QUE DIREMOS POIS ( Romanos 6 )
INTRODUÇÃO
O caminho da Graça,foi mostrado por Paulo até aqui,e ele é feito pela misericórdia de Deus em Cristo,que nos justifica através da fé.
Essa etapa é percorrido por muitos,mas quando chegamos nela,parece ser criada uma barreira,pois alguns ficam estagnados nela,sem saberem usar desta graça para não permanecerem no pecado e viverem a vida abundante que Deus para nós.
A pergunta do apóstolo é pertinente : "Que diremos,pois?"
Juntamente com a pergunta,ele traz uma outra pergunta,que é mais uma afirmação escondida.
Paulo ao longo deste capítulo ele defende a tese de que aqueles que imaginam que Deus nos comunica a justificação gratuita,sem comunicar igualmente a novidade de vida desonram a Cristo.
Paulo avança e afirma uma conclusão que alguns equivocadamente fazem:
. Se continuarmos em pecado daremos oportunidade para que a graça seja ostentada?
- A carne é cheia de justificativa para a indiferença
- Satanás não para de engendrar calúnias para à Graça o descrédito
. Paulo então afirma que precisamos prosseguir em nossa rota,pois assim como o Evangelho é aroma de morte para os ímpios ele é aroma de vida para os salvos.
A resposta de Paulo é curta e grossa : " De jeito nenhum " ou " Deus que me livre ".
Por maluca que pareça,essa atitude é corriqueira essa calúnia contra a graça:
1. Paulo rejeita tal calúnia com uma negativa saturada de indignação para advertir os leitores de como é uma contradição nutrir vícios a pretexto da graça,já que ela é o único meio de restaurar nossa justiça.
2. Paulo expõe um argumento da posição contrária ( " Nós que para ele morremos ").Quem vive na prática do pecado vive para o pecado e pela graça,estamos mortos para ele,logo o que abole o pecado,não pode injetar mais força .Paulo está afirmando que,quem Deus justifica,também regenera,ou seja somos justificados para uma vida de santificação ( pureza de vida )
Cristo nos lava com o seu sangue,que faz Deus propício à nós,fazendo-nos participantes do seu Espirito,que renova para um viver santo.
. A medicina não tem por alvo tornar a doença mais grave,para usar-se mais remédios,mas o objetivo é destruir a doença.
. Ser morto para o pecado é ser isento do seu poder,da servidão e da sua escravidão.
. De escravos Ele nos adotou como filhos,e um viver santo deve seguir a justificação.
3. Paulo usa um argumento ainda desconhecido da igreja : a força do batismo ( "porventura ignorais " ).
Iniciamos a nossa fé "batizados em Cristo" ou seja "fomos vestidos de Cristo" e nos tornamos um só com Ele.
. Só crescemos realmente no Corpo de Cristo,onde a morte de Cristo produz seus frutos em nós.
. A comunhão na morte de Cristo é o ponto central do batismo.
. O batismo não é apenas uma lavagem,mas uma mortificação,um despimento do velho homem
- 1 Coríntios 10:2 "em Moisés" registrada em Êxodo 14 da passagem do Mar Vermelho,onde "todos" foram batizados como seguidores de Moisés,um tipo de Cristo,onde colocou os israelitas sob a liderança de Moisés ( Êxodo 14:31 ),onde Paulo crê que Cristo foi a fonte de todas as bençãos dos israelitas,sendo sua comida e bebida ( 1 Corintios 10:3-5 )
- 1 Corintios 12:13 "em um só Corpo ". O batismo nos coloca sob a liderança de Cristo (Mateus 3:11 com água ou com o Espirito Santo sendo o elemento dessa união,onde "bebemos" ou seja fomos penetrados pelo Espirito que age em todo o nosso ser ( irrigados )
4. " Batizados na sua morte ". Morremos com Ele,ou seja submissão a autoridade exercida.
Uma morte espiritual,pois a morte de Cristo concretiza a nossa morte,pela operação do seu Espirito.
O objetivo de Paulo é ensinar que acontece uma mudança genuína,quando ocorre esse batismo em Cristo ( Gálatas 3:25 ),onde a lei foi um "aio" para alcançarmos a justificação e agora vivemos sob a custódia da fé,onde Jesus é nosso objeto.
5. "Fomos sepultados com Ele"
O que está contido em nosso batismo em Cristo?
. Morremos para nós mesmo,mas ressuscitamos para Cristo,pois nos tornamos "novas criaturas"
. A morte de Cristo é poderosa para destruir e subjulgar a depravação da nossa carne e sua ressurreição renova em nós uma natureza maior
. Ele conecta a realidade e o efeito com sinal externo ( Gálatas 3:27 )
A circuncisão introduzia um judeu num sistema legal,o batismo entrada em um novo tipo de vida.
Aqui ele compara Cristo à uma veste,mostrando o estreito contato entre Cristo e o cristão,ou seja o revestido só pode fazer agora conforme o Espirito de Cristo quer.
Em Romanos 13:14 revestir é o contrário de fazer provisão para a carne,pois tudo está relacionado agora com Cristo.
Foi a glória de Deus ( esplêndido poder ) que ressuscitou Cristo que trará a nossa ressurreição final e demais benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário