terça-feira, 20 de abril de 2021

A videira arrendada dos sinópticos tem os ramos podados no Evangelho de João

                        VIDEIRA ARRENDADA OU PODADA

                                                                                             ( João 15:1-8 )

. Um discurso de despedida

. Uma pausa para uma reflexão essencial : "Permanecei em mim"

. É um sinótico mas com questões mais complexas ( autoria,fonte,soluções mais complexas )

Daí o tema do estudo : Porque nos sinóticos a videira é arrendada e em João os ramos são podados?

CONTEXTUALIZAÇÃO

. O Evangelho de João possui detalhes impossíveis de detectar à primeira vista

. As palavras foram escolhidas para que a cada leitura se detectasse algo novo

 - A metáfora da videira é mais que uma alegoria;  É uma revelação de Jesus

 - Após falar da sua volta para o Pai 

 - É necessário que saibam o que é essencial que faz deles discípulos e como nasceram

 - Apresenta o gênese do discipulado ou o que é um ramo que produz fruto para glorificação do Pai

 - Mostra a diferença entre aquilo que é real e aquilo que se deseja

 - Força o indivíduo fazer um juízo de si mesmo e de sua conduta

Após essa metáfora,cessa a linguagem metafórica ( videira,ramos,fruto etc ),vindo para a realidade

 1. A gênese do discípulo ( ἐν ἐμοὶ ) ( 1-7 ) 

( alegoria ) ideia em forma de imagem

 2. A praxis do discipulado

 ( ἀγαπᾶτε ἀλλήλους ) O real e o que se deseja ( 9-16 ) (símbolo)  a realidade é anterior a ideia 

 3. Passos ulteriores (μείνατε,ἐντολάς)

( 9:17-27 ) permanecer no amor,guardar os mandamentos,amor recíproco

Vamos analisar apenas A Gênese do Discipulado ( 1-7 )

O sujeito dessa primeira parte é o Pai (1,3 explicam o 2 ) o que é uma revelação de João,pois o Pai aqui não aparece como Proprietário,mas como o Agricultor (  γεωργός ) que cuida da Videira e que será glorificado ( 8 )

Como sujeito da parábola Ele é quem cuida para que a videira produza ( 2,6 )

É comum o uso da metáfora no Velho Testamento e de Deus como proprietário dessa vinha e do juízo com a produção do fruto ruim dessa.

" JOÃO E O PAI COMO AGRICULTOR DA VIDEIRA "

Jesus revela-se aqui como Videira e o Pai como o Agricultor :

. O Predicado são metáforas 

1. O substantivo videira (ἄμπελοςé somado ao adjetivo que o qualifica,distinguindo-o

2. Ligada a primeira pelo conectivo καὶ há um novo sujeito Pai (Πατήρ)que se relaciona com o primeiro sujeito ( μου )

Esperava-se no Novo Testamento que a videira fosse a Igreja,mas não é e sim Jesus é a Videira

 - A videira verdadeira ou divina não pode ser abandonada,arrancada ou queimada ( ἡ ἀληθινή)= videira

  -Ocupa o lugar que antes era de Israel

   - João mostra o fim do culto israelita,fim da comunidade cultural e seu templo

   - Jesus ocupa o lugar de Israel como Filho Revelador 

   - A videira passa a ter uma concentração cristológica,para uma ampliação eclesiológica,permanecendo no Senhor.

   - O ramo agora se liga à videira 

       - Princípio eclesiológico novo 

          . O "todo" e os "membros"

          . Não é o indivíduo atomizado,mas a relação com a videira e os ramos 

          . A ontologia do discípulo não depende do que ele faz mas da sua ligação com a videira

          . A videira não é a soma dos ramos, mas o UM que a precede 

1. Para produzir necessário se faz uma absoluta dependência dos discípulos com Jesus e a união que devem manter (4,5,7-8)

2. O cuidado que o Pai tem com a comunidade dos discípulos (1-3) e o duro juízo para quem não permanece ( 2-6 )

IMPLICAÇÕES DO PAI COMO AGRICULTOR 

Para os costumeiros leitores das Escrituras essa é uma linguagem nova

 . Ele é o Agricultor ( γεωργός ) que cuida

 . No Velho Testamento Deus nunca teve essa função

 . Nos sinóticos Deus o Pai apresenta-se como o dono da vinha que arrenda aos agricultores.

    - Jamais como aquele que cultiva pessoalmente a vinha

. Nessa visão a videira está sob a guarda direta do Pai  ( verso 2 )

   - Ele é o Senhor da videira ( poda e corta )

   - Os frutos são para Ele e para agradá-lo

. Neste trecho o movimento chama a atenção para o Pai:

1. Agricultor ( enxerta )

2. Cultivador ( cuida )

3. Colhedor ( usurfrui )

(Isaías e Jeremias afirmam Ele espera uvas boas )

O Pai tem a função intrínseca ao processo imanente da videira

 - Em constante observação do desenvolvimento produtivo dos ramos

 - Atento para que os frutos dos ramos sejam do seu agrado ( O glorifique )

 - Que produza segundo o investimento feito pelo Agricultor 

Quem se aproxima da videira terá sua vida determinada para que permaneça n"Ele

  - Os frutos são consequências normais do permanecer n'Ele

  - Permanecer e não frutificar é uma mentira 

  - Pode ser até afirmada mas não é uma realidade

  - Quem permanece frutifica e quem não frutifica é por que não permanece

  - Permanecer não é ligação física mas vínculo determinante

1. Ele limpa o ramo que dá fruto

Esse "limpar" de ramos produtivos só aparece aqui nas Escrituras

Os que estão em Jesus ( Videira ) já estão limpos pela palavra

 - Jesus é a palavra ( logos ) criadora 

 - O texto diz que é o Pai quem limpa,logo o faz com a Palavra ( 8:31 )

 - Relação com o que fala ( 6:68 ῥήματα ) essência do logos 

Essa qualidade de permanência (purificação ) está sempre sendo vista pelo Agricultor

A perspectiva do Agricultor é tornar o ramo um discípulo 

A perspectiva de Jesus é que o Pai  seja glorificado

Essa purificação é feita internamente ou seja Pelo Pai

 - É o amor vivencial de Jesus que nos purifica 

 - Depende do Agricultor porque essa purificação é pela palavra

 - Produzir fruto não é obra humana

 - Se Ele e o purificador,porque duvidar dessa purificação 

 - Faz gerar o discípulo ou produzir o fruto 

 - Imanência recíproca

                                          


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