cf. João 4.21-24;
18.36)?
"o animal cevado" se alimentarão juntos" "animal para gorda"
A LXX e Peshitta adicionam "boi" e também adicionam o verbo "alimentam juntos". A MT usa "engordando" , mas nenhum verbo. Com uma emenda "e o engordando" (וחריא (pode ser alterado para "será
alimentado" (יחרו , dá ao verbo "alimentado" uma classificação "C" (dúvida
considerável). Com o paralelismo entre as duas primeiras duas e as quartas linhas da poesia com verbos, seria de
esperar que a terceira linha tivesse uma também. O pergaminho do mar morto de Isaías e da Septuaginta tem
o verbo "alimentado" em vez de "engordar".
O engordamento tinha conotações sacrificiais ( Isaías 1.11, Amós 5.22).
11.7 "leão"
11.8 "cova" , "covil" , "ninho" ,"buraco"
A MT usa um substantivo , que ocorre apenas aqui no AT. A BDB traduz como "furo de luz", o
que significa uma abertura de algum tipo em um espaço escuro onde uma serpente mora.
11.9 "santo monte" Isto não se refere a Jerusalém ou ao Sinai, mas a toda a terra como a frase paralela em Is. 11.4c,
9b, 10 mostra. Observe também que os atributos do Messias foram efetivamente comunicados a todos os humanos
(cf. Gênesis 1.26-27; 3.15). Ele é o homem ideal da aliança!
10 Naquele dia,
recorrerão as nações à raiz de Jessé
que está posta por estandarte dos povos;
a glória lhe será a morada.
11.10 Versículos como 4, 9 e 10 podem ser entendidos de duas maneiras.
1. Deus restaurará Seu povo para Canaã e o mundo os reconhecerá.
2. A ênfase de um reinado mundial de uma semente davídica cumpre a promessa de Gn. 3.15 para a restauração
da imagem e semelhança de Deus em toda a humanidade, que foi danificada pela queda.
Estes textos de Isaías são apenas sobre Israel ou sobre o mundo? Eles são literais, simbólicos ou cumprimento
múltiplos? Aqui é onde a visão geral das Escrituras começa a organizar (para melhor ou pior) os textos. É difícil ser fiel aos textos e ao contexto e a todos os textos ao mesmo
tempo! Ninguém faz muito bem isso!
11 Naquele dia,
o Senhor tornará a estender a mão
para resgatar o restante do Seu povo, que for deixado,
da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elão, de Sinar, de Hamate
e das terras do mar.
12 Levantará um estandarte para as nações,
ajuntará os desterrados de Israel
e os dispersos de Judá recolherá
desde os quatro confins da terra.
13 Afastar-se-á a inveja de Efraim,
e os adversários de Judá serão eliminados;
Efraim não invejará a Judá,
e Judá não oprimirá a Efraim.
14 Antes, voarão para sobre os ombros dos filisteus ao Ocidente;
juntos, despojarão os filhos do Oriente;
contra Edom e Moabe lançarão as mãos,
e os filhos de Amom lhes serão sujeitos.
15 O SENHOR destruirá totalmente
o braço do mar do Egito,
e com a força do seu vento
moverá a mão contra o Eufrates,
e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete canais,
de sorte que qualquer o atravessará de sandálias.
16 Haverá caminho plano para o restante do seu povo,
que for deixado, da Assíria,
como o houve para Israel
no dia em que subiu da terra do Egito.
11.11 Este versículo fala de uma visita climática por Deus ( Isaías 2.2, 11, 12, 20; 3.7, 18; 4.1, 2; 7.17, 18, 20;
9.14; 10.3, 17, 20, 27). Aqui é o dia da restauração! Lembre-se, a "visita" de Deus pode ser para benção ou
julgamento. O povo da aliança (ou seja, neste caso, as dez Tribos do Norte), espalhadas , voltarão para a
casa (um símbolo de retorno à fé em Deus).
No entanto, o resto da unidade literária (Is. 7-12) tem um elemento universal ( Is. 2.2-4; 9.1-7)!
"tornará" , "a segunda vez" "de novo" "novamente" "exibição adicional"
Isso parece ser uma alusão ao êxodo ( versículos 15-16). Como Deus foi fiel às Suas promessas a Abraão
(isto é, Gênesis 15.12-21), Ele fará isso novamente durante o reinado do Messias.
- "estender a mão" Esta é uma expressão idiomática antropomórfica para a atividade divina dentro da história. Em
Gênesis 1, Deus fala e as coisas ocorrem, mas aqui Ele move a mão ( Isaías 11.15; 1.25; 5.25; 8.11; 9.12, 17, 21;
10.4, etc.).
- "o restante"11.12 "quatro confins da terra" Quatro é o número simbólico para toda a Terra. 11.13 "Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim" Observe que na nova era a unidade será a
chave, e não as divisões tribais que caracterizaram o povo de Deus no passado. Tem um comentário interessante (número 21), o que dá um significado alternativo para
"aqueles que oprimiam Judá" (Qal particípio ativo). Afirma que esta frase deve ser "aqueles
hostis a Judá" serão destruídos.
11.14 Este versículo é surpreendente! Isaías está profetizando um Israel unido vingativo ou ele deve ser o canal da
revelação para "as nações" chegarem a Deus em paz (cf. Isaías 2.2-4)?
- "filhos do Oriente" Esta frase pode se referir a vários grupos de pessoas diferentes, dependendo do contexto ( Gn. 29.1; Jz. 6.3, 33; 7.12; 8.10; 1 Rs. 4.30; Jó 1.3; Is. 11.14; Jr. 49.28; Ez. 25.4, 10).
11.15 Os inimigos tradicionais do povo da aliança (isto é, versículos 14-15) serão totalmente derrotados. "destruirá totalmente" "secará" "tornará desolado" "secará completamente"
REB, NET "dividirá", margem NASB "secará a língua"
A NASB segue a MT (והחרים , perfeito com waw), (alguma dúvida).
A outra leitura é (והחריב ),que assumem uma raiz proposta (חרם perfeito), que significa "separar" ou "dividir" (Ex. 14.16). Esta é uma alusão a um novo êxodo ( Is. 11.11)! "a força do seu vento" "um vento poderoso"
TEV "um vento quente" "com o calor de Seu sopro"
"o poder do Seu vento" "um vento violento" ,há versão que usa um SUBSTANTIVO (, que é encontrado apenas aqui. Sugere "calor". A maioria das traduções
deriva o significado de uma raiz árabe que significa "sede" ou "estar quente".
- "os sete fluxos" Isso se refere a uádis, "mananciais sazonais". O termo "sete" é um importante número simbólico . Esses sete rios secos oferecem fácil acesso a Deus, assim como "o caminho plano" no versículo 16.
11.16 "Haverá caminho" Veja nota completa em Is. 19.23.
- "o restante" três sentidos
- "no dia"
ISAÍAS 12
A. Este (ou estes) hino de louvor fecha o "livro de Emanuel" (isto é, Is. 7-12).
B. Porque a frase de abertura, "naquele dia", é repetida em Is. 12.4, algumas pensam
que existem dois hinos.
1. Is. 12.1-3, cf. Ex. 15.1-17; Sl. 118
2. Is. 12.4-6, Sl. 105.1; 148.13
C. É semelhante ao Êxodo 15 (a canção de Moisés) e ao Salmo 118. Muitas vezes, em momentos de grande
vitória ou libertação, Israel compôs hinos de louvor a seu Deus.
1 Orarás naquele dia:
Graças te dou, ó SENHOR,
porque, ainda que te iraste contra mim,
a tua ira se retirou,
e Tu me consolas.
2 Eis que Deus é a minha salvação;
confiarei e não temerei,
porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico;
Ele se tornou a minha salvação.
3 Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação.
4 Direis naquele dia:
Dai graças ao SENHOR, invocai o Seu nome,
tornai manifestos os Seus feitos entre os povos,
relembrai que é excelso o Seu nome.
5 Cantai louvores ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas;
saiba-se isto em toda a terra.
6 Exulta e jubila, ó habitante de Sião,
porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.
- "naquele dia" Esta é uma expressão idiomática para a ação de dEUS dentro da história, temporariamente ou
escatologicamente. Há um tempo de prestação de contas vindo. Para alguns, um tempo de alegria e vitória, para os
outros um tempo de julgamento e rejeição! A desobediência da aliança afeta o tempo e a eternidade!
Porque esta frase aparece em ambos os versículo1 e Is. 12.4 é possível que este capítulo sejam dois hinos de
louvor .
- "Graças te dou" Este verbo Iimperfeito usado em um sentido coortativo, basicamente significa "jogar" ou "lançar". No entanto, especialmente nos Salmos, a raiz Hiphil, denota "confessar"
ou "louvar". Encontra-se em Isaías 12.1, 4; 25.1; 38.18, 19.
- "ó SENHOR"
- "porque, ainda que te iraste contra mim" Isso reflete a reação de Deus ao ter a Sua Aliança de amor sendo
violada repetidamente ( Isaías 40.1-2; 54.8 e muitos outros). É difícil para muitos leitores da Bíblia entenderem
a ira de Deus. Para mim, uma comparação de Dt. 5.9 com 5.10 e 7.9 ajuda. A ira de Deus é melhor entendida como
a disciplina dos pais ( Hb. 12.5-13).
- "a tua ira se retirou" Este verbo , Qal jussivo é muitas vezes traduzido para
"arrependido", quando usado para o seres humanos. Em certo sentido, Deus se arrepende (isto é, mudou Seu
pensamento e ações) para o povo da aliança (ou seja, Os. 11.8-9). No AT, muitas vezes está especificamente ligado
ao seu arrependimento. No entanto, o NT (e a nova aliança, Jeremias 31.31-34; Ezequiel 36.22-36), é motivado por
Sua graça e misericórdia, à parte da capacidade da humanidade caída de realizar / conformar / reformar!
- "e Tu me consolas" Este verbo imperfeito significa "conforto" ou "consolo" ( Is.
22.4; 40.1; 51.3, 12, 19; 61.2; 66.13). Após o julgamento vem o conforto; Depois da disciplina a comunhão é
restaurada! Há esperança para os rebeldes e pecadores no caráter misericordioso e imutável de Deus ( Ml. 3.6). 12.2 "Deus é a minha salvação" Não existe um verbo nesta linha da poesia, que intensifica a frase.
Para o termo "salvação"
- "confiarei" Este verbo Qal imperfeito denota o que é firme (ou seja, confiável) ou "para
prostrar-se diante". Este verbo expressa uma segura confiança em Deus ( Isaías 26.3, 4; Sl. 78.22).
- "não temerei" Este verbo, Qal imperfeito é o oposto da confiança ( Deuteronômio
28.66; Isaías 44.8, 11). Porque eles confiam em Deus, não há motivo para temer a Sua ira, mas eles dependem
do amor e das promessas da aliança ( 1 João 4.17-18)!
- "O SENHOR Deus" Estes são dois títulos relacionados a Divindade.
1. (11.83 ;4.62 .sI ;41.811 .lS ;61.71 ) HWHY e ,הי
2. (HWHY) ,הוהי
Para uma discussão completa sobre as teorias ligadas ao nome da aliança de Deus a partir do verbo "ser",
- "minha força e o meu cântico" Como 12.2a, não existe um verbo com estes dois substantivos, que são
apontados pelos estudiosos Masoreticos.
1. força, descreve o "Servo" em Is. 49.5 e o louvor de Israel em Sl. 81.1
2. cântico; estes mesmos dois substantivos são encontrados na canção da vitória de Moisés em
Ex. 15.2, também em Sl. 118.14
O significado do segundo substantivos, הרחז é incerto .
1. Cântico
2. Poder
3. A LXX usa "minha glória e meu louvor"
4. Uso "meu refúgio e defesa"
5. A mesma forma (זחרת ,(como aqui, aparece em Gn. 43.11, onde é traduzido "os melhores produtos da terra"
- É surpreendente que a linha 1 pareça afirmar algo que a linha 4 vê como progressiva. Pode ser uma citação
contínua do Ex. 15.2 ( Salmo 118.14, 21). A poesia hebraica é ambígua. O verbo (BDB , Qal perfeito com waw tem duas orientações.
1. O dom de Deus de água vivente, tão importante para aqueles que dependem da agricultura e pecuária. A boa
água era vista como uma benção de Deus ( Deuteronômio 27-29).
2. A salvação / libertação é descrita como uma fonte abundante do dom de Deus ( Isaías 48.18; Salmo 36.9;
Jeremias 2.13; 17.13).
-"Vós" o singular de Is. 12.1-2 muda para o plural da alegria coletiva ( Is. 12.4-6).
12.4-6 Estes versículos enumeram as coisas que o povo alegre e grato de Deus (cf. Isaías 12.6b) deve fazer e o
porquê: (Isaías 12.5b; 6b)
1. Dai graças, , Hiphil imperativo, Is. 12.1 (ou seja, cenário de adoração) Invocai o Seu nome, BDB 894, KB 1128, Qal IMPERATIVO (isto é, cenário de adoração)
tornai manifestos os Seus feitos entre os povos, HIphil imperativo
relembrai que é excelso o Seu nome, Hiphil IMPERATIVO
Cantai louvores ao SENHOR, Piel imperativo (isto é, cenário de adoração)
Saiba-se isto toda a Terra, Kethiv (está escrito), Pual particípio; Qere (é lido) , Hophal participio Exulta BDB 843, KB 1007, Qal IMPERATIVO, cf. Is. 54.1
8.
Jubila, BDB 943, KB 1247, Qal IMPERATIVO, cf. Is. 54.1
Observe novamente o mandato missionário (cf. Isaías 2.2-4; 51.4-5).
12.4 "invocai o seu nome" Esta frase implica a participação em um cenário de adoração (cf. Gênesis 4.26; 12.8;
21.33; 26.25; Êx. 34.5-7; Rm. 10.9-13). O nome representaria Sua pessoa, Seu caráter! Ao invocá-Lo,
reconhecemos a nossa necessidade por Ele e nosso desejo de ser como Ele e agradável a Ele. Esta frase denota um
desejo de comunhão (cf. Is. 43.1; 45.3, 4)!
A NIDOTTE, vol. 4, p. 150, tem uma boa lista relacionada ao nome de YHWH.
1. pode ser louvado, Jl. 2.26
2. pode ser amado, Sl. 5.11
3. pode ser declarado, Sl. 22.22
4. pode-se temido, Ml. 4.2
5. pode ser esperado, Sl. 52.9
6. pode ser proclamado, Is. 12.4
7. pode ser andado em, Mc. 4.5
8. pode ser blasfemado, Is. 52.5
9. pode ser poluído, Jr. 34.16
10.pode ser profanado, Ez. 36.21-23
O povo de Deus pode refleti-Lo, positivamente ou negativamente, mas nós O refletimos (cf. Mateus 5.13-16)!
TÓPICO ESPECIAL: "O NOME" DE YHWH (AT) (SPECIAL TOPIC: "THE NAME" OF YHWH (OT))
12.5 "saiba-se isto em toda a terra" O objetivo de YHWH é que todos os seres humanos criados à Sua imagem e
semelhança (cf. Gênesis 1.26, 27); criados para a comunhão com Ele próprio (cf. Gênesis 3.8), voltem para uma
relação de fé íntima e diária com seu Criador! Este é o objetivo da revelação (cf. Isaías 2.2-4; 25.6-9; 42.6-12;
45.22-23; 49.5-6; 51.4-5; 56.6-8; 60.1-3; 66.23; Salmo 22.27; 66.24; 86.8-10; Miqueias 4.1-4; Malaquias 1.11; João
3.16; 4.42; 1 Timóteo 2.4; Tito 2.11; 2 Pedro 3.9; 1 João 2.1; 4.14).
12.6 Este versículo está definido no Templo em Jerusalém. O espaço entre as asas dos dois Querubins sobre a Arca
da Aliança era visto como o escabelo dos pés de Deus, o lugar onde os céus e a terra se encontravam. Esta
descrição é paralela ao nome do filho, "Emanuel", que significa "Deus está conosco". Não há maior benção que a
presença de Deus e um relacionamento pessoal com Ele!
- "o Santo de Israel" Veja as notas em Is. 1.11, 24 e Tópico Especial: o Santo
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