Texto-Base: I Samuel 18.1-4
Nosso crescimento espiritual depende de nossos relacionamentos. Ninguém cresce sozinho. A história de Davi nos mostra que houve uma pessoa que se tornou fundamental na vida dele, foi um grande amigo. Na história de todo Matador de Gigantes tem um grande amigo por trás. E assim como Deus colocou um Jônatas na vida de Davi, ele tem colocado um Jônatas também em sua vida. Nesse estudo veremos quem é Jônatas:
I - JÔNATAS É ALGUÉM QUE ENTRA EM SUA VIDA PARA AJUDAR VOCÊ. Deus coloca alguém na vida de Davi para transformá-lo num guerreiro. Espada é como escova de dente, não se empresta. A atitude de Jônatas é algo que nos ensina sobre nossa aliança com Deus e com os nossos irmãos, porque ele vai muito além do que se espera. Mas é o padrão de Deus para nossa vida. O texto diz que Jônatas celebra uma aliança com Davi, usando os elementos de sua armadura, e cada um deles tem um significado para nós. Vejamos:
A. Deu-lhe a capa: Dar a capa fala de assumir um compromisso de proteger ao outro. Um parceiro de aliança não expõe a intimidade e nem as fraquezas do outro. Não deixa o outro descoberto. Nós estamos aqui para guardar um a vida do outro.
B. Deu-lhe a armadura: Tirar a armadura fala de estar desarmado, de ter um relacionamento aberto e livre. Isso porque tem relacionamentos que são verdadeiras prisões. Porque as pessoas esperam de você mais do que você pode dar. Só temos aliança verdadeira quando nos desarmamos, tiramos a armadura e nos abrimos para um relacionamento livre.
C. Deu-lhe a espada: Um parceiro de aliança é alguém que defende, mas que também fala na vida do outro com exortação e confronto em amor. Você precisa de alguém que seja amigo o suficiente para conviver com você, mas que possa confrontar atitudes erradas em sua vida.
D. Deu-lhe o arco: O arco fala de buscar caça, provisão. Uma das evidências da aliança é a capacidade de ajudar e abençoar financeiramente. Isso também se aplica em relação a Deus. Quando nós temos aliança com o Senhor, nós temos alegria em sustentar a sua obra. Quem não mete a mão no bolso não tem aliança. Tem gente que nunca pode ajudar, nunca pode colaborar. Pode ser a campanha que for. Isso não é falta de dinheiro é falta de aliança.
E. Deu-lhe o cinto: O cinto era usado para dar firmeza e sustentação. Isso significa que o amigo é aquele que dá suporte, que ajuda a sustentar um ideal. Nós somos a “escora” do nosso irmão. Se ele está com a perna quebrada, nós somos a “muleta” que o ampara. Muitas vezes, é desagradável; outras vezes, é como um fardo pesado, mas o amor de Deus, em nós, nos dá graça para avançar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário