VIDEIRA : ARRENDADA OU PODADA?
( João 15:1-8 )
. Um discurso de despedida
. Uma pausa para uma reflexão essencial : "Permanecei em mim"
. É um sinótico mas com questões mais complexas ( autoria,fonte,soluções mais complexas )
Daí o tema do estudo : Porque nos sinóticos a videira é arrendada e em João os ramos são podados?
CONTEXTUALIZAÇÃO
. O Evangelho de João possui detalhes impossíveis de detectar à primeira vista
. As palavras foram escolhidas para que a cada leitura se detectasse algo novo
- A metáfora da videira é mais que uma alegoria; É uma revelação de Jesus
- Após falar da sua volta para o Pai
- É necessário que saibam o que é essencial que faz deles discípulos e como nasceram
- Apresenta o gênese do discipulado ou o que é um ramo que produz fruto para glorificação do Pai
- Mostra a diferença entre aquilo que é real e aquilo que se deseja
- Força o indivíduo fazer um juízo de si mesmo e de sua conduta
Após essa metáfora,cessa a linguagem metafórica ( videira,ramos,fruto etc ),vindo para a realidade
1. A gênese do discípulo ( ἐν ἐμοὶ ) ( 1-7 )
( alegoria ) ideia em forma de imagem
2. A praxis do discipulado
( ἀγαπᾶτε ἀλλήλους ) O real e o que se deseja ( 9-16 ) (símbolo) a realidade é anterior a ideia
3. Passos ulteriores (μείνατε,ἐντολάς)
( 9:17-27 ) permanecer no amor,guardar os mandamentos,amor recíproco
Vamos analisar apenas A Gênese do Discipulado ( 1-7 )
O sujeito dessa primeira parte é o Pai (1,3 explicam o 2 ) o que é uma revelação de João,pois o Pai aqui não aparece como Proprietário,mas como o Agricultor ( γεωργός ) que cuida da Videira e que será glorificado ( 8 )
Como sujeito da parábola Ele é quem cuida para que a videira produza ( 2,6 )
É comum o uso da metáfora no Velho Testamento e de Deus como proprietário dessa vinha e do juízo com a produção do fruto ruim dessa.
" JOÃO E O PAI COMO AGRICULTOR DA VIDEIRA "
Jesus revela-se aqui como Videira e o Pai como o Agricultor :
. O Predicado são metáforas
1. O substantivo videira (ἄμπελος) é somado ao adjetivo que o qualifica,distinguindo-o
2. Ligada a primeira pelo conectivo καὶ há um novo sujeito Pai (Πατήρ)que se relaciona com o primeiro sujeito ( μου )
Esperava-se no Novo Testamento que a videira fosse a Igreja,mas não é e sim Jesus é a Videira
- A videira verdadeira ou divina não pode ser abandonada,arrancada ou queimada ( ἡ ἀληθινή)= videira
-Ocupa o lugar que antes era de Israel
- João mostra o fim do culto israelita,fim da comunidade cultural e seu templo
- Jesus ocupa o lugar de Israel como Filho Revelador
- A videira passa a ter uma concentração cristológica,para uma ampliação eclesiológica,permanecendo no Senhor.
- O ramo agora se liga à videira
- Princípio eclesiológico novo
. O "todo" e os "membros"
. Não é o indivíduo atomizado,mas a relação com a videira e os ramos
. A ontologia do discípulo não depende do que ele faz mas da sua ligação com a videira
. A videira não é a soma dos ramos, mas o UM que a precede
1. Para produzir necessário se faz uma absoluta dependência dos discípulos com Jesus e a união que devem manter (4,5,7-8)
2. O cuidado que o Pai tem com a comunidade dos discípulos (1-3) e o duro juízo para quem não permanece ( 2-6 )
IMPLICAÇÕES DO PAI COMO AGRICULTOR
Para os costumeiros leitores das Escrituras essa é uma linguagem nova
. Ele é o Agricultor ( γεωργός ) que cuida
. No Velho Testamento Deus nunca teve essa função
. Nos sinóticos Deus o Pai apresenta-se como o dono da vinha que arrenda aos agricultores.
- Jamais como aquele que cultiva pessoalmente a vinha
. Nessa visão a videira está sob a guarda direta do Pai ( verso 2 )
- Ele é o Senhor da videira ( poda e corta )
- Os frutos são para Ele e para agradá-lo
. Neste trecho o movimento chama a atenção para o Pai:
1. Agricultor ( enxerta )
2. Cultivador ( cuida )
3. Colhedor ( usurfrui )
(Isaías e Jeremias afirmam Ele espera uvas boas )
O Pai tem a função intrínseca ao processo imanente da videira
- Em constante observação do desenvolvimento produtivo dos ramos
- Atento para que os frutos dos ramos sejam do seu agrado ( O glorifique )
- Que produza segundo o investimento feito pelo Agricultor
Quem se aproxima da videira terá sua vida determinada para que permaneça n"Ele
- Os frutos são consequências normais do permanecer n'Ele
- Permanecer e não frutificar é uma mentira
- Pode ser até afirmada mas não é uma realidade
- Quem permanece frutifica e quem não frutifica é por que não permanece
- Permanecer não é ligação física mas vínculo determinante
1. Ele limpa o ramo que dá fruto
Esse "limpar" de ramos produtivos só aparece aqui nas Escrituras
Os que estão em Jesus ( Videira ) já estão limpos pela palavra
- Jesus é a palavra ( logos ) criadora
- O texto diz que é o Pai quem limpa,logo o faz com a Palavra ( 8:31 )
- Relação com o que fala ( 6:68 ῥήματα ) essência do logos
Essa qualidade de permanência (purificação ) está sempre sendo vista pelo Agricultor
A perspectiva do Agricultor é tornar o ramo um discípulo
A perspectiva de Jesus é que o Pai seja glorificado
Essa purificação é feita internamente ou seja Pelo Pai
- É o amor vivencial de Jesus que nos purifica
- Depende do Agricultor porque essa purificação é pela palavra
- Produzir fruto não é obra humana
- Se Ele e o purificador,porque duvidar dessa purificação
- Faz gerar o discípulo ou produzir o fruto
- Imanência recíproca
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