sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Quem é Alah e Maomé

                                                  QUEM É ALAH E MAOMÉ


Em meio a tantas guerras no mundo árabe,faz-se necessário conhecermos um pouco das raízes desse movimento naquela região.

O CRIADOR DO ISLAMISMO

Muhammad ibn Abdallah ou Maomé já foi a grande dor de cabeça de Meca,a cidade sagrada.

Era uma questão de tempo que o poeta assumisse o poder da cidade.

Os líderes de cada clã,deveriam com soldados fortes invadir a casa de Maomé e assassina-lo,mas não deu certo.

Para ser justo,existe um grupo extremista islâmico que comete crimes em nome da religião,conforme é a história dessa religião.

NASCIMENTO 

Quando Maomé nasceu,Mca já era famosa,pois recebia muitos peregrinos da Península Árabica,devido um meteorito que caiu nas redondezas,que acabou se tornando objeto de culto,cercado de 360 deuses,mas de um sem nome Al-Ilah,que virou Allah.

Os judeus tinha a Biblia com a história impregnada nos árabes,que entendiam ser herdeiros de Ismael,filho de Abraão,mas precisavam harmonizar Iavé com eles,então criaram uma história em que o Deus de Abraão se rel,acionou com a deusa do amor,chamada Allah.

Nesse carnaval religioso nasce Maomé,filho de Abdallah e Amina.

Seu pai morre ainda na gravidez de sua mãe Amina,deixando-a numa situação difícil,pois era pobre,mas esta também morre,indo Maomé morar com o avô,que também morre e Maomé foi adotado por um tio que era Xeique e exportador.

Maomé viajava muito nas caravanas do tio e conheceu muitas cidades cristãs,que contribuiu para ele criar outra religião.Numa dessas viagens conhece sua futura esposa que o contrata para algumas obras,e uma delas era uma reforma em Caaba.

Nessa reforma com Maomé à frente, viu muitas situações que não concordava como a escravidão e começou a fazer doações,porém ele mesmo tinha escravos.

Nesse contexto ele começa a fazer meditações ao redor da cidade e com 40 anos ouviu uma voz que o mandava recitar,ele entra em transe e recita com uma métrica sofisticada e rima que originou o Alcorão ( Recitação ),que segundo um primo foi o Criador que falava através dele,tornando Maomé mensageiro ( Profeta) para unir o povo árabe à Allah.

Maomé faz um caldo religioso cultural de Meca juntando judaísmo e cristianismo e se torna o profeta do Islamismo.Muda-se para Medina,onde faz umas reformas e tem várias esposas.

Os membros dessa comunidade passam a chamar muçulmanos ( rendidos a Deus ).

Os transes continuaram com palavras do contexto de lutas e guerras,quando Maomé conquista meca e se torna o home mais poderoso da Arábia.

Maomé morreu aos 62 anos,deixando 12 viúvas e 7 filhos.

Abu Bakr o substitui e se torna o primeiro Kalifa ( sucessor) originando o nome de sumitas e Ali lidera outra parte  chamados xiitas,chegando o domínio até o Irã,norte da África,pedaço da Índia e parte da Espanha.

O Islã construiu sua própria Europa

Nenhum comentário:

Postar um comentário