A ESCADA PARA O CÉU ( Espiritual )
O teólogo Bernardo arma uma escada com 4 degraus,por onde todo cristão verdadeiro deve subir para a perfeição :
1. Lição
2. Meditação
3. Oração
4. Contemplação
Sem passar por esta ordem não se chega à perfeição,segundo Bernardo:
A lição dá a matéria da meditação,que acende a oração,que desemboca na contemplação,onde repousa completamente em Deus.
A lição é semente e princípio dos outros degraus.É pasto e mantimento da alma,recolhimento do coração,que desperta a devoção,pois estes são ofícios da Palavra de Deus.Ela deve ser familiar e cotidiana ao verdadeiro cristão :
"Por teus mandamentos,Senhor,entendi...",mostrando que este princípio rege a vida de todos que um dia foram escolhidos de Deus,que floresceram em suas gerações,apartados ou envolvidos na sociedade,viveram como anjos na terra,humilhando-nos em nossa soberba,confundindo nossa presunção e declarando qual a verdadeira vida espiritual ,mostrando a pobreza que agora vivemos. Homens que faziam de todas as flores favos de mel
Homens que encaravam tanto as virtudes como os vícios,fazendo deste último um tormento (perguntas),fazendo-o confessar toda a sua genealogia e parentela .
A escada para o céu tem degraus a serem ordenados,onde não pode dar ao luxo de acariciar a natureza humana,que às vezes quer nos enganar, correndo atrás de virtudes,catam florzinhas e leite de devoções,que anulam a mortificação da carne.
Ela enche nossas mãos dessas florzinhas,que nos torna estoicos,onde não somos perturbados pelas paixões da carne,numa aceitação resignada do destino,bagunçando a vida ética cristã .
Nesse degrau também se encara as virtudes como os afetos espirituais : choro,a dor,o temor e o gozo espiritual, enterrar os maus costumes e incentivando os bons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário