VOCÊ E UM BOM PASTOR?( Parte 3 )
Como comentei nos outros post quem almeja ser uma pastor,precisa ter o mínimo de conhecimento sobre o que é uma ovelha,sua geografia e condições de vida
3. Mantendo suas ovelhas saudáveis
A) Faça a manutenção dos cascos corretamente.
Forneça uma superfície seca para suas ovelhas andarem na maior parte do tempo.
O andar significa o caráter e a ética
Evite a podridão do pé,para isso corte ou apare qualquer excesso de casco.
Ao cortar o material morto, tome cuidado para não acertar o tecido sensível. Isso pode causar sangramento e infecção em ovelhas.
No tempo seco, apare os cascos a cada seis semanas, aumentando o ritmo no tempo molhado : Comece retirando a sujeira dos dedos. Apare o excesso de unha paralelo às linhas de crescimento do casco. Deixe os calcanhares no mesmo nível que as solas dos pés. Retire o excesso de tecido de unha ao redor de cada dedo do pé.
Com um raspador de madeira, deixe o casco liso da sola do pé para a frente.
A podridão do pé é um problema específico de ovelhas por andarem no chão húmido. Seus cascos amaciam, o que torna mais fácil para as bactérias entrarem.
A podridão do pé pode causar dor severa e claudicação.
Separe o rebanho infectado do saudável (você vai notar um cheiro fétido). Apare o casco para remover o excesso e aplique agentes antissépticos nele.
B) Tose-as pelo menos uma vez por ano.
Ovelhas com pelagens mais longas precisarão ser tosadas duas vezes por ano. Considere tosquiar suas ovelhas antes do início do tempo mais quente e evite fazê-lo antes do tempo frio.
Elas precisam estar confortáveis durante a tosa, então deixe-as fora do pasto pelo menos dez horas antes dela. Isso permitirá que seus estômagos se esvaziem.
Tosar ovelhas molhadas pode causar problemas de saúde, então evite fazer isso. Não tosquiar as ovelhas e permitir que sua lã fique ensopada pode torná-las mais propensas a infestações de insetos.
C) Execute cuidados de saúde preventivos.
Embora você não possa prever tudo que pode acontecer a uma ovelha (consulte o Pastor dos pastores ), existem algumas coisas que pode fazer para cuidar das suas :
Execução de etapas extras ajuda a manter as ovelhas longe deç doenças e problemas.
Apare a lã ao redor da área imediatamente em torno e abaixo da cauda, pelas patas traseiras e na metade do caminho para a parte inferior do corpo.( Urina e fezes podem se acumular nesta área, então mantê-la limpa pode impedir coisas como infestações por insetos.)
Remova a lã suja na extremidade traseira e da barriga de suas ovelhas. Há pedaços de material fecal mole ou duro (ou de lama) que grudam à lã dessas áreas. Esses pedaços atraem moscas, remova-os enquanto ainda estiverem macios e as varejeiras ainda não os encontraram. Use tesouras de mão.
D) Verifique a saúde em geral.
A ovelha está doente quando ela estiver fazendo coisas incomuns ou estará letárgica. Fique de olho na sua saúde para que doenças não se espalhem para o resto do rebanho.
Uma secreção nasal pode ser um dos primeiros sinais de uma infecção respiratória.
A diarreia em ovelhas tem mais ou menos a consistência das fezes do cão. Ela pode ser causada por todos os tipos de coisas, por isso é uma boa ideia como pastor cuidar logo.
Verifique a pelagem com frequência para procurar parasitas externos, tais como ácaros ou pulgas. Eles precisarão ser tratados imediatamente.
E) Trate suas ovelhas de parasitoses.
Peça ao Espírito Santo que te revele as vermes de suas ovelhas para ver se elas têm paraditoses. Se tiverem, você terá que alternar ministraçoes que as elimine . Esses parasitas precisam ser eliminados. Procure a ajuda do Espirito para que Ele determinem o que será melhor para suas ovelhas.
CONCLUSÃO
Não se preocupe muito sobre erradicar as plantas venenosas. As ovelhas tendem a evitá-las, a menos que não haja mais nada disponível. Veja se há o excesso delas no pasto.
Tenha um obreiro experiente para repelir predadores comuns.
Avisos
Tenha mais de um cão pastor. Alguns predadores podem enganar o primeiro cachorro enquanto outro predador dá a volta nele e pega as ovelhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário