sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Porque o diabo é o pai da mentira e homicida

                                                  PORQUE O DIABO É O PAI DA MENTIRA

                                                                                                                   (João 8:44:) 

“Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”


Gênesis 3:1-5:- “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” 


Essa é a mais importante declaração do Senhor Jesus acerca da natureza e da pessoa do diabo.

 Diabo= significa "acusador"

 Satanás= quer dizer "adversário"


A palavra "vós" é enfática neste versículo. Aqueles mesmos que reivindicavam ser filhos de A braào e de Deus, foram identificados com indivíduos que pertencem ao reino das trevas. 

O "pai", já referido, ainda não identificado , tanto no vs. 38 co m o no vs. 41 , é agora claramente designado por seu nome; e a linguagem de Jesus, geralmente tão difícil de ser entendida pelos incrédulos, é aqui perfeitamente clara.

"e quereis satisfazer-lhe aos desejos": Há 14 traduções desse versículo,sendo esta a mais recomendável,pois expressa a intenção de Jesus,mostrando que possuindo a natureza mesma do diabo, naturalmente aqueles judeus incrédulos sentiam prazer em realizar, e tinham a «vontade de fazer» ( o que é enfatizado neste versículo» as mesmas coisas que Satanás costuma fazer). 

As obras do diabo são aqui classificadas sob as categorias de desejos e concupiscências. A prin cipal coisa aqui salientada não é a «concupiscência de assassinar», embora isso, sem dúvida alguma, faça parte do sentido, mas estão em foco, essencialmente, as três latas categorias da concupiscência: 

1 . o amor aos prazeres; 

2. o amor às honrarias  

3. o amor ao poder. 

Ou, segundo lemos nos escritos joaninos: «...a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo· (I João 2:16).

"Ele foi homicida desde o principio "

1. Não desde o próprio começo de sua existência , porquanto fica subentendido que ele caiu do estado de bondade; mas desde o principio da história da raça humana, que encontrou Satanás já com o um ser caído, como uma criatura pervertida. 


2. Desde o primeiro assassínio perpetrado na história humana, quando Caim matou seu irmão Abel; sem dúvida isso está aqui em foco. porque pode-se asseverar que Satanás foi o autor mental desse homicídio, tendo sido o primeiro assassínio cometido por um ser humano contra outro; todavia, o sentido ainda vai mais profundo do que isso.


3. O diabo é o autor da queda da raça humana, o que tem produzido tanto a morte física como a espiritual. Essa interpretação é apoiada por referências extraídas de diversos livros apócrifos. O livro de Sabedoria de Salomão (2:23,24) diz: «Pois Deus criou os homens para serem imortais, tendo-os feito segundo a imagem de sua própria eternidade. Não obstante, por motivo da inveja do diabo, sobreveio a morte ao m undo, e aqueles que se põem ao lado dele fatalmente a encontram ·. Assim também diz o apócrifo Evangelho de Nicodemos, onde Satanás é chamado de começo da morte e raiz do pecado. 

O apóstolo Paulo diz essencialmente a mesma verdade, em Rom. 5:12, referindo-se aos efeitos do pecado de um único homem, Adão. "A morte da raça humana, em seu sentido mais amplo, é atribuída ao sedutor assassino da raça"

4. Alguns estudiosos asseveram que a referência é aqui muito geral, visando descrever a natureza de Satanás, mas sem fazer quaisquer referências históricas específicas. 

Dentre essas diversas interpretações, a que parece mais provável é a terceira, juntam ente com a idéia de que esse assassinato da raça humana teria o seu ponto culminante no assassínio do Filho do homem, o Messias, ato esse definidamente inspirado p o r Satanás. Essa morte foi produzida quando da queda do homem, quando a serpente declaradamente feriu o calcanhar de Cristo. ( Gên. 3:15).

 "jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade"

1. Que o diabo ηãο permaneceu na verdade, ficando assim indicada a sua queda.(II Ped. 2:4 e Jud. 6 ). Essa é um a verdade pressuposta neste texto, embora mui provavelmente não seja diretamente aludida. 

2. Que o diabo não se firma na verdade significa que ele não defende seja como for a verdade e nem está alicerçado nela. O diabo é descrito como um ser em um ato perpétuo de apostasia. "A falsidade é a esfera na qual ele vive; na falsidade ele encontra o seu elemento próprio : nela ele tem o seu posto".  3. Isso é correto, mas provavelmente também indica uma espécie de desassossego no mal. "A intranquilidade perpétua e o ir para cá e para lá são o seu elemento". (Jó 2:2). O posto da verdade é inteiramente estranho para o diabo, e a mentira é o lugar onde seu espirito intranquilo se agita. O diabo vive negando a verdade, incluindo até mesmo a verdade de sua própria existência, porque essa é uma mentira que os homens gostam de ouvir e repetir. 


"Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio"

 Em outras palavras, fala baseado cm seus próprios recursos. O diabo não é tentado externamente, por algum a outra fonte de tentação. conforme os homens impios são tentados, o seu eu pecaminoso é autogerado, ta l com o a bondade a veracidade de Deus são autogeradas. O mal se origina mui naturalmente da natureza do diabo. assim como a água é expelida de uma fonte poderosa ou de um rio subterrâneo. Na pessoa do diabo não há luta entre o bem e o mal. porquanto o mal é sua natureza e seu ambiente, e não há nele qualquer traço de bondade, embora ele finja ser bom . A verdade é que o diabo é tremendamente pervertido. Por conseguinte, ele fala somente a mentira, e com essa mentira é que ele ilude os homens, os quais, quando repetem as mentiras de Satanás, mui inocentemente pensam estar dizendo a verdade.

1. Aquilo que Deus representa para o bem, Satanás representa para o mal. Neste não reside bem algum . 

2. Se chegar a fazer algo de bom , fá-lo-á com um propósito maligno. 

3. Todos os seus atos são maus, originados dentro de si mesmo, onde não há qualquer fator remidor. 4. Satanás é a própria essência da perversão, da iniquidade, da violência, da brutalidade e da sensualidade. Acima de tudo, ele é a fonte de toda mentira e engano, pois, espiritualmente falando, ele é a própria mentira.

"porque é mentiroso e pai(πατήρ) da mentira."


1. Satanás é o pai da mentira, o que se refere àquela primeira mentira que Satanás apresentou a Eva, 
por intermédio da qual sobreveio a queda da raça humana. Ou. preservando essa interpretação geral, poderíamos dizer que a «mentira,neste caso, refere-se a toda e qualquer falsidade, considerada incorporeamente . A expressão inteira de falsidade , de impiedade , de engano, enfim , procede do diabo. 
2. H á uma modificação dessa primeira interpretação que vê aqui uma antítese do grande principio que há entre a verdade e a mentira . Isso concorda com outras passagens bíblicas, com o I João 3:8,12. Satanás seria o fundador da impiedade, bem com o a força impulsionadora por detrás dela.  (Sabedoria de Salomão 2:24: Heb. 2:14 e Apo .'12:9). 
3. Alguns intérpretes preferem a tradução "pai do mentiroso" O diabo é o pai de seus filhos, que são mentirosos: conseqüentemente, Jesus inferiu que aqueles judeus incrédulos eram mentirosos e que isso lhes ocorria mui naturalmente, porquanto o diabo era seu pai ético, com quem sentiam grande afinidade. «O diabo é um mentiroso em si mesmo, e é pai do mentiroso numa abominável autopropagação, através da ilusão dos filhos da impiedade ( II Tes. 2). «Este versículo termina conforme começa, referindo-se aos judeus, a quem o Senhor Jesus falava. Pertenciam eles à natureza daqueles de quem eram filhos espirituais. Os pensamentos assassinos em seus corações e o fato de não receberem a verdade indicavam claramente quem era o pai deles». A serpente é chamada de lábio da mentira ou lábio mentiroso. Dessa m aneira termina a poderosa declaração das Escrituras sobre a to tal malignidade de Satanás, cuja verdade, no mundo atual, pode ser melhor ilustrada pelas desumanidades que os homens praticam contra os seus semelhantes, pois infelizmente  os homens não são bons; existem também homens ímpios e desarrazoados, que com m u ita propriedade e razão podem ser chamados de filhos do diabo. 

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