sábado, 3 de setembro de 2016

IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

IMAGEM ( EIDÓLON )E SEMELHANÇA ( EIKÓN ) DE DEUS




INTRODUÇÃO


CONCEITOS


A Bíblia afirma que o homem foi feito criado a IMAGEM de Deus,logo tem relação com Deus.

Traços dessa visão encontra-se na literatura pagã ( Atenienses em Atos 17:28 homem como geração de Deus)

Os pais da Igreja criam que a imagem de Deus no homem consistia de características racionais e morais e,em sua capacidade para a santidade.

Irineu via uma diferença entre IMAGEM E SEMELHANÇA como algo físico e espiritual.

Orígenes rejeitava isso e afirmava que imagem e semelhança era o homem em si e qualidades desse homem cultivadas ou perdidas.

Pelágio via como imagem a capacidade da razão.

O escolásticos viam também uma diferença entre as duas palavras,vendo imagem como as faculdades intelectuais da razão e liberdade e semelhança como justiça original.

Lutero não via a imagem de Deus em nenhum dos dons naturais do homem e imagem como completamente perdida ( justiça original=dom que obrigava-o ser salvo)

Calvino via tudo quanto sobrepuja aos irracionais como imagem de Deus.A integridade que Adão foi dotado com intelecto limpo ,emoções subordinadas a razão e sentidos regulados,fulgindo raios em todo o homem.

Socianos e arminianos viam apenas como o domínio sobre a criação inferior.


VISÃO BÍBLICA



1.  AS PALAVRAS SÃO SEMELHANTES

Em Gênesis 1.26 são usadas as duas palavras,mas no verso 27 somente uma.
Em Gênesis 5.1 aparece apenas  "semelhança ",mas no verso 3,novamente aparece as duas palavras.
Em Gênesis 9.6 contém a palavra " imagem " expressando a idéia completa.
É opinião geral que a palavra " semelhança " foi acrescentada " imagem " para significar " perfeita ".
A  idéia é que o que era arquetípico em Deus era agora ectípico no homem: Deus é o original e o homem é uma cópia,o homem leva a imagem de Deus e é a sua própria imagem ( I Cor 11:7,I Cor 15:49)
Alguns veem a mudança de preposição em Gênesis 1:26 como significativa.

2. IMAGEM SE DENOMINA JUSTIÇA ORIGINAL


Em Gênesis 1.31 afirma que Deus fez o homem muito bem (bom) e reto.
Há quem diga que o homem refeito em Cristo e como leva-lo ao estado anterior.
Não é a um estado de neutralidade mas um estado de verdadeiro conhecimento,justiça e santidade      ( Colossenses 3:10,Efésios 4:24)

3. IMAGEM É MAIS QUE JUSTIÇA ORIGINAL


Ela inclui também elementos que pertencem à constituição natural do homem. São elementos que pertencem ao homem como tal, como as faculdades intelectuais, os sentimentos naturais e a liberdade moral.Esta parte da imagem de Deus de fato foi corrompida pelo pecado, mas ainda permanece no homem, mesmo depois de sua queda no pecado

4, ESPIRITUALIDADE


 Deus é espírito, e é simplesmente natural esperar que este elemento de espiritualidade também ache expressão no homem como imagem de Deus.Deus “lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”, Gn 2.7. O “fôlego de vida” (ou “sopro de vida”) é o principio da sua vida, e a “alma vivente” é a própria existência do homem, o seu ser.


5. IMORTALIDADE


Diz a Bíblia que só Deus tem imortalidade, 1 Tm 6.16, e isto pareceria excluir a idéia da imortalidade humana. Mas é mais que evidente, pela Escritura, que o homem também é imortal, nalgum sentido da palavra.O sentido é que somente Deus tem imortalidade como uma qualidade essencial, tem-na em Si e de Si próprio, ao passo que a imortalidade do homem é uma dádiva, é derivada de Deus.
O homem foi criado imortal não apenas no sentido de que sua alma foi dotada de uma existência interminável, mas também no sentido de que ele não levava dentro de si as sementes da morte física, e em sua condição não estava sujeito à lei da morte.Foi feita a ameaça da morte como punição do pecado, Gn 2.17, e que isso incluía a morte corporal ou física, está patente em Gn 3.9. Paulo nos fala que o pecado trouxe a morte ao mundo, Rm 5.12; 1 Co 15.20, 21, e que morte deve ser considerada como o salário do pecado, Rm 6.23.


6. DOMÍNIO SOBRE A CRIAÇÃO


Note-se, porem, que Deus menciona a criação do homem à imagem divina e o seu domínio sobre a criação inferior no mesmo compasso, Gn 1.26. Isto indica a glória e a honra com que o homem é coroado, Sl 8.5, 6.


A IMAGEM E SEMELHANÇA


A doutrina da imagem de Deus no homem é da maior importância na teologia, pois essa imagem é a expressão daquilo que é mais distinto no homem e em sua relação com Deus. O fato de ser o homem imagem de Deus distingue-o dos animais e de todas as outras criaturas. Quando podemos saber da Escritura, até mesmo os anjos não compartem com os homens essa honra, embora às vezes o assunto seja apresentado como se compartissem. Calvino chega a dizer que “não se pode negar que os anjos também foram criados à semelhança de Deus visto que, como Cristo declara (Mt 22.30), a nossa perfeição suprema consiste em sermos semelhantes a eles.Mas nessa declaração o grande reformador não leva devidamente em conta o ponto especifico da comparação presente na afirmação de Jesus.
Os anjos jamais são apresentados como da criação, mas como espíritos ministradores enviados para servir aos herdeiros da salvação.                                                                                                           Em resumo, pode-se dizer que a imagem de Deus consiste (a) Da alma ou do espírito do homem, isto é, das qualidades de simplicidade, espiritualidade, invisibilidade e imortalidade. (b) Dos poderes ou faculdades psíquicas do homem como um ser racional e moral, a saber, o intelecto e a vontade com as suas funções. (c) Da integridade moral e intelectual da natureza do homem, que se revela no verdadeiro conhecimento, justiça e santidade, Ef 4.24; Cl 3.10. (d) Do corpo, não como substância material, mas como o apto órgão da alma, e que participa da imortalidade desta; e como o instrumento por meio do qual o homem pode exercer domínio sobre a criação inferior. (e) Do domínio do homem sobre a terra.



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