ROMANOS 4
Essa passagem está muito ligada à Carta de Tiago,e mostra que não há contradição.
A quem a justiça é imputada são justificados.pois Paulo usa duas expressões que são sinônimas .
Este capítulo mostra,que a questão não é o que homem é,mas o que Deus pensa dele ou o considera,pois o que vale aqui é a vestimenta de justiça que Cristo nos veste e não consciência limpa e integridade de vida,essa é a base do poque de Deus nos amar
"Ora, o salário daquele que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida. Todavia, ao que não trabalha, mas crê em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça."
" ao que trabalha "
Paulo não tem em mente quem vive na prática das boas obras,apesar de que um predestinado deve desenvolver isso na sua vida cristã,mas aquele que merece algo por seus próprios empreendimentos
"ao que não trabalha"
Paulo quer ensinar ao que nada se deve pelo mérito de suas realizações,mostrando que Deus não está atras de crentes que são indolentes e exijam de deus algo que lhe pertençe por direito
A questão de Paulo não é como devamos regular a nossa vida,mas uma preocupação com a nossa salvação ou seja : "Deus não comunica justiça com dívida,mas como ´dadiva "
Paulo não se utiliza de uma expressão,mas de toda uma sentença ou seja " Se alguém que mereça algo como pagamento por seu trabalho,o qual não lhe é gratuitamente imputado,senão que se paga o que é devido"
A fé é computada como justiça não porque ela extraia de nós algum mérito,mas por repousar na munificência
Justiça não é um crédito ao nosso favor mas graciosamente concedido e nisto deve baseiar a nossa renúncia por cristo ser nossa expiação que nos reconcilia com Deus
(Gálatas 3:11-12 " É, portanto, evidente que diante de Deus ninguém é capaz de ser justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé”. A Lei não é fundamentada na fé; ao contrário, “quem praticar esses mandamentos, por eles viverá”.
A lei promete uma recompensa para as obras Paulo conclui:A justiça que vem da fé,que é gratuita não se harmoniza com a recompensa das obras,logo paulo remove qualquer mérito.
"Todavia, ao que não trabalha, mas crê em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça."
Aqui Paulo expressa a natureza e substância da fé e da justiça ou seja a fé não é meritória,mas ela obtém para nós a graça.Deus é doador da justiça e só a liberalidade divina pode nos auxiliar em nossa injustiça.A justiça imputada à nós é mérito de outra pessoa e a sua misericordia abole nossa injustiça.
No verso 6 Paulo mostra que Davi entendeu que quem se restringe às obras da lei e cerimonias estão vacilando "todas as obras ".Nossa dívida não é remitida quando ressarcimos,mas quando o credor espontaneamente remove a dívida por generosidade
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