A NINGUÉM CONHECEMOS SEGUNDO A CARNE
2 CORÍNTIOS 5:16
Aquele que não conhece a homem
algum segundo a carne, no caso dos judeus, por exemplo, perdeu inteiramente de vista a sua origem judaica:
No caso do rico, perdeu de vista
suas riquezas
No caso do erudito, perdeu de vista sua erudição
No caso do
escravo, perdeu de vista a sua servidão
VERSÃO INGLESA : " a ninguém consideramos de um ponto de vista humano; embora antes considerássemos Cristo de um ponto de vista
hum ano, agora não o consideramos mais assim "
Meras estimativas
humanas foram abolidas na cruz.
O modo como Paulo encarava a Jesus,
antes de converter-se (segundo um ponto de vista tipicamente humano),
tornou-se inteiramente diverso após haver sido espiritualmente iluminado.
A luz do Calvário dispersa as considerações pela nacionalidade, pela fama,
pelas riquezas, pelo intelectualismo, e outras capacidades humanas.
Agora
vemos a Cristo e todas as coisas através de novos olhos, não-humanos,
porquanto possuímos a «mente de Cristo». (Ver I Cor.2:16).
Ao vivermos
para nossos semelhantes, portanto (ver o versículo anterior), não o fazemos
com descriminação.O outrossim , conhecer a Cristo, ou vê-lo, não será
nenhuma distinção real se o seu Santo Espírito não vier transformar-nos a
alma.
É possível que alguns elementos do partido de Cristo, da comunidade
cristã de Corinto^ houvesse rejeitado toda a autoridade humana por terem
visto a Jesus. É possível que alguns deles tivessem-no conhecido
pessoalmente. Mas esses olhavam para as coisas de um mero ponto de vista
humano, em que ter um amigo famoso ou de prestígio dá a um indivíduo
uma espécie de glória refletida. Mas Paulo desejava que tais crentes
soubessem que todas essas jactâncias são vãs e prejudiciais para a
verdadeira vida altruísta, acerca da qual ele fala no versículo anterior. De
maneira indireta ele também renovou a sua polêmica dos versículos décimo
primeiro a décimo terceiro. Os seus críticos tinham -no julgado
erroneamente, porquanto se utilizavam de simples padrões humanos—conheciam-no,
por assim dizer, somente de acordo com um ponto de vista
humano. A conversão a Cristo deveria ter modificado tudo isso.
Os crentes são todos aqueles por quem Cristo morreu (ver I Cor. 8:11); e
essa é a base fundamental de nossa comunhão, bem como o alicerce para o
perdão e a humildade. Albert Schwitzer referiu-se à atitude perdoadora da
seguinte maneira, o que ilustra essa «nova visão» acerca da qual o presente
versículo se refere: «Devo perdoar as mentiras assacadas contra mim,
porque a minha própria vida par tantas vezes tem sido maculada por
inverdades; devo perdoar a falta de amor, o ódio, a calúnia, a fraude e a
arrogância que enfrento, porquanto eu mesmo com freqüência tenho
mostrado falta de amor, ódio, calúnia, fraude e arrogância».
«...antes conhecemos a Cristo segundo a carne...» Uma frase um tanto
obscura, que tem admitido diversas interpretações, a saber:
1. Paulo não se referia a qualquer conhecimento de Cristo no tocante à
sua vida e ministério terrenos.
2. Nem pretende dar a entender que antes conhecera pessoalmente a Jesus, ainda que, indiretamente, talvez estivesse repreendendo alguns
elementos do partido «de Cristo», que se ufanavam disso.
3. Por igual modo, também não falava de Cristo como o Messias judaico,
conforme a sua anterior estimativa e maneira de pensar.
4. Ainda mais fora do alvo é aquela explanação que pensa que Paulo
alude a algum tempo «após» a sua conversão, quando seu conceito de Cristo
ainda era um tanto inferior, ficando muito aquém do que alguém deveria
pensar a seu respeito, por ser mera «estimativa humana». Ê possível que haja
alguma verdade nessa opinião, porquanto Paulo poderia te-la usado como
crítica contra os seus oponentes judaizantes. Por conseguinte, Paulo
poderia ter dito: «Antes eu tinha uma estimativa de Cristo semelhante à
vossa agora, situando-o abaixo de Moisés, para todos os efeitos práticos.
Mas esse é um mero ponto de vista humano, errôneo, que desde então já
abandonei». Tudo isso pode exprimir uma verdade, mas não parece ser
aquilo que Paulo desejou frisar aqui. Não existe qualquer registro'histórico
que Paulo tenha algum dia pregado um evangelho legalista, o que
precisaríamos admitir se tivéssemos de aceitar essa interpretação.
5. Antes, Paulo se refere nesse ponto a um período anterior à sua
conversão, quando tinha a Jesus Cristo em péssimo conceito, quando
blasfemava do seu nome, pensando ser ele um mestre herético e turbulento,
inimigo de Moisés. Essa baixa estimativa, que ele vinha sendo ainda homem
carnal, ainda sem redenção, desde há muito qüe tinha abandonado, isto é,
desde que se convertera ao Senhor. Não mais tinha uma opinião inferior
acerca de Cristo, meramente «humana», desvinculada das instruções do
Espírito de Deus. Paulo tivera uma opinião de Cristo conforme a opinião
dos fariseus e saduceus até ali. Mas essa opinião ele abandonara, por
desagradar a Deus.
Infelizmente, para muitos, o conhecimento «acerca de Cristo», e as
afirmações em um credo, têm tomado o lugar do «conhecimento de Cristo»,
corretamente e através do Espírito Santo. De viagem para o estado de
Georgia, nos Estados Unidos da América do Norte, um morávio se
encontrou com João Wesley e lhe perguntou: «Você já conhece a Jesus?»
Wesley retrucou: «Sei que ele é o Salvador do mundo». «Sim. Mas, você já o
conhece»? veio a resposta. Eis aí um bom ponto. Podemos saber muitas coisas
sobre Cristo, sem conhecê-lo. (Com isso se pode comparar o trecho de Fil.
3:10 e.s,s.). Aquelesque somente têm conhecimento de fatos acerca de Cristo,
mas não o conhecem pessoalmente, continuam tendo mera estimativa
humana a seu respeito, embora se trate de uma estimativa positiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário