segunda-feira, 23 de julho de 2018

Série : Brechas

                                                          


                                                        BRECHAS



“E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei” – Ezequiel 22:30.

.Quando Deus afirma em Sua Palavra que “busca” alguma coisa, realmente trata-se de alguma coisa para se levar em muita consideração, pois, a própria busca por parte do Senhor traz um significado de que o objeto da busca é difícil de ser encontrado.

.Assim Ele continua Sua busca por “verdadeiros adoradores” e também por “alguém que se coloque na brecha”...



                                        MODULO 1: ABRINDO A BRECHA


“Por isso esta maldade vos será como a brecha de um alto muro que, formando uma barriga, está prestes a cair e cuja quebra virá subitamente” – Isaías 30:13.

O pregador diz em Eclesiastes 10:8 “Quem abrir uma cova, nela cairá, e quem romper um muro, uma cobra o morderá”. 
Abrir brechas ou portas na vida são práticas que se tornam base legal para o inimigo agir ou 

.nos impedindo a salvação  

.nos impedindo de avançar tanto naturalmente como espiritualmente.

.Às vezes, apenas uma brecha aberta é a responsável por ruína em muitas vidas... 

.Algumas geram até morte.

Vejamos um exemplo bíblico que autentica esta verdade:


.Davi era um homem temente a Deus desde a sua mocidade. 

O inimigo, certamente o havia tentado de várias maneiras e percebeu que nunca poderia tocar em seu espírito recriado, mas tentou estabelecer brechas - e pior, ele conseguiu.


Abrir brechas é como construir pista de pouso, fatalmente o inimigo irá se utilizar as mesmas para seus “pousos e decolagens”...e ele sempre pousa carregado de morte, roubo e destruição. Quando decola, leva embora nossa vida, saúde, alegria, paz... e olha lá se não a salvação.

.Davi era casado com Mical, filha de Saul, mas dentro de casa ele se sentia sozinho, pois ela não o acompanhava. (Um perigo casais casados que vivem separados a maior parte do tempo...). Eles falavam linguagens diferentes.

.Davi a cada dia ia se sentindo incompreendido e desta forma a brecha da carência, ia se estabelecendo. 

Em 2 Samuel 6:16 lemos que Mical desprezou Davi em seu coração ao vê-lo dançando diante da Arca de Deus. Mical não entendia o mover do Espírito de Deus na vida do esposo e por isso desdenhava. 

Esta brecha não foi reparada na vida de Davi, e desta forma pensamentos se infiltraram em sua mente, suas emoções foram atingidas pela "serpente da sensualidade" e sua vontade foi enfraquecida. Ele acabou por não manter a guarda,a inteligência destruída.

.Ainda lemos em 2 Samuel 11 sobre um Davi ainda carente e solitário. 

Como rei, ele poderia ter qualquer mulher do reino, mas ele sentia falta de uma "identificação" com alguém que falasse sua linguagem espiritual. Desejo abrir um parêntesis aqui .

Não existe sobre a face da terra alguém que se identifique mais espiritualmente conosco, do que o nosso cônjuge. (obviamente ambos sendo cristãos), pois, Deus diz em Sua Palavra que ao casarem tornam-se UMA SÓ CARNE. (Muitos desprezam esta poderosa arma, ignoram o cônjuge e só buscam identificação espiritual fora do lar. Basta observar que muitos se sentem envergonhados de orar junto do cônjuge, mas, não se envergonham de orar por terceiros. Eis um dos motivos de tantas brechas nos lares e nas famílias.)

.Assim, provavelmente eram estas as condições de brechas emocionais Davi se encontrava no terraço de sua morada, no momento em que seus olhos pousaram sobre Bate-Seba. Tenho certeza que Davi não foi atraído só pela beleza física de Bate-Seba, mas também por sua doçura e beleza interior. .Constatamos que depois como mãe de Salomão, ela foi uma mulher que acompanhava Davi espiritualmente - (Observe Provérbios 4:3 e 4).

Quero abrir outro parêntesis: Pelo amor de Deus, não estou fazendo apologia ao adultério, nem tampouco afirmando que a “glória da segunda esposa será maior que a primeira” como alguns ostentam por aí. Não é isso. A Bíblia em bem clara sobre tal assunto.

Foi através desta brecha de carência e solidão que o adultério entrou na vida de Davi, de uma maneira sutil quase imperceptível .

Agora, vejamos como foi que Davi tentou reparar esta brecha? 

Ele procurou com esforço próprio; de modo natural e o Senhor deixa bem claro na Palavra que o homem natural só faz lambança.

.Davi empreendeu esforços para solucionar o caso da mesma forma que o povo (desviado) tentou fazer como lemos em Isaías 22 do versículo 8 até o 11, destruindo casas (projetos) para reparar o muro

.Ele tentou resolver com suas próprias mãos o problema da brecha sem olhar para o Altíssimo: 

-Matou Urias (esposo de Bate-Seba) na tentativa de reparar ou encobrir o erro. Que bobeira tão grande, quando lançamos mão de nossa mísera inteligência para tentar reparar algo que só Deus o pode fazer!

.O resultado não poderia ser outro - roubo e saque. A vida do seu filho foi roubada, sua vida espiritual e emocional tremendamente abaladas. Mas Deus é um Deus de misericórdia e assim que Davi agiu como está escrito em Isaías 22:12 "com choro, pranto, arrependimento e humilhação", o Senhor veio em seu socorro, reparando as suas brechas antes que o inimigo ampliasse suas ações.

.O Senhor derramou águas abundantes sobre "o açude da alma e do espírito de Davi", restaurando a proteção, e a intimidade com o Senhor.

Devemos tomar muito cuidado, as brechas são muitas vezes quase que imperceptíveis!!!! 

.Tiago nos aconselha a estarmos atentos, pois, uma pequena fagulha incendeia toda uma floresta. .Temos que vigiar. Principalmente aos casados, há uma tendência de um procurar mais a Deus do que o outro. Infelizmente há muitos homens "frouxos" que não assumem o sacerdócio no lar, ficam em casa assistindo a TV, enquanto a esposa vai a procura de alimento espiritual para si e para seu lar. Não que um erro justifique o outro, porém, brechas enormes poderão surgir em determinadas situações que só um profundo arrependimento e quebrantamento poderão repara-las.



                                    MODULO 2 : FECHANDO A BRECHA



"...Portanto, esta maldade vos será como a brecha de um muro alto..." - Isaías 30:13.

1.Na mensagem anterior vimos, a luz da Palavra como uma brecha pode se estabelecer na vida de uma pessoa...

2.Agora vamos ver a diferença de uma pessoa que esteve atenta às suas brechas, clamando por reparação diária.

Abigail era uma mulher a exemplo de Davi, solitária dentro da sua própria casa, ela era uma mulher carente. Tinha marido, mas era como se não tivesse, aliás, o próprio nome do marido denunciava sua personalidade – Nabal – que significa “louco” (1 Samuel 25:25).

Quantos lares que hoje se encontram nesta situação? Quantos lares onde habitam dois seres que outrora eram enamorados, mas hoje são estranhos um para o outro?

O marido de Abigail, Nabal cujo nome significa "filho da loucura" era um homem intratável. Um troglodita, como se dizem por aí. Apesar de ser abastado, todavia ninguém conseguia falar com ele. Era o tipo do senhor sabe-tudo - do todo-poderoso... Abigail era uma mulher doce e levava uma vida de comunhão com Deus, mas ela não permitiu que esta carência se tornasse uma brecha em sua vida, apesar de aguentar o marido. Tenho certeza que provavelmente Abigail a cada manhã lançava toda a sua tristeza e carência diante do altar do Senhor, e a noite, de algum modo, ainda conseguia agradecer a Deus ter cuidado dela mais um dia.

Será que Abigail era imune às brechas? 

.Não! Ela simplesmente deixava que o Espírito de Deus as reparasse a cada dia.

Será que eu e você estamos imunes as brechas? 

.Absolutamente que não, porém é fundamental seguir o conselho de Abigail e deixar Deus, através do Seu Espírito, reparar cada uma dela, cada dia em nossa caminhada... 

.Ao encontrar-se com Davi, Abigail não só salvou a sua casa, mas fez com que ele se acalmasse. (para você saber a história, leia I Samuel 25)

.Ela colocou o propósito de Deus acima da sua carência e como recompensa recebeu a justiça de Deus e um marido que falava a mesma língua espiritual que ela, pois Davi depois da morte de Nabal a tomou por esposa.

.Quando estamos no plano de Deus, Ele sabe como resolver cada questão. Até mesmo aquelas que aos nossos olhos julgamos insolúveis.

.Abigail não precisou queimar etapas para que a sua carência fosse suprida. 

.A ruína em uma família, em uma vida ou até mesmo em um ministério, parece que acontece de repente, mas na verdade, talvez seja resultado de um processo que ocorre a partir do momento em que a brecha é estabelecida e não reparada e a tendência é ir aumentando a cada dia, até que um dia o pior acontece.

Já vimos que a carência e a solidão são brechas a serem reparadas, pois se dermos vazão a este sentimento, a nossa tendência será resolver o problema com nossas próprias mãos, como foi o caso de Davi, ou como muitas pessoas que se atiram em relacionamentos adúlteros ou em casamentos desastrosos pelo simples medo de ficarem sozinhas. Sem contar um sem número de divórcios, que convém citar as palavras de Jesus em Marcos 10:4-5-9, nos alertando: ( ...Por causa da DUREZA de vosso coração...não foi assim desde o princípio...o que Deus uniu, não separe o homem). Eu sei que tem interpretações destas palavras, para atender a todos os gostos e interesses pessoais, porém, um dia a obra de cada um será provada pelo fogo...

Bem, Abigail mesmo tendo o "filho da loucura" como marido não se atirou nos braços do primeiro que apareceu, e mesmo diante de Davi ela se comportou como uma mulher equilibrada, uma mulher que tem sua vida emocional e espiritual controladas pelo Espírito. Ela igualmente não tentou fazer justiça com suas próprias mãos, pois devido ao acúmulo de feridas que seu ainda vivo marido deve ter imputado ao seu coração o lógico de uma mente racional seria : "deixe que Davi o mate, pois ele merece e assim me livro dele ". Mas esta mulher vigilante e equilibrada intercedeu pela sua casa e pelo seu marido e Deus a recompensou.

Davi a tomou por mulher, logo após a morte de Nabal, não precisando ela lançar mão de nenhum artificio humano e maligno para se tornar uma mulher feliz, porém, apenas confiar em Deus.

É o desejo do coração de Deus que cada lar, onde existe um homem e uma mulher devidamente casados, seja um reino onde exista um rei e uma rainha - um príncipe e uma princesa, desfrutando das bênçãos do todo-poderoso. Caso morem juntos e não sejam casados, aí está a primeira brecha estabelecida em suas vidas, para que o inimigo pouse com sua bagagem, trazendo todo tipo de desordem. Procurem resolver isso o quanto antes...



                         MODULO 3 : BRECHAS A SEREM FECHADAS



"...Portanto, esta maldade vos será como a brecha de um muro alto..." - Isaías 30:13.

Finalmente, apenas colocando uma vírgula nas mensagens sobre “tapando brechas”, pois o assunto poderia se estender por muitas mensagens, vamos ver ainda algumas situações que podem ocorrer conosco, abrindo brechas e portanto, há fundamental necessidade de repararmos...

Em Isaías 30:1 e 2 expõem mais  dois tipos de brechas que devem ser reparadas:

Versículo 1: "Ai dos filhos rebeldes... que executam planos que não procedem de mim, e fazem aliança sem a minha aprovação... 

Versículo 2: “...Que descem ao Egito sem me consultarem, buscando refúgio de faraó e abrigo à sombra do Egito".

Amados, quando observamos um "ai" de Deus em algum lugar na Palavra, é porque a coisa é mais séria do que imaginamos...

.Às vezes abrimos brechas ao fazer planos que não procedem de Deus.
(O adultério com Bate-Seba não procedia do coração de Deus)
.Quando fazemos alianças sem a aprovação de Deus.
-Sansão fez uma Aliança com Dalila e isto não foi aprovado por Deus.
.Quando descemos ao Egito. Descer ao Egito, significa descer ao mundo em busca de refugio e abrigo. -É nivelar a vida para baixo ao invés de nivelá-la para cima. Muitos se atiram numa busca desenfreada por bens materiais para que isto seja o seu refugio, outros se atiram em relacionamentos ilícitos, ou em amizades que influenciam pouco a pouco o seu modo de vida, pervertendo-a...-Há ministérios com brechas, com imundícias ou com "excessos de vinho", mas não o vinho da aliança, mas o vinho do mundo, o vinho da ganância, do orgulho, da vaidade, da competição... (Isaías 28:7,8 e 9).Isto também pode consistir em brechas.O texto que melhor define as brechas, está relatado em Gálatas 5:19,20 e 21
Como acabar com tais brechas? No versículo 20 de Coríntios 12, Paulo relata algumas obras da carne que ele não esperava encontrar no meio da igreja, mas Paulo deu a solução para que estas brechas fossem reparadas:
Como disse anteriormente a ruína não acorre de um momento para o outro, mas gradativamente:
O muro cai de repente, a nossa proteção cai por terra e o avanço do inimigo é inevitável quando deixamos os muros espirituais de nossas vidas, das nossas famílias, pela amargura, pela rebeldia, carência... Depois dos muros e ante muros restaurados, e das portas estabelecidas, devemos tomar o lugar de vigilância diante das portas.
A unção do Senhor está sobre você. O Senhor “... é fortaleza para os que fazem recuar o assalto contra as portas". 
.Voltando a Abigail, ela era uma mulher como dissemos anteriormente que se deixava trabalhar diariamente pelo Espírito de Deus, portanto suas brechas estavam tapadas, seus muros erguidos e suas torres de vigilância estavam ativadas.
Esta mulher no momento do perigo não foi assaltada de surpresa, pelo contrário, com sabedoria e discernimento "fez recuar o assalto contra as portas da sua casa".
Talvez a sua vida esteja hoje um caos com muros e portas em ruinas...
"Na cidade reina a desolação, e a porta está reduzida a ruínas" Isaías 24:12

.São as obras da carne, tais como prostituição, impureza, lascívia... ciúmes, discórdias, facções... 

"...Crucificar nossas fraquezas na cruz para podermos viver pelo poder de Deus unidos com o Senhor Jesus na sua ressureição para desta forma levarmos uma vida de vitória, com a carne, as emoções, os principados e potestades subjugados ao nosso pé". (2 Corintios 13:4).

"...Portanto esta maldade vos será como a brecha de um muro alto, que formando uma barriga, está prestes a cair, e cuja queda de repente, num momento" - Isaías 30:13. O aparecimento “da barriga” é a formação da brecha.