quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

PERMANECER

PERMANECENDO( μείνατε ) EM JESUS ( JOÃO 15, 1 JOÃO 2:6 )


Jesus sempre focou no " discipulado ",pois queria formar autênticos discípulos com critérios e valores adequados.

No evangelho de João " permanecer " ( μείνατε ) envolve um posicionar radical para que sejam fecundos e produtivos.Não é por acaso que o verbo aparece 11 vezes.

Discipulado tem um significado eclesial,apresentado com uma vida em comunhão e unidade com Jesus.A Igreja deveria ser comunhão dos "amigos de Jesus" e que são "amigos entre si."

O substantivo μαθητής (“discípulo”) representa aqueles que acreditaram em Jesus e O seguiram. O discípulo é aquele que foi rendido pelas palavras e sinais de Jesus, tendo sido chamado a testemunhar o que viu e ouviu.

O verdadeiro discípulo de Jesus é definido pelo autor como aquele que ouve, vê, acredita, permanece(μείνατε) com Jesus e segue-O, dando assim uma resposta à iniciativa divina. O caminho do discipulado e uma profunda riqueza na sua teologia acerca do “seguimento de Jesus”.

Nos versículos de 1 a 8 o escritor usa 7 vezes o verbo μένω (permanecer),mostrando as condições para permanecer e consequências,mostrado pela metáfora da videira e os ramos.

Jesus reúne n'Ele um círculo de discípulos para permanecerem n'Ele,para isso cria uma relação pessoal e como mestre ensina-os através de palavras e ações a uma escuta atenta e uma percepção visual para essa permanência,fato sine qua non para o propósito.

A vem caracterizada como uma adesão à pessoa de Jesus, como uma aceitação, um acolhimento, uma escuta dócil e um seguimento. Esta atitude é traduzida pelo verbo πιστεύειν (“crer”). Um “crer” que tem sentido ativo e dinâmico, uma atitude de entrega e confiança que leva a amar a pessoa em quem se crê. Fé vital que informa toda a vida do crente e um um “permanecer” n’Ele, em Sua palavra e em Seu amor (15,4; 8,31; 15,7.9)

O autêntico discípulo de Jesus se caracteriza, pois, por aceitar Sua palavra não só de maneira formal, mas efetivamente, ajustando a própria vida e comportamentos a ela, num compromisso de seguimento e entrega total no amor.

Permanecer em Jesus é mais que a disposição de servir:

"É ASSIMILAR O ESCÂNDALO DA CRUZ E SEGUIR"

Então essa permanência nos leva à um lugar: A CRUZ

I JOÃO 2:6 "AQUELE QUE DIZ QUE CONTINUA PERMANECENDO NELE,DEVE ASSIM COMO ELE ANDOU,TAMBÉM CONTINUAR ANDANDO"

" ὁ λέγων ἐν αὐτῷ μένειν ὀφείλει καθὼς ἐκεῖνος περιεπάτησεν αὐτὸς οὕτως περιπατεῖν "

João traz uma nova nuance de discípulo,pois ao invés de seguir,renunciar a si mesmo e tomar a cruz aparece ele com o "estar junto" ou " permanecer..."

Achar esse LUGAR DE PERMANÊNCIA é uma ação contínua(diária):

.Não é um histórico do passado

.Não é um "ouvi dizer"

.Não são informações

Mas é experiência.

Mas é relacionamento

Mas é identificação

Só assimila esse escândalo da cruz e permanece quem "ANDA E CONTINUA ANDANDO como Ele andou"

O discípulo deve agir como discípulo em todos os aspectos da sua vida diária ( 1 João 1:6 ).Esse permanecer diário trará a santificação.Quem somos é visto na nossa maneira de andar.

O ABC da teologia judaica e cristã é essa:

A comunhão com Deus ilumina o caminho a andar,e esse caminho é a santificação.

Em João 14:6 só o Filho pode chegar ao Pai e nós só nos achegamos a Ele pelo Filho e sem santificação isso é impossível e segundo João quem prega contra a santificação é falso mestre e isso vem pela permanência que Jesus iluminando nos mostra o caminho.... a santificação sem essa permanência é impossível.

A santidade que depende do nosso esforço nos torna profanos.

A santificação vem pela permanência,essa permanência esta na cruz,que nos trará conhecimento pela prática da verdade. Essa santificação não é um imitar mas uma identidade.

Essa permanência tem um percurso com passos que nos leva ao alvo: santificação

Andar ou permanecer envolve vida ou conduta moral,pois Deus é um ser moral,e essa conduta deve ser segundo a de Cristo e para isso precisamos andar ou permanecer diariamente pra conhecermos com a prática dessas verdades.

Esse modelo do andar foi deixado por Jesus que nos levará a realização do propósito,e como Ele obteve sucesso,esse é o padrão a ser seguido. (Lutero diz que não é o imitar sobre o mar,mas sua maneira ordinária de andar.

O padrão do apóstolo aqui é João 15 : PERMANECER PARA UMA VIDA FRUTÍFERA.E ele tem aqui um processo:

1. Conhecer a Cristo

2. Estar em Cristo

3. Permanecer em Cristo

Só assim teremos a glória sobre nós e seguiremos de glória em glória.(2 Coríntios 3:18).Não se anda em amor,sem andar em santidade. A prova de que permanecemos está em ver nossa imitação no andar de Jesus.

Porque esse Lugar de Permanência é a cruz?

. Calvino nos lembra,que os pregos que nos prendem na cruz devem ser fortes,pois não podemos descer dela.

Em Isaías 58:6 o profeta fala das ligaduras de cordas ou correntes da impiedade,que nos prende nas trevas,trazendo um jugo,a canga ou junta,que sujeita nosso pescoço,e isso impede que esse sinais morais de Cristo apareçam na nosso andar.

Esse homem pode ter tudo,mas se nele não aparecer o caráter de Cristo,tal homem não é crente.

Esse caráter de Cristo no remete a Gálatas 5.


(Todo ser humano traz inscritas em sua mente e na sua consciência a moral e as leis de Deus. Mas  anestesiamos esse instinto divino a partir do pecado ( Rom 7, 16-20 ), que está presente como um mácula em nossa alma desde Adão e Eva, como nos mostra a Bíblia ( Gen 3, 1-13 )Quando pecamos, nós preferimos a nossa lei à lei de Deus, fazer o que bem entendemos, muitas vezes não levando em conta as consequências.Por isso temos em nossa moral as virtudes cardeais:) 

Humildade,Generosidade,Caridade,Castidade,Mansidão,Temperança e Diligência.

No versículo 1 Paulo deixa claro que essa permanência não vem de formas legalistas (Lei mosaica,cerimonias e sacramentos),,pois ele afirma que fomos libertos disso,pois agora os cristãos tem uma nova lei: a Lei do Espírito,que ao contrario da lei mosaica,que não contribui para a permanência(santificação),ela além de justificar,contribui como princípio normativo de vida,promovendo a santificação,visto claramente nos Frutos do Espírito.

OBSERVAÇÃO:

O FARISAÍSMO É UMA PROVA DO QUE LEVA UMA VIDA COM PRINCÍPIO LEGALISTA E FORMALISTA. A LIBERDADE NOS É DADA POR CRISTO E NÃO COM PRÁTICA DE ORDENANÇAS

A liberdade é obter a vida e natureza de Cristo,compartilhando a santidade e natureza de Cristo

É a liberdade dessas cordas da impiedade,que nos leva a prisão e as trevas (II Pedro 1:4).Isso nos leva a "permanecer firme " ou " Andar no Espírito ".

Vale a pena lembrar aqui,que embora a Disciplinas Espirituais não são permanência,mas são disponibilidades humanas para um ambiente de permanência

DISCIPLINAS ESPIRITUAIS:

1. INTERNAS : MEDITAÇÃO,ORAÇÃO,JEJUM,ESTUDO

2. EXTERNAS : SIMPLICIDADE,SOLICITUDE,SUBMISSÃO,SERVIÇO

3. ORGÂNICAS : CONFISSÃO,ADORAÇÃO,ORIENTAÇÃO,CELEBRAÇÃO

É esse contato com Ele e os seus frutos,que nos livrará dessas correntes da impiedade.O lugar de permanência é essencial( Mateus 10:38) ( Romanos 8:2-4)

Essa permanência irá nos dar domínio aos desejos (concupiscência) da natureza carnal,que é maléfico e prejudicial por levar a escravidão ( 1 Pedro 1:14 )

Esse andar (permanência) exige uma:

.Atenção contínua,

.Conflito continuo

.Busca contínua

Para que tenhamos uma liberdade religiosa,livrando-nos de jugos que escravizam em nome de Deus,jugo pesado demais para carregar...

Creio que esse "PERMANECER FIRMES",envolve essas disciplinas citadas,as quais são formas de vigilância

O QUE É O JUGO DA LEI? E COM QUEM ELA SE ASSEMELHA HOJE?

"Havia uma viúva na vizinhança que tinha dois filhos órfãos. Ela também tinha um campo. Quando começou a ará-lo, alguém se aproximou e disse: ‘Não ararás com um boi e um jumento ao mesmo tempo’.Quando ela foi semeá-lo, ele disse: ‘Não semearás teu campo com sementes diversas’.

Quando ela começou a colher os molhos, disse ele: ‘Deixa um punhado nos cantos do campo, para os pobres’. Quando ela se preparou para trilhar o grão, ele disse: ‘Dá-me a oferta movida, bem como o primeiro e o segundo dízimos.’ Ela fez conforme lhe foi ordenado. Mas então foi e vendeu seu campo, tendo comprado duas ovelhas, para que pudesse vestir a si mesma e à sua família com a lã, obtendo lucro com as ovelhas. Quando as crias nasceram, Aarão chegou e disse: ‘Dá-me o primogênito, pois o Deus bendito disse: ‘Todo o primogênito, que abrir a madre, será teu’. Ela cedeu , às exigências dele e lhe deu as duas crias. Quando chegou o tempo da tosquia, ele disse: ‘Dá-me as primícias da lei’. Uma vez que a viúva fez isso,disse ela: ‘Não posso ficar na presença deste homem; matarei minhas ovelhas e as comerei’. Porém, quando ela matou as ovelhas, Aarão chegou e disse: ‘Dá-me o ombro, a queixada e as vísceras’. A viúva disse: ‘Embora eu tenha abatido minhas ovelhas, não posso livrar-me deste homem.

Portanto, consagro tudo a Deus’. Mas Aarão disse: Tudo me pertence, pois o Deus santo e bendito disse: ‘Tudo quanto for consagrado em Israel será dele (isto é, do sacerdote)'. Assim dizendo, ele tomou as carcaças Inteiras' e se foi, deixando a viúva e seus filhos órfãos na maior aflição"

A VITÓRIA NA VIDA CRISTÃ DA COMUNHÃO DO ESPIRITO E DO ANDAR (PERMANECER NELE)

A Igreja continua a se reunir,mas não consegue parar o cortejo dos que pecam,pecados que os caracteriza.

A razão é simples:oram.leem a Bíblia,vão a igreja mas não PERMANECEM EM CRISTO,ou na CRUZ onde há renuncia,assimilação do escândalo dela,dedicação e agonia,característica dos que permanecem em Jesus.Somente essa comunhão produz a santidade,pois o Espirito é a nova lei (Romanos 8:2-4) que pode santificar

GÁLATAS 5:18

"ANDAR" NO ESPÍRITO (πνεύματι περιπατεΐτε) garante-nos a vitória sobre desejos proibidos (επιθνμίαν ) ,que nos torna tiranos e escravos pelo engano,ilusão e sedução.

"CARNE" ( σαρκὸςaqui,envolve uma questão ética,pois o contexto é ético

Andar ou permanecer indica a maneira de viver,os costumes da vida diária,impulsos e direção no dia a dia do homem,que por ser uma ação contínua(permanência) deve ser no (περιπατεῖτε) Espirito. ( Romanos 13:13)

O QUE É ANDAR(περιπατεῖτε) NO ESPIRITO

É andar no âmbito da sua influência e se a tradução for "pelo" e não "no" a idéia é andar por sua agência ativa,quando Ele exerce seu poder sobre o novo homem transformando-o à imagem de Cristo,que é o nosso propósito( não acredito em propósitos pessoais mas que todos nós temos todos um mesmo propósito: SANTIDADE).

Isso nos leva a outro patamar moral : Cidadãos do Reino ( Mateus 6 )

O Sermão da Montanha eleva o nível de intimidade,pois nesse nível nos tornamos repouso da glória divina.Esse sermão é a Constituição do Reino de Deus :

1. Os pobres são os que adoram

2. Os que choram servem

3. Os mansos não tem ansiedade

4. Os que tem fome e sede se santificam

5. Os misericordiosos perdoam

6. Os pacificadores reconciliam

7. Os puros são coerentes

8. Os perseguidos se posicionam

A ideia é "estar num perímetro de reino (περιπατεῖτε)influência mas também com a agencia ativa d'Ele ( A lei faz uma pressão legal,mas é incapaz de gerar essa santidade,aliás ela atrapalha:(Romanos 7:8-10),e isso cria no cristão uma nova disposição que faz dominar os desejos da carne,tendo-os,porém não chega a consumar...

O versículo 17 desse capítulo,está ligado a Romanos 7,então vale a pena comenta-lo aqui,pois deixa claro essa luta(ετιθυμεΐ) carne x espirito.

ROMANOS 7:17

Em contraste com essa declaração o homem não regenerado não exibe qualquer bem dentro de si(Romanos 3).

Este versículo descreve o homem regenerado,sendo que este percebe mais isso.A causa ou veículo dessa perturbação não é o "eu",o verdadeiro indivíduo,o qual,teologicamente é santo,e somente o homem regenerado pode ser assim considerado.

Essa natureza regenerada pode ser assediada,pois o pecado ainda habita no íntimo do velho homem,que continua presente,que ainda não foi despido de nós((Colossenses 3:9)(Efésios  4:22).Para ser despojado é necessário que primeiro seja descoberto em nós é é o que é exibido neste versículo.

O homem não regenerado não é o foco aqui,por teríamos que admitir que nele há algo de bom,o que não encontra base bíblica para tal pensamento,pois Paulo mostra essa natureza depravada do homem.

A GRAÇA TERMINARÁ VENCENDO

Em Romanos 6:14 Paulo mostra como a Graça age para trazer essa vitória,mas a chave dessa vitória é a operação do espirito Santo em nós,atuando em torno de uma nova lei:a lei do poder ( Romanos 8:2).

A vitória está garantida porque os regenerados irão participar da santidade de Deus em nós implantada((Mateus 5:48),e como isso é uma verdade,precisamos conhecer a vereda que nos conduz a esse alvo,caracterizada pela santificação.(1 Tessalonicenses 4;3)

A graça faz aquilo que a lei não foi capaz de fazer,atribuindo essa vitória a Cristo,conhecido como Jesus Cristo nosso Senhor(Romanos 1:4) e esse senhorio nos conduz à vitoria(Romanos 10:9),pressuposto básico para essa vitória:tê-lo.

Esse senhorio não é enfatizado na atual igreja e é uma verdade ignorada,pensando em salvação apenas como perdão de pecados e mudança de endereço para os céus,porém a salvação envolve a transformação da pessoa,a alteração do próprio ser do indivíduo com a mesma essência de Cristo.

Se não reconhecemos Cristo como Senhor tal obra jamais acontecerá em nós,pois isso é basico para a operação do Espirito,obra esta que não é automática.Paulo então apresenta alguns elementos:

1. A mente é escrava da lei de Deus,assentindo com ela e tentando cumprir suas exigências,mesmo que não seja legalisticamente,mas espiritualmente ou seja pelo Espirito.

Mente aqui se refere ao homem interior(22)que deleita na lei de Deus e que encerra o princípio autêntico  da santidade,Esse é o novo homem que aparece em outras passagens paulinas,a alma regenerada que Paulo chama aqui de " mente ",que o distingue do corpo(instrumento do pecado),dominado pelo princípio pecado-morte.

Paulo distingue o "eu " com a " mente " com o " homem interior "com o " novo homem ",mostrado pelo uso do pronome pessoal enfático " eu ,de mim mesmo ",ou seja " eu mesmo sirvo a lei de Deus em minha mente em contradição com a carne que é utilizado pelo pecado,que é o "eu " inferior herdado de Adão.

2. Paulo refere-se a dualidade da natureza humana,no caso o crente que traz consigo a natureza pecaminosa,o mesmo "eu" que sempre possuiu antes da regeneração e nessa dualidade pode ser escravo do princípio pecado-morte ou graça-vida e essa concorda com a lei de Deus.

Vemos aí as duas forças conflitantes,dois reinos opostos e o cristão fica dividido entre estas duas tendências e essas duas naturezas,e os meios de graça não irão dar a vitória à natureza espiritual,mas o contato(permanecer) com o Espirito Santo,único meio para se obter a santidade.

"O princípio da graça nos isenta de qualquer principio legal"

Esse "andar"( permanecer) não está condicionado a nenhuma forma de legalismo,pois não tem capacidade para gerar santidade,e ser guiado pelo Espirito ,implica numa orientação contínua.

Quando Paulo afirma(5:22)  : O Fruto do Espirito (καρπός του πνβυμ,ατος) não consiste em apenas em qualidades morais  e esforços humanos,mas uma transformação segundo a natureza divina.

CONCLUSÃO

Somente nesse Lugar de Permanência: A Cruz é que essa carne é mortificada.

Essa permanência é diária( andar ) e somente nessa permanência a santidade é gerada,sendo consequência da atividade do Espirito e não de um legalismo.